🔴 ONDE INVESTIR EM NOVEMBRO: AÇÕES, DIVIDENDOS, FIIS E CRIPTOMOEDAS – CONFIRA

Maria Eduarda Nogueira

Maria Eduarda Nogueira

Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-graduação em Comunicação e Marketing Digital na ESPM. Atualmente, está baseada em Paris, onde faz mestrado em comunicação e mídias digitais na Sorbonne e cobre temas como luxo, turismo e arte.

EXTRAPOLANDO FRONTEIRAS

7 museus internacionais com obras brasileiras para colocar no seu próximo roteiro de viagem

Arte brasileira de diversos períodos históricos pode ser encontrada em museus de renome, da Argentina ao Japão

Maria Eduarda Nogueira
Maria Eduarda Nogueira
4 de agosto de 2025
9:01 - atualizado às 15:37
arte museus malba buenos aires turismo viagem argentina
Museu de Arte Latino-Americana (MALBA), em Buenos Aires. - Imagem: iStock.com/marktucan

Tarsila do Amaral queria ser a pintora do Brasil. Sebastião Salgado percorreu o globo, mas fez no Brasil os cliques mais marcantes da sua carreira. Candido Portinari teve reconhecimento internacional logo aos 25 anos, mas, durante todo o ano em que ficou na França, só pensava em retornar ao seu país. Hoje, nomes como Adriana Varejão, Beatriz Milhazes e Ernesto Neto têm obras expostas em todo o mundo, mas não se desprendem totalmente das raízes.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por maior o apego que os artistas tenham à sua terra natal, é inegável que ter obras expostas fora do Brasil é um símbolo de prestígio. Mais que sensação de que o Brasil “chegou lá”, é a chancela de instituições de ampla pesquisa e a participação da expressão nacional no debate artístico global.

Entre mostras temporárias itinerantes e exposições do acervo fixo, os turistas que gostam de dar um toque cultural a seus roteiros não raramente conseguem fazer uma “viagem de volta à minha terra” em museus de grande renome fora do país. 

Neste guia, o Seu Dinheiro selecionou museus fora do Brasil que contemplam um bom acervo fixo e/ou obras importantes da cena artística nacional. 

Museus aqui do ladinho

É impossível falar de reconhecimento internacional da arte brasileira sem falar de Tarsila do Amaral, e especialmente da sua obra-prima “Abaporu” (1928). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O quadro está exposto hoje no museu mais importante da capital argentina: o Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (MALBA), do qual Constantini é fundador.

Leia Também

Embora a arte-símbolo do movimento modernista seja o grande destaque da coleção brasileira, o museu hermano contempla também trabalhos de diversos outros artistas além de Amaral, como você pode conferir aqui no site oficial

Subindo a América, a cidade de Nova York, protagonista da cena artística mundial e recheada de bons museus, tem um quê de brasilidade em dois de seus principais catálogos: o Guggenheim e o Museum of Modern Art (MoMA). 

É bem provável que, mesmo sem saber da presença de obras brasileiras, você já incluísse algum dos dois em seu roteiro, devido à relevância que eles carregam para o mundo da arte. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até o começo de setembro, Beatriz Milhazes protagoniza uma exposição solo no Guggenheim NY, intitulada Collection in Focus | Beatriz Milhazes: Rigor and Beauty.

Por lá, o público poderá ver uma seleção impressionante de peças que abrangem quatro décadas de produção artística. O conjunto os cinco trabalhos disponíveis do acervo fixo do Guggenheim – “Santa Cruz” (1995), “In albis” (1995-96), “As quatro estações” (1997), “O cravo e a rosa” (2000) e “Paisagem Carioca” (2000) –, além de empréstimos estratégicos que ajudam a contextualizar a evolução artística de Milhazes.

Outra artista que também está na coleção permanente é Adriana Varejão, com a obra “Folds 2” (2003), que é classificada como “chocante, visceral e vívida”.

Em 2022, a exposição da artista na Pinacoteca de São Paulo foi um destaque da programação, incluindo dois trabalhos inéditos, realizados especificamente para a mostra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
adriana varejão arte museus guggenheim
Folds 2 (2003), Adriana Varejão. Fonte: Guggenheim NY.

Percorrendo boa parte da Quinta Avenida (ou, ainda melhor, fazendo o mesmo percurso só que por dentro do Central Park), você vai do Guggenheim ao MoMA, o segundo museu nova iorquino expoente quando o assunto é arte brasileira. 

Por lá, Candido Portinari é representado primordialmente por “Morro” (1933), um óleo sob tela que retrata a paisagem rural brasileira em traços tipicamente “portinarianos”. O pintor tem um espaço no museu nova iorquino desde 1940, quando a exposição Portinari of Brazil ficou em cartaz durante um tempo curto, mas significativo. 

Em 2019, o MoMA também adquiriu o quadro “A Lua” (1928), de Tarsila do Amaral, por US$ 20 milhões (R$ 111 milhões). Pouco depois, a peça foi emprestada ao Museu de Arte de São Paulo (Masp) para uma mostra temporária sobre a artista modernista. Até pouco tempo atrás, essa mostra detinha todos os recordes de público do museu paulista; recordes estes agora pertencentes à exposição A Ecologia de Monet. 

Além de trabalhos dentro das artes plásticas, o MoMA tem no acervo trabalho de duas outras importantes figuras nacionais: a fotógrafa Claudia Andujar e a arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, responsável pelo projeto arquitetônico do Masp. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o site oficial, o museu tem 186 artistas brasileiros em seu acervo permanente. 

Além dos trópicos

Cruzando o Atlântico, seria impensável imaginar que os museus de Portugal não teriam uma influência brasileira em suas coleções. 

Sem entrar em polêmicas da relação conflituosa entre império e colônia, fato é que as terras portuguesas carregam muito do brasileiro para além de apenas o idioma. 

Nesse sentido, vale conhecer a coleção Teixeira de Freitas, do Museu de Arte Contemporânea e Centro de Arquitetura em Lisboa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A conexão luso-brasileira começa com o próprio dono do acervo: Luiz Teixeira de Freitas é um colecionador nascido no Brasil, mas que reside em Portugal há 30 anos. Quem o introduziu ao mundo do colecionismo foi, inclusive, Adriano Pedrosa, atual diretor artístico do Masp.

Nas palavras do próprio museu, mesmo tendo vários artistas internacionais, a coleção “sempre ofereceu uma atenção excepcional para a arte produzida no Brasil e em Portugal, o que a torna especialmente indicada para discutir os laços luso-brasileiros.”

Logo ao lado, na Espanha, o Museo Reina Sofía tem trabalhos da pintora e escultora Lygia Clark e dos fotógrafos Pedro de Moraes e Sebastião Salgado.

Quem vai em busca de Pablo Picasso e Salvador Dalí também se depara com artistas brasileiros, sobretudo de arte moderna e contemporânea.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A caçada por arte brasileira na Europa termina no colossal Tate Modern, em Londres.

A chef-d’œuvre brasileira está localizada na seção Media Networks: a gigantesca escultura-torre “Babel” (2001) impressiona os visitantes pela seu tamanho e por seu barulho — uma cacofonia ao mesmo tempo desorientadora e cativante, segundo os próprios curadores. 

A autoria é do carioca Cildo Meireles, que quis fazer uma releitura da Torre de Babel.

cildo meireles arte artista museu tate modern
“Babel” (2001), Cildo Meireles. Fonte: Tate Modern.

Do outro lado do mundo 

A arte brasileira chegou também ao outro canto do mundo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Museu Nacional de Arte Moderna de Tóquio, os turistas encontram um acervo significativo de fotografias de Sebastião Salgado

As imagens são provenientes de diferentes expedições do brasileiro pelo mundo, incluindo passagens por Bangladesh, Guatemala e também em Serra Pelada (PA).

Vale lembrar que diversos outros museus, galerias e instituições artísticas internacionais têm a prática de receber obras brasileiras em mostras temporárias. Foi o caso recente de Ernesto Neto no Grand Palais, em Paris, e da Tarsila do Amaral no Guggenheim de Bilbao, por exemplo. 

Por isso, a dica atemporal é: fique sempre de olho nas programações. Pode ser que, na sua próxima viagem, você esteja logo ao lado de uma bela exposição de arte brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
MAQUIAVEL HUMANIZADO

Nada Maquiavélico: nova edição d’O Príncipe revela o homem por trás do mito

31 de outubro de 2025 - 8:16

Manual clássico de liderança ganha nova edição acompanhada da correspondência que revela um autor humanizando, a construção do pensamento e até um Maquiavel com “papo de boteco”

ENTREVISTA

Neurocientista Miguel Nicolelis publica sátira iniciada há meio século: “o Brasil era, e continua sendo, um país totalmente surreal”

24 de outubro de 2025 - 8:16

Com Ré volução no País do Carnaval, livro iniciado na juventude, o neurocientista que colocou a ciência em campo na Copa de 2014 retoma as ironias de um Brasil surrealista

NOVO PALCO PAULISTA

BTG Pactual Hall inaugura dedicado à cultura brasileira: “teatro icônico, renovado e de altíssima qualidade”

21 de outubro de 2025 - 16:30

Espaço que abrigava antigo Teatro Alfa reabre com os musicais Hair e Vozes Negras na programação: “é nossa oportunidade de ajudar a economia criativa com mais um ponto de contato com a sociedade”, diz André Kliousoff, CMO do BTG Pactual

TRADUZINDO PRÊMIOS

Nobel, Jabuti e Camões: entenda os ganhadores e indicados da temporada de prêmios literários 2025

20 de outubro de 2025 - 8:16

Os consensos e dissensos de três premiações e o que elas indicam sobre limites e fronteiras entre mercado editorial e literatura em 2025

ENTREVISTA

Marisa Monte: entrevistamos o maestro André Bachur, que acompanha a cantora em nova turnê

17 de outubro de 2025 - 8:16

Após apresentar-se com cantora em 2024, Bachur segue turnê na regência de orquestra em ‘Phonica – Marisa Monte e Orquestra Ao Vivo’, que começa este fim de semana em Belo Horizonte

HISTÓRIAS CRUZADAS

Frieze London abre seção que explora a relação cultural histórica entre o Brasil e a África

16 de outubro de 2025 - 18:59

Chamado ‘Echoes in the Present’, espaço reúne oito galerias com dez artistas brasileiros e africanos

PASSAGEM DOS IMPERADORES

Um túnel secreto sob o Coliseu será aberto para visitação neste mês

15 de outubro de 2025 - 8:46

A partir de 27 de outubro, visitantes do monumento em Roma poderão ter uma rara visão do local por onde passavam secretamente os imperadores romanos

VALE O HYPE?

Coisa de Rico, livro de Michel Alcoforado que promete uma investigação da riqueza no Brasil, vale o burburinho?

11 de outubro de 2025 - 8:00

Lançado em agosto, Coisa de Rico (Todavia R$ 89,90) narra a trajetória do “antropólogo do luxo” Michel Alcoforado, que se infiltrou entre os mais ricos do país para entender o que, afinal, torna alguém rico no Brasil

MEMÓRIA EM QUATRO RODAS

Kombi, Gol e Ferrari: veículos históricos serão expostos no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo

7 de outubro de 2025 - 8:16

Em parceria com o museu CARDE, o evento que acontecerá em novembro traz em uma exposição os modelos icônicos junto a outros veículos que marcaram a história automobilística nacional e internacional

ENTREVISTA

Nelson Motta detalha os “terremotos musicais” do Doce Maravilha 2025, que começa hoje (26) no Rio de Janeiro

26 de setembro de 2025 - 8:16

Marisa Monte, Ney Matogrosso, BaianaSystem  Liniker se apresentam até domingo (28) no Jockey Club do Rio de Janeiro; ao Seu Dinheiro, produtor lendário (e DJ) por trás do festival entrega os bastidores do evento

HYPE À PAULISTANA

Bairro brasileiro é eleito o 3º mais cool do planeta; saiba qual é e confira os destaques do ranking

25 de setembro de 2025 - 15:00

O contraste do passado industrial com a atual vida noturna agitada e pluralidade de estabelecimentos gastronômicos e culturais definem o destino classificado

VIDA & OBRA

5 casas de artistas para visitar pelo mundo (uma delas fica no Brasil)

23 de setembro de 2025 - 8:16

Cinco endereços ao redor do mundo onde a arte e a vida de grandes mestres permanecem vivas

GHIBLI FEST

Studio Ghibli: 5 paisagens japonesas que inspiraram cenários de filmes do estúdio de animação

18 de setembro de 2025 - 16:05

De olho no início do Ghibli Fest, festival de cinema em homenagem ao Studio Ghibli que começa hoje (18), levantamos cinco paisagens reais que ganharam versão animada no traço habilidoso da lendária produtora

CINEMA

Robert Redford morre aos 89 anos: de galã a diretor premiado e voz do cinema independente

16 de setembro de 2025 - 12:37

Um ícone que atravessou décadas, Robert Redford foi um diretor premiado, ativista e fundou o maior festival de cinema independente do mundo

HERANÇA MUSICAL

Dia de rock (e) bebê: como os festivais de música viraram as novas férias em família

12 de setembro de 2025 - 8:16

Novo relatório do Ticketmaster aponta como festivais de música têm captado o público familiar em busca de aproximação; ao Seu Dinheiro, produtores brasileiros refletem sobre medidas para ampliar oferta a famílias

15 ANOS DE ARTRIO

ArtRio 2025: confira a programação e destaques de um dos principais eventos de arte da América Latina

10 de setembro de 2025 - 8:16

Acessibilidade e valorização da economia cultural da cidade definem a edição deste ano da ArtRio

ABRE ALAS

National Gallery de Londres recebe doações recordes para construção de nova ala focada em arte do século 20

9 de setembro de 2025 - 14:00

A National Gallery obteve um valor sem precedentes de 375 milhões de libras para o projeto, que tem inauguração prevista para o início da década de 2030

O CÓDIGO DE GATES

Em livro de memórias, Bill Gates resgata impacto da curiosidade na fonte de seu sucesso

9 de setembro de 2025 - 8:16

De prodígio da computação a homem mais rico do mundo, Bill Gates revisita a infância e a juventude em Seattle em ‘Código-fonte: Como tudo começou’, um ensaio sobre o papel da família, da educação e da curiosidade no caminho do fundador da Microsoft 

NOSTALGIA

Quanto você pagaria por um sabre de luz original de Star Wars? Item alcança quase R$ 20 milhões em leilão

6 de setembro de 2025 - 15:19

Sabre de luz leiloado essa semana foi usado por Darth Vader nas filmagens de ‘O Império Contra-Ataca’ e ‘O Retorno de Jedi’, da saga Star Wars

ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS

The Town 2025: curador e vice-presidente artístico do festival, Zé Ricardo dá dicas de shows imperdíveis

6 de setembro de 2025 - 8:55

Até o dia 14, festival brasileiro conecta música nacional a circuito global; ao Seu Dinheiro, o curador do The Town dá a lista com as atrações imperdíveis entre mais de uma centena de shows

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar