O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Acessibilidade e valorização da economia cultural da cidade definem a edição deste ano da ArtRio
A partir desta quarta-feira (10), a Marina da Glória, no Rio de Janeiro, sediará um dos principais eventos de arte da América Latina: a ArtRio 2025. A feira, que acontece até o dia 14 de setembro, tem como foco a valorização da arte brasileira e sua democratização.
A ideia é estimular novas audiências ao colecionismo a fim de movimentar a economia cultural, bem como fortalecer galerias e artistas. Além disso, há o objetivo de promover a educação artística. Na edição de 2025, isso se dá pela abordagem da arte em diferentes linguagens, como em vídeo, na forma de esculturas e em debates entre curadores, artistas e colecionadores, por exemplo.
“No ano em que a ArtRio completa 15 anos, trazemos uma feira com muita brasilidade, valorizando a produção e a história de nossos artistas. Além das obras e galerias, temos muito conhecimento a ser compartilhado e temas relevantes para o mercado de arte no país. Estamos aqui já mirando os próximos 15 anos de feira, para continuar com o foco de valorização da arte, formação de novos públicos e acessibilidade a cultura”, Maria Luz Bridger, diretora artística da ArtRio.
Em 2025, os trabalhos de mais de 80 galerias, que abrangem diferentes regiões brasileiras como Sul, Sudeste e Nordeste, ocuparão os Pavilhões Terra e Mar.
No dia da abertura, o grande destaque será a divulgação dos ganhadores da edição de 2025 do Prêmio Foco. A premiação seleciona três artistas para participarem de um estande de 60 metros quadrados na ArtRio e de uma residência artística em uma instituição parceira após a exposição na feira.
Dessa vez, a ArtRio dividiu suas galerias em três diferentes programas. Um foca em nomes consolidados do mercado, outro em trabalhos exclusivos criados por um ou dois artistas, e o terceiro em arte regional brasileira.
Leia Também
O programa “PANORAMA” contará com as tradicionais galerias do circuito, já estabelecidas no mercado de arte moderna e contemporânea, presentes nos Pavilhões Terra e Mar. Aqui, espere ver espaços como os da Flexa Galeria, que destaca uma seleção de artistas contemporâneos brasileiros e internacionais. A suiça Miriam Cahn e a brasileira Adriana Varejão são alguns destaques.
Ou então, obras que reafirmam o papel da arte brasileira no que tange invenção e memória. Trabalhos de Portinari, Lasar Segall, Di Cavalcanti e Iberê Camargo estarão no espaço da galeria Frente.
O responsável pela seleção principal do programa foi o comitê formado pelos galeristas Alexandre Roesler, Antonia Bergamin, Filipe Masini e Eduardo Masini, Gustavo Rebello, Juliana Cintra e Marcio Botner.
O programa “SOLO DUO”, por sua vez, com curadoria de Ademar Britto, contará com galerias que exibem projetos inéditos e exclusivos para a ArtRio. Nele, a ideia é que o público conheça as diferentes técnicas e linguagens tanto por meio da presença única de um artista ou da criação de possíveis diálogos entre dois criadores.
Alvaro Seixas é um dos artistas presentes na modalidade solo. Já na modalidade de duplas, OSGEMEOS se destacam. As galerias do “SOLO DUO” estarão no Pavilhão Mar, construído na área externa da ArtRio.
Também sediado no Pavilhão Mar, o programa “BRASIL CONTEMPORÂNEO”, terá, por outro lado, a participação de 10 galerias brasileiras. Juntas, elas refletem a riqueza da diversidade artística regional brasileira.
Para essa seleção, a curadora Paula Borghi teve como base a ideia do “fazer com as mãos”. Ou seja, haverá um conjunto de artistas que trabalham todo o processo artístico de concepção, criação e produção de forma totalmente manual. Nita Monteiro, Claudia Melli e Antônio Pulquério estão entre os nomes presentes.
A área externa da Marina da Glória contará com o programa curatorial “Jardim das Esculturas”. Nesse espaço, os visitantes poderão contemplar obras tridimensionais de grandes dimensões, apresentadas pelas galerias participantes dos programas da feira. A curadoria das obras é de Christiane Laclau.
No Pavilhão Mar estará localizado também o programa de arte em vídeo “MIRA”, que conta com a com a curadoria da Pinacoteca de São Paulo, parceria inédita da feira, aliás. No palco ArtRio, haverá projeções de videoarte contemporânea.
A arte também estará presente por meio de diálogos no programa “CONVERSAS ArtRio”. Debates entre curadores, artistas, colecionadores e críticos também acontecerão no palco ArtRio.
Entre os temas abordados, está “Mediando Linguagens”, que será discutido na quinta-feira (11), contará com a participação de OSGEMEOS. Já na sexta (12), a conversa “Sustentabilidade em museus e diversas formas de apoio ao sistema das artes” terá, entre os participantes, o artista plástico contemporâneo Ernesto Neto. Quem não conseguir ouvi-los ao vivo poderá conferir depois os bate-papos que serão posteriormente disponibilizados como podcast oficial da ArtRio.

Neste ano, a ArtRio fortalece o objetivo de movimentar a economia cultural da cidade ao estabelecer uma parceria com a prefeitura para lançar a primeira edição da Semana de Arte e Cultura do Rio de Janeiro, de 7 a 14 de setembro. O objetivo é coordenar os eventos que já aconteciam antes de forma espontânea e descentralizada no Rio de Janeiro em meio a feira.
Ao longo da ArtRio 2025, portanto, galerias e instituições parceiras sediarão diferentes programações em diversos pontos da cidade.
Na quinta-feira (11), por exemplo, a Arena Cultural Dicró sediará o espetáculo teatral “Raízes em mim”. Já no sábado (13), a exposição “Carmen Portinho: modernidade em construção” abre para o público no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, onde também será possível conferir outras mostras.
“Queremos potencializar os impactos de um dos maiores eventos de arte da América Latina por meio de uma articulação direta com nossa rede de equipamentos, ampliando e diversificando o perfil dos públicos que frequentam os espaços culturais da cidade, promovendo novas conexões entre territórios e linguagens”, conta Lucas Padilha, secretário municipal de Cultura do Rio.
Durante a feira, dois turnos diários de vans levarão gratuitamente os visitantes da Marina da Glória a diferentes espaços culturais da cidade, seguindo rotas pré-definidas, com retorno à ArtRio. Confira a programação aqui.
A feira contará ainda com o programa “EXPANSÃO”, que tem como foco o apoio às instituições que desenvolvem trabalhos utilizando a arte como inclusão social. Por meio dele, 16 organizações sem fins lucrativos poderão apresentar suas missões e atividades. Além disso, poderão comercializar obras para sustentar seus projetos sociais.
Neste ano, a ArtRio tem como exigência que todas as galerias, instituições e espaços participantes apresentem projetos específicos de acessibilidade. Obras táteis, materiais em braile e vídeos em libras, por exemplo, expandem o acesso à arte na feira de 2025.
Data: 10 a 14 de setembro de 2025
Horários: 10 de setembro, preview das 14h às 20h, 11 e 12 de setembro, das 13h às 20h e 13 e 14 de setembro, das 14h às 20h
Endereço: Marina da Glória - Av. Infante Dom Henrique, S/N – Glória
A estação de metrô mais próxima é a Glória, ou então é possível estacionar o carro no local, que é sujeito a lotação
Ingressos: R$ 90 a inteira (R$ 45 a meia-entrada)
Site: https://artrio.com/artrio
Confira os valores atualizados para visitar os museus mais famosos do planeta
Nova tradução de Macbeth, de William Shakespeare, chega pela Companhia das Letras e reacende o debate sobre ambição e poder. Em entrevista ao Seu Dinheiro, o tradutor Lawrence Flores Pereira explica os desafios de trazer a tragédia para o português de hoje
Baiano tornou-se primeiro brasileiro a levar o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama no Globo de Ouro. O Agente Secreto ganha na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa
Wagner Moura é o mais cotado para levar estatueta de Melhor Ator de Drama; “O Agente Secreto” também é favorito para Melhor Filme de Drama
De polemista em suas colunas de jornal ao duplo reconhecimento pelo Goncourt, o escritor argelino Kamel Daoud se impõe como uma das principais vozes da literatura francófona, agora com o visceral ‘Língua interior’
Com foco em grandes eventos, novo empreendimento no Conjunto Nacional, em São Paulo, resgata projeto de antigo jardim de inverno do restaurante Fasano, por onde já passaram nomes como Nat King Cole, Fidel Castro e Dwight Eisenhower
Brasil recebe de fenômenos do pop, como Rosalía, Sabrina Carpenter e Bad Bunny, à nomes consagrados do rock, como Elton John, Guns N’ Roses e AC/DC
Em 31 anos de premiação, é a primeira vez que uma produção brasileira conquista estatueta; Brasil também leva título de Melhor Fotografia com o diretor paulista Adolpho Veloso
Streaming mais maduro, o retorno simbólico do vinil e um mercado de shows que se reorganiza fora do eixo tradicional mostram como a indústria musical entra em 2026 menos movida por modismos e mais guiada por comportamento, cultura e sustentabilidade econômica.
De romance psicológico à análise econômica, estes títulos representam os livros mais comentados e influentes do momento no exterior e que ainda não foram traduzidos no Brasil
A editora e cineasta Isabel Diegues fala sobre sua tradução de ‘A Teoria da Bolsa de Ficção’, ensaio de Ursula K. Le Guin lançado no Brasil pela editora Cobogó que revisita a origem das narrativas e propõe novos modos de imaginar o mundo
Artista texana supera a marca de 10 dígitos, tornando-se a quinta personalidade da música a atingir o marco
Entre o impacto de redes sociais e o peso dos fenômenos, a lista da Nielsen-PublishNews revela as principais tendências de leitura do ano
Com aquisição da renomada ‘Coleção Daros Latinamerica’, Museu de Arte Latino-Americano de Buenos Aires dobra o tamanho do seu acervo e reforça a presença brasileira
Altas expectativas rodeiam a reabertura de um dos espaços artísticos parisienses que sempre teve curadoria original e fora dos eixos clássicos da arte europeia
James Cameron se torna o quinto cineasta mais rico do mundo; confira as principais conquistas do diretor
Embora os valores do seguro das obras de Matisse e Portinari sejam sigilosos por contrato, especialistas relatam suas projeções, e vendas em leilões dão uma ideia do quanto poderiam custar
Indicado por seu papel em ‘O Agente Secreto’, Moura teria apenas um concorrente à altura até o momento, segundo publicação especializada; saiba outros destaques e conheça os demais indicados
Conversas descontraídas e versáteis definem o programa vencedor global; já no pódio brasileiro, estão presentes temas como espiritualidade, curiosidades e negócios
A mostra tem início na sexta-feira (5) e reunirá 283 galerias de 43 países e territórios, inclusive do Brasil; haverá ainda um novo setor dedicado à arte digital e mais galeristas de Miami