Menu
Luciana Seabra
Advogada do Investidor
Luciana Seabra
É CFP®, especialista em fundos de investimento e sócia da Empiricus
2019-04-20T16:04:25-03:00

BofA mantém indicação de compra para Vale: tragédia é revés, mas não tem escala de Samarco e pode elevar preço do minério

Enquanto na tragédia de Samarco, em 2015, foram estimados 32,6 milhões de metros cúbicos de rejeitos despejados, agora os primeiros cálculos oficiais são de cerca de 1 milhão de metros cúbicos.

25 de janeiro de 2019
18:33 - atualizado às 16:04
Barragem da Vale rompe em Brumadinho, MG
Barragem da Vale rompe em Brumadinho, MG - Imagem: Divulgação/Corpo de Bombeiros

O efeito imediato do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho foi de queda de mais de 13% dos recibos de ações da mineradora no mercado americano. Quando voltar à ativa pós-feriado na segunda-feira, entretanto, a bolsa paulista não deve aderir ao mesmo ritmo. Isso porque à medida que têm tomado conhecimento mais profundo do caso, os analistas têm sido menos pessimistas sobre o preço da ação. Em Nova Iorque mesmo, o papel reduziu rapidamente o tamanho do tombo para perto de 7%.

"Queda da barragem é trágica e um revés, mas não tem a escala de Samarco" – deu o tom o relatório divulgado há pouco pelo Bank of America Merrill Lynch. Os analistas da casa destacam que a segunda tragédia do tipo em tão pouco tempo pode desencadear maior supervisão do governo e mais penalidades financeiras. Reiteram, entretanto, a indicação de compra para o papel da mineradora.

A equipe do Bofa ressalta a diferença de porte entre as duas tragédias. Enquanto na de Samarco, em 2015, foram estimados 32,6 milhões de metros cúbicos de rejeitos despejados, agora os primeiros cálculos oficiais são de cerca de 1 milhão de metros cúbicos.

É cedo ainda para especular sobre o impacto financeiro do evento, aponta o relatório do Bofa, mas geralmente tais incidentes resultam em custos de limpeza, indenizações e penalidades financeiras. A Vale poderia compensar Brumadinho com a capacidade ociosa existente, mas a equipe de analistas também levanta a possibilidade de a tragédia atrasar a retomada de Samarco, que era esperada para o fim deste ano. E que haja outros entraves públicos para operar plenamente.

Ainda segundo o relatório, dado recuo de Vale com Brumadinho e talvez até Samarco, o preço do minério pode subir. Esse é um dos motivos para o banco americano manter a indicação de compra, somado à estimativa de pagamento de dividendos da mineradora.

 

 

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

Boletim médico

Covid-19: Brasil tem 154 mil mortes e 5,27 milhões de casos acumulados

Atualmente há 397.524 pacientes em acompanhamento. De acordo com o Ministério da Saúde, 4.721.593 pessoas já se recuperaram da doença.

aperte o play

Netflix: 5 números que você precisa conhecer do resultado do terceiro trimestre

Spoiler: os investidores não gostaram do que viram… #SeuDinheiro

Mudanças no time

Weg anuncia renúncia de diretor de finanças e relações com investidores

A companhia divulga os seus resultados do terceiro trimestre na próxima quinta-feira (22)

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

A bolsa voltou aos 100 mil pontos. Agora pra ficar?

A trilha sonora do mercado nesta terça-feira podia ser O Portão, o clássico de Roberto Carlos do refrão “Eu voltei, agora pra ficar. Porque aqui, aqui é o meu lugar…” O Ibovespa retomou o patamar dos 100 mil pontos depois de pouco mais de um mês. Difícil é dizer se a volta será definitiva. Em outubro, […]

Prévias operacionais

Cyrela tem crescimento de 46% em lançamentos e 58% em vendas no 3º trimestre

Segundo as prévias operacionais, construtora lançou R$ 2,589 bilhões e vendeu R$ 2,456 bilhões no período

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies