A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, anunciou, neste domingo (24), que a votação no Parlamento sobre o Brexit deve ocorrer até 12 março - pouco mais de duas semanas para o fim do prazo para a saída do país da União Europeia (UE), marcada para 29 de março.
O tempo não está do lado da premiê, que pode acabar aprofundando divergências em seu gabinete com esta decisão. Três dos seus integrantes já haviam sugerido, no último sábado (23), que poderiam romper com May e apoiar emendas para atrasar o Brexit, a menos que houvesse um acordo no Parlamento nesta semana.
Mas May afirmou a repórteres neste domingo que sua equipe deve voltar a Bruxelas na terça-feira para tentar obter concessões da União Europeia.
"Como resultado disso nós não realizaremos uma votação significativa no Parlamento nesta semana. Mas garanto que ela acontecerá até 12 de março", disse a premiê.
May ainda não convenceu o Parlamento britânico a apoiar o rascunho do acordo fechado com a UE em novembro. Qualquer acordo precisa ser endossado pelo Parlamento Europeu antes do prazo. Mas May diz acreditar que o prazo será cumprido.
*Com Estadão Conteúdo