Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
UM MILÍMETRO

Alerta de catástrofe nuclear: o recado da Rússia a Trump sobre a guerra entre Israel e Irã

Os presidentes russo e norte-americano conversaram por telefone sobre a possibilidade de um cessar-fogo e os riscos da escalada do conflito

Vladimir Putin, presidente da Rússia.
Vladimir Putin, presidente da Rússia. - Imagem: Kremlin/Divulgação

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, entrou no conflito entre Irã e Israel pisando manso: ligou para o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e para o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, com a oferta de mediar um cessar-fogo. A abordagem diplomática, no entanto, não durou muito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira (18), Putin elevou o tom. O russo usou o telefone de novo — dessa vez para falar com o presidente dos EUA, Donald Trump. Embora o republicano insista em dizer que a proposta de a Rússia intermediar a paz tenha sido colocada sobre a mesa, o recado foi outro. 

Putin pediu aos EUA que não ataquem o Irã porque isso desestabilizaria radicalmente o Oriente Médio, alertando que a ofensiva israelense pode desencadear uma catástrofe nuclear.

O recado vem depois que a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse que os ataques israelenses à infraestrutura nuclear iraniana significam que o mundo está a milímetros de uma catástrofe.

"Instalações nucleares estão sendo atingidas", disse ela à Reuters, acrescentando que o órgão de segurança nuclear das Nações Unidas (ONU) já havia registrado danos específicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Onde está a [preocupação de]  toda a comunidade mundial? Onde estão todos os ambientalistas? Não sei se eles acham que estão longe e que esta onda [de radiação] não os atingirá. Bem, que leiam o que aconteceu em Fukushima", disse Zakharova, referindo-se ao acidente de 2011 na usina nuclear japonesa.

Leia Também

ÚLTIMO DIA DAS QUARTAS

Inglaterra e Argentina jogam neste sábado; veja onde assistir às quartas de final

APETITE MUDOU DE MESA

Gringos fogem do Brasil para duas bolsas na Ásia — e BofA revela a razão para isso

Israel afirma ter atacado instalações nucleares iranianas para impedir que Teerã desenvolva uma arma atômica. O Irã nega estar buscando armas nucleares.

Rússia na mediação do conflito

A oferta de Putin para mediar o conflito entre Israel e Irã acontece depois que a Rússia assinou uma parceria estratégica com Teerã em janeiro. 

Nesse acordo, os russos não se comprometem a ajudar os iranianos militarmente, apesar dos estreitos laços militares entre os países.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os russos também mantêm relações com Israel, embora tenham sido prejudicadas pela guerra na Ucrânia. 

Vale lembrar ainda que Putin já perdeu um importante parceiro no Oriente Médio com a queda de Bashar al-Assad, da Síria, em dezembro passado.

Para Sergei Markov, ex-assessor do Kremlin, apesar de Putin se oferecer para mediar um cessar-fogo, o conflito entre Israel e Irã beneficia a Rússia — incluindo preços mais altos do petróleo, maior apetite da China por petróleo russo devido às dificuldades de abastecimento de petróleo iraniano e uma realocação de recursos militares dos EUA para longe da Ucrânia.

Até o momento, a oferta russa para mediar o conflito não foi aceita e os EUA cogitam participar da ofensiva ao lado de Israel, bombardeando instalações nucleares iranianas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com informações da Reuters

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Logo do Federal Reserve (Fed) em uma nota de dólar 9 de julho de 2026 - 17:30
9 de julho de 2026 - 9:05

CRISE NA COSTA OESTE

Como esse paraíso americano entrou em decadência

9 de julho de 2026 - 9:05
seleção de marrocos canta o hino 9 de julho de 2026 - 6:45
barata ciborgue 8 de julho de 2026 - 15:37

INSETOS ROBÔS

Por que cientistas estão transformando baratas em ciborgues?

8 de julho de 2026 - 15:37
Painel de investimentos internacionais do evento Onde investir no segundo semestre de 2026 7 de julho de 2026 - 6:10
Vista panorâmica dos 587 minicastelos do Burj Al Babas 6 de julho de 2026 - 16:29
Com um estante ao fundo, um fome de blusa preta está sentado em uma mesa, com um microfone a frente 4 de julho de 2026 - 15:02
Montagem de barris de petróleo 4 de julho de 2026 - 13:11
Montagem com um fundo de gráfico de ações e a bandeira do Brasil dentro de uma lupa, gestores, ações, fundos 3 de julho de 2026 - 17:50
MetLife Stadium, em Nova Jersey, será palco da grande final da Copa do Mundo 2 de julho de 2026 - 17:35
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar