O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, pediu que o Reino Unido decida logo sobre a possível saída da União Europeia. Em entrevista ao jornal alemão Welt am Sonntag publicada hoje, ele rejeitou as acusações de que a Comissão Europeia esteja fazendo uma espécie de complô para manter o país no bloco.
Juncker comentou que "não é sensato para partes do público britânico acreditar que cabe apenas à União Europeia propor uma solução para todos os futuros problemas do Reino Unido. Meu apelo é o seguinte: comecem a trabalhar em conjunto e nos digam o que vocês querem. Nossas propostas estão na mesa há meses".
Fogo na lenha
Os ânimos sobre o assunto estão de fato exaltados. Hoje, para colocar mais lenha na discussão, o ministro do Comércio do Reino Unido, Liam Fox, disse que a chance de o país permanecer no bloco europeu é de 50%, caso o plano da primeira-ministra para o Brexit não obtenha aprovação do parlamento. As informações são do jornal Sunday Times.
A data limite para que o país saia do bloco é em 29 de março do próximo ano, porém ainda não há um acordo para a saída. Uma votação está marcada para meados de janeiro.
*Com informações do Estadão Conteúdo