Dia de rock (e) bebê: como os festivais de música viraram as novas férias em família
Novo relatório do Ticketmaster aponta como festivais de música têm captado o público familiar em busca de aproximação; ao Seu Dinheiro, produtores brasileiros refletem sobre medidas para ampliar oferta a famílias

Você não gosta de Chappell Roan, mas sua filha gosta. E hoje em dia está tudo bem – ao menos de acordo com o Ticketmaster, que divulgou recentemente os dados de seu State of Play: Festivals 2025, um relatório de tendências sobre os festivais de música atualmente. Dessa vez, entre os resultados, chamou atenção o dado que aponta para os grandes eventos como cenários cada vez mais familiares.
"Festivais são o novo feriado em família, o novo retiro de fim de semana, um lugar que as pessoas vão para se conectar", aponta Sarah Slater, VP e música e festivais do Ticketmaster britânico.
Se, por anos, o rompimento geracional musical foi lido como algo natural, hoje ele se abre como possibilidade de aproximação entre pais e filhos. Ganha quem aproveitar o máximo em eventos como o Doce Maravilha, que coloca Zeca Pagodinho com Melly no line-up, por exemplo. Ou o The Town, que neste fim de semana reúne em São Paulo ícones de diferentes gerações como Lionel Ritchie e Luísa Sonza. Você já ouviu Duquesa hoje?
Festivais são as novas férias
Conduzida no último mês de julho no Reino Unido, a pesquisa ouviu 2 mil adultos que frequentaram pelo menos um festival nos últimos cinco anos. E um dos principais insights foi a visão dos festivais como eventos de integração familiar.
Nas respostas, 51% dos consultados dizem já ter frequentado festivais com parentes, incluindo os mais jovens (23%), mais velhos (13%) ou os dois casos (15%).
Já para 73% dos pais que responderam à enquete, festivais de música representam uma alternativa melhor que feriados para introduzir as crianças a novas culturas. 67% dizem que os eventos geram boas memórias familiares, enquanto 43% os enxergam como substitutos de programas de férias.
Leia Também
Um dos destaques para 57% dos pais é a oportunidade de ver os filhos aproveitando música ao vivo pela primeira vez. Em 50% dos casos, o atrativo é descobrir novas canções juntos.
Entre a música e a estrutura
Do ponto de vista dos produtores, a notícia chega como oportunidade. Isso porque vários deles já promovem iniciativas voltadas à construção de um ambiente familiar.
Caso, por exemplo, do Doce Maravilha, que acontece no Rio de Janeiro. Em sua próxima edição, que se estende de 26 a 28 de outubro no Jockey Club, o evento repete, tanto em line-up, quanto em estrutura, a abertura a pais que chegam acompanhados dos filhos.
"O Doce Maravilha é um festival diurno e em local aberto, o que atrai muitas famílias para curtir do começo ao fim com a gente", diz Luiz Guilherme Niemeyer, sócio da Bonus Track, que realiza o festival. "Em todas as edições, tivemos um line-up diverso, com shows que agradam fãs de todas as idades – este ano há a estreia de Adriana Calcanhotto com Partimpim em: O Quarto no Palco, mas também tributos a Raul Seixas e Erasmo Carlos, além do encontro de Ney Matogrosso e Marisa Monte."
Oportunidade aos produtores
Foi pensando no público familiar, aliás, que o festival mineiro Sarará criou o Palco Paredão, com destaque para trap e funk que são febre na geração Z. Mais além, o evento se estende no próximo ano com o Sararazinho, um festival próprio, pensado como um espaço lúdico e aberto para crianças.
"Embora o Sarará já receba pessoas de todas as idades, ainda não contamos com uma estrutura 100% preparada para os pequenos, e o Sararazinho vem justamente para preencher essa lacuna, garantindo acolhimento e experiências seguras e divertidas para todas as idades", diz Bell Magalhães, diretora executiva do evento. Marcado para 24 de maio de 2026 em Belo Horizonte, o Sararazinho ocorre um dia após o Sarará, em 23 de maio.

A abertura de novos espaços, aliás, foi sucesso no Coala na edição 2025, realizado no último fim de semana em São Paulo. De um lado, nomes como Cidade Negra e Caetano Veloso dividiam o palco com Josyara e Marina Sena, por exemplo. De outro, o público familiar tinha a oportunidade de se acomodar com os filhos em um espaço próprio.
Mesinhas, pufes, materiais de pintura e o apoio de alimentação com marcas de snacks ficaram disponíveis a quem optou por conferir os shows com os pequenos.
"Por ser um festival seguro e familiar, o Coala Festival se tornou um lugar especial para que muitas crianças tenham seu primeiro contato com a música brasileira. Sempre acreditamos no poder da música como elo entre gerações, e é emocionante ver esse encontro acontecer dentro do festival", disse Thiago Custódio, head of business do Coala Festival.
Independência e sustentabilidade
Para além da presença massiva de famílias, o report do Ticketmaster ainda contemplou outros insights sobre o público de festivais e eventos ao vivo. Notadamente, o de um público que vai sozinho aos eventos.
No relatório, 29% dos consultados afirmam já ter ido sem companhia a um dia de festival. 20% já compareceram sozinhos a um fim de semana de festival. Já 18% consideram ir desacompanhados a um evento do tipo.
Outro dado diz que 67% do público afirma que as práticas sustentáveis de um evento são importantes na hora da escolha do evento. Já para 77% a redução de resíduos dos festivais é um desejo, enquanto 66% anseiam por opções de transporte de baixo carbono.
Bienal de São Paulo 2025: programação e os destaques da maior mostra de arte contemporânea da América Latina
O Pavilhão Ciccillo Matarazzo será ocupado com mostras de mais de 120 artistas de cerca de cinquenta países, além de experiências multissensoriais e com realidade aumentada
Da rua à editora, como Ponta de Lança prosperou na literatura paulistana (e quais os próximos capítulos)
Para Bruno Eliézer Martins, da Ponta de Lança, vender livros é vender magia; mas a paixão virou um dos epicentros da literatura paulistana; ao Seu Dinheiro, ele adianta os próximos capítulos
Arte ao ar livre: Inhotim e outros 5 museus que transformam a paisagem em galeria
Endereço brasileiro que transformou percepção sobre arte em espaço aberto completa 20 anos de abertura ao público em 2026; aqui, nos debruçamos sobre seis complexos onde o ambiente é a própria obra
Venda de ingressos para show de Marisa Monte abre ao público geral nesta quarta (20); veja como adquirir
Turnê aguardada de Marisa Monte com orquestra sinfônica causou frisson entre fãs em pré-venda nesta segunda-feira (18); veja como garantir o ingresso na venda geral
“Ovos de ouro” da Fabergé vão mudar de dono: joalheria icônica é vendida por R$ 272 milhões
Joalheria emblemática por seus luxuosos ovos ornamentais foi adquirida por firma americana de investimentos após mais de uma década sob controle de mineradora
7 museus internacionais com obras brasileiras para colocar no seu próximo roteiro de viagem
Arte brasileira de diversos períodos históricos pode ser encontrada em museus de renome, da Argentina ao Japão
Biblioteca brasileira está entre as 10 mais bonitas do mundo; saiba qual é e confira o ranking completo
A lista foi feita pela organização 1000 Libraries, que contabilizou os votos de mais de 200 mil pessoas em seu site
FLIP chega a 2025 com aposta em popularidade de Paulo Leminski para driblar críticas e concorrência
Com críticas nas redes e concorrência acirrada d’A Feira do Livro em São Paulo, a tradicional FLIP projeta o poeta curitibano Paulo Leminski no centro do debate contemporâneo
Lollapalooza Brasil anuncia datas da edição 2026 e abre primeiro lote de pré-venda nesta terça-feira (22)
Ainda sem atrações confirmadas, festival anunciou datas e criação de pré-venda exclusiva, que começa ainda hoje
Incêndio destrói o palco do Tomorrowland, marcado para esta sexta-feira; como fica o festival agora?
Ninguém ficou ferido, mas o palco principal do evento foi todo destruído pelas chamas
O que define o valor de uma obra de arte em leilão?
Aloisio Cravo, leiloeiro com mais de 40 anos de experiência, explica os bastidores de um leilão e como funciona a precificação das peças de arte
O Louvre do Brasil? Museu paulistano é patrocinado por joalheria e terá baile de gala com a Chanel
Com parceria de três anos, Pinacoteca vai alinhar iniciativas de conservação e restauro do acervo com os padrões internacionais
5 museus que inauguram ainda em 2025, incluindo o primeiro dedicado a inteligência artificial
Novidades em cidades efervescentes, estes museus têm o potencial de se tornarem os hotspots turísticos da vez
Complexo da Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba, vai ganhar ampliação; conheça a Rua da Música
Projeto prevê renovação no Parque Jaime Lerner, que abriga, além da Pedreira, a Ópera de Arame em Curitiba; gastronomia, estúdio de gravação e até uma exposição permanente estão confirmados
Este autor escreveu todos os 5 livros mais vendidos da maior editora do país na Bienal do Rio
Companhia das Letras foi a única editora que teve o top 5 de livros mais vendidos ocupado por um só escritor
Cazuza será grande homenageado no Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira em 2026
Tributo ao rockstar brasileiro acontece nos palcos da premiação em 2026, mas não é a única homenagem rolando ao artista
Greve no Louvre: o que a paralisação de funcionários diz sobre a crise do turismo em massa na Europa?
Nesta segunda-feira (16), os funcionários do espaço decidiram fazer uma greve espontânea, deixando centenas de turistas em uma fila que nunca andava
MASP gratuito no feriado: sucesso de Monet faz o museu paulista expandir visitação
Neste feriado de Corpus Christi, no dia 19 de junho, o museu vai oferecer entrada gratuita durante o dia inteiro
A Feira do Livro ocupa lacuna deixada pela Bienal em São Paulo; veja destaques da programação
Entre os dias 14 a 22 de junho, evento ocupa a praça do Pacaembu e o Museu do Futebol
‘O Agente Secreto’, filme com Wagner Moura e premiado em Cannes, terá pré-estreia exclusiva no Louvre
Exibição faz parte do festival de cinema ao ar livre do museu parisiense