Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2018-11-25T09:34:48-02:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
Reino Unido

União Europeia finalmente aprova acordo para o Brexit

Texto segue agora para a difícil aprovação pelo Parlamento britânico; Reino Unido deixa a UE em 29 de março de 2019

25 de novembro de 2018
9:34
Theresa May, primeira-ministra britânica
Se não conseguir aprovar acordo no Parlamento, a premiê britânica Theresa May terá que negociar novos termos - Imagem: Drop of Light/Shutterstock.com

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, e os líderes dos países-membros da União Europeia (UE) finalmente aprovaram, na manhã deste domingo, o acordo de 585 páginas que estabelece os termos do Brexit, a separação do país do bloco europeu.

O anúncio foi feito pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, em sua conta oficial no Twitter:  "Os 27 membros da UE endossaram o Acordo de Retirada e a Declaração Política sobre as futuras relações entre UE e Reino Unido".

O acordo do Brexit segue agora para aprovação pelo Parlamento britânico, que deve votá-lo no começo de dezembro. Mas esta será a parte mais difícil. Tanto membros do Partido Conservador de May como do Partido Trabalhista já ameaçaram rejeitar o pacto.

Se a primeira-ministra não conseguir conquistar apoio, terá de renegociar os termos do acordo e aprová-lo antes que o Reino Unido tenha que deixar o bloco, em 29 de março de 2019.

Porém, os líderes da União Europeia já avisaram que, se o Parlamento britânico rejeitar o acordo, não serão oferecidas condições melhores.

Novas relações comerciais

Caso o acordo seja aprovado pelo Parlamento, o Reino Unido irá iniciar negociações para estabelecer novas relações de comércio e segurança com a UE, o que provavelmente levará anos.

O Brexit desfaz quatro décadas de tomadas de decisão conjuntas sobre leis e regulações que abrangiam desde o compartilhamento de informações sobre criminosos e terroristas, até normas alimentares e impostos.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

Ajuste seu relógio

Pregão terá uma hora a mais a partir de novembro; entenda a mudança e veja a nova agenda da bolsa

As alterações começam a valer a partir do dia 8 de novembro; a B3 vai ajustar a bolsa para refletir o fim do horário de verão nos EUA

Nada de penny stock

Na Saraiva (SLED3 e SLED4), uma medida para aliviar a pressão da CVM — mas que não tira a corda do pescoço

A Saraiva (SLED3 e SLED4) quer fazer um grupamento de ações na proporção de 35 para 1, saindo da casa dos centavos — mas perdendo liquidez

Seu Dinheiro no sábado

O que esperar para os seus investimentos até 2024?

Como parte das comemorações de três anos do Seu Dinheiro, montamos um conteúdo especial para discutir o cenário de investimentos até 2024

PAPO CRIPTO #004

Bitcoin (BTC) pode chegar aos US$ 100 mil ainda este ano, tudo depende dos EUA, afirma André Franco ao Papo Cripto

As gamecoins como o Axie Infinity devem movimentar ainda mais o mercado até o final do ano

ATENÇÃO, ACIONISTA

Hapvida (HAPV3) vai recomprar até 100 milhões de ações; papéis acumulam queda de 17% no ano

A operadora de saúde anunciou hoje que dará início a um programa de recompra de papéis com duração de até 18 meses

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies