Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-03-25T15:23:07-03:00
Estadão Conteúdo
Luz no fim do túnel?

IBC-Br continua se comportando em formato de ‘V’ e surpreendendo, diz BC

Ainda assim, o BC revisou para baixo sua projeção para o crescimento em 2021 devido aos efeitos da pandemia de covid-19.

25 de março de 2021
15:23
Banco Central do Brasil
Banco Central do Brasil - Imagem: Shutterstock

O diretor de Política Econômica do Banco Central, Fabio Kanczuk, avaliou nesta quinta-feira, 25, que o movimento de recuperação da economia nos últimos meses não perdeu força, e continuou se comportando em forma de "V". Ainda assim, ele explicou que o BC revisou para baixo sua projeção para o crescimento em 2021 devido aos efeitos da pandemia de covid-19.

Leia também:

"O PIB nos últimos meses foi mais forte do que o BC e o próprio mercado esperavam. São números que surpreenderam para cima", destacou o diretor.

Ele citou que o setor de serviços perdeu um pouco de força, assim como o comércio varejista, cujos resultados estavam bem acima do nível pré-pandemia. "A grande surpresa está na indústria de transformação, em parte relacionada aos estoques e em parte à demanda", completou.

Em meio às incertezas sobre os impactos da segunda onda da pandemia de covid-19 sobre a economia brasileira, a expectativa do BC para a economia este ano passou de alta de 3,8% para avanço de 3,6%. A nova estimativa consta no Relatório Trimestral de Inflação (RTI), divulgado nesta quinta-feira.

"Apesar do carregamento de 2020 ter sido maior, revisamos para baixo nossa projeção devido ao recrudescimento da pandemia de covid-19", explicou o diretor.

Kanczuk destacou que o BC enxerga uma recuperação mais robusta no segundo semestre de 2021, graças à disseminação da vacinação.

Confiança do consumidor

O diretor de Política Econômica do Banco Central salientou ainda que a diferença na confiança dos consumidores de acordo com as suas faixas de renda está maior do que o histórico. Segundo ele, as classes mais baixas têm sofrido mais os efeitos da pandemia de covid-19.

"A confiança dos consumidores permanece em patamar baixo e é menor na faixa de renda mais baixa, possivelmente influenciada pelo desempenho do mercado de trabalho informal, a cesta de inflação e a redução das medidas de transferência no fim do ano", destacou Kanczuk.

Commodities

O diretor de Política Econômica do Banco Central afirmou que os preços de commodities continuaram a subir e em ritmo mais forte que o observado no trimestre anterior.

Segundo ele, a maioria dos preços de commodities (em dólar) está acima do nível pré-pandemia e abaixo do máximo da série histórica. Além disso, o prêmio do preço doméstico da soja em relação ao preço internacional medido em reais diminuiu.

"Normalmente o preço doméstico converge para o preço internacional, mas dessa vez foi diferente", completou o diretor.

Comentários
Leia também
INVISTA COMO UM MILIONÁRIO

Sirva-se no banquete de investimentos dos ricaços

Você sabe como ter acesso aos craques que montam as carteiras dos ricaços com aplicações mínimas de R$ 30? A Pi nasceu para colocar esses bons investimentos ao seu alcance

Podcast Mesa Pra Quatro

De corretor de investimentos a árbitro e comentarista de futebol: conheça a trajetória de Arnaldo Cézar Coelho

O ex-árbitro e ex-comentarista de futebol é o convidado do podcast Mesa Pra Quatro. Ele conta como sua mãe influenciou a investir em imóveis e fala sobre a sua trajetória no mercado financeiro, um lado que poucos conhecem – confira agora

nome limpo na praça

Boa Vista (BOAS3): Itaú BBA inicia cobertura com ‘compra’ e potencial de alta de 27%

Preço-alvo para 2022 foi estabelecido em R$ 15,50, apoiado na tese de crescimento da companhia e do mercado de serviço de informações de crédito

de olho na inovação

Bitcoin é ineficiente como moeda e bom apenas para especulação, diz ‘Papa’ do valuation

Damodaran disse que a importância que tem sido dada ao bitcoin é desproporcional em relação ao seu papel na economia e minimizou a adoção da criptomoeda por El Salvador

entrevista

Para economista-chefe do Santander Brasil, flexibilização do teto de gastos já é uma realidade

É preciso entender a dinâmica do momento para não entrar em escaladas “otimistas” ou “pessimistas”, diz Ana Paula Vescovi

pós-fusão

Ações da Hering (HGTX3) deixam de ser negociadas na B3 a partir desta segunda (20)

Transferência de papéis faz parte do acordo de fusão entre as companhias; Soma comprou a Hering em abril

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies