🔴 RENDA MÉDIA DE R$ 21 MIL POR MÊS COM 3 CLIQUES – SAIBA COMO

Cotações por TradingView
Estadão Conteúdo
REUNIÃO DAS MAIORES ECONOMIAS

Tensão comercial é dúvida em comunicado do G20

O comunicado final do encontro será divulgado às 15h e, entre os temas, deve abordar o aumento da tensão da economia mundial, mas até ontem à noite ainda não havia consenso sobre como a questão seria abordada.

g20
Foto oficial da reunião do 20 em 2018, em Buenos Aires - Imagem: Divulgação

Os chefes de Estado dos países do G20 estão reunidos em Buenos Aires para o segundo dia da reunião de cúpula do grupo. O comunicado final do encontro será divulgado às 15h e, entre os temas, deve abordar o aumento da tensão da economia mundial, mas até ontem à noite ainda não havia consenso sobre como a questão seria abordada, segundo um alto representante do governo brasileiro. Outro tema ainda sem consenso era sobre como tratar o Acordo do Clima de Paris.

O texto deve mencionar ainda que o crescimento da economia mundial deve seguir forte em 2019, mas há o risco de desaceleração da atividade, influenciado, entre outros fatores, pelos efeitos da maior tensão comercial e também pelo processo de normalização da política monetária dos países desenvolvidos.

Ao final do encontro, o presidente da Argentina, Mauricio Macri, fará um pronunciamento à imprensa sobre os resultados da reunião, que parou a cidade de Buenos Aires. Foram convocados 22 mil policiais para fazer a segurança da capital, com várias ruas e avenidas fechadas ao trânsito de veículos e de pedestres. O metrô, trens e os aeroportos foram fechados.

O presidente Michel Temer participa das plenárias e a expectativa é que embarque de volta para Brasília às 16h10. Os telões do centro de imprensa mostravam a chegada dos chefes de Estado, entre eles o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o japonês, Shinzo Abe. A abertura oficial da reunião começou às 11h.

Foto oficial

A foto oficial da segunda sessão plenária da cúpula de líderes do G-20 mostra o presidente Michel Temer na frente do príncipe saudita, Mohamed bin Salman, que está no centro das atenções após um jornalista árabe ser morto na embaixada da Arábia Saudita na Turquia.

Na foto oficial, Temer está na primeira fileira, no canto direito, entre o primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, e o presidente do conselho de ministros da Itália, Giuseppe Conte. Conte está ao lado do presidente da Rússia, Vladimir Putin, que inclusive causou polêmica na imprensa internacional pela forma efusiva com que cumprimentou o líder da Arábia Saudita.

Bem no centro da foto está o anfitrião e presidente da Argentina, Mauricio Macri. À esquerda de Macri estão o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. À direita do presidente argentino está o presidente da China, Xi Jingping.

Temer deve discursar no início da tarde de hoje na abertura da terceira sessão plenária, às 13h15. O comunicado dos líderes deve ser divulgado às 14h45. Macri fará o encerramento do G-20 às 15h. Temer e a comitiva presidencial retornam ao Brasil ainda hoje.

Compartilhe

taxação de multinacionais

G20 endossa imposto corporativo global de ao menos 15%

10 de julho de 2021 - 17:16

Medida visa acabar com paraísos fiscais e taxar as empresas onde elas geram suas receitas

Perdendo tempo?

G20 discute tributação de economia digital, enquanto Brasil engatinha

16 de março de 2021 - 16:48

Um ponto que dificulta a chegada de um consenso em todo o mundo é o de que, na economia digital, quase toda atividade pode ser classificada como serviço

Encontro de líderes

G20 se compromete a garantir acesso global a vacina contra covid-19

23 de novembro de 2020 - 8:01

O G20 endossou um plano para estender o congelamento dos pagamentos de dívida dos países mais pobres até meados de 2021 e uma abordagem comum para lidar com os problemas de dívida

Mensagem ao G-20

Tempo vem provando que estávamos certos sobre pandemia, diz Bolsonaro

21 de novembro de 2020 - 12:05

Em mensagem de vídeo, Bolsonaro afirmou que “desde o início” seu governo ressaltou que “era preciso cuidar da saúde e da economia, simultaneamente”

Crise mundial

Moody’s prevê queda de 3,8% para o PIB do conjunto de economias do G-20

12 de novembro de 2020 - 17:26

A agência espera queda de 5,10% do PIB das economias avançadas desse conjunto e recuo menos intenso, de 1,60%, das economias emergentes.

reflexos da crise

Moody’s projeta contração de 5,8% para conjunto de economias do G-20 neste ano

28 de abril de 2020 - 12:20

Vice-presidente da Moody’s, Madhavi Bokil afirma que a contração na atividade econômica no segundo trimestre será “severa” e que a recuperação no segundo semestre de 2020 “será gradual”

Pisa no freio

FMI se reúne em cenário de freada global

15 de outubro de 2019 - 8:10

As novas estimativas do Fundo para este ano e para o próximo devem ser divulgadas nesta terça-feira, 15, com a atualização da Perspectiva Econômica Mundial, relatório divulgado regularmente em abril e outubro.

De volta ao Brasil

“Missão cumprida. Atingimos todos os objetivos”, diz Bolsonaro sobre G20

30 de junho de 2019 - 15:19

De volta ao Brasil, presidente disse esperar que o Parlamento brasileiro seja o primeiro a aprovar o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia

Turbulências e mais turbulências?

Risco à economia global continua alto, diz diretora do FMI

29 de junho de 2019 - 11:40

Christine Lagarde apontuou que os bancos centrais precisarão continuar a ajustar suas políticas diante dos dados econômicos recentes

Agora vai?

OMC diz que houve apoio do G20 para ambiente forte de comércio e investimento

29 de junho de 2019 - 11:37

Líderes também abordaram a “situação crítica” no sistema de solução de controvérsias da OMC e concordaram em agir quanto ao funcionamento do sistema

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies