🔴 RECEBA ANÁLISES DE MERCADO DIÁRIAS: CLIQUE AQUI E SIGA O SEU DINHEIRO NO INSTAGRAM

2022-06-03T19:06:28-03:00
Guilherme Valle
O QUE VEM POR AÍ

Inflação no Brasil e nos EUA, atividade e juros na Europa; confira a agenda completa de indicadores econômicos da semana que vem

Nesta semana, o grande destaque no Brasil fica por conta do IPCA, o índice de inflação que serve de referência para a política monetária do BC

3 de junho de 2022
19:06
inflação carrinho mercado alimentos
Nesta semana, conheceremos dados da inflação no Brasil, Estados Unidos e China - Imagem: Shutterstock

Depois da frustração com os dados do PIB brasileiro, que cresceu 1% na comparação com o último trimestre de 2021 — abaixo das expectativas dos analistas, que projetavam um  avanço de 1,2% —, é a hora de olhar, mais uma vez, para a inflação.

Segundo a consultoria econômica LCA, o crescimento do PIB ainda é reflexo do alívio da crise sanitária ocasionada pelo Coronavírus, que tem permitido uma reabertura da economia que embala a atividade econômica. Confira a nossa matéria sobre o PIB do primeiro trimestre de 2022.

Para saber mais sobre a inflação, será necessário esperar até a próxima quinta-feira, quando o IBGE divulgará os dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril. O indicador havia registrado alta de 1,06% em abril, e a expectativa é que haja alguma desaceleração, com a mediana das estimativas colocando o indicador em 0,60% no mês passadol.

Na comparação interanual, o IPCA fechou maio em 12,13% e, segundo as estimativas da consultoria econômica, deve desacelerar a 11,84%. 

Outros dados que devem servir de combustível para a formação de expectativas entre investidores são as vendas no varejo, que serão divulgadas pelo IBGE na manhã da sexta-feira.

No exterior, o assunto é o mesmo — PIB e inflação 

Nesta semana, será a vez de conhecermos, de uma vez por todas, o PIB na Zona do Euro no primeiro trimestre deste ano. Depois das prévias, o mundo conhecerá os números sobre a atividade econômica no velho continente na quarta-feira.

O número, já naturalmente importante, ganha ainda mais peso se considerarmos os diversos problemas que a região enfrenta, principalmente como reflexo da guerra na Ucrânia. 

Para se ter uma ideia do tamanho das dificuldades, o Banco da Espanha acredita que a economia do bloco poderia encolher 4,2% se a região optasse por interromper as importações de commodities energéticas russas.

Os mais impactados seriam justamente as três maiores economias da região: Alemanha, Itália e França. Também sofreriam bastante os países do leste europeu, altamente dependentes do gás e petróleo que chega da Rússia.

Também na quarta, será a vez de conhecermos os dados do mercado de trabalho europeu no primeiro trimestre do ano. Os números de atividade e emprego ganham importância especial nesta semana, já que, no dia seguinte,, o Banco Central Europeu irá se reunir para deliberar sobre a taxa de juros por lá.

Os dirigentes da autoridade monetária têm sinalizado que o primeiro passo na mudança de postura deve começar pelo encerramento dos programas de recompra de ativos, no terceiro trimestre. Só depois a autoridade monetária deve optar por subir o juro.

Cruzando o Atlântico

Nos Estados Unidos, as atenções nesta semana ficam voltadas para os dados da inflação ao consumidor (CPI) em abril. A informação será divulgada pelo Bureau of Labor Statistics (BLS) na sexta-feira (10) ,e a mediana das projeções está em 0,7%, revelando que a expectativa é de que a inflação continue acelerando —  o CPI fechou maio em 0,3%.

Na comparação interanual, contudo, a situação é diferente, com o índice registrando ligeira desaceleração, de 8,3% para 8,2%. No núcleo, medida do índice que exclui os preços de alimentos e energia, também deve ser observada desaceleração, com o índice indo de 6,2% em abril para 5,9% em maio.

Do outro lado do mundo

Na China, o destaque da semana também fica por conta da inflação. O National Bureau of Statistics (NBS) chinês deve divulgar dados sobre os preços por lá na noite de quinta-feira. A mediana das projeções coloca a inflação ao produtor de maio em 6,6%, na comparação com os 8,0% de abril.

Quando o assunto são os preços para o consumidor, contudo, as expectativas não são tão promissoras. A mediana das projeções para a inflação ao consumidor (CPI) de maio está em 2,3%, ante 2,1% em abril.

Mais dados da China devem ser divulgados ao longo da semana e devem auxiliar os investidores a entenderem a magnitude dos problemas para a economia causados pelos recentes fechamentos, que visavam conter o avanço da Covid por lá. É o caso dos dados de novos empréstimos, do crédito e das exportações e importações.

Confira abaixo o calendário com os principais indicadores que devem movimentar a economia brasileira na próxima semana. Os dados são da consultoria econômica LCA:

Segunda-feira (6)

IndicadorData de referênciaHorário de divulgaçãoÓrgão responsável
Balança Comercial Semanal (USD)3-jun15:00Secint

Terça-feira (7)

IndicadorData de referênciaHorário de divulgaçãoÓrgão responsável
Produção Total de VeículosMaio-Anfavea
Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp)Maio8:00FGV
Encomendas à Indústria - AlemanhaAbril3:00Bundesbank
Balança Comercial - EUAAbril9:30C. Bureau
Crédito ao Consumidor - EUAAbril16:00Federal Reserve

Quarta-feira (8)

IndicadorData de referênciaHorário de divulgaçãoÓrgão responsável
IPC-S6-jun8:00FGV
IGP-DIMaio8:00FGV
Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais1T229:00IBGE
Pesquisas de Estoques-9:00IBGE
Produção Indústrial - AlemanhaAbril3:00Bundesbank
OCDE - Perspectiva Econômica-6:00OCDE
Emprego na Zona do Euro1T226:00Eurostat
PIB - Zona do Euro1T226:00Eurostat
Estoques de petróleo bruto - EUA3-jun11:30DOE

Quinta-feira (9)

IndicadorData de referênciaHorário de divulgaçãoÓrgão responsável
IPC-Fipe6-jun8:00FIPE
IPCAMaio9:00IBGE
Decisão de taxa de juros - Zona do Euro-8:45BCE
Pedidos de auxílio desemprego - EUA3-jun9:30DoL
Flow of Funds - EUA1T2213:00Federal Reserve
Inflação ao consumidor (CPI) - ChinaMaio22:30NBS
Inflação ao produtor (PPI) - ChinaMaio22:30NBS

Sexta-feira (10)

IndicadorData de referênciaHorário de divulgaçãoÓrgão responsável
IGP-MJunho8:00FGV
Vendas no VarejoAbril9:00IBGE
ICEI - Índice de Confiança do Empresário IndividualAbril9:00IBGE
Inflação ao consumidor (CPI) - EUAMaio9:30BLS
Confiança do Consumidor - EUAJunho (prévia)11:00Universidade de Michigan

Na semana

IndicadorData de referênciaHorário de divulgaçãoÓrgão responsável
Resultado Primário do Governo CentralAbril-Tesouro
Relatório Mensal da Dívida PúblicaAbril-Tesouro
Reservas Internacionais - ChinaMaio-BoP
Crédito Agregado - ChinaMaio-NBS
Novos empréstimos - ChinaMaio-NBS
Balança Comercial Mensal - ChinaMaio-NBS
Exportações - ChinaMaio-NBS
Importações - ChinaMaio-NBS
Taxa de Empréstimo de Médio Prazo de um ano - China---
PMI Composto/Serviços - ChinaMaio-Caixin
Alvo de Rendimento de 10 anos do BOJ - Japão--BOJ
Taxa de Equilíbrio de Políticas do BOJ - Japão--BOJ
Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

FII DO MÊS

Fundos de papel retornam ao topo da preferência dos analistas; veja quais são os FIIs favoritos para julho

6 de julho de 2022

Em meio ao temor de recessão global, as corretoras consultadas pelo Seu DInheiro voltaram-se novamente para a proteção do papel

ESQUENTA DOS MERCADOS

Bolsas estrangeiras patinam à espera da ata do Fed e dos dados de desemprego nos Estados Unidos

6 de julho de 2022

Investidores preparam-se para a divulgação da ata do Fed na tentativa de prever os próximos passos da política monetária norte-americana

Especiais SD

Onde investir no 2º semestre: Renda fixa, nós gostamos de você! Com juros altos, ativos mais rentáveis do ano continuam atraentes

6 de julho de 2022

No difícil primeiro semestre de 2022, ativos de renda fixa foram os únicos a se salvarem, especialmente aqueles que se beneficiam da alta dos juros; para o resto do ano, esses investimentos permanecem interessantes, e investidor não precisa correr muito risco para ganhar dinheiro

NOITE CRIPTO

Parece, mas não vai: bitcoin segue preso ao patamar de US$ 20 mil; saiba o que está no caminho do BTC

5 de julho de 2022

Investidores devem ficar atentos à divulgação da ata da reunião do junho do Federal Reserve, prevista para amanhã — documento tem potencial para aumentar a volatilidade do mercado

AGORA É PRA VALER

Petrobras (PETR4) conclui a venda de participação na Deten Química — veja quanto entrou no caixa da estatal

5 de julho de 2022

O negócio, que tinha sido anunciado em abril, encerra a presença da petroleira na fabricante das principais matérias-primas para o segmento de limpeza doméstica e comercial no Brasil

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies