Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-08-13T08:57:11-03:00
Renan Sousa
É repórter do Seu Dinheiro. Cursa jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo
Esquenta dos Mercados

Pré-mercado: sem maiores indicadores no exterior, bolsa deve sentir risco fiscal e prévia do PIB (IBC-Br) hoje

Além disso, o Ipea deve divulgar a inflação por faixa de renda ainda hoje e os balanços após o fechamento e antes da abertura também devem movimentar os negócios

13 de agosto de 2021
7:52 - atualizado às 8:57
Congresso Nacional Ruído Gráfico
Imagem: Shutterstock, com intervenção de Andrei Morais

O último pregão da semana deve ser marcado por um otimismo quase generalizado lá fora e um potente indicador local. A bolsa brasileira ainda deve digerir os balanços da noite de quinta-feira (12).

O índice de atividade econômica, medido pelo IBC-Br, considerado uma prévia do PIB oficial, deve ser divulgado na manhã desta sexta-feira (13). De acordo com a mediana das expectativas dos especialistas ouvidos pelo Broadcast, o indicador deve avançar 0,50% em junho na comparação mensal, após cair 0,43% em maio. Na base anual, o avanço deve ser de 8,71%.

As estimativas para o PIB de 2021 seguem altas, com avanço de 5,30% de acordo com as projeções do mercado. Uma explicação para essa alta é uma fraca base de comparação com o ano de 2020. 

Além disso, o Ipea deve divulgar a inflação por faixa de renda ainda hoje. Os balanços após o fechamento de ontem e antes da abertura de hoje também devem movimentar os negócios (veja mais abaixo). 

Brasília segue movimentando os negócios com o risco fiscal pressionando a bolsa brasileira. Confira todos os ruídos de Brasília, incluindo reforma do Imposto de Renda e PEC dos Precatórios. O investidor brasileiro deve manter a cautela antes do final de semana com medo do risco político das pautas do Congresso Nacional.

Confira o que mais pode movimentar a bolsa hoje:

Nos EUA

Os dados divulgados ao longo desta semana mostram que a economia dos Estados Unidos está quase de volta aos trilhos. Ainda hoje, devem ser divulgados os dados preliminares do sentimento do consumidor norte-americano em agosto. 

Esta semana, foram divulgados o relatório Jolts de empregos e dados da inflação norte-americana (CPI e PPI, preços ao consumidor e ao produtor, respectivamente). A alta nos preços segue preocupando os investidores, em meio a novas falas de dirigentes do Federal Reserve sobre a retirada de estímulos da economia

Bolsas pelo mundo

O medo da variante delta da covid-19 fez os mercados acionários da Ásia encerrarem o pregão em queda por mais um dia. Destaque para empresas de tecnologia da China que, além de tudo, estão lidando com o avanço regulatório do país no setor. 

Invertendo o sinal, os índices europeus avançam na manhã desta sexta-feira. A política monetária do Banco Central Europeu (BCE) ajuda a manter o ânimo dos negócios e deve fazer as bolsas fecharem a semana do lado positivo. 

Por fim, os futuros de Nova York apontam para um pregão positivo, à espera do índice de sentimento do consumidor preliminar de agosto. 

Agenda do dia

  • Banco Central: Índice de atividade econômica, medido pelo IBC-Br de junho (9h)
  • Ipea: Indicador de inflação por faixa de renda (10h)
  • Banco Central: Presidente do BC, Roberto Campos Neto, participa do 4º Folha Business, em Vitória no Espírito Santo (11h30)
  • Estados Unidos: Sentimento do consumidor preliminar de agosto (11h)

Balanços

  • Brasil: Cogna (antes da abertura)
  • Brasil: Embraer (antes da abertura)
  • Brasil: Cemig (após o fechamento)

Empresas

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

sem escassez

Fábrica da Tesla em Xangai deve terminar setembro com 300 mil carros produzidos em 2021

Marca será atingida mesmo em meio a uma escassez global de semicondutores, disseram duas fontes da montadora à Reuters

Fim da pandemia

CEO da Pfizer prevê que voltaremos à vida normal dentro de um ano, mesmo com novas variantes do coronavírus

Albert Bourla acredita que vacinação contra a covid-19 se tornarão anuais, para cobrir novas variantes, e que vacinas durarão um ano

ainda não acabou

Controladores da Alliar (AALR3) contratam XP para vender o negócio, diz jornal

Empresa de diagnósticos foi alvo, recentemente, de disputa pelo controle pela Rede D’Or e fundos ligados ao empresário Nelson Tanure

Mais recursos

Democratas aprovam pacote de US$ 3,5 tri no Comitê de Orçamento da Câmara dos EUA

Recursos serão destinados à rede de segurança social e programas relacionados a mudanças climáticas. Obtenção de quase unanimidade para aprovação no Congresso é desafio

Clube do livro

“Era para termos entrado no Primeiro Mundo há 30 anos”, escreve Gustavo Franco em seu novo livro “Lições Amargas”; leia a resenha completa

O ex-presidente do Banco Central tece críticas ao Brasil e sua estagnação prolongada e apresenta uma “história provisória da atualidade”

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies