Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
GOURMETIZAÇÃO DOS PARQUES

O espaço mais cobiçado do Parque Ibirapuera vai virar restaurante alto padrão de Jefferson Rueda

O chef por trás do premiado A Casa do Porco assumirá restaurantes na histórica Marquise do Ibirapuera

Chef Jefferson Rueda assumirá o comando do restaurante Marquise, dentro do Ibirapuera
Chef Jefferson Rueda assumirá o comando do restaurante Marquise, dentro do Ibirapuera - Imagem: Projeto 3D/ Divulgação

Durante anos, a Marquise do Parque Ibirapuera, em São Paulo, funcionou apenas como passagem. Ciclistas, corredores, famílias e turistas cruzam diariamente o icônico pavilhão desenhado por Oscar Niemeyer. Agora, o disputado espaço vai virar um novo restaurante do famoso chef Jefferson Rueda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A partir de outubro, o endereço que já abrigou o lendário The Green voltará a operar como restaurante. E quem assume a missão é o chef à frente d'A Casa do Porco, um dos endereços mais influentes da gastronomia brasileira contemporânea.

Por dentro dos restaurantes Marquise e Boa Vida

Instalado em uma área de aproximadamente 600 metros quadrados no coração da Marquise, o novo empreendimento reunirá duas operações complementares: o Restaurante Marquise e o Boa Vida, conceito voltado para refeições rápidas e consumo ao ar livre.

Ambos funcionarão sob curadoria criativa de Rueda e terão gestão da Indústria de Entretenimento, grupo responsável por projetos como Vista e Selvagem (outro restaurante dentro do parque).

Para a estreia, Jefferson Rueda aposta no conceito de "Cozinha do Imigrante". A proposta busca traduzir a diversidade cultural que construiu São Paulo por meio de referências do Oriente Médio, da Ásia, do Mediterrâneo e da culinária caipira brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Projeto 3D do Restaurante Marquise
Projeto 3D do Restaurante Marquise/ Divulgação
Projeto 3D do Restaurante Marquise
Projeto 3D do Restaurante Marquise/ Divulgação

Além disso, a arquitetura também desempenha papel central no projeto. Com fachada envidraçada e integração visual com a área verde do parque, o espaço vai tentar aproximar a experiência gastronômica da paisagem do Ibirapuera.

Leia Também

NÃO É ROSA

Neymar joga hoje: veja a chuteira exclusiva da PUMA que o craque deve usar contra a Escócia

O CÉU É O LIMITE

O que o dinheiro pode comprar? Veja no que um dos homens mais ricos de Nova York está disposto a gastar seus bilhões

Enquanto o Restaurante Marquise terá foco em refeições completas, o Boa Vida atenderá um público em movimento. A operação oferecerá cafés, sanduíches, cumbucas, bebidas e itens pensados para quem passa o dia no parque como, por exemplo, os cachorros-quentes do Hot Pork, os sorvetes da Sorveteria do Centro e kits de piquenique para consumo nas áreas verdes.

Quem é Jefferson Rueda

Escolhido para comandar o novo restaurante Marquise, Jefferson Rueda é um dos chefs mais influentes da gastronomia brasileira contemporânea. Ao lado da ex-esposa, Janaína Torres, ele construiu um grupo de negócios concentrados no centro de São Paulo, que inclui a A Casa do Porco, o Hot Pork, a Sorveteria do Centro e o Bar da Dona Onça.

Seu restaurante mais famoso, A Casa do Porco, ajudou a redefinir a percepção da culinária brasileira ao transformar cortes suínos e receitas populares em alta gastronomia. O endereço acumula reconhecimento internacional, em 2022, por exemplo, foi eleito o sétimo melhor restaurante do mundo pelo The World’s 50 Best Restaurants.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Jefferson Rueda também é chef n'A Casa do Porco
Jefferson Rueda também é chef n'A Casa do Porco

A polêmica gourmetização dos parques de São Paulo

A chegada de Jefferson Rueda ao Ibirapuera ocorre em meio a um debate cada vez mais presente em São Paulo. Afinal, até que ponto a expansão de restaurantes e operações comerciais melhora a experiência dos visitantes? E quando esse movimento começa a descaracterizar os parques públicos?

Desde a concessão do Ibirapuera à iniciativa privada, em 2020, o parque recebeu novos restaurantes, cafés, eventos e operações comerciais. Defensores do modelo argumentam que a gestão trouxe melhorias visíveis em infraestrutura, segurança, limpeza e programação cultural.

No entanto, críticos enxergam um processo de "gourmetização" que transforma áreas originalmente voltadas ao lazer gratuito em ambientes cada vez mais orientados pelo consumo.

A discussão ganhou força nos últimos anos. Em 2025, um parecer técnico do Ministério Público de São Paulo levantou preocupações sobre o avanço da exploração comercial no Ibirapuera. O documento chegou a afirmar que o parque passa por um processo de "descaracterização" como espaço público.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O debate, inclusive, ultrapassa os limites do Ibirapuera. Em 2026, o anúncio de polos gastronômicos em outros parques, como o Parque da Aclimação e o Parque Villa-Lobos, reacendeu discussões sobre o papel desses espaços na vida urbana.

Entre as críticas levantadas estavam a expansão de empreendimentos privados e a oferta de serviços considerados inacessíveis para parte da população. A concessionária e a Prefeitura, aliás, contestaram as conclusões e defenderam que a concessão elevou a qualidade da experiência dos visitantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Luana Sabino e Eduardo Ortiz apresentam o novo menu degustação do Metzi 23 de junho de 2026 - 17:22
Pierre Castel, fundador do Grupo Castel 23 de junho de 2026 - 8:16
Pessoas nadando no Canal Saint-Martin em um dia de verão em Paris 22 de junho de 2026 - 18:03
Praia Anakena do ar, uma vista aérea da praia mais famosa na ilha de Páscoa e talvez o melhor no Chile 22 de junho de 2026 - 9:01
Janice Wong 22 de junho de 2026 - 8:16
Vessel, nos Hudson Yards, promove evento para acompanhar a Copa do Mundo 20 de junho de 2026 - 10:57
Parque com lago e árvores no meio de prédios 19 de junho de 2026 - 8:16
O vinho Metropolitano Cabernet Sauvignon 2024, desenvolvido pelo Grupo Wine e elaborado no Chile, conquistou Medalha de Ouro no Concours Mondial de Bruxelles (CMB) 2026 18 de junho de 2026 - 18:30
Mercado gastronômico Time Out desembarca em São Paulo em 2027 18 de junho de 2026 - 12:47
Fachada do café Post Modern Times, em Minneapolis 18 de junho de 2026 - 10:58
Destaques no Decanter World Wine Awards 2026 17 de junho de 2026 - 13:03
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar