🔴 META: ‘CAÇAR’ AS CRIPTOMOEDAS MAIS PROMISSORAS DO MERCADO DE FORMA AUTOMÁTICA – SAIBA COMO

Olivia Bulla

Olivia Bulla

Olívia Bulla é jornalista, formada pela PUC Minas, e especialista em mercado financeiro e Economia, com mais de 10 anos de experiência e longa passagem pela Agência Estado/Broadcast. É mestre em Comunicação pela ECA-USP e tem conhecimento avançado em mandarim (chinês simplificado).

A Bula do Mercado

Mercado se protege na véspera do carnaval

Investidor retoma postura defensiva e busca proteção em ativos mais seguros, antes da pausa prolongada do carnaval

Olivia Bulla
Olivia Bulla
1 de março de 2019
5:35 - atualizado às 9:55
Declarações do presidente Bolsonaro, indicando possível enxugamento da reforma da Previdência, eleva cautela nos negócios

O novo mês começa com os investidores retomando a postura defensiva e buscando proteção em ativos mais seguros, antes da pausa prolongada do carnaval, até o início da tarde da próxima quarta-feira. Afinal, ninguém vai querer passar os dias de folia aqui no Brasil exposto ao risco, enquanto mundo continuará funcionando a pleno vapor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aliás, a ausência de notícias relevantes, principalmente em relação ao andamento da reforma da Previdência no Congresso, já havia reduzido o ritmo dos negócios locais nos últimos dias, com os investidores elevando a cautela. Hoje, o mercado deve retomar esse movimento lateral, ainda mais após as declarações do presidente Jair Bolsonaro.

Ontem, ele afirmou que está disposto a negociar alguns pontos da proposta do governo de novas regras para aposentadoria. Entre eles, a redução da idade mínima para as mulheres se aposentarem, de 62 anos para 60 anos. Bolsonaro também falou em flexibilizar a concessão do benefício a idosos em situação de carência (BCP) e na pensão por morte.

O problema é que apenas essa sinalização já pegou mal no mercado. Ao antecipar tais mudanças, o presidente comete um erro de estratégia, minando os esforços da equipe econômica de preservar a “essência” da proposta. Bolsonaro não deveria, de antemão, indicar um “enxugamento” que deve ocorrer durante as negociações com o Congresso.

E não foi só no mercado ficou que as declarações do presidente geraram polêmica. A afirmação de Bolsonaro dividiu opiniões entre os líderes partidários da Câmara. Parte deles considera positiva a manifestação, por facilitar a tramitação da proposta, enquanto outra parte vê a admissão como negativa. A proposta começa a tramitar após o carnaval.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

China embala exterior

Uma vez que o noticiário recente não ajuda a sustentar o otimismo no mercado doméstico, os investidores não devem se empolgar muito com o sinal positivo vindo do negócios no exterior e passar os dias de folia “descoberto”. Lá fora, os mercados internacionais se animaram com as notícias sobre a China.

Leia Também

O índice dos gerentes de compras (PMI) calculado pelo Caixin recuperou-se e subiu ao maior nível em três meses em fevereiro, a 49,9, de 48,3 em janeiro, aproximando-se da linha divisória de 50, que separa contração e expansão da atividade. O dado se contrasta com a leitura do PIM oficial, na véspera, que caiu ao menor nível em três anos.

Em reação, as bolsas de Xangai e de Hong Kong tiveram altas firmes, de +1,8% e +0,7%, embaladas também pela decisão do MSCI, um fornecedor líder de índices acionários referenciais (benchmark), de quadruplicar o peso das ações chinesas no índice global, até novembro, e de incluir mais ações chinesas no índice de mercados emergentes.

A decisão tende a impulsionar o fluxo de recursos estrangeiros ao mercado acionário chinês, elevando a confiança dos investidores de que Pequim irá prover estímulos monetários e fiscal país. Já no Ocidente, os índices futuros das bolsas de Nova York e as principais bolsas europeias pegam carona nos ganhos vindo da Ásia, confiantes também em um acordo comercial sino-americano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, devem assinar, em semanas, um acordo comercial, dando fim à guerra tarifária entre os dois países. O texto ainda estaria sendo preparando, com Washington avaliando se deve (ou não) fazer concessões a Pequim.

Nos demais mercados, o dólar tenta ganhar terreno em relação às moedas rivais, em meio ao avanço no rendimento (yield) dos bônus norte-americanos (Treasuries). O papel de 10 anos (T-note) volta a ter taxa acima de 2,70%. Nas commodities, o petróleo avança, em meio aos cortes na produção pelos países da Opep e à tração da economia dos EUA.

Mais dados de atividade

A semana chega ao fim com novos indicadores sobre a atividade, que devem confirmar a desaceleração da economia global. Logo cedo, a zona do euro anuncia a leitura final de fevereiro do índice dos gerentes de compras (PMI) no setor industrial. Também saem dados sobre o desemprego e a inflação ao consumidor (CPI) na região da moeda única.

Nos EUA, destaque para os dados sobre a renda pessoal e os gastos com consumo em dezembro, além do índice de preços ao consumidor PCE. Também serão conhecidos indicadores do setor imobiliário e sobre a atividade na indústria do país, além da versão revisão da confiança do consumidor norte-americano - todos às 12h.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao longo do dia, as fabricantes de automóveis divulgam as vendas de veículos em fevereiro. Já no Brasil, o calendário econômico e de balanços trimestrais está esvaziado, sem destaques.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
FECHAMENTO DOS MERCADOS

Montanha-russa da bolsa: a frase de Powell que derrubou Wall Street, freou o Ibovespa após marca histórica e fortaleceu o dólar

29 de outubro de 2025 - 17:19

O banco central norte-americano cortou os juros pela segunda vez neste ano mesmo diante da ausência de dados econômicos — o problema foi o que Powell disse depois da decisão

VALE MAIS QUE DINHEIRO

Ouro ainda pode voltar para as máximas: como levar parte desse ganho no bolso

29 de outubro de 2025 - 14:35

Um dos investimentos que mais renderam neste ano é também um dos mais antigos. Mas as formas de investir nele são modernas e vão de contratos futuros a ETFs

O RALI NÃO ACABOU

Ibovespa aos 155 mil pontos? JP Morgan vê três motores para uma nova arrancada da bolsa brasileira em 2025

29 de outubro de 2025 - 13:32

De 10 de outubro até agora, o índice já acumula alta de 5%. No ano, o Ibovespa tem valorização de quase 24%

REAÇÃO AO RESULTADO

Santander Brasil (SANB11) bate expectativa de lucro e rentabilidade, mas analistas ainda tecem críticas ao balanço do 3T25. O que desagradou o mercado?

29 de outubro de 2025 - 10:38

Resultado surpreendeu, mas mercado ainda vê preocupações no horizonte. É hora de comprar as ações SANB11?

NA GANGORRA

Ouro tomba depois de máxima, mas ainda não é hora de vender tudo: preço pode voltar a subir

29 de outubro de 2025 - 6:05

Bancos centrais globais devem continuar comprando ouro para se descolar do dólar, diz estudo; analistas comentam as melhores formas de investir no metal

FECHAMENTO DOS MERCADOS

IA nas bolsas: S&P 500 cruza a marca de 6.900 pontos pela 1ª vez e leva o Ibovespa ao recorde; dólar cai a R$ 5,3597

28 de outubro de 2025 - 17:25

Os ganhos em Nova York foram liderados pela Nvidia, que subiu 4,98% e atingiu uma nova máxima. Por aqui, MBRF e Vale ajudaram o Ibovespa a sustentar a alta.

GIGANTE LOGÍSTICO

‘Pacman dos FIIs’ ataca novamente: GGRC11 abocanha novo imóvel e encerra a maior emissão de cotas da história do fundo

28 de outubro de 2025 - 11:23

Com a aquisição, o fundo imobiliário ultrapassa R$ 2 bilhões em patrimônio líquido e consolida-se entre os maiores fundos logísticos do país, com mais de 200 mil cotistas

OS QUERIDINHOS DOS GRINGOS

Itaú (ITUB4), BTG (BPAC11) e Nubank (ROXO34) são os bancos brasileiros favoritos dos investidores europeus, que veem vida ‘para além da eleição’

27 de outubro de 2025 - 18:43

Risco eleitoral não pesa tanto para os gringos quanto para os investidores locais; estrangeiros mantêm ‘otimismo cauteloso’ em relação a ativos da América Latina

AINDA HÁ ESPAÇO NA FESTA?

Gestor rebate alerta de bolha em IA: “valuation inflado é termo para quem quer ganhar discussão, não dinheiro”

27 de outubro de 2025 - 15:52

Durante o Summit 2025 da Bloomberg Linea, Sylvio Castro, head de Global Solutions no Itaú, contou por que ele não acredita que haja uma bolha se formando no mercado de Inteligência Artificial

BALANÇO SEMANAL

Vamos (VAMO3) lidera os ganhos do Ibovespa, enquanto Fleury (FLRY3) fica na lanterna; veja as maiores altas e quedas da semana

25 de outubro de 2025 - 16:11

Com a ajuda dos dados de inflação, o principal índice da B3 encerrou a segunda semana seguida no azul, acumulando alta de 1,93%

DE OLHO NO GRINGO

Ibovespa na China: Itaú Asset e gestora chinesa obtêm aprovação para negociar o ETF BOVV11 na bolsa de Xangai

24 de outubro de 2025 - 19:15

Parceria faz parte do programa ETF Connect, que prevê cooperação entre a B3 e as bolsas chinesas, com apoio do Ministério da Fazenda e da CVM

DEMOGRAFIA VIRANDO DINHEIRO

Envelhecimento da população da América Latina gera oportunidades na bolsa — Santander aponta empresas vencedoras e quem perde nessa

24 de outubro de 2025 - 18:56

Nova demografia tem potencial de impulsionar empresas de saúde, varejo e imóveis, mas pressiona contas públicas e produtividade

ESQUECERAM DE MIM?

Ainda vale a pena investir nos FoFs? BB-BI avalia as teses de seis Fundos de Fundos no IFIX e responde

24 de outubro de 2025 - 15:02

Em meio ao esquecimento do segmento, o analista do BB-BI avalia as teses de seis Fundos de Fundos que possuem uma perspectiva positiva

MERCADOS HOJE

Bolsas renovam recordes em Nova York, Ibovespa vai aos 147 mil pontos e dólar perde força — o motivo é a inflação aqui e lá fora. Mas e os juros?

24 de outubro de 2025 - 12:39

O IPCA-15 de outubro no Brasil e o CPI de setembro nos EUA deram confiança aos investidores de que a taxa de juros deve cair — mais rápido lá fora do que aqui

VEJA DETALHES

Com novo inquilino no pedaço, fundo imobiliário RBVA11 promete mais renda e menos vacância aos cotistas

23 de outubro de 2025 - 13:40

O fundo imobiliário RBVA11, da Rio Bravo, fechou contrato de locação com a Fan Foods para um restaurante temático na Avenida Paulista, em São Paulo, reduzindo a vacância e ampliando a diversificação do portfólio

FII EXPERIENCE 2025

Fiagro multiestratégia e FoFs de infraestrutura: as inovações no horizonte dos dois setores segundo a Suno Asset e a Sparta

23 de outubro de 2025 - 11:00

Gestores ainda fazem um alerta para um erro comum dos investidores de fundos imobiliários que queiram alocar recursos em Fiagros e FI-Infras

FII EXPERIENCE 2025

FIIs atrelados ao CDI: de patinho feio à estrela da noite — mas fundos de papel ainda não decolam, segundo gestor da Fator

23 de outubro de 2025 - 7:02

Em geral, o ciclo de alta dos juros tende a impulsionar os fundos imobiliários de papel. Mas o voo não aconteceu, e isso tem tudo a ver com os últimos eventos de crédito do mercado

HORA DE VENDER

JP Morgan rebaixa Fleury (FLRY3) de compra para venda por desinteresse da Rede D’Or, e ações têm maior queda do Ibovespa

22 de outubro de 2025 - 17:31

Corte de recomendação leva os papéis da rede de laboratórios a amargar uma das maiores quedas do Ibovespa nesta quarta (22)

FII EXPERIENCE 2025

“Não é voo de galinha”: FIIs de shoppings brilham, e ainda há espaço para mais ganhos, segundo gestor da Vinci Partners

22 de outubro de 2025 - 16:55

Rafael Teixeira, gestor da Vinci Partners, avalia que o crescimento do setor é sólido, mas os spreads estão maiores do que deveriam

CHEGOU AO TOPO?

Ouro cai mais de 5% com correção de preço e tem maior tombo em 12 anos — Citi zera posição no metal precioso

21 de outubro de 2025 - 18:30

É a pior queda diária desde 2013, em um movimento influenciado pelo dólar mais forte e perspectiva de inflação menor nos EUA

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar