🔴 IA CASH: AÇÕES DE COMPUTAÇÃO QUÂNTICA COM MAIOR POTENCIAL JÁ COMEÇARAM A SUBIR-  SAIBA MAIS

Laís Campos

Laís Campos

Laís Campos é jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, com especializações em comunicação de moda e beleza pela University of the Arts London e pela Condé Nast College of Fashion & Design. Já colaborou para veículos como Forbes Brasil, Vogue Brasil e Versatille, e trabalhou com análise de tendências na WGSN.

MEMÓRIA EM QUATRO RODAS

Kombi, Gol e Ferrari: veículos históricos serão expostos no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo

Em parceria com o museu CARDE, o evento que acontecerá em novembro traz em uma exposição os modelos icônicos junto a outros veículos que marcaram a história automobilística nacional e internacional

Laís Campos
Laís Campos
7 de outubro de 2025
8:16 - atualizado às 18:48
A Ferrari F40 é um dos modelos icônicos que serão expostos na edição de 2025 do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo
A Ferrari F40 é um dos modelos icônicos que serão expostos na edição de 2025 do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo - Imagem: iStock / Sjo

Ver pessoalmente os últimos lançamentos da indústria automotiva é interessante. Mas poder contemplar modelos que marcaram a história automobilística mundial e nacional pode ser ainda mais intrigante. É justamente essa experiência que a 31ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo trará aos aficionados por carros em 2025. 

Após um hiato de sete anos, a principal exposição da indústria automotiva no Brasil, que, geralmente, acontece a cada dois anos, será sediada no Distrito Anhembi, em São Paulo, entre os dias 22 e 30 de novembro. A pausa se deu devido à pandemia e a fatores como custos elevados, baixo interesse das montadoras e problemas na cadeia de suprimentos, segundo o portal Motor Show.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na edição de 2025, haverá uma exposição de modelos que foram grande destaque ao longo da história do evento, iniciada em 1960. Começando pela Volkswagen Kombi, exibida no ano de estreia da mostra, e passando por veículos como Gol GTI 1989 e Ferrari F40, os visitantes poderão fazer uma viagem no tempo por meio dos automóveis.

O automóvel como memória afetiva

Os modelos memoráveis que serão expostos na mostra são do acervo do museu CARDE. A instituição é sediada em Campos do Jordão, em São Paulo, e dedicada a carros históricos, artes visuais, design e educação. 

"Desde 1960 o Salão do Automóvel, com sua exposição de veículos, mostra a evolução dos automóveis, do design e do comportamento. No CARDE essa é também nossa proposta: a de contar, por meio dos carros e das obras de arte, a história do Brasil”, diz Luiz Goshima, diretor do museu e conselheiro da Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA), sem fins lucrativos e dedicada a ações sociais, educativas e culturais para crianças e jovens em vulnerabilidade financeira.

Na visão de Goshima, o automóvel desperta memórias afetivas, e é “um excelente e eficiente fio condutor para a transmissão de uma história”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Neste clima de máquina do tempo, veja a seguir, cinco modelos históricos que estarão expostos no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo em 2025.

Leia Também

Volkswagen Kombi

Foi na estreia do Salão do Automóvel, em 1960, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, que houve a exibição da icônica Volkswagen Kombi. Ao longo desta década, inclusive, ela se tornou símbolo de liberdade, coletivismo e contracultura. Foi também especialmente associada ao movimento hippie e às ideias de mobilidade livre e experiências compartilhadas.

Na ocasião, houve o lançamento de duas novas versões do utilitário: a seis portas, pensada para transporte coletivo de passageiros, e a turismo, ou seja, com interior adaptado para conforto em trajetos longos, no conceito de “casa sobre rodas".

A Volkswagen Kombi, na estreia do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em 1960
A Volkswagen Kombi, na estreia do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em 1960

O design tão característico, aliado ao apelo nostálgico, e à presença contínua na mídia, e arte e música, ajudam a manter a Kombi presente no imaginário coletivo e entre colecionadores, mesmo depois do fim de sua produção em 2013. De Volta Para o Futuro (1985), Pequena Miss Sunshine (2006), e a animação Carros (2006) são apenas algumas das produções cinematográficas em que a Kombi apareceu.

Segundo a Revista Fórum, o Brasil foi o último país a produzir o veículo.

STV Uirapuru

Com cerca de apenas 70 unidades produzidas, o veículo foi inicialmente desenvolvido pela empresa brasileira Brasinca, com o nome Brasinca 4200 GT, de 1964 até 1966.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O STV Uirapuru, no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em 1966
O STV Uirapuru, no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em 1966

Em 1966, a Sociedade Técnica de Veículos (STV) adquiriu o projeto e relançou o esportivo como Uirapuru e produziu suas últimas unidades, incluindo as versões conversível e perua policial.

Na quinta edição da história do Salão do Automóvel, em 1966, os visitantes puderam contemplar seu estilo com “linhas agressivas e sofisticadas, perfil baixo e longos capôs”, como descreve a revista Quatro Rodas.

Dodge Charger R/T 

Embora tenha origem norte-americana, a Chrysler do Brasil foi quem produziu localmente a versão específica Charger R/T no país nos anos 1970. Assim, a adaptou para as demandas do mercado brasileiro.

O Dodge Charger R/T teve seu primeiro contato com o público no Salão do Automóvel de 1970. O evento foi o primeiro oficial realizado no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Segundo a revista Quatro Rodas, o carro foi considerado na época o mais desejado esportivo nacional.

O Dodge Charger R/T, no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em 1970
O Dodge Charger R/T, no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em 1970

Com seu motor V8 5.2 litros e 215 hp, faixas laterais, rodas esportivas, carroceria estilo coupé e grade dianteira que encobria os faróis, como aponta a organização do evento, é hoje um dos nacionais mais disputados pelos colecionadores. 

Volkswagen Gol GTI

A edição de 1988 do Salão do Automóvel exibiu o Gol GTI, na sua inconfundível cor Azul Mônaco, para os brasileiros pela primeira vez. O modelo surpreendeu os visitantes e consumidores, no geral, por trazer, pela primeira vez em um carro nacional, a injeção eletrônica embaixo do capô.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Volkswagen Gol GTI. Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em 1988
O Volkswagen Gol GTI. Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em 1988

Diferente do carburador, o sistema de injeção eletrônica é controlado por uma central que calcula a quantidade exata de combustível para cada situação. Desse modo, é possível fornecer resposta rápida e maior eficiência ao motor. O modelo, assim, marcou o fim dos carburadores e uma nova fase da indústria nacional.

Além disso, segundo a revista Quatro Rodas, o Gol GTI ganhou reconhecimento como o esportivo nacional mais rápido do mercado brasileiro entre 1989 e 1992.

Ferrari F40

A exibição do superesportivo italiano no Salão do Automóvel de 1990, em área anexa ao estande da Fiat, causou verdadeira comoção. Isso porque, após cerca de 15 anos de proibição, o governo federal liberou novamente, em 1990, a importação legal de veículos automotores no país.

Entre 1976 e o ano de liberação, havia praticamente uma proibição da entrada de carros estrangeiros por decreto militar. Medida resultante, por exemplo, de políticas de substituição de importações. Neste contexto, apenas embaixadas, diplomatas, vencedores de concursos entre outras exceções tinham acesso a importados.

A Ferrari F40, no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em 1990
A Ferrari F40, no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em 1990

A Ferrari F40 foi o último carro lançado com o aval pessoal do fundador da marca, Enzo Ferrari, em 1987. Por essa razão, se tornou símbolo de um fim de era. Além disso, o motor V8 biturbo e a ausência de controles eletrônicos resultaram em potência bruta, representando a filosofia de busca radical por performance absoluta da Ferrari. A prioridade era o prazer e desafio do piloto, acima de qualquer comodidade. Inclusive, a F40 foi chamada de “carro de corrida para as ruas”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma vez que o Brasil acabava de abrir seus portos aos importados, ver tão de perto um dos carros mais icônicos do mundo, foi, de fato, especial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
HERANÇA MUSICAL

Dia de rock (e) bebê: como os festivais de música viraram as novas férias em família

12 de setembro de 2025 - 8:16

Novo relatório do Ticketmaster aponta como festivais de música têm captado o público familiar em busca de aproximação; ao Seu Dinheiro, produtores brasileiros refletem sobre medidas para ampliar oferta a famílias

15 ANOS DE ARTRIO

ArtRio 2025: confira a programação e destaques de um dos principais eventos de arte da América Latina

10 de setembro de 2025 - 8:16

Acessibilidade e valorização da economia cultural da cidade definem a edição deste ano da ArtRio

ABRE ALAS

National Gallery de Londres recebe doações recordes para construção de nova ala focada em arte do século 20

9 de setembro de 2025 - 14:00

A National Gallery obteve um valor sem precedentes de 375 milhões de libras para o projeto, que tem inauguração prevista para o início da década de 2030

O CÓDIGO DE GATES

Em livro de memórias, Bill Gates resgata impacto da curiosidade na fonte de seu sucesso

9 de setembro de 2025 - 8:16

De prodígio da computação a homem mais rico do mundo, Bill Gates revisita a infância e a juventude em Seattle em ‘Código-fonte: Como tudo começou’, um ensaio sobre o papel da família, da educação e da curiosidade no caminho do fundador da Microsoft 

NOSTALGIA

Quanto você pagaria por um sabre de luz original de Star Wars? Item alcança quase R$ 20 milhões em leilão

6 de setembro de 2025 - 15:19

Sabre de luz leiloado essa semana foi usado por Darth Vader nas filmagens de ‘O Império Contra-Ataca’ e ‘O Retorno de Jedi’, da saga Star Wars

ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS

The Town 2025: curador e vice-presidente artístico do festival, Zé Ricardo dá dicas de shows imperdíveis

6 de setembro de 2025 - 8:55

Até o dia 14, festival brasileiro conecta música nacional a circuito global; ao Seu Dinheiro, o curador do The Town dá a lista com as atrações imperdíveis entre mais de uma centena de shows

ATÉ JANEIRO

Bienal de São Paulo 2025: programação e os destaques da maior mostra de arte contemporânea da América Latina

6 de setembro de 2025 - 8:00

O Pavilhão Ciccillo Matarazzo será ocupado com mostras de mais de 120 artistas de cerca de cinquenta países, além de experiências multissensoriais e com realidade aumentada

ENTREVISTA

Da rua à editora, como Ponta de Lança prosperou na literatura paulistana (e quais os próximos capítulos)

28 de agosto de 2025 - 8:16

Para Bruno Eliézer Martins, da Ponta de Lança, vender livros é vender magia; mas a paixão virou um dos epicentros da literatura paulistana; ao Seu Dinheiro, ele adianta os próximos capítulos

ALÉM DO CUBO BRANCO

Arte ao ar livre: Inhotim e outros 5 museus que transformam a paisagem em galeria

21 de agosto de 2025 - 8:16

Endereço brasileiro que transformou percepção sobre arte em espaço aberto completa 20 anos de abertura ao público em 2026; aqui, nos debruçamos sobre seis complexos onde o ambiente é a própria obra

PROGRAME-SE

Venda de ingressos para show de Marisa Monte abre ao público geral nesta quarta (20); veja como adquirir

20 de agosto de 2025 - 7:05

Turnê aguardada de Marisa Monte com orquestra sinfônica causou frisson entre fãs em pré-venda nesta segunda-feira (18); veja como garantir o ingresso na venda geral

ÍCONE DO LUXO

“Ovos de ouro” da Fabergé vão mudar de dono: joalheria icônica é vendida por R$ 272 milhões

11 de agosto de 2025 - 18:47

Joalheria emblemática por seus luxuosos ovos ornamentais foi adquirida por firma americana de investimentos após mais de uma década sob controle de mineradora

EXTRAPOLANDO FRONTEIRAS

7 museus internacionais com obras brasileiras para colocar no seu próximo roteiro de viagem

4 de agosto de 2025 - 9:01

Arte brasileira de diversos períodos históricos pode ser encontrada em museus de renome, da Argentina ao Japão

BELEZA RECONHECIDA

Biblioteca brasileira está entre as 10 mais bonitas do mundo; saiba qual é e confira o ranking completo

3 de agosto de 2025 - 15:31

A lista foi feita pela organização 1000 Libraries, que contabilizou os votos de mais de 200 mil pessoas em seu site

POESIA POP

FLIP chega a 2025 com aposta em popularidade de Paulo Leminski para driblar críticas e concorrência

30 de julho de 2025 - 8:16

Com críticas nas redes e concorrência acirrada d’A Feira do Livro em São Paulo, a tradicional FLIP projeta o poeta curitibano Paulo Leminski no centro do debate contemporâneo

SHOWTIME!

Lollapalooza Brasil anuncia datas da edição 2026 e abre primeiro lote de pré-venda nesta terça-feira (22)

22 de julho de 2025 - 13:00

Ainda sem atrações confirmadas, festival anunciou datas e criação de pré-venda exclusiva, que começa ainda hoje

EM CHAMAS

Incêndio destrói o palco do Tomorrowland, marcado para esta sexta-feira; como fica o festival agora?

16 de julho de 2025 - 17:37

Ninguém ficou ferido, mas o palco principal do evento foi todo destruído pelas chamas

O VALOR DA ARTE

O que define o valor de uma obra de arte em leilão?

15 de julho de 2025 - 9:01

Aloisio Cravo, leiloeiro com mais de 40 anos de experiência, explica os bastidores de um leilão e como funciona a precificação das peças de arte

PARCERIA DE LUXO

O Louvre do Brasil? Museu paulistano é patrocinado por joalheria e terá baile de gala com a Chanel

10 de julho de 2025 - 17:38

Com parceria de três anos, Pinacoteca vai alinhar iniciativas de conservação e restauro do acervo com os padrões internacionais

CENA ARTÍSTICA

5 museus que inauguram ainda em 2025, incluindo o primeiro dedicado a inteligência artificial

30 de junho de 2025 - 9:01

Novidades em cidades efervescentes, estes museus têm o potencial de se tornarem os hotspots turísticos da vez

PALCO CURITIBANO

Complexo da Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba, vai ganhar ampliação; conheça a Rua da Música

27 de junho de 2025 - 17:35

Projeto prevê renovação no Parque Jaime Lerner, que abriga, além da Pedreira, a Ópera de Arame em Curitiba; gastronomia, estúdio de gravação e até uma exposição permanente estão confirmados

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar