🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Os planos de Michael Klein para a Via Varejo

26 de setembro de 2019
10:52 - atualizado às 9:40
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

De 2016 para cá, estive três vezes com o empresário Michael Klein. Em todas as entrevistas, um tema foi tabu: Via Varejo. Entendo que é meio chato mesmo vender o negócio e continuar dando pitacos. Mas, de uma forma ou outra, todo mundo queria saber a visão de Klein. Nos bastidores, se falava que Klein se ressentia do tratamento dado à Via Varejo pelo GPA e poderia recomprar o grupo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não conhece a história, o empresário negociou a fusão da Casas Bahia - empresa fundada pelo seu pai - com o Ponto Frio no fim de 2009, em uma operação que criou a Via Varejo e dava o controle ao GPA.

Em abril de 2016, Klein topou almoçar comigo e com Naiana Oscar para falar da visão do empresariado sobre conjuntura política às vésperas do impeachment de Dilma Rousseff. Era meu aniversário e ele pediu champagne. Bem que tentamos perguntar sobre a Via Varejo para ver se ele falava algo após umas taças. Mas Klein não caiu nessa e só conseguimos boas risadas.

Na segunda entrevista, peguei "carona" com Klein no seu helicóptero para fazer uma entrevista no trajeto sobre sua empresa de aviação executiva, O plano era largar no meio da conversa alguma pergunta sobre a Via Varejo. Vai que cola. Dessa vez, foi bem fácil para ele escapar das perguntas difíceis. Eu, que nunca tinha andado de helicóptero, não considerei a dificuldade de fazer uma entrevista com às hélices girando na sua orelha. Mas sabe onde o helicóptero deixou Klein? Lá em São Caetano do Sul, no prédio onde funcionava a sede da Via Varejo, que, aliás, pertencia a Klein.

Michael Klein, ex-dono da Casas Bahia e maior sócio da Via Varejo
O empresário Michael Klein. - Imagem: Seu Dinheiro

Na terceira conversa, desta vez para o Seu Dinheiro, Klein falou sobre seus negócios imobiliários. O empresário aprendeu sobre o ramo negociando os imóveis para as lojas na Casas Bahia. Ele foi pessoalmente na favela da Rocinha escolher o terreno para a primeira loja da rede no local.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Klein não é, portanto, só um novo dono da Via Varejo. É um profundo conhecedor do negócio e do varejo, que volta com fome ao ramo. É por isso que desde que ele comprou novamente o controle da Via Varejo em junho, a empresa virou um frenesi entre os investidores. Sua ação já se valorizou mais de 50%.

Leia Também

Ontem Klein recebeu um grupo restrito de jornalistas para um café. Desta vez, o agora controlador e presidente do Conselho de administração da Via Varejo, não teve rodeios. Falou - e muito - sobre a empresa. A Julia Wiltgen acompanhou a conversa e traz nesta reportagem os planos de Michael Klein para a varejista. Recomendo fortemente a leitura!

Às 10h: Por que Fausto Botelho está pessimista?

O colunista Fausto Botelho vai falar ao vivo daqui a pouco, às 10h, sobre por que está pessimista com a bolsa americana -e, por tabela, com a brasileira. Ele vê nos gráficos uma tendência de queda de preços. Ele também vai explicar na live como funciona a análise técnica de ações. E se você perder a hora, fique tranquilo porque o vídeo continuará disponível. Acompanhe aqui.

Aprenda a garimpar na bolsa!

Se você quiser se tornar um trader profissional, agora você pode entrar no time de feras do Fausto Botelho. Ele ensina há 42 anos um método para encontrar oportunidades em qualquer mercado, como ações, commodities e criptomoedas.

Consegui convencer nosso colunista a dar um presente aos nossos leitores. Ele vai abrir pela primeira vez um curso online. Pode ser a sua chance para dar um salto nas suas finanças. As condições promocionais são exclusivas para 97 leitores. [Reservar sua vaga]

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vai umas comprinhas?

A bolsa brasileira tem boas pedidas na área de shopping. Algumas ações estão com bons preços e podem ser um caminho para quem está buscando o que comprar na bolsa. Vale analisar tintim por tintim de cada grupo de shoppings do país para saber onde investir seu dinheiro. Mas e se eu te disser que alguém já fez isso? Nosso colunista Alexandre Mastrocinque, especialista em ações, tem duas recomendações para você.

A indicação do que comprar na bolsa todo mês é um dos benefícios do Seu Dinheiro Premium, um conteúdo extra que entregamos aos nossos leitores mais engajados. Você pode acessar esse conteúdo DE GRAÇA - basta fazer o cadastro aqui e indicar esta newsletter para cinco amigos. Assim que eles aceitarem, o seu acesso será liberado.

Sem direção

Ainda que os riscos de Donald Trump deixar a presidência dos Estados Unidos antes de 2020 sejam pequenos, os ruídos em torno do processo de impeachment do presidente americano, a preocupação com o crescimento  global e as incertezas com a guerra comercial fazem os negócios no exterior flutuarem.

No Brasil, o dólar pode completar hoje a marca de 30 pregões consecutivos negociado acima de R$ 4,00. Esse pode ser um indício de que um 'novo normal' tenha atingido o câmbio. Com a aversão ao risco no horizonte - acompanhando a situação política norte-americana - combinado com os ciclos de corte da Selic, a reversão do cenário da moeda fica complicada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ontem, o Ibovespa terminou a sessão na máxima do dia, em alta de 0,58%, aos 104.480,98. O dólar encerrou em baixa de 0,35%, a R$ 4,1547. Consulte a Bula do Mercado para saber o que esperar de bolsa e dólar hoje.

Dinheiro de sobra

Depois de concluir que tem recursos de sobra no último balanço, a BB Seguridade - empresa que reúne as participações do Banco do Brasil em seguros - decidiu fazer uma redução de capital. Na prática, é dinheiro que entra no bolso do acionista. A operação ainda precisa passar pela assembleia de acionistas, que define as datas de pagamento. Mas os valores já foram definidos, como você confere nesta matéria do Vinícius Pinheiro.

Paciência com as novatas

O mercado das criptomoedas tem apenas dez anos, mas nesse meio tempo já deu para sacar alguns princípios. O mais óbvio deles é que o bitcoin é super imprevisível no curto prazo. Em meio a muitas incertezas, pipocam dados sobre essa e outras moedas digitais - que nem sempre são verdadeiros. Também não dá para assumir que perdas passadas correspondem a perdas futuras. A palavra de ordem deve ser paciência. É o que defende o André Franco em sua mais recente coluna sobre criptomoedas.  O texto está imperdível.

Agenda

Indicadores 
- Banco Central divulga Relatório Trimestral de Inflação
- Tesouro Nacional divulga relatório da dívida pública de agosto
- Estados Unidos divulgam terceira estimativa de seu PIB do 2º trimestre e dados semanais de emprego
- China divulga lucro industrial de agosto

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Política
- Conselho Monetário Nacional se reúne em Brasília

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
LAJE CORPORATIVA NA CARTEIRA

Com dividendos turbinados no radar, fundo imobiliário Tellus Properties (TEPP11) entra na mira do BTG Pactual

20 de fevereiro de 2026 - 17:01

Para o banco, a hora de comprar o FII é agora, e o motivo não são só os dividendos turbinados

CHEGOU NO LIMITE?

Porto Seguro (PSSA3) já deu o que tinha que dar? BBI corta recomendação para as ações e mostra outras mais atrativas

20 de fevereiro de 2026 - 16:59

O Bradesco BBI rebaixou recomendação da Porto Seguro para neutra, com a avaliação de que boa parte dos avanços já está no preço atual

‘AGITOS’ DO MERCADO IMOBILIÁRIO

RBVA11 vende agência do Santander, Carrefour vende lojas, BLMG11 recompra cotas e MFII11 lança novo projeto: o que mexe com os FIIs hoje

20 de fevereiro de 2026 - 12:41

Confira as principais movimentações do mercado de fundos imobiliários, que voltou do Carnaval “animado”

NEM SÓ PAPEL, NEM SÓ TIJOLO

O curinga dos fundos imobiliários: por que os FIIs multiestratégia podem ser um verdadeiro trunfo para os investidores em 2026

20 de fevereiro de 2026 - 6:03

Mais flexíveis, os fundos imobiliários desse segmento combinam proteção com potencial de valorização; veja onde estão as principais oportunidades, segundo especialistas

GIGANTE DO E-COMMERCE NO JOGO

Após novela com os Correios, fundo imobiliário TRBL11 dispara 12% com a locação de galpão logístico para a Shopee

19 de fevereiro de 2026 - 18:30

O galpão logístico que é protagonista de uma batalha com os Correios terá novo inquilino e o contrato prevê a redução da vacância do FII para 3,3%

MAIS DILUIÇÃO

Azul (AZUL53): depois de emitir mais 45 trilhões de ações para sair da RJ o quanto antes, aérea desaba 50% na bolsa; entenda

19 de fevereiro de 2026 - 17:53

Movimento faz parte da reta final da recuperação judicial nos EUA e impacta investidores com forte diluição

SUSTENTABILIDADE NA BOLSA

Investimento em ESG: C&A (CEAB3) e Allos (ALOS3) entram nas ações sustentáveis recomendadas pelo BTG em fevereiro

19 de fevereiro de 2026 - 15:40

As empresas substituíram os papéis da Cyrela (CYRE3) e Rede D’Or (RDOR3)

O GRUPAMENTO ESTÁ VALENDO

Simpar (SIMH3) corta pela metade ações em circulação e amplia teto para novas emissões; veja o que muda para o acionista

18 de fevereiro de 2026 - 15:21

A companhia promoveu um grupamento na proporção 2 por 1, sem alteração do capital social, mas outra aprovação também chamou atenção do mercado

PORTFÓLIO EM EXPANSÃO

TRXF11 adiciona mais um galpão logístico ao carrinho, que será ocupado por gigante do e-commerce

18 de fevereiro de 2026 - 11:06

Após a compra, o fundo passará a ter 114 imóveis em carteira, com presença em 17 estados e uma ABL de aproximadamente 1,2 milhão de metros quadrados

VOLATILIDADE NOS MERCADOS

De ressaca? O que esperar dos papéis da Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3) hoje, depois de perderem valor em Wall Street no feriado

18 de fevereiro de 2026 - 10:48

ADRs da Vale e Petrobras antecipam dia de volatilidade enquanto mercados voltam do feriado; aversão a risco e queda do minério de ferro explicam quedas

SD ENTREVISTA

O gringo quer Brasil, mas começa pelo Ibovespa. A vez das small caps ainda deve chegar, mas não para todas; veja 10 ações para comprar

18 de fevereiro de 2026 - 6:10

Com fluxo estrangeiro concentrado no Ibovespa, as small caps também sobem no ano, mas ainda não brilham. Werner Roger, CIO da Trígono Investimentos, conta o que falta para isso

MERCADO DÁ ADEUS À FOLIA

Xô ressaca! O ajuste de contas entre o confete e a bolsa brasileira depois dos ganhos tímidos de Nova York

17 de fevereiro de 2026 - 18:24

Wall Street não parou nesta terça-feira (17), encerrando o pregão com alta modesta. Já na B3, o investidor troca a fantasia pelos gráficos e encara a ata do Fed em plena Quarta-feira de Cinzas.

ALTA TENSÃO

Todo mundo de olho na Petrobras (PETR4): petróleo fecha em queda com sinal de acordo entre Irã e EUA

17 de fevereiro de 2026 - 16:52

Embora um entendimento geral tenha sido alcançado nesta terça-feira (17), o Oriente Médio segue em alerta com trocas ameaças de ataque de Trump e o fechamento do Estreito de Ormuz

ALAVANCAGEM OCULTA

Ouro cai quase 3% em um dia com onda geopolítica mais calma. Mas só isso explica a baixa recente do metal precioso?

17 de fevereiro de 2026 - 16:27

Mudança na margem para ouro, prata e platina aceleraram a queda de preços dos metais; entenda o que mudou e como isso mexeu com as cotações

APOSTA MANTIDA

Portfólio robusto e dividendos previsíveis: este fundo imobiliário segue como compra para a XP

17 de fevereiro de 2026 - 13:07

Com baixa vacância, contratos longos e espaço para reciclagem de ativos, Patria Renda Urbana segue entre os preferidos da corretora

QUEM TEM MEDO DA IA

Como uma ex-fabricante de máquinas de karaokê derrubou o valor de empresas de transporte e logística em todo o mundo

17 de fevereiro de 2026 - 11:32

Um único relatório impulsionou o valor da empresa na bolsa em 30%, mas teve um efeito muito maior para outras companhias de logística

INOVAÇÕES

Novos lançamentos, mercado internacional: o que esperar do mercado de ETFs para este ano

16 de fevereiro de 2026 - 11:15

Ainda que 850 mil investidores seja um marco para a indústria de ETFs, ainda é um número pequeno na comparação com o número de 100 milhões de investidores na renda fixa e de 5,4 milhões na renda variável

CLIMA DE FOLIA?

Vai ter pregão na bolsa hoje? Veja o que funciona — e o que não — na B3 nesta semana de Carnaval

16 de fevereiro de 2026 - 9:52

Pregão ficará fechado por alguns dias e voltará em horário reduzido; Tesouro Direto também sofre alterações

FORA DO ÓBVIO

Energia nuclear, games, bilionários: conheça os ETFs mais curiosos da bolsa brasileira e veja como investir nessas tendências

16 de fevereiro de 2026 - 6:06

Há um leque de oportunidades no mundo dos ETFs, para diferentes tipos de investidores, do mais conservador ao mais agressivo

FUNDOS IMOBILIÁRIOS

FIIs disparam no início de 2026 e retornos chegam a 13% — fundos de papel se destacam entre os campeões

15 de fevereiro de 2026 - 13:05

Levantamento da Quantum Finance mostra que fundos de papel lideraram as altas de janeiro, com retornos que chegaram a ser seis vezes maiores que o do IFIX

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar