🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Laís Campos

Laís Campos

Laís Campos é jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, com especializações em comunicação de moda e beleza pela University of the Arts London e pela Condé Nast College of Fashion & Design. Já colaborou para veículos como Forbes Brasil, Vogue Brasil e Versatille, e trabalhou com análise de tendências na WGSN.

ATÉ JANEIRO

Bienal de São Paulo 2025: programação e os destaques da maior mostra de arte contemporânea da América Latina

O Pavilhão Ciccillo Matarazzo será ocupado com mostras de mais de 120 artistas de cerca de cinquenta países, além de experiências multissensoriais e com realidade aumentada

Laís Campos
Laís Campos
6 de setembro de 2025
8:00 - atualizado às 11:51
Vista da instalação da 36ª Bienal de São Paulo (Levi Fanan / Fundação Bienal)
Vista da instalação da 36ª Bienal de São Paulo (Levi Fanan / Fundação Bienal) - Imagem: Levi Fanan / Fundação Bienal (5)

A Bienal de São Paulo, maior exposição de arte contemporânea da América Latina abre suas portas neste sábado (6), no Parque Ibirapuera. Tradicionalmente, o evento se estende até dezembro. No entanto, nesta edição, a mostra será estendida por mais quatro semanas nesta edição. Ela estará aberta ao público de forma gratuita até 11 de janeiro de 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, decisão foi tomada pela presidente da Bienal, Andrea Pinheiro, e pela diretoria do evento com o intuito de ampliar ainda mais o alcance da mostra, cobrindo o período de férias escolares. Ao todo, obras de 120 artistas de cerca de 50 países ocuparão o Pavilhão Ciccillo Matarazzo.  

  • É possível visitar a feira de terça à domingo e a entrada para acessá-la é pelo Portão 3 do parque.

A arte como recurso à humanidade

“Há mundos submersos, que só o silêncio da poesia penetra”. É essa reflexão que conclui o poema Da calma e do silêncio, de Conceição Evaristo, e inspira a exposição deste ano.

  • LEIA TAMBÉM: Quer se antenar sobre tendências, turismo e estilo de vida? Receba gratuitamente as newsletters do Lifestyle do Seu Dinheiro; cadastre-se aqui

Intitulada de Nem todo viandante anda estradas – Da humanidade como prática, a mostra evoca a humanidade em tempos em que o significado de ser humano parece mais distante. Isso é o que aponta o curador geral, o Prof. Dr. Bonaventure Soh Bejeng Ndikung, responsável pelo conceito da exposição, juntamente com os cocuradores Alya Sebti, Anna Roberta Goetz , Thiago de Paula Souza, da curadora at large Keyna Eleison e da consultora de comunicação e estratégia Henriette Gallus.

“A mostra é um convite para pensar e manifestar a humanidade como um verbo e uma prática, bem como encontro(s) e negociações sobre a convergência de mundos variados”, diz o programa da Bienal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vista da instalação de Heitor dos Prazeres durante a 36ª Bienal de São Paulo (Levi Fanan / Fundação Bienal)
Vista da instalação de Heitor dos Prazeres durante a 36ª Bienal de São Paulo (Levi Fanan / Fundação Bienal)

O conceito se reflete na estrutura da exposição, que se dará em três eixos curatoriais principais divididos em seis capítulos – ou setores. Todos eles se entrelaçam sob a metáfora de um estuário, onde correntes de água, filosofias e mitologias se encontram e criam um espaço de coexistência. 

Leia Também

“Essa Bienal nos oferece um convite para colocar a alegria, a beleza e suas poéticas no centro das forças gravitacionais que mantêm nossos mundos em seus eixos... pois a alegria e a beleza são políticas”, complementa o curador geral.

Artistas

Entre os artistas participantes da mostra estão nomes como o modernista Heitor dos Prazeres e seu retrato vibrante do cotidiano popular carioca; Lídia Lisbôa e suas instalações multiplataforma, que usam do desenho ao crochê; e Marlene Almeida e a pesquisa visual em materiais brasileiros e pigmentos naturais. 

Já os nomes internacionais incluem o britânico-guianense Frank Bowling e o abstracionismo focado na diáspora africana; a jamaicana Camille Turner e sua instalação imersiva, paradoxalmente futurista e ancestral; e as videoartistas Cici Wu e Yuan Yuan em seu curta sobre migração e diáspora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vista da instalação de Marlene Almeida durante a 36ª Bienal de São Paulo (Levi Fanan / Fundação Biena)
Vista da instalação de Marlene Almeida durante a 36ª Bienal de São Paulo (Levi Fanan / Fundação Bienal)

Capítulos

Como antecipado, porém, a Bienal será organizada em seis capítulos, cada um dedicado a um debate e determinadas plataformas.

O primeiro capítulo, chamado “Frequências de chegadas e pertencimentos”, reúne obras com pedras, raízes e pigmentos naturais que refletem a ligação entre o corpo, a terra e a memória. Já o segundo, com o título de “Gramáticas de insurgências”, é focado na resistência à desumanização. Aqui, a proposta é a de um mergulho multissensorial, com vídeos, instalações sobre extrativismo e esculturas que recontam histórias silenciadas.

O capítulo “Sobre ritmos espaciais e narrações”, por sua vez, abriga mapas, fotografias e filmes que registram rotas de migração forçada e mudanças na arquitetura das cidades. Em seguida, o capítulo "Fluxos de cuidado e cosmologias plurais”, apresenta trabalhos que questionam modelos de cuidado coloniais e patriarcais. Neste espaço, será possível contemplar instalações com ervas e objetos rituais, além de performances sobre práticas de cura e mitologias.

Vista da instalação de Frank Bowling durante a 36ª Bienal de São Paulo (Levi Fanan / Fundação Bienal)
Vista da instalação de Frank Bowling durante a 36ª Bienal de São Paulo (Levi Fanan / Fundação Bienal)

Em “Cadências de transformação”, penúltimo capítulo, a mudança é o tema central. Nele, obras cinéticas e trabalhos que se alteram ao longo da exposição exploram a transformação como algo vivo e contínuo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A mostra finaliza com o capítulo “A intratável beleza do mundo”, que celebra a beleza como um ato de resistência. Pinturas com pigmentos de terra, fotografias de paisagens fragmentadas e esculturas com materiais reaproveitados ocupam o local. Por meio delas, a ideia é demonstrar que a beleza existe também no inacabado e naquilo que resiste.

Bienal pela cidade e pelo mundo 

Além da exposição, a Bienal conta com o programa público “Conjugações”, que inclui  uma série de debates, encontros, performances e ativações. Algumas, desenvolvidas em colaboração com instituições culturais de diferentes partes do mundo. Entre elas, estão a 32° East, de Kampala, na Uganda; a Más Arte Más Acción, de Chocó, na Colômbia; e a SAVVY Contemporary, de Berlim, na Alemanha. Isso além das brasileiras Afrotonizar, de Salvador, e a Festa Literária das Periferias (FLUP), do Rio de Janeiro. 

As Conjugações serão apresentadas no Pavilhão da Bienal ao longo dos quatro meses de duração da exposição. O objetivo do programa é explorar como essas instituições, situadas em geografias diferentes, compartilham a ideia de humanidade a partir de suas práticas cotidianas.  

Aparições, Juliana dos Santos, Bienal de São Paulo e WAVA
Aparições, Juliana dos Santos, Bienal de São Paulo e WAVA

Outra iniciativa desta edição que busca conectar o local ao global é “Aparições”, inédita na história da Bienal de São Paulo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desenvolvida em parceria com a plataforma WAVA, ela permite, por meio de realidade aumentada, com que partes das obras (fragmentos, ecos, extensões) apareçam virtualmente em lugares  pelo mundo. Entre os espaços retratados estão o Parque Ibirapuera, as margens do Rio Congo, a fronteira México–EUA, além de parques de São Paulo e cidades da África e da Ásia.

O diferencial é que só quem estiver fisicamente nesses lugares vai poder visualizar essas obras, acessando-as pelo aplicativo da Bienal.

Serviço: 36ª Bienal de São Paulo

Data: 6 de setembro de 2025 a 11 janeiro de 2026

Horário: terça à sexa e domingo, das 10h às 18h (última entrada: 17h30) e sábado das 10h às 19h (última entrada: 18h30)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, São Paulo - SP - Parque Ibirapuera, Portão 3 - Pavilhão Ciccillo Matarazzo

Ingressos: entrada gratuita

Site: https://36.bienal.org.br/

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
VAI VIAJAR?

Louvre, MoMA e mais: Quanto custa a entrada para os museus mais famosos do mundo em 2026

17 de janeiro de 2026 - 8:00

Confira os valores atualizados para visitar os museus mais famosos do planeta

TRAGÉDIA RELANÇADA

Por que ‘Macbeth’ continua tão importante? Tradutor de nova edição reflete sobre clássico no português atual

12 de janeiro de 2026 - 8:16

Nova tradução de Macbeth, de William Shakespeare, chega pela Companhia das Letras e reacende o debate sobre ambição e poder. Em entrevista ao Seu Dinheiro, o tradutor Lawrence Flores Pereira explica os desafios de trazer a tragédia para o português de hoje

É DO BRASIL!

Wagner Moura e O Agente Secreto fazem história com duas vitórias no Globo de Ouro 2026

12 de janeiro de 2026 - 7:26

Baiano tornou-se primeiro brasileiro a levar o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama no Globo de Ouro. O Agente Secreto ganha na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa

CINEMA

Vai dar Wagner Moura? Veja os indicados ao Globo de Ouro 2026 e quais os favoritos de cada categoria

11 de janeiro de 2026 - 8:16

Wagner Moura é o mais cotado para levar estatueta de Melhor Ator de Drama; “O Agente Secreto” também é favorito para Melhor Filme de Drama

REVIEW

Como violência e superação levaram ‘Língua interior’ e o argelino Kamel Daoud ao topo da literatura francófona

8 de janeiro de 2026 - 8:16

De polemista em suas colunas de jornal ao duplo reconhecimento pelo Goncourt, o escritor argelino Kamel Daoud se impõe como uma das principais vozes da literatura francófona, agora com o visceral ‘Língua interior’

RESGATE PAULISTANO

Jardim Nacional: novo espaço recupera legado histórico de edifício na Avenida Paulista em São Paulo

7 de janeiro de 2026 - 11:16

Com foco em grandes eventos, novo empreendimento no Conjunto Nacional, em São Paulo, resgata projeto de antigo jardim de inverno do restaurante Fasano, por onde já passaram nomes como Nat King Cole, Fidel Castro e Dwight Eisenhower

MÚSICA

Shows internacionais no Brasil em 2026: confira datas, locais e preços

7 de janeiro de 2026 - 8:16

Brasil recebe de fenômenos do pop, como Rosalía, Sabrina Carpenter e Bad Bunny, à nomes consagrados do rock, como Elton John, Guns N’ Roses e AC/DC

MELHOR FILME ESTRANGEIRO

Entre polêmica e provocação, ‘O Agente Secreto’ vence como Melhor Filme Internacional no Critics Choice Awards 2026

5 de janeiro de 2026 - 12:46

Em 31 anos de premiação, é a primeira vez que uma produção brasileira conquista estatueta; Brasil também leva título de Melhor Fotografia com o diretor paulista Adolpho Veloso

O SOM DO FUTURO

Música em 2026: entre algoritmos, experiências e a força do encontro ao vivo

5 de janeiro de 2026 - 8:16

Streaming mais maduro, o retorno simbólico do vinil e um mercado de shows que se reorganiza fora do eixo tradicional mostram como a indústria musical entra em 2026 menos movida por modismos e mais guiada por comportamento, cultura e sustentabilidade econômica.

PARA LER ANTES

9 livros que ganharam o debate e a crítica no exterior, mas ainda não foram publicados em português

2 de janeiro de 2026 - 8:16

De romance psicológico à análise econômica, estes títulos representam os livros mais comentados e influentes do momento no exterior e que ainda não foram traduzidos no Brasil

PAPO EDITORIAL

A Teoria da Bolsa de Ficção: como lançamento da editora Cobogó olha para o passado das histórias [ENTREVISTA]

30 de dezembro de 2025 - 11:40

A editora e cineasta Isabel Diegues fala sobre sua tradução de ‘A Teoria da Bolsa de Ficção’, ensaio de Ursula K. Le Guin lançado no Brasil pela editora Cobogó que revisita a origem das narrativas e propõe novos modos de imaginar o mundo

BEY-LIONÁRIA

Beyoncé agora e bilionária, segundo a Forbes; de onde vem a fortuna da cantora?

29 de dezembro de 2025 - 11:31

Artista texana supera a marca de 10 dígitos, tornando-se a quinta personalidade da música a atingir o marco

NOTA DE RODAPÉ

Bobbie Goods, clássicos e milionários: o que os livros mais vendidos de 2025 dizem sobre a leitura no Brasil?

27 de dezembro de 2025 - 8:00

Entre o impacto de redes sociais e o peso dos fenômenos, a lista da Nielsen-PublishNews revela as principais tendências de leitura do ano

O ACERVO AUMENTOU

Malba vai ficar mais ‘brasileiro’: Museu compra coleção Daros e incorpora obras de 19 artistas brasileiros

18 de dezembro de 2025 - 18:29

Com aquisição da renomada ‘Coleção Daros Latinamerica’, Museu de Arte Latino-Americano de Buenos Aires dobra o tamanho do seu acervo e reforça a presença brasileira

O POP E O PUNK

Fundação Cartier: novo museu mainstream de Paris ou frescor para a cena artística mundial?

17 de dezembro de 2025 - 8:16

Altas expectativas rodeiam a reabertura de um dos espaços artísticos parisienses que sempre teve curadoria original e fora dos eixos clássicos da arte europeia

BILIONÁRIO DA BILHETERIA

James Cameron, diretor de ‘Titanic’ e ‘Avatar’, torna-se o novo bilionário de Hollywood

16 de dezembro de 2025 - 10:21

James Cameron se torna o quinto cineasta mais rico do mundo; confira as principais conquistas do diretor

ROUBO DE ARTE

Valor de obras roubadas da Biblioteca Municipal Mário de Andrade pode ultrapassar os R$ 200 mil; confira os valores 

9 de dezembro de 2025 - 21:00

Embora os valores do seguro das obras de Matisse e Portinari sejam sigilosos por contrato, especialistas relatam suas projeções, e vendas em leilões dão uma ideia do quanto poderiam custar

GLOBO DE OURO

Wagner Moura no Globo de Ouro 2026: quais as chances e quem são os concorrentes do ator brasileiro 

8 de dezembro de 2025 - 17:26

Indicado por seu papel em ‘O Agente Secreto’, Moura teria apenas um concorrente à altura até o momento, segundo publicação especializada; saiba outros destaques e conheça os demais indicados

NOS FONES DOS OUVINTES

Spotify divulga a lista dos podcasts mais ouvidos no mundo e no Brasil em 2025; confira os destaques dos rankings 

4 de dezembro de 2025 - 19:10

Conversas descontraídas e versáteis definem o programa vencedor global; já no pódio brasileiro, estão presentes temas como espiritualidade, curiosidades e negócios

ART BASEL

Art Basel Miami Beach 2025: confira a programação e destaques da maior feira de arte das Américas

4 de dezembro de 2025 - 9:16

A mostra tem início na sexta-feira (5) e reunirá 283 galerias de 43 países e territórios, inclusive do Brasil; haverá ainda um novo setor dedicado à arte digital e mais galeristas de Miami

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar