🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView
Estadão Conteúdo
G20

Com temor sobre piora na economia global, reunião do G-20 começa nesta sexta

Países devem discutir acordos comerciais e tentar diminuir tensões globais; holofotes recaem sobre China e EUA

Estadão Conteúdo
30 de novembro de 2018
7:24 - atualizado às 13:21
G-20
Bandeiras dos países do G-20 - Imagem: shutterstock

A reunião de líderes do G20, o grupo dos países mais ricos do mundo, começa nesta sexta-feira, 30, em Buenos Aires com a segurança da cidade reforçada por 20 mil homens e em meio ao crescente temor de perda de fôlego do crescimento da economia mundial, sobretudo devido aos efeitos do aumento da tensão comercial entre as duas maiores economias do mundo, Estados Unidos e China.

Ontem, foi a vez da agência de classificação de risco Moody's alertar para a possibilidade de desaceleração da atividade tanto nos países desenvolvidos como nos emergentes.

A Moody's prevê que os países desenvolvidos que fazem parte do G20 devem crescer 2,3% neste ano, ritmo que em 2019 pode cair para 1,9%. Entre os emergentes, a estimativa é de alta de 5% em 2018 e 4,6% em 2019.

Os estrategistas do banco americano Morgan Stanley também alertam para o risco de freada nos EUA, que já registra um dos maiores ciclos de crescimento de sua história e, que por isso, pode estar chegando perto do fim.

Em documento preparatório para reunião do G20, o Fundo Monetário Internacional (FMI) já havia alertado para o aumento dos riscos de piora do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, mencionando os efeitos da maior tensão comercial no planeta.

'Questão comercial'

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) afirmou que a piora da questão comercial já afetou a atividade em 2018 e deve seguir afetando em 2019. Dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) têm dado declarações sobre o esfriamento da atividade, o que tem contribuído para deixar os mercados nervosos.

Para tentar ao menos diminuir esta tensão, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o da China, Xi Jinping, vão se reunir às margens do G-20, no sábado, 1º de dezembro. A expectativa dos economistas e observadores internacionais é baixa para o encontro.

"É altamente improvável que qualquer acordo marque o início de um recuo completo da guerra comercial", afirma o economista global da consultoria inglesa Capital Economics, Andrew Kenningham.

Na avaliação da Moody's, o clima entre os dois países vai azedar ainda mais em 2019.

Mesmo após três dias de reuniões preparatórias do G-20, o secretário de assuntos internacionais do Ministério da Fazenda, Marcello Estevão, ressalta que os países ainda não chegaram a um consenso sobre a forma de tratar a questão comercial no comunicado final da reunião, que termina no sábado.

"A questão é como tipificar essa tensão no comunicado e a linguagem não está definida ainda. Ainda está sendo negociada", disse ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Para o governo do Brasil, houve aumento da tensão comercial no mundo nos últimos meses, disse ele, mas os Estados Unidos não enxergam assim. "Do ponto de vista dos EUA, não tem tensões maiores, e o que estaria acontecendo este ano seria simplesmente o resultado de vários anos de distorções de comércio que agora se desembocam. E este seria mais um capítulo."

Na avaliação de Estevão, aumentou o risco de desaceleração do crescimento mundial, mas 2019 ainda deve ter expansão forte. No caso americano, como a economia está crescendo muito e em pleno emprego, é natural que ocorra uma desaceleração, disse o secretário.

Segurança

Os primeiros líderes mundiais começaram a chegar na quarta-feira, 28, a Buenos Aires e, na manhã desta quinta-feira, o presidente da França, Emmanuel Macron, chegou à capital argentina. Trump deve aterrissar na capital por volta das 23 horas (de Brasília) desta quinta-feira. O presidente brasileiro, Michel Temer, chega antes, às 19h50.

Para receber os chefes de Estado, Buenos Aires está desde quarta-feira com uma série de ruas fechadas, incluindo para o tráfego de pedestres.

A cada quarteirão na região próxima dos hotéis onde os membros do G-20 vão ficar hospedados, policiais montaram pontos de verificação e só são autorizados a passar os participantes do evento.

A partir da tarde desta quinta, estações de metrô e trem vão ser fechadas na região central de Buenos Aires.

Compartilhe

taxação de multinacionais

G20 endossa imposto corporativo global de ao menos 15%

10 de julho de 2021 - 17:16

Medida visa acabar com paraísos fiscais e taxar as empresas onde elas geram suas receitas

Perdendo tempo?

G20 discute tributação de economia digital, enquanto Brasil engatinha

16 de março de 2021 - 16:48

Um ponto que dificulta a chegada de um consenso em todo o mundo é o de que, na economia digital, quase toda atividade pode ser classificada como serviço

Encontro de líderes

G20 se compromete a garantir acesso global a vacina contra covid-19

23 de novembro de 2020 - 8:01

O G20 endossou um plano para estender o congelamento dos pagamentos de dívida dos países mais pobres até meados de 2021 e uma abordagem comum para lidar com os problemas de dívida

Mensagem ao G-20

Tempo vem provando que estávamos certos sobre pandemia, diz Bolsonaro

21 de novembro de 2020 - 12:05

Em mensagem de vídeo, Bolsonaro afirmou que “desde o início” seu governo ressaltou que “era preciso cuidar da saúde e da economia, simultaneamente”

Crise mundial

Moody’s prevê queda de 3,8% para o PIB do conjunto de economias do G-20

12 de novembro de 2020 - 17:26

A agência espera queda de 5,10% do PIB das economias avançadas desse conjunto e recuo menos intenso, de 1,60%, das economias emergentes.

reflexos da crise

Moody’s projeta contração de 5,8% para conjunto de economias do G-20 neste ano

28 de abril de 2020 - 12:20

Vice-presidente da Moody’s, Madhavi Bokil afirma que a contração na atividade econômica no segundo trimestre será “severa” e que a recuperação no segundo semestre de 2020 “será gradual”

Pisa no freio

FMI se reúne em cenário de freada global

15 de outubro de 2019 - 8:10

As novas estimativas do Fundo para este ano e para o próximo devem ser divulgadas nesta terça-feira, 15, com a atualização da Perspectiva Econômica Mundial, relatório divulgado regularmente em abril e outubro.

De volta ao Brasil

“Missão cumprida. Atingimos todos os objetivos”, diz Bolsonaro sobre G20

30 de junho de 2019 - 15:19

De volta ao Brasil, presidente disse esperar que o Parlamento brasileiro seja o primeiro a aprovar o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia

Turbulências e mais turbulências?

Risco à economia global continua alto, diz diretora do FMI

29 de junho de 2019 - 11:40

Christine Lagarde apontuou que os bancos centrais precisarão continuar a ajustar suas políticas diante dos dados econômicos recentes

Agora vai?

OMC diz que houve apoio do G20 para ambiente forte de comércio e investimento

29 de junho de 2019 - 11:37

Líderes também abordaram a “situação crítica” no sistema de solução de controvérsias da OMC e concordaram em agir quanto ao funcionamento do sistema

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies