Um túnel secreto sob o Coliseu será aberto para visitação neste mês
A partir de 27 de outubro, visitantes do monumento em Roma poderão ter uma rara visão do local por onde passavam secretamente os imperadores romanos
Se antes observar os bastidores imperiais do Coliseu era possível por meio de produções cinematográficas, agora essa possibilidade existe no mundo real. Parte de um túnel de aproximadamente 2.000 anos usado para entrar na arena de forma secreta será aberto ao público no dia 27 de outubro. Essa passagem oferecerá aos visitantes uma rara visão do local por onde passavam secretamente os imperadores romanos.
Como aponta o G1, a abertura à visitação ocorre apenas em parte do túnel, com cerca de 30 metros restaurados. De acordo com a Adnkronos, uma das principais agências de notícias da Itália, a obra é o resultado de um projeto de construção com duração de outubro de 2024 a setembro de 2025. Os responsáveis pelo financiamento foram o Parque Arqueológico do Coliseu e o Plano Nacional de Recuperação e Resiliência (PNRR) da Itália.
- LEIA TAMBÉM: Quer se antenar sobre tendências, turismo e estilo de vida? Receba gratuitamente as newsletters do Lifestyle do Seu Dinheiro; cadastre-se aqui
Segundo a CNN, Massimo Osanna, diretor-geral dos museus da Itália, chamou a reabertura de "um marco significativo" que une pesquisa e preservação. Em comunicado oficial, o Parque Arqueológico do Coliseu, também afirma que a inauguração “tem um significado extraordinário”.
A instituição atribui o impacto relevante da abertura à acessibilidade sem precedentes de “um local cheio de fascínio por sua história, arquitetura e seu conjunto decorativo — que, na época dos imperadores, era de uso exclusivo e oculto ao público”. Além disso, o comunicado emitido pelo parque reafirma ser a primeira vez que o restauro devolveu plena legibilidade às superfícies antigas. Isto é, conferiu a capacidade de “ler” os elementos originais da estrutura histórica.
A história do túnel
De acordo com a Adnkronos, a Passagem de Cômodo não foi planejada durante a fase de construção do Coliseu, em 80 d.C. Sua criação ocorreu posteriormente entre os séculos 1 e 2. Sua construção se deu por meio da escavação das fundações do “Anfiteatro Flaviano”, nome original da arena, segundo o site oficial do monumento.
Leia Também
"A Passagem de Cômodo foi construída entre Domiciano e Trajano, portanto, após a construção do anfiteatro", disse Alfonsina Russo, diretora do Parque Arqueológico do Coliseu e chefe do Departamento de Promoção do Patrimônio Cultural do Ministério da Cultura da Itália, como aponta a Adnkronos.

Já o nome do corredor, segundo Alfonsina, é uma alusão ao Imperador Cômodo, líder implacável que governou Roma de 177 a 192 d.C. “Fontes relatam que o Imperador Cômodo, apaixonado por jogos de gladiadores, sofreu uma tentativa de assassinato em um lugar escondido e escuro. Esse ataque estava conectado justamente à passagem que permitia aos imperadores chegar ao estrado imperial", explica. Curiosamente, essa história é reimaginada e ficcionalizada em Gladiador (2000), com direção de Ridley Scott. A interpretação de Cômodo é de Joaquin Phoenix.
Segundo o comunicado oficial do Parque Arqueológico do Coliseu, o corredor ligava o camarote reservado às altas hierarquias do Império, situado na extremidade sul do eixo menor da arena, até o exterior do monumento.
O histórico de restauração
Como aponta o portal Wanted in Rome, carimbos de tijolos indicam que a descoberta da passagem secreta ocorreu entre 1810 e 1814 por escavadores franceses supervisionados pelo arquiteto italiano Carlo Lucangeli. No entanto, segundo o site do Coliseu, foi durante a década de 1990 que o corredor se tornou objeto de atenção de pesquisadores, que passaram a investigá-lo utilizando técnicas mais modernas de análise arqueológica, como a digitalização de plantas.
Já bem mais pra frente na linha do tempo, durante os anos de 2020 e 2021, como aponta a CNN, houve uma nova fase de pesquisa arqueológica aprofundada, documentação e mapeamento detalhado do túnel. Neste período, equipes de arqueólogos utilizaram tecnologia moderna para examinar a estrutura, registrar relevos, pinturas e identificar riscos estruturais. Foi também quando surgiram as primeiras ações de conservação, principalmente para consolidar partes frágeis e evitar novos danos.

Já segundo a Adnkronos, de outubro de 2024 a setembro de 2025, aconteceu de fato a obra civil, ou seja, a restauração física mais abrangente e a preparação da passagem para abertura pública. O projeto englobou limpeza minuciosa, restauração artística, isto é, recuperação de elementos decorativos originais, instalação de passarelas, iluminação, recursos multimídia e adaptações de acessibilidade.
O que esperar do espaço, depois de restaurado?
Como aponta o G1, na recente restauração, foi realizado um trabalho delicado para reintegrar partes em gesso que decoravam abóbadas do corredor, utilizando tecnologia a laser. Esse processo, segundo a CNN, revelou revelou paredes revestidas de mármore com paisagens e cenas mitológicas gravadas. Entre elas, a história de Dionísio, deus do vinho e da folia.
Perto da entrada, de acordo com o veículo, é possível observar esculturas de caças de javalis, lutas de ursos e acrobatas, cenas típicas dos espetáculos realizados na arena durante o Império Romano.
Além disso, segundo a Viagem e Turismo, a restauração inclui iluminação artificial planejada para simular a luz natural que antigamente entrava pelas clarabóias. Isto é, as aberturas no teto do corredor ou passagens que originalmente permitiam a incidência direta do sol. Há ainda painéis de vidro que permitem aos visitantes observar os arqueólogos trabalhando.
“Quando esta passagem estiver aberta ao público, os visitantes poderão apreciar como era ser um imperador”, disse à CNN arqueóloga Barbara Nazzaro, que liderou o trabalho de restauração da Passagem.
De acordo com o Wanted in Rome, um segundo projeto de restauração, envolvendo a seção do túnel que se estende além do perímetro do Coliseu, está programado para começar no início do ano que vem.
Visitação e acessibilidade
Como indicado no comunicado oficial do Parque Arqueológico do Coliseu, houve a instalação de uma escada retrátil para facilitar o percurso dos visitantes, a criação de um mapa tátil para leitura das imagens dos estuques (argamassa decorativa) e a produção de um vídeo reconstrutivo da iconografia que decorava o espaço.
Além disso, para facilitar a compreensão das cenas representadas, está disponível um vídeo com a reconstrução digital dos elementos preservados.
Pequenos grupos de até oito pessoas poderão visitá-lo como parte da "Experiência Completa" do local a partir de 27 de outubro de 2025. Os ingressos custam atualmente 24 euros (em torno de R$ 152,66).
Grammy Latino 2025: Liniker é o grande destaque brasileiro na premiação; veja os outros vencedores do Brasil
Hamilton de Holanda Trio, Sorriso Maroto e Chitãozinho & Xororó também receberam prêmios
Obra de Frida Kahlo pode bater o recorde de obra mais cara já vendida, feita por uma mulher ou qualquer artista latino-americano
A pintura é a estrela de um leilão com mais de 100 obras surrealistas que será realizado pela Sotheby’s no dia 20 de novembro
Morre aos 73 anos o cantor, compositor e guitarrista brasileiro Lô Borges; relembre a relevância da sua obra para a MPB
Músico estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), desde o dia 17 de outubro; sua passagem encerra uma trajetória de mais de cinco décadas nas quais contribuiu para a revolução da música popular brasileira
O Engraxate que Escalou o Everest, Rosier Alexandre fala de documentário: “Minha história é sobre não desistir”
Documentário “O Engraxate que Escalou o Everest”, que venceu recentemente o prêmio de Melhor Filme no Rio Mountain Festival, resgata a jornada inspiradora de um cearense que superou a pobreza para chegar ao topo do planeta
Nada Maquiavélico: nova edição d’O Príncipe revela o homem por trás do mito
Manual clássico de liderança ganha nova edição acompanhada da correspondência que revela um autor humanizando, a construção do pensamento e até um Maquiavel com “papo de boteco”
Neurocientista Miguel Nicolelis publica sátira iniciada há meio século: “o Brasil era, e continua sendo, um país totalmente surreal”
Com Ré volução no País do Carnaval, livro iniciado na juventude, o neurocientista que colocou a ciência em campo na Copa de 2014 retoma as ironias de um Brasil surrealista
BTG Pactual Hall inaugura dedicado à cultura brasileira: “teatro icônico, renovado e de altíssima qualidade”
Espaço que abrigava antigo Teatro Alfa reabre com os musicais Hair e Vozes Negras na programação: “é nossa oportunidade de ajudar a economia criativa com mais um ponto de contato com a sociedade”, diz André Kliousoff, CMO do BTG Pactual
Nobel, Jabuti e Camões: entenda os ganhadores e indicados da temporada de prêmios literários 2025
Os consensos e dissensos de três premiações e o que elas indicam sobre limites e fronteiras entre mercado editorial e literatura em 2025
Marisa Monte: entrevistamos o maestro André Bachur, que acompanha a cantora em nova turnê
Após apresentar-se com cantora em 2024, Bachur segue turnê na regência de orquestra em ‘Phonica – Marisa Monte e Orquestra Ao Vivo’, que começa este fim de semana em Belo Horizonte
Frieze London abre seção que explora a relação cultural histórica entre o Brasil e a África
Chamado ‘Echoes in the Present’, espaço reúne oito galerias com dez artistas brasileiros e africanos
Coisa de Rico, livro de Michel Alcoforado que promete uma investigação da riqueza no Brasil, vale o burburinho?
Lançado em agosto, Coisa de Rico (Todavia R$ 89,90) narra a trajetória do “antropólogo do luxo” Michel Alcoforado, que se infiltrou entre os mais ricos do país para entender o que, afinal, torna alguém rico no Brasil
Kombi, Gol e Ferrari: veículos históricos serão expostos no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo
Em parceria com o museu CARDE, o evento que acontecerá em novembro traz em uma exposição os modelos icônicos junto a outros veículos que marcaram a história automobilística nacional e internacional
Nelson Motta detalha os “terremotos musicais” do Doce Maravilha 2025, que começa hoje (26) no Rio de Janeiro
Marisa Monte, Ney Matogrosso, BaianaSystem Liniker se apresentam até domingo (28) no Jockey Club do Rio de Janeiro; ao Seu Dinheiro, produtor lendário (e DJ) por trás do festival entrega os bastidores do evento
Bairro brasileiro é eleito o 3º mais cool do planeta; saiba qual é e confira os destaques do ranking
O contraste do passado industrial com a atual vida noturna agitada e pluralidade de estabelecimentos gastronômicos e culturais definem o destino classificado
5 casas de artistas para visitar pelo mundo (uma delas fica no Brasil)
Cinco endereços ao redor do mundo onde a arte e a vida de grandes mestres permanecem vivas
Studio Ghibli: 5 paisagens japonesas que inspiraram cenários de filmes do estúdio de animação
De olho no início do Ghibli Fest, festival de cinema em homenagem ao Studio Ghibli que começa hoje (18), levantamos cinco paisagens reais que ganharam versão animada no traço habilidoso da lendária produtora
Robert Redford morre aos 89 anos: de galã a diretor premiado e voz do cinema independente
Um ícone que atravessou décadas, Robert Redford foi um diretor premiado, ativista e fundou o maior festival de cinema independente do mundo
Dia de rock (e) bebê: como os festivais de música viraram as novas férias em família
Novo relatório do Ticketmaster aponta como festivais de música têm captado o público familiar em busca de aproximação; ao Seu Dinheiro, produtores brasileiros refletem sobre medidas para ampliar oferta a famílias
ArtRio 2025: confira a programação e destaques de um dos principais eventos de arte da América Latina
Acessibilidade e valorização da economia cultural da cidade definem a edição deste ano da ArtRio
National Gallery de Londres recebe doações recordes para construção de nova ala focada em arte do século 20
A National Gallery obteve um valor sem precedentes de 375 milhões de libras para o projeto, que tem inauguração prevista para o início da década de 2030
