O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
De olho no início do Ghibli Fest, festival de cinema em homenagem ao Studio Ghibli que começa hoje (18), levantamos cinco paisagens reais que ganharam versão animada no traço habilidoso da lendária produtora
Cenário hiper-detalhados, com atenção obsessiva a luz e textura. Em cena, o equilíbrio entre realismo e fantasia para ilustrar reflexões profundas e valores humanos universais. Essa é a assinatura do Studio Ghibli, a lendária produtora de animação que além de Oscars, Ursos de Ouro e Palmas de Ouro, aliás, conquistou também um séquito de fãs para lá fiéis.
Em 2025, o estúdio completa 40 anos e, para celebrar, estreia hoje (18) no Brasil o Ghibli Fest. Realizado pela Sato Company, o festival tem como objetivo, portanto, fazer uma retrospectiva com os principais longas-metragens conceituados do estúdio japonês de Hayao Miyazaki, Isao Takahata, Toshio Suzuki e Yasuyoshi Tokuma.
Para fãs, é a chance de se emocionar novamente com 22 produções na telona de mais de 250 cinemas participantes em todo o Brasil (veja mais abaixo). Mas para os obcecados, é também a oportunidade de conferir em detalhes o traço cuidadoso do estúdio, que virou até uma trend controversa no último ano, quando ferramentas foram usadas para "replicar" o estilo Ghibli com IA generativa.
Nenhuma inteligência, porém, foi capaz (ainda) de emplacar a precisão do estúdio. Suas cores suaves e atmosferas quase aquareladas, fazem parte inclusive da identidade única das animações. Isso se estamos falando do traço dos personagens. Quando o assunto são os cenários, o buraco é ainda mais embaixo.
Cenários com densas florestas, pequenas comunidades rurais e inclusive grandes centros urbanos ganham traços únicos e uma adaptação que beira o realismo. Isso porque, em muitos casos, eles foram mesmo inspirados por paisagens reais.
Estamos falando de casas de banho, densas florestas de cedro e até cidades inteiras que, não só foram transplantadas com precisão para o ambiente fantástico de Ghibli, como também exigiram pesquisas de imersão de meses nos locais retratados.
Leia Também
Na lista abaixo, levantamos cinco exemplos de paisagens da vida real que viraram fantasia artística nas mãos habilidosas dos ilustradores do Studio Ghibli.

Entre as criações do Studio Ghibli, uma das mais icônicas é Meu Amigo Totoro (1988), que se consolidou como símbolo universal da produtora, primeiro pela força do personagem, mas também pelo impacto cultural e comercial do filme. O cenário com árvores de cânfora e campos de arroz onde vive o Totoro, o gentil espírito da floresta, também tem uma representação no mundo real: as colinas de Sayama, em Tokorozawa, de acordo com a BBC.
Trata-se de uma área de 35 km² de satoyama, uma paisagem tradicional japonesa que mistura florestas, plantações e arrozais, espalhada entre as províncias de Tóquio e Saitama. Neste caso, porém, o Studio Ghibli reconhece que essas colinas inspiraram o filme. Inclusive, Miyazaki mora nas proximidades.

Nada como uma fonte de inspiração ao lado de casa!Aliás, grande parte das áreas reconhecidas em Meu Amigo Totoro é protegida pela Totoro no Furusato Foundation, criada em 1990 com apoio do próprio Miyazaki, segundo a BBC. Os caminhos sinuoso, lembram as trilhas por onde a personagem Mei Kusakabe passeia no filme. Além disso, a casa Kurosuke, com cerca de 120 anos, se assemelha à antiga casa de campo para onde a família Kusakabe se muda em Meu Amigo Totoro.

O Conto da Princesa Kaguya (2013), tem início quando um cortador de bambu encontra, dentro de um broto luminoso, uma menina minúscula (a Princesa Kaguya), pequena o suficiente, aliás, para caber na palma da mão. Ele e sua esposa adotam-na como filha e, mais tarde, decidiram mudar-se para uma capital, a fim de garantir um futuro melhor para ela.

De acordo com a Japan National Tourism Organization, o filme é inspirado em um conto popular japonês do século 10, com origem atribuída à província de Nara. A região, além de ser o antigo centro político e religioso do Japão, abriga, por exemplo, importantes templos, santuários e diversos patrimônios mundiais. Nara é conhecida inclusive pelos cervos do Parque Nara e pelas exuberantes flores de cerejeiras na área de Yoshino, ao sul da província, parte da cadeia montanhosa Kii.

No filme A Viagem de Chihiro (2001), vencedor do Oscar de melhor animação em 2003, aliás, um imponente onsen (espaço público para se banhar com águas termais naturais) é dominado pela bruxa gananciosa Yubaba. De acordo com a BBC, esse local faz referência às termas de Dōgo Onsen Honkan, localizado na cidade de Matsuyama, na província de Ehime.
A história dessa casa de banhos remonta a cerca de 3 mil anos, o que a torna uma das mais antigas, inclusive entre os quase 3 mil onsen do Japão. Embora nunca tenha confirmado diretamente que o local serviu como inspiração para o filme, o veículo de notícias afirma que a palavra “Dōgo” aparece nos storyboards de Hayao Miyazaki.

“Muitos visitantes inclusive perguntam: ‘Essa é a casa de banhos de A Viagem de Chihiro, não é?’”, contou Kazuya Watanabe, responsável pela comunicação do Consórcio Dōgo Onsen. “Ouvimos isso o tempo todo.”
Hoje, o local recebe tanto banhistas, quanto os fãs de Ghibli. Após uma grande restauração concluída em 2024, o prédio voltou a ser aberto ao público e é reconhecido como "Importante Propriedade Cultural" do Japão, conforme a Lei de Proteção dos Bens Culturais do Japão.

A pequena vila de pescadores onde a jovem peixinha Ponyo – protagonista do filme homônimo de 2008 – , chega dentro de uma garrafa de vidro e conhece o garotinho Sōsuke, tem inspiração na cidade portuária de Tomonoura, no leste de Hiroshima. Isso é de acordo com a Japan National Tourism Organization.

De acordo com a instituição, Hayao Miyazaki passou dois meses no local antes de iniciar a produção do filme. Tomonoura tem como ponto central o icônico Farol Joyato e uma paisagem marcada pelo porto repleto de barquinhos.

Nas cenas de abertura de Princesa Mononoke (1997), um javali furioso atravessa uma floresta ancestral, repleta de árvores gigantes, espíritos antigos e coberta por névoa. Como aponta a BBC, esse cenário é amplamente associado à ilha Yakushima, designada como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco em 1993, aliás, e reverenciada por seu significado espiritual pelos japoneses.
Lá, os cedros milenares, os tapetes de musgo e a presença constante da chuva, criam uma floresta tão densa que, de acordo com o veículo de notícias, chega a ser considerada mágica. Isso porque acredita-se que ela seja lar dos kodamas, os espíritos das árvores.
“Muita gente ainda vem para Yakushima por causa de Princesa Mononoke”, relata Taro Watanabe, líder de expedições da Guide Office Sangaku Taro, à BBC.

As florestas de Yakushima abrigam um ecossistema único. De acordo com a emissora, suas faixas de litoral subtropical e picos alpinos abrigam espécies de plantas que não existem em nenhum outro lugar do planeta.
Para proteger este ambiente não apenas rico em termos de natureza, mas também culturalmente, conservacionistas e guias locais têm trabalhado em parceria com a Unesco e órgãos do governo para reduzir o impacto do turismo, preservar os cedros milenares e recuperar áreas degradadas.
O Ghibli Fest reunirá, ao todo, 22 produções e será dividido em duas partes. A parte 1 estreia hoje (18), com 14 títulos fundamentais da trajetória do estúdio. Já a segunda, por outro lado, acontecerá no primeiro semestre de 2026.
Os filmes que participarão desta primeira etapa serão: O Castelo Animado (2004), Meu Amigo Totoro (1988), Ponyo: Uma Amizade Que Veio do Mar (2008), Meus Vizinhos, Os Yamadas (1999), Sussurros do Coração (1995), Vidas ao Vento (2013), A Viagem de Chihiro (2001), O Serviço de Entregas da Kiki (1989), Pom Poko: A Grande Batalha dos Guaxinins (1994), Nausicaä do Vale do Vento (1984), Memórias de Ontem (1991), Eu Posso Ouvir o Oceano (1993), Porco Rosso: O Último Herói Romântico (1992) e Da Colina Kokuriko (2011).
Cinemas de todo o Brasil farão parte do Ghibli Fest. Em São Paulo (capital e interior), por exemplo, as sessões serão exibidas em redes como Cinemark, Cinépolis, Kinoplex, Cinesystem, Cine Marquise, REAG Belas Artes e Cine Araújo, entre outras listadas oficialmente pelos organizadores.
Veja a lista dos cinemas que irão participar do festival.
Kinoplex Itaim
Kinoplex Parque da Cidade
Kinoplex Vila Olímpia
Kinoplex Campinas Dom Pedro
Kinoplex Osasco
Kinoplex São José dos Campos Vale Sul
Kinoplex São José dos Campos Vale Sul Diamante VIP
Cinépolis Alphaville VIP
Cinépolis Bauru
Cinépolis Campinas Shopping
Cinépolis Parque Maia
Cinépolis Jundiaí Shopping
Cinépolis Santa Úrsula
Cinépolis São Bernardo
Cinépolis São José do Rio Preto
Cinépolis Jardim Oriente
Cinépolis Itaquera
Cinépolis JK VIP
Cinépolis Iguatemi Esplanada
Cine Marquise Paulista
Araújo Multiplex Araçatuba
Araújo Multiplex Bauru
Araújo Multiplex Parque das Bandeiras Shopping
Araújo Multiplex Plaza Shopping Itu
Araújo Multiplex Mauá
Araújo Multiplex Shopping Piracicaba
Araújo Multiplex Center Iguatemi
Araújo Multiplex Rio Preto Shopping
Araújo Multiplex São JRP VIP
Araújo Multiplex Campo Limpo
Araújo Multiplex Sorocaba Ciane
Araújo Multiplex Sorocaba Cidade
Araújo Multiplex Taboão
Cinesystem Hortolândia
Cinesystem Litoral Plaza
Cinesystem Frei Caneca
Cinesystem Morumbi Town
Cinesystem Pompeia
Centerplex Serramar Shopping
Centerplex Limeira
Centerplex Suzano
REAG Belas Artes
Circuito Cinemas GRU
Circuito Cinemas PPR
Circuito Cinemas PNP
Topázio Shopping Jaraguá
Cinemark Tamboré
Cinemark Internacional Shopping
Cinemark Mogi Shopping
Cinemark Shopping União de Osasco
Cinemark Novo Shopping Center
Cinemark Grand Plaza Shopping
Cinemark Praiamar Shopping
Cinemark Extra Anchieta
Cinemark Park Shopping São Caetano
Cinemark Colinas Shopping
Cinemark Cidade Jardim
Cinemark Shopping Metrô Santa Cruz
Cinemark Shopping D
Cinemark Shopping Market Place
Cinemark Shopping Center Norte
Cinemark Central Plaza Shopping
Cinemark SP Market
Cinemark Metrô Tatuapé
Cinemark Interlagos Shopping
Cinemark Shopping Eldorado
Cinemark Shopping Aricanduva
Cinemark Shopping Pátio Paulista
Cinemark Shopping Metrô Tucuruvi
Cinemark Shopping West Plaza
Cinemark Mooca Plaza Shopping
Cinemark Tietê Plaza Shopping
Cinemark Shopping Cidade São Paulo
Cinemark Iguatemi Campinas
Kinoplex Praia da Costa
Araújo Multiplex Shopping Mestre Álvaro
Cinesystem Vila Velha
Cinemark Shopping Vila Velha
Cinemark Shopping Vitória
Kinoplex Uberaba
Cinépolis Center Shopping Uberlândia
Cinema do Centro Cultural Unimed BH
Serra Cine
Cineart Cine Cidade
Cinemark Uberlândia Shopping
Cinemark BH Shopping
Cinemark Partage Shopping Betim
Kinoplex Leblon Globoplay
Kinoplex Via Parque
Kinoplex Nova América
Kinoplex Fashion Mall
Kinoplex Madureira
Kinoplex Méier
Kinoplex Rio Sul
Kinoplex West Shopping
Kinoplex Boulevard Rio
Kinoplex Tijuca
Kinoplex Nova Iguaçu
Kinoplex Iguaçu Top
Kinoplex Bay Market
Kinoplex Grande Rio
Cinépolis São Gonçalo Shopping
Araújo Multiplex Park Lagos
Araújo Multiplex Campos Goytacazes
Araújo Multiplex Duque de Caxias
Araújo Multiplex Jardim Guadalupe
Araújo Multiplex Volta Redonda
Cinesystem Itaboraí
Cinesystem Botafogo
Cinesystem Américas
Cinesystem Bangu
Cinesystem Ilha do Governador
Cinesystem Irajá
Cinesystem Parque Shopping Sulacap
Cinesystem Recreio dos Bandeirantes
Cine Arte UFF
Estação Botafogo
Estação Net Gávea
Estação Net Rio
Cinemark Niterói Plaza
Cinemark Carioca Shopping
Cinemark Downtown Barra
Cinemark Botafogo Praia Shopping
Araújo Multiplex Via Verde
Kinoplex Amazonas
Cinépolis Millennium
Araújo Multiplex Via Norte Manaus
Cine Casarão
Centerplex Grande Circular
Cinépolis Amapá Garden Shopping
Cinépolis Belém
Cine Libero Luxardo
Cinesystem Ananindeua
Cinesystem Santarém
Circuito Cinemas PBAS
Araújo Multiplex Porto Velho
Araújo Multiplex Pátio Roraima
Kinoplex Maceió
Centro Cultural Arte Pajuçara
Cinesystem Arapiraca
Cinesystem Maceió
Centerplex Maceió
Cinépolis Salvador Norte
Centerplex Boulevard Vitória da Conquista
Orient Cineplace Boulevard Shopping
Cinemark Salvador Shopping
Kinoplex North Shopping
Cinépolis Riomar
Centro Dragão do mar de Arte e Cultura
Centerplex Messejana
Centerplex Sul Shopping
Orient Cineplace Cariri Garden Shopping
Kinoplex Golden
Cinépolis São Luís
Cinesystem Imperial Shopping
Centerplex Pátio Norte Shopping
Cinépolis Manaíra Shopping
Centerplex Mag Shopping
Kinoplex Boa Vista
Cinépolis Shopping Guararapes
Cinesystem Paulista
Centerplex Caruaru
Orient Cinemas River Shopping
Cinemark Shopping Riomar Recife
Cinépolis Rio Poty
Cinépolis Natal Shopping
Cinemark Midway Mall Shopping
Centerplex Aracaju
Alquimia Cultural
Cinemark RioMar
Kinoplex Pátio Brasil
Kinoplex Boulevard
Kinoplex Park Shopping
Cinesystem Brasília
Cine Brasília
Cinemark Taguatinga Shopping
Cinemark Shopping Pier 21
Kinoplex Goiânia
Cine Prime Anápolis
Cine Cultura de Goiânia
Cinemark Flamboyant Goiânia
Cinépolis Norte Sul
Araújo Multiplex Avenida Center Dourados
Circuito Cinemas PTP
Cinemark Shopping Campo Grande
Cinépolis Estação Cuiabá
Cine Center
Araújo Multiplex Pantanal
Cine Passeio
Cine Guarani – Portão Cultural
Espaço Vila Rica Londrina
Construcine Londrina
Cinépolis Jockey Plaza Shopping
Cinépolis Pátio Batel VIP
Cinesystem Shopping Cidade
Cinesystem Shopping Ventura
Cinesystem Londrina
Araújo Multiplex Cactuai Londrina
Araújo Multiplex Maringá Avenida
Araújo Multiplex Maringá Cactuai
Araújo Multiplex Palladium
Cinemark Shopping Mueller
Cinemark Boulevard Shopping Londrina
Cinesystem Bourbon Shopping Country
Cinesystem Rio Grande
Cinesystem São Leopoldo
Cinemark Canoas
Cinemark Barra Sul Shopping
Cinemark Wallig Porto Alegre
Cinépolis Blumenau
CInépolis Continente Park
Cinesystem Iguatemi Florianópolis
Cinemark Floripa Shopping
“O Agente Secreto” e Wagner Moura foram indicados ao Oscar 2026, no anúncio realizado nesta quinta-feira (22); Brasil ainda teve uma quinta indicação em Melhor Fotografia
Confira os valores atualizados para visitar os museus mais famosos do planeta
Nova tradução de Macbeth, de William Shakespeare, chega pela Companhia das Letras e reacende o debate sobre ambição e poder. Em entrevista ao Seu Dinheiro, o tradutor Lawrence Flores Pereira explica os desafios de trazer a tragédia para o português de hoje
Baiano tornou-se primeiro brasileiro a levar o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama no Globo de Ouro. O Agente Secreto ganha na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa
Wagner Moura é o mais cotado para levar estatueta de Melhor Ator de Drama; “O Agente Secreto” também é favorito para Melhor Filme de Drama
De polemista em suas colunas de jornal ao duplo reconhecimento pelo Goncourt, o escritor argelino Kamel Daoud se impõe como uma das principais vozes da literatura francófona, agora com o visceral ‘Língua interior’
Com foco em grandes eventos, novo empreendimento no Conjunto Nacional, em São Paulo, resgata projeto de antigo jardim de inverno do restaurante Fasano, por onde já passaram nomes como Nat King Cole, Fidel Castro e Dwight Eisenhower
Brasil recebe de fenômenos do pop, como Rosalía, Sabrina Carpenter e Bad Bunny, à nomes consagrados do rock, como Elton John, Guns N’ Roses e AC/DC
Em 31 anos de premiação, é a primeira vez que uma produção brasileira conquista estatueta; Brasil também leva título de Melhor Fotografia com o diretor paulista Adolpho Veloso
Streaming mais maduro, o retorno simbólico do vinil e um mercado de shows que se reorganiza fora do eixo tradicional mostram como a indústria musical entra em 2026 menos movida por modismos e mais guiada por comportamento, cultura e sustentabilidade econômica.
De romance psicológico à análise econômica, estes títulos representam os livros mais comentados e influentes do momento no exterior e que ainda não foram traduzidos no Brasil
A editora e cineasta Isabel Diegues fala sobre sua tradução de ‘A Teoria da Bolsa de Ficção’, ensaio de Ursula K. Le Guin lançado no Brasil pela editora Cobogó que revisita a origem das narrativas e propõe novos modos de imaginar o mundo
Artista texana supera a marca de 10 dígitos, tornando-se a quinta personalidade da música a atingir o marco
Entre o impacto de redes sociais e o peso dos fenômenos, a lista da Nielsen-PublishNews revela as principais tendências de leitura do ano
Com aquisição da renomada ‘Coleção Daros Latinamerica’, Museu de Arte Latino-Americano de Buenos Aires dobra o tamanho do seu acervo e reforça a presença brasileira
Altas expectativas rodeiam a reabertura de um dos espaços artísticos parisienses que sempre teve curadoria original e fora dos eixos clássicos da arte europeia
James Cameron se torna o quinto cineasta mais rico do mundo; confira as principais conquistas do diretor
Embora os valores do seguro das obras de Matisse e Portinari sejam sigilosos por contrato, especialistas relatam suas projeções, e vendas em leilões dão uma ideia do quanto poderiam custar
Indicado por seu papel em ‘O Agente Secreto’, Moura teria apenas um concorrente à altura até o momento, segundo publicação especializada; saiba outros destaques e conheça os demais indicados
Conversas descontraídas e versáteis definem o programa vencedor global; já no pódio brasileiro, estão presentes temas como espiritualidade, curiosidades e negócios