🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView
Olivia Bulla
Olivia Bulla
Olívia Bulla é jornalista, formada pela PUC Minas, e especialista em mercado financeiro e Economia, com mais de 10 anos de experiência e longa passagem pela Agência Estado/Broadcast. É mestre em Comunicação pela ECA-USP e tem conhecimento avançado em mandarim (chinês simplificado).
A Bula do Mercado

China indica início otimista para novo trimestre

Atividade na indústria chinesa se recupera em março e anima os ativos de risco

Olivia Bulla
Olivia Bulla
1 de abril de 2019
5:34 - atualizado às 11:15
Imagem de ponteiros
No Brasil, reforma da Previdência volta à cena com Paulo Guedes na quarta-feira

A atividade na indústria chinesa se recuperou fortemente em março, sugerindo que as recentes medidas de estímulo em Pequim estão ganhando tração, o que anima o mercado financeiro e indica um início otimista entre os ativos de riscos neste novo trimestre. E esse desempenho positivo no exterior deve animar o pregão doméstico.

As principais bolsas na Ásia tiveram alta firme, com os ganhos liderados por Xangai (+2,6%) e Hong Kong (+1,7%), após o índice oficial dos gerente de compras (PMI) do setor industrial chinês subir ao maior nível em seis meses, a 50,5 no mês passado, de 49,2 em fevereiro. O resultado ficou bem acima do esperado (49,5).

A abertura do dado mostra melhora da atividade na China, com uma retomada das fábricas em quase todos os subíndices, desde novos pedidos até a produção final. Os números sugerem uma estabilização além dos efeitos sazonais e após os esforços do governo chinês para aumentar o crédito, cortar impostos e fornecer outras medidas de estímulo.

Já o PMI oficial do setor de serviços subiu a 54,8 em março, de 54,3 em fevereiro, em meio à aceleração da construção civil. Os dados do Caixin, que rastreiam os pequenos fabricantes privados, confirmaram essa recuperação da atividade industrial para o território expansionista, pela primeira vez em quatro meses, a 50,8, de 49,9, no mesmo período.

Esses números foram encorajadores e acalmaram as preocupações com a segunda maior economia do mundo, embalando também os índices futuros das bolsas de Nova York, que exibem forte avanço. As bolsas europeias também abriram o primeiro pregão de abril no azul, apesar do PMI industrial na zona do euro atingir o menor nível desde 2013.

Nos demais mercados, os dados chinês dão sustentação aos ativos de risco, em especial aos de países emergentes e mais dependentes da demanda chinesa. O petróleo WTI flerta com a marca de US$ 60 por barril, ao passo que os metais básicos avançam. O dólar cai ante as moedas correlacionadas às commodities.

Esse movimento lá fora tende a favorecer os negócios no Brasil, onde se abre uma janela de oportunidades para os ativos financeiros - se a política do governo Bolsonaro ajudar.

Previdência volta à cena com Guedes

O mês de abril começa com as expectativas do mercado doméstico renovadas em torno da reforma da Previdência. Mas os investidores estão com os pés no chão e sabem que é preciso mais do que boas intenções para a proposta de novas regras para aposentadoria andar no Congresso.

Após a trégua selada entre os poderes, o noticiário político vai continuar ditando o rumo dos negócios locais, com o radar concentrado em Brasília. O destaque fica para a participação do ministro Paulo Guedes (Economia) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, na quarta-feira.

Desta vez, Guedes deve comparecer à sessão e a expectativa é de que ele defenda as mudanças na Previdência, pavimentando um caminho para que a reforma volte aos trilhos, em direção à aprovação final. O ministro assumiu a articulação no Congresso a favor da Previdência, ficando na linha de frente, ao lado do ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil).

O problema é que o próprio Guedes foi uma das fontes de ruído na mais recente crise política, após não comparecer na sessão da semana passada na CCJ. Com isso, não se sabe como será a recepção a ele agora. O ministro tampouco tem um perfil pacificador e carece de habilidade política para lidar com os egos e ânimos dos parlamentares.

Portanto, o clima em Brasília ainda pode trazer ventos contrários, provocando turbulência no mercado doméstico. Em contrapartida, se a reforma da Previdência começar a navegar em águas tranquilas, os ativos locais buscar os níveis de duas semanas atrás, com o Ibovespa flertando a marca dos 100 mil pontos e o dólar se aproximando da faixa de R$ 3,70.

Semana tem dados de atividade e payroll

Como acontece tradicionalmente na primeira sexta-feira de cada mês, o destaque da agenda econômica desta semana fica com o relatório oficial sobre o mercado de trabalho nos Estados Unidos. E a expectativa é de que o chamado payroll comece a perder engrenagem na geração de vagas, em meio ao ritmo menor da economia norte-americana.

Com isso, a previsão é de que a abertura de postos de trabalho nos EUA caia para a faixa de 150 mil, depois de meses orbitando ao redor de 200 mil vagas ao mês. Na quarta-feira, sai o relatório sobre o emprego no setor privado do país. Antes dos dados de emprego nos EUA, merecem atenção os indicadores sobre a atividade econômica no Brasil e no mundo.

Os números da indústria brasileira serão conhecidos amanhã. Também merece atenção os indicadores da Anfavea sobre a indústria automotiva em março, na quinta-feira. Nos EUA, também serão conhecidos dados de atividade. Às 11 horas, é a vez do índice ISM sobre a indústria. Na quarta-feira, sai o desempenho do setor de serviços no mês passado.

Esses indicadores devem podem lançar luz sobre ritmo da atividade global no primeiro trimestre deste ano. Também merece atenção uma nova rodada de negociações entre EUA e China. O vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, embarca com uma delegação para Washington nesta semana, em busca de avanços na questão comercial.

Compartilhe

A Bula do Mercado

Mercado se despede de 2019

30 de dezembro de 2019 - 5:12

Pregão espremido entre o fim de semana e as comemorações pela chegada de 2020 marca o fim dos negócios locais em 2019

A Bula do Mercado

A Bula da Semana: Adeus ano velho

30 de dezembro de 2019 - 4:43

Mercado doméstico se despede de 2019 hoje e inicia 2020 na quinta-feira repleto de expectativas positivas

A Bula do Mercado

Mercado testa fôlego na reta final de 2019

27 de dezembro de 2019 - 5:20

Ibovespa e Wall Street têm melhorado suas marcas nos últimos pregões do ano, diante do forte consumo na temporada de festas

A Bula do Mercado

Mercado se prepara para a chegada de 2020

26 de dezembro de 2019 - 5:23

Faltando apenas três pregões no mercado doméstico para o fim de 2019, investidores já se preparam para rebalanceamento de carteiras no início de 2020

A Bula do Mercado

Mercado à espera da folga de feriado

23 de dezembro de 2019 - 5:27

Pausa no mercado financeiro por causa das comemorações de Natal reduz a liquidez dos negócios globais

A Bula da Semana

Então, é Natal

23 de dezembro de 2019 - 4:55

Pausa no mercado doméstico, amanhã e quarta-feira, por causa das festividades natalinas reduz a liquidez dos negócios ao longo da semana

A Bula do Mercado

Mercado se prepara para festas de fim de ano

20 de dezembro de 2019 - 5:34

Rali em Nova York e do Ibovespa antecede pausa para as festividades de Natal e ano-novo, que devem enxugar liquidez do mercado financeiro nos próximos dias

A Bula do Mercado

CPMF digital e impeachment agitam mercado

19 de dezembro de 2019 - 5:35

Declarações de Guedes embalaram Ibovespa ontem, mas criação de “CPMF digital” causa ruído, enquanto exterior digere aprovação de impeachment de Trump na Câmara

A Bula do Mercado

Mercado em pausa reavalia cenário

18 de dezembro de 2019 - 5:17

Agenda econômica fraca do dia abre espaço para investidor reavaliar cenário, após fim das incertezas sobre guerra comercial e Brexit

A Bula do Mercado

Mercado recebe ata do Copom, atento ao exterior

17 de dezembro de 2019 - 5:28

Ata do Copom, hoje, relatório trimestral de inflação e IPCA, no fim da semana, devem calibrar apostas sobre Selic e influenciar dólar e Ibovespa

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies