O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Conselho Monetário Nacional excluiu as LI's do grupo de investimentos garantidos pelo FGC
Você provavelmente vai ter que repensar suas convicções sobre as Letras Imobiliárias (LI's) depois da reunião do Conselho Monetário Nacional desta terça-feira, 25. Isso porque o CMN fez alterações no estatuto e no regulamento do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) e elas atingem em cheio a cobertura das LI's. Em resumo, esse tipo de investimento de Renda Fixa está fora do grupo de créditos garantidos pelo FGC.
Mas vou deixar um adendo antes que você, investidor que já possui LI's na carteira, entre em desespero: todos os créditos já emitidos até hoje, 25 de setembro, permanecerão com a cobertura. A regra só vale para contratos que foram firmados a partir de amanhã, 26 de setembro.
A mudança foi aprovada com o intuito de evitar confusão com outro investimento, a Letra Imobiliária Garantida (LIG), que foi regulamentada neste ano pelo Banco Central. Com as novas condições, as LI's perdem atratividade já que concorrem com produtos que podem pagam mais e ainda possuem segurança. As próprias LIG's são exemplos, já que contam com dupla garantia: do banco e de um pool de créditos imobiliários.
Além da questão das LI's, outras mudanças no estatuto e no regulamento do FGC foram feitas pelo CMN para alinhar o fundo com as normas internacionais.
Uma dessas mudanças atinge a seleção dos conselheiros do FGC, que agora vão ser feitas obrigatoriamente por uma empresa de recrutamento. Já a diretoria será eleita pelo Conselho de Administração, não mais pela assembleia das associadas.
Leia Também
Outras novidades serão a inclusão da reserva contábil nas demonstrações financeiras semestrais e anuais do FGC e a troca de informações sobre instituições financeiras entre fundo e Banco Central.
Falando em instituições financeiras, elas agora serão obrigadas a enviar para seus clientes todos os anos quais os termos de garantias do FGC que elas estão incluídas. A medida é considerada importante para o alinhamento internacional em termos de conhecimento da garantia.
*Com agências de notícias.
RECUPERAÇÃO EXTRAJUDICIAL
MUDANÇA DE ARES
SEGURANÇA + RENDA
RENDA FIXA
COMPRAR OU VENDER?
TOUROS E URSOS #271
RENDA FIXA
DISPONÍVEL 24 HORAS
ETF DAY
MENOS RETORNO
MAIS SEGURANÇA
CRÉDITO PRIVADO
CRÉDITO PRIVADO
CRÉDITO PRIVADO
CRÉDITO PRIVADO
RENDA FIXA
CREDOR X ACIONISTA
CARTEIRA RECOMENDADA
RENDA FIXA
CRÉDITO (IN)SEGURO