Um túnel secreto sob o Coliseu será aberto para visitação neste mês
A partir de 27 de outubro, visitantes do monumento em Roma poderão ter uma rara visão do local por onde passavam secretamente os imperadores romanos

Se antes observar os bastidores imperiais do Coliseu era possível por meio de produções cinematográficas, agora essa possibilidade existe no mundo real. Parte de um túnel de aproximadamente 2.000 anos usado para entrar na arena de forma secreta será aberto ao público no dia 27 de outubro. Essa passagem oferecerá aos visitantes uma rara visão do local por onde passavam secretamente os imperadores romanos.
Como aponta o G1, a abertura à visitação ocorre apenas em parte do túnel, com cerca de 30 metros restaurados. De acordo com a Adnkronos, uma das principais agências de notícias da Itália, a obra é o resultado de um projeto de construção com duração de outubro de 2024 a setembro de 2025. Os responsáveis pelo financiamento foram o Parque Arqueológico do Coliseu e o Plano Nacional de Recuperação e Resiliência (PNRR) da Itália.
- LEIA TAMBÉM: Quer se antenar sobre tendências, turismo e estilo de vida? Receba gratuitamente as newsletters do Lifestyle do Seu Dinheiro; cadastre-se aqui
Segundo a CNN, Massimo Osanna, diretor-geral dos museus da Itália, chamou a reabertura de "um marco significativo" que une pesquisa e preservação. Em comunicado oficial, o Parque Arqueológico do Coliseu, também afirma que a inauguração “tem um significado extraordinário”.
A instituição atribui o impacto relevante da abertura à acessibilidade sem precedentes de “um local cheio de fascínio por sua história, arquitetura e seu conjunto decorativo — que, na época dos imperadores, era de uso exclusivo e oculto ao público”. Além disso, o comunicado emitido pelo parque reafirma ser a primeira vez que o restauro devolveu plena legibilidade às superfícies antigas. Isto é, conferiu a capacidade de “ler” os elementos originais da estrutura histórica.
A história do túnel
De acordo com a Adnkronos, a Passagem de Cômodo não foi planejada durante a fase de construção do Coliseu, em 80 d.C. Sua criação ocorreu posteriormente entre os séculos 1 e 2. Sua construção se deu por meio da escavação das fundações do “Anfiteatro Flaviano”, nome original da arena, segundo o site oficial do monumento.
Leia Também
"A Passagem de Cômodo foi construída entre Domiciano e Trajano, portanto, após a construção do anfiteatro", disse Alfonsina Russo, diretora do Parque Arqueológico do Coliseu e chefe do Departamento de Promoção do Patrimônio Cultural do Ministério da Cultura da Itália, como aponta a Adnkronos.

Já o nome do corredor, segundo Alfonsina, é uma alusão ao Imperador Cômodo, líder implacável que governou Roma de 177 a 192 d.C. “Fontes relatam que o Imperador Cômodo, apaixonado por jogos de gladiadores, sofreu uma tentativa de assassinato em um lugar escondido e escuro. Esse ataque estava conectado justamente à passagem que permitia aos imperadores chegar ao estrado imperial", explica. Curiosamente, essa história é reimaginada e ficcionalizada em Gladiador (2000), com direção de Ridley Scott. A interpretação de Cômodo é de Joaquin Phoenix.
Segundo o comunicado oficial do Parque Arqueológico do Coliseu, o corredor ligava o camarote reservado às altas hierarquias do Império, situado na extremidade sul do eixo menor da arena, até o exterior do monumento.
O histórico de restauração
Como aponta o portal Wanted in Rome, carimbos de tijolos indicam que a descoberta da passagem secreta ocorreu entre 1810 e 1814 por escavadores franceses supervisionados pelo arquiteto italiano Carlo Lucangeli. No entanto, segundo o site do Coliseu, foi durante a década de 1990 que o corredor se tornou objeto de atenção de pesquisadores, que passaram a investigá-lo utilizando técnicas mais modernas de análise arqueológica, como a digitalização de plantas.
Já bem mais pra frente na linha do tempo, durante os anos de 2020 e 2021, como aponta a CNN, houve uma nova fase de pesquisa arqueológica aprofundada, documentação e mapeamento detalhado do túnel. Neste período, equipes de arqueólogos utilizaram tecnologia moderna para examinar a estrutura, registrar relevos, pinturas e identificar riscos estruturais. Foi também quando surgiram as primeiras ações de conservação, principalmente para consolidar partes frágeis e evitar novos danos.

Já segundo a Adnkronos, de outubro de 2024 a setembro de 2025, aconteceu de fato a obra civil, ou seja, a restauração física mais abrangente e a preparação da passagem para abertura pública. O projeto englobou limpeza minuciosa, restauração artística, isto é, recuperação de elementos decorativos originais, instalação de passarelas, iluminação, recursos multimídia e adaptações de acessibilidade.
O que esperar do espaço, depois de restaurado?
Como aponta o G1, na recente restauração, foi realizado um trabalho delicado para reintegrar partes em gesso que decoravam abóbadas do corredor, utilizando tecnologia a laser. Esse processo, segundo a CNN, revelou revelou paredes revestidas de mármore com paisagens e cenas mitológicas gravadas. Entre elas, a história de Dionísio, deus do vinho e da folia.
Perto da entrada, de acordo com o veículo, é possível observar esculturas de caças de javalis, lutas de ursos e acrobatas, cenas típicas dos espetáculos realizados na arena durante o Império Romano.
Além disso, segundo a Viagem e Turismo, a restauração inclui iluminação artificial planejada para simular a luz natural que antigamente entrava pelas clarabóias. Isto é, as aberturas no teto do corredor ou passagens que originalmente permitiam a incidência direta do sol. Há ainda painéis de vidro que permitem aos visitantes observar os arqueólogos trabalhando.
“Quando esta passagem estiver aberta ao público, os visitantes poderão apreciar como era ser um imperador”, disse à CNN arqueóloga Barbara Nazzaro, que liderou o trabalho de restauração da Passagem.
De acordo com o Wanted in Rome, um segundo projeto de restauração, envolvendo a seção do túnel que se estende além do perímetro do Coliseu, está programado para começar no início do ano que vem.
Visitação e acessibilidade
Como indicado no comunicado oficial do Parque Arqueológico do Coliseu, houve a instalação de uma escada retrátil para facilitar o percurso dos visitantes, a criação de um mapa tátil para leitura das imagens dos estuques (argamassa decorativa) e a produção de um vídeo reconstrutivo da iconografia que decorava o espaço.
Além disso, para facilitar a compreensão das cenas representadas, está disponível um vídeo com a reconstrução digital dos elementos preservados.
Pequenos grupos de até oito pessoas poderão visitá-lo como parte da "Experiência Completa" do local a partir de 27 de outubro de 2025. Os ingressos custam atualmente 24 euros (em torno de R$ 152,66).
Studio Ghibli: 5 paisagens japonesas que inspiraram cenários de filmes do estúdio de animação
De olho no início do Ghibli Fest, festival de cinema em homenagem ao Studio Ghibli que começa hoje (18), levantamos cinco paisagens reais que ganharam versão animada no traço habilidoso da lendária produtora
Robert Redford morre aos 89 anos: de galã a diretor premiado e voz do cinema independente
Um ícone que atravessou décadas, Robert Redford foi um diretor premiado, ativista e fundou o maior festival de cinema independente do mundo
Dia de rock (e) bebê: como os festivais de música viraram as novas férias em família
Novo relatório do Ticketmaster aponta como festivais de música têm captado o público familiar em busca de aproximação; ao Seu Dinheiro, produtores brasileiros refletem sobre medidas para ampliar oferta a famílias
ArtRio 2025: confira a programação e destaques de um dos principais eventos de arte da América Latina
Acessibilidade e valorização da economia cultural da cidade definem a edição deste ano da ArtRio
National Gallery de Londres recebe doações recordes para construção de nova ala focada em arte do século 20
A National Gallery obteve um valor sem precedentes de 375 milhões de libras para o projeto, que tem inauguração prevista para o início da década de 2030
Em livro de memórias, Bill Gates resgata impacto da curiosidade na fonte de seu sucesso
De prodígio da computação a homem mais rico do mundo, Bill Gates revisita a infância e a juventude em Seattle em ‘Código-fonte: Como tudo começou’, um ensaio sobre o papel da família, da educação e da curiosidade no caminho do fundador da Microsoft
Quanto você pagaria por um sabre de luz original de Star Wars? Item alcança quase R$ 20 milhões em leilão
Sabre de luz leiloado essa semana foi usado por Darth Vader nas filmagens de ‘O Império Contra-Ataca’ e ‘O Retorno de Jedi’, da saga Star Wars
The Town 2025: curador e vice-presidente artístico do festival, Zé Ricardo dá dicas de shows imperdíveis
Até o dia 14, festival brasileiro conecta música nacional a circuito global; ao Seu Dinheiro, o curador do The Town dá a lista com as atrações imperdíveis entre mais de uma centena de shows
Bienal de São Paulo 2025: programação e os destaques da maior mostra de arte contemporânea da América Latina
O Pavilhão Ciccillo Matarazzo será ocupado com mostras de mais de 120 artistas de cerca de cinquenta países, além de experiências multissensoriais e com realidade aumentada
Da rua à editora, como Ponta de Lança prosperou na literatura paulistana (e quais os próximos capítulos)
Para Bruno Eliézer Martins, da Ponta de Lança, vender livros é vender magia; mas a paixão virou um dos epicentros da literatura paulistana; ao Seu Dinheiro, ele adianta os próximos capítulos
Arte ao ar livre: Inhotim e outros 5 museus que transformam a paisagem em galeria
Endereço brasileiro que transformou percepção sobre arte em espaço aberto completa 20 anos de abertura ao público em 2026; aqui, nos debruçamos sobre seis complexos onde o ambiente é a própria obra
Venda de ingressos para show de Marisa Monte abre ao público geral nesta quarta (20); veja como adquirir
Turnê aguardada de Marisa Monte com orquestra sinfônica causou frisson entre fãs em pré-venda nesta segunda-feira (18); veja como garantir o ingresso na venda geral
“Ovos de ouro” da Fabergé vão mudar de dono: joalheria icônica é vendida por R$ 272 milhões
Joalheria emblemática por seus luxuosos ovos ornamentais foi adquirida por firma americana de investimentos após mais de uma década sob controle de mineradora
7 museus internacionais com obras brasileiras para colocar no seu próximo roteiro de viagem
Arte brasileira de diversos períodos históricos pode ser encontrada em museus de renome, da Argentina ao Japão
Biblioteca brasileira está entre as 10 mais bonitas do mundo; saiba qual é e confira o ranking completo
A lista foi feita pela organização 1000 Libraries, que contabilizou os votos de mais de 200 mil pessoas em seu site
FLIP chega a 2025 com aposta em popularidade de Paulo Leminski para driblar críticas e concorrência
Com críticas nas redes e concorrência acirrada d’A Feira do Livro em São Paulo, a tradicional FLIP projeta o poeta curitibano Paulo Leminski no centro do debate contemporâneo
Lollapalooza Brasil anuncia datas da edição 2026 e abre primeiro lote de pré-venda nesta terça-feira (22)
Ainda sem atrações confirmadas, festival anunciou datas e criação de pré-venda exclusiva, que começa ainda hoje
Incêndio destrói o palco do Tomorrowland, marcado para esta sexta-feira; como fica o festival agora?
Ninguém ficou ferido, mas o palco principal do evento foi todo destruído pelas chamas
O que define o valor de uma obra de arte em leilão?
Aloisio Cravo, leiloeiro com mais de 40 anos de experiência, explica os bastidores de um leilão e como funciona a precificação das peças de arte
O Louvre do Brasil? Museu paulistano é patrocinado por joalheria e terá baile de gala com a Chanel
Com parceria de três anos, Pinacoteca vai alinhar iniciativas de conservação e restauro do acervo com os padrões internacionais