🔴 ESTA FERRAMENTA PODE MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 285% – SAIBA MAIS

Ricardo Gozzi
TENSÃO NO AR

Tambores de uma nova guerra? Entenda por que Taiwan coloca China e Estados Unidos em pé de guerra

Visita de Nancy Pelosi a Taiwan acirra tensões entre Estados Unidos e China em meio a disputa por hegemonia global

Ricardo Gozzi
2 de agosto de 2022
14:56 - atualizado às 15:27
Guerra comercial EUA China mercados
Taiwan é o foco da tensão entre Estados Unidos e China. Imagem: Shutterstock

A China tem uma ambição. O gigante asiático almeja tornar-se uma potência global hegemônica sem precisar entrar em guerra por isso. A “ascensão pacífica” está inscrita há décadas no centro da doutrina chinesa de política externa.

O romantismo da doutrina contrasta com a postura pragmática da diplomacia chinesa nas relações internacionais.

Também conflita com a realidade do xadrez geopolítico global: não há registro na história conhecida da humanidade de alguma potência que tenha se tornado hegemônica sem uma guerra.

Agora essa doutrina é posta à prova pelas recentes investidas dos Estados Unidos em relação a Taiwan.

Na mais recente delas, a presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, desembarcou nesta terça-feira em Taipé para uma visita oficial. Trata-se da primeira visita do gênero em um quarto de século.

China vê presença de Pelosi como provocação

Analistas não enxergam um cenário no qual os chineses considerem a viagem como qualquer outra coisa que não seja uma provocação.

A China ameaça com uma resposta à altura, embora não esteja claro o que Pequim considera “uma resposta à altura”.

Há relatos de que caças chineses teriam realizado manobras sobre o Estreito de Formosa durante o voo noturno de Pelosi, mas não se sabe se houve contato ou aproximação com a aeronave.

Tensão militar entre EUA e China é crescente

Certamente há quem sinta falta dos tempos da guerra comercial entre Estados Unidos e China.

A visita de Pelosi ocorre em um momento no qual a tensão entre Washington e Pequim ganha contornos militares e atravessa uma escalada vertiginosa.

Enquanto a Marinha dos Estados Unidos aumenta sua presença nos mares da região, caças chineses têm intensificado os sobrevoos nas proximidades do espaço aéreo de Taiwan.

Há pouco mais de duas semanas, o Departamento de Estado dos EUA autorizou a venda de assistência militar ao governo de Taiwan.

A questão é até que ponto as tensões se manterão sem desencadearem uma espiral de violência.

Por que Taiwan é importante para a China

Taiwan é a peça que falta para a reunificação da China.

O rompimento ocorreu em 1949.

Depois de terem lutado lado a lado para expulsar os invasores japoneses, as forças nacionalistas e comunistas chinesas voltaram-se uma contra a outra depois do fim da Segunda Guerra Mundial.

Diante da vitória dos comunistas sobre os nacionalistas, Mao Tsé-tung estabeleceu-se em Pequim, fundando a República Popular da China.

Já as tropas lideradas por Chiang Kai-shek refugiaram-se na Ilha Formosa, onde foi fundada a República da China.

A fuga dos nacionalistas para Taiwan contou com o apoio dos Estados Unidos. Assim como a presença taiuanesa no poderoso Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU), o que durou até o início dos 1970.

Foi quando a reaproximação entre Pequim e Washington refez o xadrez geopolítico internacional ainda no contexto da Guerra Fria.

A intenção original de Henry Kissinger, então conselheiro de segurança nacional de Richard Nixon, era tirar proveito das divergências entre a China e a União Soviética para potencializar um racha no bloco comunista.

Essa parte da estratégia funcionou bem. O que Kissinger talvez tenha deixado de fora da equação foram a capacidade de organização e a disciplina dos chineses.

A partir de um plano de reformas implementado a partir dos anos 1980, a China saiu de uma economia eminentemente agrícola para transformar-se em uma potência industrial, econômica e tecnológica.

Uma só China

Com o passar das décadas, a política de “uma só China” defendida por Pequim prevaleceu. Em resumo, o país que mantém relações com a República Popular da China reconhece a existência de uma só China. O mesmo vale para o outro lado.

Atualmente, Taiwan é plenamente reconhecido por pouco mais de uma dúzia de países. Nem mesmo os Estados Unidos, principais patrocinadores externos do arquipélago, mantêm relações diplomáticas plenas com Taiwan.

Um país, dois sistemas

É justamente com base na ideia de que existe apenas uma China que Pequim propõe o modelo de “um país, dois sistemas”.

Aplicada com sucesso em Hong Kong desde 1997, a China desenvolveu a política com a reunificação em mente.

No modelo de “um país, dois sistemas”, Pequim mantém o sistema econômico e permite o funcionamento de um ambiente político autônomo no arquipélago em torno da Península de Kowloon.

Em contrapartida, depois de ter passado mais de um século sob domínio do Reino Unido, o governo de Hong Kong passou a reconhecer-se como parte da China.

Assim como aguardou pacientemente pela reassimilação de Hong Kong, o governo chinês busca abordagem similar em relação a Taiwan na expectativa de que a promessa de aplicação do modelo de “um país, dois sistemas” ajude a conquistar corações e mentes entre os taiuaneses.

É (também) a economia

Nesse aspecto, é necessário levar em consideração a questão econômica.

Ao mesmo tempo em que não pretende ir à guerra para reaver a ilha formosa, a China promoveu nas últimas décadas uma espécie de assimilação econômica.

A simbiose é tamanha que Taiwan teria problemas se cortasse as relações comerciais com a China e os chineses passariam maus bocados sem os vultosos e constantes investimentos taiuaneses.

Em princípio, o governo chinês acredita que a manutenção da abordagem e a paciência serão fatores decisivos para que, eventualmente, Taiwan caia em seu colo pacificamente.

O que pode dar errado - ou não

Analistas consideram improvável que a China abra mão repentinamente da doutrina de ascensão pacífica, principalmente por entender as ações norte-americanas como provocações.

Ao mesmo tempo, há outros fatores que precisam ser levados em conta. Para além da ambição de “ascensão pacífica”, a assimetria de poderio bélico entre Estados Unidos e China é colossal.

Embora Washington e Pequim liderem o ranking global de gastos em armas, o orçamento militar norte-americano é muito maior.

Fonte: Sipri (Instituto Estocolmo para a Paz Mundial)

Num exemplo mais extremo, levemos em consideração o fato de ambos os países possuírem armas nucleares, o que garantiria capacidade de destruição mútua no caso de uma guerra atômica.

Os EUA dispõem de 5.428 ogivas nucleares, segundo cálculos da Federação dos Cientistas Norte-americanos). O arsenal atômico chinês é estimado em 350 bombas.

Também é bastante assimétrica a capacidade norte-americana de infligir danos ao território chinês.

A China não dispõe de nenhuma base militar fora de suas fronteiras. Ela só seria capaz de atacar o território dos EUA por meio do lançamento de mísseis balísticos.

Diante da capacidade norte-americana de defesa antimísseis e da distância entre os dois países, as chances de sucesso de um ataque do gênero são baixas.

Já os EUA mantêm bases militares em diversos países próximos à China, como Japão, Coreia do Sul, Filipinas e Tailândia. Isso sem contar uma série de bases e navios de guerra espalhados pelos Oceanos Pacífico e Índico.

Para os Estados Unidos, embora seu poderio militar seja inigualável e conter a ascensão chinesa faça parte de sua estratégia para manter-se na condição de potência hegemônica global e inconteste, uma guerra direta contra outra potência nuclear também não é vista como um cenário desejável.

Compartilhe

MAKE IT RAIN

Xi Jinping preocupado? China inicia novas medidas para tentar salvar a economia e a colheita; entenda

22 de agosto de 2022 - 9:10

O país asiático não só tenta apagar as chamas do dragão da desaceleração econômica, como também salvar a colheita do verão mais quente e seco de Pequim em 61 anos

EM FORTE QUEDA

China derruba preços do petróleo internacional e pode ajudar na redução da gasolina no Brasil; entenda

15 de agosto de 2022 - 11:06

Desde as máximas em março deste ano, o barril de petróleo Brent já recuou cerca de 26% com a perspectiva de desaceleração — e, possivelmente, recessão — global

COM PASSAGENS DE SAÍDA

Cinco empresas chinesas vão retirar seus ADRs da Bolsa de Nova York — saiba por quê

12 de agosto de 2022 - 17:02

As estatais anunciaram planos de retirada voluntária de seus ADRs ainda neste mês; a decisão acontece em meio à desacordo entre os órgãos reguladores da China e dos EUA

BOMBOU NAS REDES

A catástrofe na Rússia que Putin não quer que o Ocidente descubra: Estados Unidos e aliados estão causando um verdadeiro estrago na economia do país; veja os maiores impactos

11 de agosto de 2022 - 8:37

Enquanto algumas matérias derrotistas apontam a Rússia ‘à prova’ de sanções, um estudo de Yale afirma que os efeitos são catastróficos; entenda detalhes

ALERTA LARANJA

China contra-ataca: entenda o recado que Xi Jinping mandou ao lançar mísseis que caíram no Japão

4 de agosto de 2022 - 14:29

Governo japonês diz que cinco mísseis balísticos lançados por Pequim durante exercícios militares em torno de Taiwan caíram na zona econômica exclusiva do Japão pela primeira vez

Tensão no ar

Após alertar Pelosi para não visitar Taiwan, China realiza exercícios militares na costa em frente à ilha

30 de julho de 2022 - 12:37

O Ministério da Defesa chinês alertou Washington, na última semana, para não permitir que a presidente da Câmara dos Deputados americana visite Taiwan

QUEDA DE BILHÕES

Como a crise imobiliária na China pulverizou metade da fortuna da mulher mais rica da Ásia

29 de julho de 2022 - 11:35

Yang Huiyan viu sua fortuna de US$ 23,7 bilhões cair pela metade nos últimos 12 meses; a bilionária controla a incorporadora Country Graden

BOM PARA OS DOIS

Enquanto Rússia corta gás para a Europa, gasoduto que leva a commodity à China está perto da conclusão

27 de julho de 2022 - 17:12

O canal de transporte do gás natural está em fase final de construção e interliga a Sibéria a Xangai; a China aumentou o fornecimento da commodity russa em 63,4% no primeiro semestre deste ano

TREASURIES NA BERLINDA

Por que a China e o Japão estão se desfazendo – em grande escala – de títulos do Tesouro do Estados Unidos

20 de julho de 2022 - 14:30

Volume de Treasuries em poder da China e do Japão estão nos níveis mais baixos em anos com alta da inflação e aumento dos juros nos EUA

MAIS DEMANDA

China impulsiona minério de ferro ao prometer financiamento ao setor imobiliário; Vale (VALE3) sobe mais de 2%

18 de julho de 2022 - 12:03

Governo chinês age para mitigar os crescentes riscos financeiros decorrentes da desaceleração do mercado imobiliário do país

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar