🔴 PRIO3 E +9 AÇÕES PARA COMPRAR AGORA – ASSISTA AQUI

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
será que ele acertou?

De volta para o futuro: as previsões de George Soros para a política e a economia

Amado e odiado por diferentes grupos, o investidor é o tipo de figura que, ao longo do tempo, adquiriu ares míticos; confira o que Soros já “previu” ao longo do tempo — e o que ele acertou

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
24 de maio de 2019
11:40 - atualizado às 19:04
George Soros
George Soros - Imagem: Shutterstock

Ainda não existe máquina do tempo. Ou vivemos num ponto da linha do tempo em que essa ferramenta não foi inventada. Dá para se contentar com ficção, com as teorias da ciência e com comparações de falas do passado que gurus fizeram.

Já falamos aqui do Warren Buffett, que palpitou sobre criptomoedas, ‘terra-planistas’ e a própria morte. Mas se eu te disser que o polêmico George Soros teve suas ideias do passado comparadas com o presente?

Amado e odiado por diferentes grupos, o investidor é o tipo de figura que, ao longo do tempo, adquiriu ares míticos. Ele acumulou uma fortuna de US$ 40 bilhões e aplicou muito do seu dinheiro em projetos de defesa dos direitos humanos.

O nome dele hoje é sinônimo de teorias da conspiração e seus movimentos despertam a atenção do mercado. Um dos exemplos mais recente da atuação do filantropo está por aqui, no Brasil. Sua firma de investimentos, a Soros Fund Management Llc, mais que dobrou sua participação na Oi. 

Soros já fez uma série de previsões sobre assuntos diversos envolvendo a política e a economia. Para ter uma ideia mais consistente desses palpites do bilionário, a o site Business Insider examinou algumas dessas e seus resultados. Confira.

Democratas vencerão em 2018

Soros previu uma vitória importante para os democratas nas eleições de 2018. "Eu dou crédito ao presidente Trump por motivar seus principais apoiadores de maneira brilhante. Mas, para cada apoio, ele criou um grande número de opositores que são igualmente motivados", disse o investidor no Fórum Econômico Mundial.

O que aconteceu: os democratas recuperaram o controle da Câmara de Representantes. A integrante da oposição Nancy Pelosi voltou a ser presidente da Câmara, mas os republicanos mantiveram o controle do Senado. Soros também previu que Trump não seria reeleito em 2020.

Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes desde 2019. - Imagem: Shutterstock

Bitcoin se revelará uma bolha

Soros disse que criptomoedas eram bolhas e ridicularizou o bitcoin. "A criptomoeda é um equívoco. É uma bolha típica, algo que é sempre baseado em algum tipo de mal-entendido", disse o bilionário. “É uma especulação".

O que aconteceu: O bitcoin despencou 70% em dezembro de 2018 e, desde então, recuperou um pouco seu valor. Conforme contou a Bruna Furlani nesta matéria, existe um fenômeno conhecido como halving, que explica as oscilações da criptomoeda.

Quando o criador da moeda Satoshi Nakamoto escreveu o protocolo do bitcoin, ele estipulou que a recompensa pela mineração da moeda diminuiria lentamente ao longo dos anos para controlar o suprimento do ativo. Com isso, a cada quatro anos, o processo de recompensa dado aos mineradores de bitcoin reduz pela metade.

Como a última vez que isso ocorreu foi em 2016, a próxima será no ano que vem. E isso costuma impactar diretamente na cotação do ativo.

bitcoin

Facebook e Google terão de "acertar as contas"

O bilionário lembrou que Facebook e o Google controlam boa parte da receita na internet, mas que o discurso oficial das companhias de que elas são meras distribuidoras de informação não deveria livrá-las de regulamentações mais rigorosas.

O que aconteceu: Facebook e Google estão sob forte pressão por questões de privacidade. A rede social de Mark Zuckerberg, nos últimos tempos, sofreu ataques do Congresso norte-americano pelo modo como foi usada durante as eleições presidenciais de 2016. As ações da empresa caíram quase 44% desde julho de 2018, antes de se recuperarem em 2019. A empresa encerrou o primeiro trimestre deste ano numa posição muito melhor do que a esperada pelos investidores. 

China terá crise semelhante a vivida pelos EUA

Soros disse, em 2016, que a China vivia uma situação semelhante aos EUA pré-crise financeira de 2007-08. Ou seja, o que esperava aquele País seria uma situação de forte recessão.

O que aconteceu: a economia da China desacelerou em 2018 e 2019. Mas não parece haver sinais de uma crise como aquela que abalou os Estados Unidos na década passada.

O País, no entanto, vive momentos de tensão, justamente com os Estados Unidos, por conta da guerra comercial. O presidente do Estados Unidos, Donald Trump, chegou a dizer recentemente que está “muito feliz” com o conflito com os chineses e que a economia da China não irá superar a norte-americana enquanto ele estiver no comando.

Irã passará por uma "mudança de regime"

George Soros disse o regime do Irã duraria muito. À época em que ele falou isso o país era governado por Mahmoud Ahmadinejad, um político bastante religioso que fazia vários ataques ao governo norte-americano.

O que aconteceu: o presidente de Mahmoud Ahmadinejad foi tirado do cargo nas eleições de 2012, quando o reformista Hassan Rouhani assumiu a presidência. Mas não foi uma mudança total de regime, já que o Ayatollah Khamenei, no cargo desde 1989, manteve seu papel de líder supremo.

Hassan Rouhani, presidente presidente iraniano desde 3 de agosto de 2013 - Imagem: Shutterstock

 

* Com informações do site Business Insider

Compartilhe

MAKE IT RAIN

Xi Jinping preocupado? China inicia novas medidas para tentar salvar a economia e a colheita; entenda

22 de agosto de 2022 - 9:10

O país asiático não só tenta apagar as chamas do dragão da desaceleração econômica, como também salvar a colheita do verão mais quente e seco de Pequim em 61 anos

EM FORTE QUEDA

China derruba preços do petróleo internacional e pode ajudar na redução da gasolina no Brasil; entenda

15 de agosto de 2022 - 11:06

Desde as máximas em março deste ano, o barril de petróleo Brent já recuou cerca de 26% com a perspectiva de desaceleração — e, possivelmente, recessão — global

COM PASSAGENS DE SAÍDA

Cinco empresas chinesas vão retirar seus ADRs da Bolsa de Nova York — saiba por quê

12 de agosto de 2022 - 17:02

As estatais anunciaram planos de retirada voluntária de seus ADRs ainda neste mês; a decisão acontece em meio à desacordo entre os órgãos reguladores da China e dos EUA

BOMBOU NAS REDES

A catástrofe na Rússia que Putin não quer que o Ocidente descubra: Estados Unidos e aliados estão causando um verdadeiro estrago na economia do país; veja os maiores impactos

11 de agosto de 2022 - 8:37

Enquanto algumas matérias derrotistas apontam a Rússia ‘à prova’ de sanções, um estudo de Yale afirma que os efeitos são catastróficos; entenda detalhes

ALERTA LARANJA

China contra-ataca: entenda o recado que Xi Jinping mandou ao lançar mísseis que caíram no Japão

4 de agosto de 2022 - 14:29

Governo japonês diz que cinco mísseis balísticos lançados por Pequim durante exercícios militares em torno de Taiwan caíram na zona econômica exclusiva do Japão pela primeira vez

TENSÃO NO AR

Tambores de uma nova guerra? Entenda por que Taiwan coloca China e Estados Unidos em pé de guerra

2 de agosto de 2022 - 14:56

Visita de Nancy Pelosi a Taiwan acirra tensões entre Estados Unidos e China em meio a disputa por hegemonia global

Tensão no ar

Após alertar Pelosi para não visitar Taiwan, China realiza exercícios militares na costa em frente à ilha

30 de julho de 2022 - 12:37

O Ministério da Defesa chinês alertou Washington, na última semana, para não permitir que a presidente da Câmara dos Deputados americana visite Taiwan

QUEDA DE BILHÕES

Como a crise imobiliária na China pulverizou metade da fortuna da mulher mais rica da Ásia

29 de julho de 2022 - 11:35

Yang Huiyan viu sua fortuna de US$ 23,7 bilhões cair pela metade nos últimos 12 meses; a bilionária controla a incorporadora Country Graden

BOM PARA OS DOIS

Enquanto Rússia corta gás para a Europa, gasoduto que leva a commodity à China está perto da conclusão

27 de julho de 2022 - 17:12

O canal de transporte do gás natural está em fase final de construção e interliga a Sibéria a Xangai; a China aumentou o fornecimento da commodity russa em 63,4% no primeiro semestre deste ano

TREASURIES NA BERLINDA

Por que a China e o Japão estão se desfazendo – em grande escala – de títulos do Tesouro do Estados Unidos

20 de julho de 2022 - 14:30

Volume de Treasuries em poder da China e do Japão estão nos níveis mais baixos em anos com alta da inflação e aumento dos juros nos EUA

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies