🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Uma grande ideia para ganhar dinheiro

Entenda porque grandes passos nos investimentos dependem da chegada de uma boa ideia

12 de novembro de 2018
10:31 - atualizado às 14:42
Se você quer ter boas ideias com mais frequência, precisa ler muito e praticar muito - Imagem: Shutterstock

As ideias são seres egoístas. Aparecem só quando querem, pensando apenas nelas mesmas. Chegam à nossa morada psíquica sem avisar. Resta-nos esperar pela boa vontade alheia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Nós que aqui estamos por vós esperamos” – como no filme de Marcelo Masagão, também queremos nos inspirar em alguma era dos extremos para fugir dos pensamentos domesticados do consenso de mercado. “Animais domesticados e esterilizados não têm a menor chance contra um predador selvagem. Nem pensar”, nos ensina Nassim Taleb.

Talvez o pior não seja isso. O bicho pega mesmo porque, da mesma forma com que chegam, as ideias vão embora, na hora e na forma que bem entendem, sem nos consultar. Deixam-nos um grande saco vazio.

A cada dia você acorda e precisa provar para si mesmo que ainda pode ter uma grande ideia, ainda que nem mesmo você acredite nisso. Penso no Robert Frost: “I have promises to keep, and miles to go before I sleep, and miles to go before I sleep”. Talvez a resposta esteja nos Stone Temple Pilots: “Well, I'm half the man I used to be”.

Como chegam os trens do pensamento? De onde surgem as ideias? Qual é a boa ideia para investir agora? Qual é a dica mais quente da Bolsa?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sempre me interessei por isso, talvez porque ache que o grande valor da análise está na ideia. Evidentemente, subjacente a isso está a noção de uma boa execução e instrumentalização da tal ideia – precisamos não somente de iniciativa (a ideia é o início do processo), mas também de terminativa. O resto, pra mim, é commodity.

Leia Também

Há dois tipos de analistas. Aqueles que se debruçam sobre as notas de rodapé e descobrem pequenas nuances contábeis ou diferenciais competitivos a partir de um diligente e minucioso escrutínio de certos detalhes não capturados ainda pelo consenso, para depois ainda entrarem naquilo tim-tim por tim-tim. E outros que se voltam mais a uma espécie de epifanias, antevisões de cenários, contemplações e elucubrações frente ao que pode ser, mas ainda não é. Os primeiros normalmente enxergam as nervuras de cada folha, enquanto os outros veem mais a floresta como um todo.

Claro que adoraríamos ser as duas coisas, mas é bastante difícil reunir as duas habilidades ao mesmo tempo. A rigor, já é bastante difícil ter apenas uma delas. Se tivesse de me encapsular em um dos grupos – e encapsular-se é, obviamente, sempre um exercício reducionista, mas sigamos em frente –, ficaria no segundo time.

Talvez por isso me interesse tanto sobre a dinâmica de surgimento da ideia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vejo os trens do pensamento chegando como no filme “Divertida Mente”. E também, a exemplo da protagonista, penso que “sempre faço tudo errado. Não presto. E sou chato”.

Se ainda não está claro, o que estou tentando dizer é que as grandes tacadas de investimento dependem, na minha visão, da geração de uma boa ideia. Então, se pudéssemos entender e sistematizar o processo de geração de ideias, estaríamos em grande vantagem.

A notícia ruim é que não tenho algo sistematizado para oferecer-lhe nesse sentido. A notícia boa é que há algumas pistas. Para mim, se você quer ter boas ideias com mais frequência, precisa ler muito e praticar muito.

Carrego uma visão muito particular sobre a questão da criatividade. Talvez os neurocientistas possam me desmentir com facilidade. Tudo bem. É falando muita merda que a gente aduba a vida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sempre falo às pessoas mais íntimas que não vejo a memória da mesma forma com que normalmente lhe caracterizam, como um grande compartimento em que vamos simplesmente empilhando as coisas. Lá elas ficariam quietas, e voltariam à superfície conforme o nosso desejo de abrir as gavetas.

Para mim, a memória está ligada de maneira umbilical à criatividade. A criação viria de um mecanismo associativo de coisas que já estariam lá dentro. Quanto mais você lê e pratica algo, mais coisas têm armazenadas dentro de você. Assim, pode conectá-las e associá-las para a criação de algo novo, que simplesmente é a junção de coisas anteriores já existentes, com um tempero adicional, muitas vezes inconsciente, vindo do próprio cozinheiro.

A prática, por sua vez, cumpriria um papel fundamental em desenvolver um grande arsenal para o processo decisório a partir de “pattern recognition” (reconhecimento de padrões). Depois de passar por várias e várias situações parecidas, você poderia ligar aquela nova situação particular a outras anteriores semelhantes, que serviriam de bússola para uma tomada de decisão.

Daí viria o desenvolvimento da intuição, no sentido dado por Malcolm Gladwell em “Blink”, e de conhecimento tácito, que é justamente o tipo de conhecimento que oferece o maior diferencial frente aos demais, porque ele não pode ser formalizado e estruturado, de tal sorte que também não pode ser transmitido à frente, ficando retido ao pensador original – se você perguntar para o Warren Buffett, por exemplo, tudo o que ele faz para investir, por mais que se esforce em ser sincero, não vai conseguir passar tudo que faz; e o mais interessante é que aquilo que ficar retido será a parte essencial, o “algo” que lhe faz tão diferente dos outros e está guardado ali dentro só dele num nível sub ou inconsciente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se você se torna alguém ligado ao estudo dos mercados financeiros ou, em alguma instância, se torna pensador de finanças (não confundir com preenchedores protocolares de planilhas, repetidores de discursos prontos ditados pelo MBA, decoradores “inteligentinhos” de clichês e/ou pessoas cujo cinto combina com o sapato), cobram de você uma única boa ideia, como se ela pudesse sintetizar o caminho para o sucesso financeiro.

Volto à questão pragmática: qual ação tem o maior potencial de valorização? Esta minha ação é boa? Qual é o único ativo para comprar agora? Qual é a grande ideia?

Eu preciso confessar: eu não tenho uma grande ideia. Aliás, talvez a ideia seja mesmo de que ninguém deveria perseguir uma grande ideia. Não há atalhos. Aliás, tentativas de se pegar atalhos podem ser o caminho para a ruína – os lobos se escondem no meio da floresta, seduzindo-nos na direção da alavancagem e do excesso de concentração.

O gestor (ou o investidor) quebra na Bolsa não pelo stock picking, pela seleção individual deste ou daquele ativo. O mais importante disso tudo é a gestão do portfólio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Perguntas isoladas como: “Compro dólar agora ou daqui dois meses, quando vou viajar?” não fazem sentido. Eu, Felipe, acho que o dólar vai cair, mas ainda assim indico uma posição entre 5 e 10 por cento do portfólio em moeda forte, porque, ao mesmo tempo, sugiro uma posição entre 30 e 35 por cento em Bolsa agora. As decisões de compra e venda dependem mais da sua alocação em cada classe de ativo do que propriamente da perspectiva individual para aquela classe.

Toda vez que você ouvir uma “dica quente”, pense em como aquilo se encaixa dentro da sua carteira. Você gosta de Linx, por exemplo? Gosto, mas porque eu também tenho no portfólio, sei lá, Eneva. Você prefere NTN-B ou LTN agora? Olha, prefiro LTN, mas se você não tem nenhuma proteção contra a inflação, seria uma irresponsabilidade comprar os prefixados antes de adquirir os indexados.

Quando o trem do pensamento chegar convidando para uma grande aposta certeira, apenas não entre. O único objetivo de ideias obsessivas é perturbar o ambiente psíquico. Do not disturb.

Mercados iniciam a semana próximos à estabilidade, digerindo nomeações para a equipe de Jair Bolsonaro e exterior sem catalisador muito claro – Bolsas norte-americanas funcionam hoje, mas liquidez deve ser restrita por conta de feriado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Final de semana trouxe uma série de nomes para o governo, como o de Joaquim Levy à frente do BNDES, de Mansueto Almeida para uma função na Fazenda e Ana Paula Vescovi na Caixa.

Chama atenção também a subida do petróleo depois de sequência bastante negativa, após a Arábia Saudita sugerir corte na oferta.

Agenda doméstica é fraca, contendo apenas relatório Focus e IPC-Fipe.

Ibovespa Futuro abre em leve baixa de 0,2 por cento, dólar e juros futuros estão perto do zero a zero.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
CALENDÁRIO 2026

Calendário do Pé-de-Meia fevereiro 2026: confira quando o governo paga os incentivos do ensino médio

4 de fevereiro de 2026 - 5:41

Programa funciona como uma poupança educacional, paga até R$ 9.200 por aluno e tem depósitos ao longo do ano conforme matrícula, frequência, conclusão e participação no Enem

PRODUTOR NO LIMITE

Agro em crise? Itaú BBA liga alerta para grãos e diz que novas recuperações judiciais estão no radar

3 de fevereiro de 2026 - 19:47

Com preços em queda e custos elevados, produtores enfrentam margens cada vez mais apertadas

O MAIS RICO DO MUNDO

Fortuna de Elon Musk atinge um novo recorde — e segue seu caminho rumo a US$ 1 trilhão

3 de fevereiro de 2026 - 13:31

O CEO da Tesla e da SpaceX segue como o homem mais rico do planeta, com fortuna estimada em cerca de US$ 775 bilhões e se aproxima de um recorde jamais visto de US$ 800 bilhões 

GEOPOLÍTICA DOS MINERAIS

O que está por trás da reserva de minerais críticos de US$ 12 bilhões de Donald Trump

3 de fevereiro de 2026 - 13:15

Após o anúncio do presidente norte-americano, as ações relacionadas ao setor de terras raras registram forte alta no início desta terça-feira (3)

CORTE EM MARÇO

Copom: Banco Central confirma corte de juros ‘cauteloso’ em março, e expectativa para reajuste de 0,25 pp ganha força

3 de fevereiro de 2026 - 9:33

Segundo a ata do Copom, em um ambiente de inflação mais baixa, a estratégia passa pela calibração do nível de juros

SÓ DEU ELA DE NOVO

Lotofácil entra em fevereiro com 2 vencedores próximos do primeiro milhão; Mega-Sena pode pagar R$ 130 milhões hoje

3 de fevereiro de 2026 - 7:59

Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores no primeiro sorteio da semana. Mesmo com bola dividida, sortudos estão mais próximos do primeiro milhão. Mega-Sena está acumulada desde a Mega da Virada.

FEVEREIRO 2026

Calendário do PIS/Pasep fevereiro 2026: confira quando o abono cai na conta

3 de fevereiro de 2026 - 6:03

Pagamentos do abono salarial seguem mês de nascimento ou número de inscrição e vão até agosto 

BOLSA FAMÍLIA 2026

Calendário do Bolsa Família fevereiro 2026: confira quando começam os pagamentos e quem pode receber

3 de fevereiro de 2026 - 5:31

Pagamentos começam em 12 de fevereiro e seguem até o fim do mês conforme o final do NIS; benefício mínimo é de R$ 600

POLÍTICA MONETÁRIA

Quem é Guilherme Mello, indicado de Haddad ao Banco Central que gerou ruído no mercado

2 de fevereiro de 2026 - 16:08

Mello chefia a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda; economista tem atuado na defesa de cortes na taxa de juros, atualmente em 15%

Mercados

Bônus de catástrofe: investimento que une alto retorno e baixa volatilidade ganha força

2 de fevereiro de 2026 - 14:38

O mercado de títulos de catástrofe, conhecido por oferecer retorno atrativos combinado com baixa volatilidade, está aquecido em 2026

VAI TER FOLGA?

Calendário de fevereiro de 2026: confira os feriados e as datas do Carnaval

2 de fevereiro de 2026 - 7:12

Calendário de fevereiro 2026 mostra que o Carnaval não é feriado nacional, mas estados e municípios podem decretar folga para trabalhadores

COMEÇA HOJE

Calendário do BPC/LOAS fevereiro 2026: veja quando o pagamento do benefício cai

2 de fevereiro de 2026 - 6:04

Benefício assistencial começa hoje, seguindo o calendário do INSS e é pago conforme o número final do BPC 

COMEÇA HOJE

Começa hoje o pagamento do INSS fevereiro 2026: confira o calendário e como consultar

2 de fevereiro de 2026 - 5:42

Aposentados e pensionistas já recebem com valores corrigidos pelo novo salário mínimo; depósitos seguem o número final do benefício  

MAIS LIDAS DO SD

Do risco de contágio do ‘caso will bank’ ao hotel no Brasil do casal da melhor vinícola do mundo: as mais lidas do SD

1 de fevereiro de 2026 - 17:30

Crise com o will bank, apostas de bilionários e análises de mercado estiveram entre os assuntos mais lidos no Seu Dinheiro nos últimos dias

CLÁSSICO DAS MULTIDÕES

Flamengo x Corinthians decidem a Supercopa do Brasil neste domingo; veja horário e onde assistir

1 de fevereiro de 2026 - 10:30

Flamengo, campeão do Brasileirão, e Corinthians, vencedor da Copa do Brasil, se enfrentam neste domingo (1º), no Mané Garrincha, para decidir a Supercopa d Brasil

LOTERIAS

Mega-Sena acumula em R$ 130 milhões; confira os números e os resultados da Lotofácil, Timemania e +Milionária

1 de fevereiro de 2026 - 9:33

Mega-Sena não teve ganhador no sorteio de sábado (31), e os resultados das demais loterias da Caixa também já estão disponíveis

PAGAMENTOS 2026

Bolsa Família, Pé-de-Meia, Gás do Povo e mais: veja o calendário completo dos programas sociais do governo para fevereiro de 2026

1 de fevereiro de 2026 - 7:43

Do Pé-de-Meia ao novo Gás do Povo, veja como ficam as datas e regras dos principais benefícios federais em fevereiro de 2026

CINCO ESTRELAS

Silêncio, privacidade e massageador: a experiência de viajar em uma cabine premium de ônibus

31 de janeiro de 2026 - 12:23

Viação Garcia passa a operar cabine premium em ônibus de longa distância, com foco em conforto, silêncio e privacidade

MUDANÇA NA ESTRUTURA

Desglobalização à vista? Economista alerta para nova “ordem mundial” com era Trump 2.0 

31 de janeiro de 2026 - 10:00

Nova globalização será responsável por remodelar estruturalmente as próximas décadas, diz Matheus Spiess, economista pelo Insper, no programa Touros e Ursos

METAIS PRECIOSOS EM QUEDA LIVRE

Ouro cai mais de 11% e prata derrete 31% em um único dia; entenda o que causou o nervosismo no mercado

30 de janeiro de 2026 - 18:30

Investidores reagem à indicação de Kevin Warsh para o Fed e a dados de inflação acima do esperado nos EUA

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar