🔴 +30 RECOMENDAÇÕES DE ONDE INVESTIR EM DEZEMBRO – VEJA AQUI

Laís Campos

Laís Campos

Laís Campos é jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, com especializações em comunicação de moda e beleza pela University of the Arts London e pela Condé Nast College of Fashion & Design. Já colaborou para veículos como Forbes Brasil, Vogue Brasil e Versatille, e trabalhou com análise de tendências na WGSN.

15 ANOS DE ARTRIO

ArtRio 2025: confira a programação e destaques de um dos principais eventos de arte da América Latina

Acessibilidade e valorização da economia cultural da cidade definem a edição deste ano da ArtRio

Laís Campos
Laís Campos
10 de setembro de 2025
8:16 - atualizado às 16:00
Obras dos artistas brasileiros Joana Tubal, Rubem Valentim e da britânica Sarah Morris serão exibidas no programa “PANORAMA" na ArtRio 2025
Obras dos artistas brasileiros Joana Tubal, Rubem Valentim e da britânica Sarah Morris serão exibidas no programa “PANORAMA" na ArtRio 2025 - Imagem: Divulgação FEMA Gallery / Pinakotheke Cultural / Galatea

A partir desta quarta-feira (10), a Marina da Glória, no Rio de Janeiro, sediará um dos principais eventos de arte da América Latina: a ArtRio 2025. A feira, que acontece até o dia 14 de setembro, tem como foco a valorização da arte brasileira e sua democratização.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ideia é estimular novas audiências ao colecionismo a fim de movimentar a economia cultural, bem como fortalecer galerias e artistas. Além disso, há o objetivo de promover a educação artística. Na edição de 2025, isso se dá pela abordagem da arte em diferentes linguagens, como em vídeo, na forma de esculturas e em debates entre curadores, artistas e colecionadores, por exemplo. 

  • CONFIRA: A newsletter do Lifestyle do Seu Dinheiro quer te atualizar sobre novas tendências de gastronomia, viagens e estilo de vida; veja aqui como receber

“No ano em que a ArtRio completa 15 anos, trazemos uma feira com muita brasilidade, valorizando a produção e a história de nossos artistas. Além das obras e galerias, temos muito conhecimento a ser compartilhado e temas relevantes para o mercado de arte no país. Estamos aqui já mirando os próximos 15 anos de feira, para continuar com o foco de valorização da arte, formação de novos públicos e acessibilidade a cultura”, Maria Luz Bridger, diretora artística da ArtRio.

Composição da feira e Prêmio Foco

Em 2025, os trabalhos de mais de 80 galerias, que abrangem diferentes regiões brasileiras como Sul, Sudeste e Nordeste, ocuparão os Pavilhões Terra e Mar. 

No dia da abertura, o grande destaque será a divulgação dos ganhadores da edição de 2025 do Prêmio Foco. A premiação seleciona três artistas para participarem de um estande de 60 metros quadrados na ArtRio e de uma residência artística em uma instituição parceira após a exposição na feira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • A residência garantida pelo prêmio é um programa de desenvolvimento artístico que oferece tempo, espaço e recursos para que os artistas desenvolvam projetos criativos

Galerias tradicionais

Dessa vez, a ArtRio dividiu suas galerias em três diferentes programas. Um foca em nomes consolidados do mercado, outro em trabalhos exclusivos criados por um ou dois artistas, e o terceiro em arte regional brasileira.

Leia Também

O programa “PANORAMA” contará com as tradicionais galerias do circuito, já estabelecidas no mercado de arte moderna e contemporânea, presentes nos Pavilhões Terra e Mar. Aqui, espere ver espaços como os da Flexa Galeria, que destaca uma seleção de artistas contemporâneos brasileiros e internacionais. A suiça Miriam Cahn e a brasileira Adriana Varejão são alguns destaques. 

Ou então, obras que reafirmam o papel da arte brasileira no que tange invenção e memória. Trabalhos de Portinari, Lasar Segall, Di Cavalcanti e Iberê Camargo estarão no espaço da galeria Frente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O responsável pela seleção principal do programa foi o comitê formado pelos galeristas Alexandre Roesler, Antonia Bergamin, Filipe Masini e Eduardo Masini, Gustavo Rebello, Juliana Cintra e Marcio Botner.

Arte solo, em dupla e regional

O programa “SOLO DUO”, por sua vez, com curadoria de Ademar Britto, contará com galerias que exibem projetos inéditos e exclusivos para a ArtRio. Nele, a ideia é que o público conheça as diferentes técnicas e linguagens tanto por meio da presença única de um artista ou da criação de possíveis diálogos entre dois criadores.

Alvaro Seixas é um dos artistas presentes na modalidade solo. Já na modalidade de duplas, OSGEMEOS se destacam. As galerias do “SOLO DUO” estarão no Pavilhão Mar, construído na área externa da ArtRio.

Também sediado no Pavilhão Mar, o programa “BRASIL CONTEMPORÂNEO”, terá, por outro lado, a participação de 10 galerias brasileiras. Juntas, elas refletem a riqueza da diversidade artística regional brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para essa seleção, a curadora Paula Borghi teve como base a ideia do “fazer com as mãos”. Ou seja, haverá um conjunto de artistas que trabalham todo o processo artístico de concepção, criação e produção de forma totalmente manual. Nita Monteiro, Claudia Melli e Antônio Pulquério estão entre os nomes presentes.

Arte em diferentes linguagens 

A área externa da Marina da Glória contará com o programa curatorial “Jardim das Esculturas”. Nesse espaço, os visitantes poderão contemplar obras tridimensionais de grandes dimensões, apresentadas pelas galerias participantes dos programas da feira. A curadoria das obras é de Christiane Laclau.

No Pavilhão Mar estará localizado também o programa de arte em vídeo “MIRA”, que conta com a com a curadoria da Pinacoteca de São Paulo, parceria inédita da feira, aliás. No palco ArtRio, haverá projeções de videoarte contemporânea.

A arte também estará presente por meio de diálogos no programa “CONVERSAS ArtRio”. Debates entre curadores, artistas, colecionadores e críticos também acontecerão no palco ArtRio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre os temas abordados, está “Mediando Linguagens”, que será discutido na quinta-feira (11), contará com a participação de OSGEMEOS. Já na sexta (12), a conversa “Sustentabilidade em museus e diversas formas de apoio ao sistema das artes” terá, entre os participantes, o artista plástico contemporâneo Ernesto Neto. Quem não conseguir ouvi-los ao vivo poderá conferir depois os bate-papos que serão posteriormente disponibilizados como podcast oficial da ArtRio.

OSGEMEOS participarão do programa “CONVERSAS ArtRio"
OSGEMEOS participarão do programa “CONVERSAS ArtRio"

Semana de Arte e Cultura do Rio de Janeiro

Neste ano, a ArtRio fortalece o objetivo de movimentar a economia cultural da cidade ao estabelecer uma parceria com a prefeitura para lançar a primeira edição da Semana de Arte e Cultura do Rio de Janeiro, de 7 a 14 de setembro. O objetivo é coordenar os eventos que já aconteciam antes de forma espontânea e descentralizada no Rio de Janeiro em meio a feira.

Ao longo da ArtRio 2025, portanto, galerias e instituições parceiras sediarão diferentes programações em diversos pontos da cidade. 

Na quinta-feira (11), por exemplo, a Arena Cultural Dicró sediará o espetáculo teatral “Raízes em mim”. Já no sábado (13), a exposição “Carmen Portinho: modernidade em construção” abre para o público no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, onde também será possível conferir outras mostras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Queremos potencializar os impactos de um dos maiores eventos de arte da América Latina por meio de uma articulação direta com nossa rede de equipamentos, ampliando e diversificando o perfil dos públicos que frequentam os espaços culturais da cidade, promovendo novas conexões entre territórios e linguagens”, conta Lucas Padilha, secretário municipal de Cultura do Rio. 

Durante a feira, dois turnos diários de vans levarão gratuitamente os visitantes da Marina da Glória a diferentes espaços culturais da cidade, seguindo rotas pré-definidas, com retorno à ArtRio. Confira a programação aqui.

Arte como inclusão social

A feira contará ainda com o programa “EXPANSÃO”, que tem como foco o apoio às instituições que desenvolvem trabalhos utilizando a arte como inclusão social. Por meio dele, 16 organizações sem fins lucrativos poderão apresentar suas missões e atividades. Além disso, poderão comercializar obras para sustentar seus projetos sociais.

Neste ano, a ArtRio tem como exigência que todas as galerias, instituições e espaços participantes apresentem projetos específicos de acessibilidade. Obras táteis, materiais em braile e vídeos em libras, por exemplo, expandem o acesso à arte na feira de 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

SERVIÇO: ArtRio 2025

Data: 10 a 14 de setembro de 2025

Horários: 10 de setembro, preview das 14h às 20h, 11 e 12 de setembro, das 13h às 20h e 13 e 14 de setembro, das 14h às 20h

Endereço: Marina da Glória - Av. Infante Dom Henrique, S/N – Glória 

A estação de metrô mais próxima é a Glória, ou então é possível estacionar o carro no local, que é sujeito a lotação

Ingressos: R$ 90 a inteira (R$ 45 a meia-entrada)

Site: https://artrio.com/artrio

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ANÁLISE

‘A Fraude’: romance histórico de Zadie Smith volta ao passado para iluminar o presente 

26 de novembro de 2025 - 8:16

Ao reler a Inglaterra vitoriana com o olhar de uma romancista contemporânea, Zadie Smith transforma a história em espelho do presente em ‘A Fraude’ 

ROCK IN RIO

Rock in Rio anuncia Elton John e Gilberto Gil para edição 2026

25 de novembro de 2025 - 15:31

Músico britânico e lenda brasileira foram os primeiros nomes revelados da edição que vai de 4 a 12 de setembro do próximo ano; Elton John já teve passagem polêmica pelo Rock in Rio

ANÁLISE

‘Mercadores da Dúvida’: livro acena à COP30 e expõe como estratégia do tabaco foi adotada por negacionismo climático

22 de novembro de 2025 - 8:00

Edição brasileira de livro de 2010 revela os detalhes da chamada Estratégia do Tabaco com direito a paralelos com a manipulação do debate ambiental

JUSTIÇA PARA OS FÃS

Cambistas na mira: governo do Reino Unido planeja proibir a revenda de ingressos por valores acima do preço original

20 de novembro de 2025 - 8:46

Nesta quarta-feira (19), foi anunciado o compromisso público de apresentar e implementar uma nova legislação; entre as medidas futuras também está a imposição de limite para as taxas de serviço cobradas pelas plataformas

BRAND EXPERIENCE

Na fila A: conferimos um espetáculo no novíssimo BTG Pactual Hall de perto e contamos como foi a experiência

18 de novembro de 2025 - 9:16

Como é conferir um clássico do teatro musical com vista privilegiada e em um teatro renovado? O que mudou no espaço do antigo Teatro Alfa? Assistimos ‘Hair’, que marcou a estreia do BTG Pactual Hall, e relatamos os detalhes

MÚSICA BRASILEIRA

Grammy Latino 2025: Liniker é o grande destaque brasileiro na premiação; veja os outros vencedores do Brasil

14 de novembro de 2025 - 16:51

Hamilton de Holanda Trio, Sorriso Maroto e Chitãozinho & Xororó também receberam prêmios

ARTE LATINA

Obra de Frida Kahlo pode bater o recorde de obra mais cara já vendida, feita por uma mulher ou qualquer artista latino-americano

11 de novembro de 2025 - 16:15

A pintura é a estrela de um leilão com mais de 100 obras surrealistas que será realizado pela Sotheby’s no dia 20 de novembro

LUTO

Morre aos 73 anos o cantor, compositor e guitarrista brasileiro Lô Borges; relembre a relevância da sua obra para a MPB

3 de novembro de 2025 - 12:04

Músico estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), desde o dia 17 de outubro; sua passagem encerra uma trajetória de mais de cinco décadas nas quais contribuiu para a revolução da música popular brasileira

NO TOPO DO MUNDO

O Engraxate que Escalou o Everest, Rosier Alexandre fala de documentário: “Minha história é sobre não desistir”

3 de novembro de 2025 - 10:40

Documentário “O Engraxate que Escalou o Everest”, que venceu recentemente o prêmio de Melhor Filme no Rio Mountain Festival, resgata a jornada inspiradora de um cearense que superou a pobreza para chegar ao topo do planeta  

MAQUIAVEL HUMANIZADO

Nada Maquiavélico: nova edição d’O Príncipe revela o homem por trás do mito

31 de outubro de 2025 - 8:16

Manual clássico de liderança ganha nova edição acompanhada da correspondência que revela um autor humanizando, a construção do pensamento e até um Maquiavel com “papo de boteco”

ENTREVISTA

Neurocientista Miguel Nicolelis publica sátira iniciada há meio século: “o Brasil era, e continua sendo, um país totalmente surreal”

24 de outubro de 2025 - 8:16

Com Ré volução no País do Carnaval, livro iniciado na juventude, o neurocientista que colocou a ciência em campo na Copa de 2014 retoma as ironias de um Brasil surrealista

NOVO PALCO PAULISTA

BTG Pactual Hall inaugura dedicado à cultura brasileira: “teatro icônico, renovado e de altíssima qualidade”

21 de outubro de 2025 - 16:30

Espaço que abrigava antigo Teatro Alfa reabre com os musicais Hair e Vozes Negras na programação: “é nossa oportunidade de ajudar a economia criativa com mais um ponto de contato com a sociedade”, diz André Kliousoff, CMO do BTG Pactual

TRADUZINDO PRÊMIOS

Nobel, Jabuti e Camões: entenda os ganhadores e indicados da temporada de prêmios literários 2025

20 de outubro de 2025 - 8:16

Os consensos e dissensos de três premiações e o que elas indicam sobre limites e fronteiras entre mercado editorial e literatura em 2025

ENTREVISTA

Marisa Monte: entrevistamos o maestro André Bachur, que acompanha a cantora em nova turnê

17 de outubro de 2025 - 8:16

Após apresentar-se com cantora em 2024, Bachur segue turnê na regência de orquestra em ‘Phonica – Marisa Monte e Orquestra Ao Vivo’, que começa este fim de semana em Belo Horizonte

HISTÓRIAS CRUZADAS

Frieze London abre seção que explora a relação cultural histórica entre o Brasil e a África

16 de outubro de 2025 - 18:59

Chamado ‘Echoes in the Present’, espaço reúne oito galerias com dez artistas brasileiros e africanos

PASSAGEM DOS IMPERADORES

Um túnel secreto sob o Coliseu será aberto para visitação neste mês

15 de outubro de 2025 - 8:46

A partir de 27 de outubro, visitantes do monumento em Roma poderão ter uma rara visão do local por onde passavam secretamente os imperadores romanos

VALE O HYPE?

Coisa de Rico, livro de Michel Alcoforado que promete uma investigação da riqueza no Brasil, vale o burburinho?

11 de outubro de 2025 - 8:00

Lançado em agosto, Coisa de Rico (Todavia R$ 89,90) narra a trajetória do “antropólogo do luxo” Michel Alcoforado, que se infiltrou entre os mais ricos do país para entender o que, afinal, torna alguém rico no Brasil

MEMÓRIA EM QUATRO RODAS

Kombi, Gol e Ferrari: veículos históricos serão expostos no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo

7 de outubro de 2025 - 8:16

Em parceria com o museu CARDE, o evento que acontecerá em novembro traz em uma exposição os modelos icônicos junto a outros veículos que marcaram a história automobilística nacional e internacional

ENTREVISTA

Nelson Motta detalha os “terremotos musicais” do Doce Maravilha 2025, que começa hoje (26) no Rio de Janeiro

26 de setembro de 2025 - 8:16

Marisa Monte, Ney Matogrosso, BaianaSystem  Liniker se apresentam até domingo (28) no Jockey Club do Rio de Janeiro; ao Seu Dinheiro, produtor lendário (e DJ) por trás do festival entrega os bastidores do evento

HYPE À PAULISTANA

Bairro brasileiro é eleito o 3º mais cool do planeta; saiba qual é e confira os destaques do ranking

25 de setembro de 2025 - 15:00

O contraste do passado industrial com a atual vida noturna agitada e pluralidade de estabelecimentos gastronômicos e culturais definem o destino classificado

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar