Menu
2019-11-29T14:26:40-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
Mordida injusta

Governo vai meter a mão no seu fundo hoje!

Famigerado come-cotas incide todos meses de maio e novembro sobre diversos fundos de investimento

29 de novembro de 2019
14:26
Pac Man come-cotas devorando o dinheiro dos cotistas de fundos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

O investidor iniciante pode levar um susto ao conferir seus fundos de investimentos neste fim de novembro ou começo de dezembro. Dependendo da categoria, haverá uma redução de cotas. Até os mais experientes, por vezes, também se esquecem dessa famigerada figura: o come-cotas.

O come-cotas é uma antecipação no recolhimento de Imposto de Renda. Parece algo trivial, já que é difícil escapar dos impostos, mas dependendo do prazo e do tipo de investimento o impacto pode ser relevante.

Basicamente esse modelo de tributação recai sobre os fundos abertos classificados como de curto prazo e de longo prazo, o que inclui a maioria dos fundos de renda fixa, dos multimercados, além dos fundos cambiais. Os fundos de ações escapam dessa mordida.

Com a Julia Wilgten já explicou nesse texto aqui, o come-cotas pode ser visto com uma desvantagem em relação ao investimento direto por conta própria e aos fundos de previdência, que não estão sujeitos a essa forma de tributação.

O imposto é descontado mesmo que o investidor não tenha feito qualquer resgate. Se o come-cotas não existisse, esses recursos que saem do fundo prematuramente para alimentar o Leão poderiam continuar rendendo até o resgate.

O come-cotas serve para dar previsibilidade de arrecadação ao Leão, já que os fundos assim tributados não têm vencimento nem pagam rendimentos. Mas é fato que, do ponto de vista do investidor, essa forma de tributação não faz muito sentido. Afinal, se não houve efetivo resgate, também não houve realização de ganhos. De qualquer forma, não temos escolha a não ser engolir essa mordida no bolso.

Quer entender melhor o funcionamento desse imposto e saber se seus fundos serão comidos pelo Leão: Veja esse texto aqui: Como funciona o come-cotas, a tributação dos fundos de investimento

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

PROJETO DE APOSENTADORIA

Você pode criar sua própria previdência com apenas três ativos na carteira

Claro que existem bons planos de previdência privada, mas para encontrá-los você precisa deixar o bando e alçar vôo solo.

IR 2020

Caiu na malha fina? Veja como regularizar a situação

Saiba como regularizar a sua situação junto a Receita Federal caso a sua declaração apresente informações inconsistentes e caia na malha fina do imposto de renda

Flexibilização

Prefeitura de São Paulo assina protocolo para reabrir bares e salões de beleza

A cidade está na terceira etapa do plano de flexibilização da quarentena do governo estadual, chamada de fase amarela. Com os termos firmados, os estabelecimentos poderão voltar a funcionar na segunda-feira

Recuperação

Fundos imobiliários de tijolo subiram 6% em junho; FII de shoppings ainda caem 21% no ano

Fundos imobiliários de papel, por sua vez, valorizaram, em média, só 3% no mês passado, segundo indicadores calculados pelo Banco Inter

BNDES prorroga linha de crédito para pequena e média empresa, com mais R$ 5 bilhões

Linha para capital de giro será prorrogada até 31 de dezembro, com orçamento ampliado

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements