Telefônica começa o ano com novo CEO após pressão de fundo estatal; saiba quem vai comandar a companhia espanhola agora
No cargo desde 2016, José Maria Alvarez-Pallete teria o mandato renovado daqui alguns meses

A gigante espanhola das telecomunicações Telefônica – dona da Vivo no Brasil – começa o ano de 2025 com um novo nome no comando.
Após uma reunião extraordinária no sábado passado (18), o conselho da companhia definiu: quem assume o lugar de José Maria Alvarez-Pallete, que estava no posto desde 2016, é Marc Murtra, presidente da empresa de defesa Indra.
A história é cheia de detalhes e envolve até mesmo o governo da Espanha.
Fontes familiarizadas com o assunto disseram à Reuters que quem fez o pedido para a troca de CEO foi o fundo estatal Sepi (Sociedade Estatal de Participações Industriais, na tradução em português), que é acionista tanto da Indra quanto da Telefônica.
Em 2024, o fundo comprou 10% das ações da empresa de telecomunicações para contrabalancear a compra feita pela empresa Saudi Telecom Company (STC) em outubro de 2023, que também adquiriu 10% dos papéis. Com isso, o governo tornou-se um dos tomadores de decisão da telecom.
Quanto à empresa de defesa, o Sepi é dono de 28% do capital.
Leia Também
Alvarez-Pallete teria o mandato renovado neste ano no encontro anual de acionistas, que geralmente ocorre em abril ou maio.
A decisão ainda precisa ser ratificada pelos investidores, segundo informou a Telefônica.
Nos últimos anos, a Telefônica, assim como outras concorrentes na Europa, enfrentou uma pressão sobre a lucratividade devido à intensa concorrência e à necessidade de investimentos substanciais em infraestrutura para a tecnologia 5G.
A empresa tem vendido participações em negócios mais maduros, como cabos submarinos ou torres de telefonia móvel, e operações menores na América Latina para financiar o 5G e a fibra óptica.
* Com informações da Reuters.
Conteúdo Empiricus
Com R$ 210 bilhões em operações em 2026, mercado de M&A mira as médias empresas, mas este erro pode comprometer o valor da negociação
8 de outubro de 2026 - 17:01A VENCEDORA DOS JUROS BAIXOS
XP (XPBR31) pode ganhar um empurrão da Selic mais baixa; UBS BB eleva preço-alvo e vê até 25% de alta
8 de outubro de 2026 - 16:07AINDA ESTÁ BARATO?
A festa da bolsa ainda não acabou: BTG aponta onde a queda dos juros pode abrir espaço para mais altas
8 de outubro de 2026 - 13:33SINAL VERDE
GPA (PCAR3) vai virar a página? Justiça dá aval a plano de recuperação extrajudicial; ação dispara até 10% na B3
7 de outubro de 2026 - 14:17VAI VIRAR O JOGO?
Hora de comprar JBS (JBSS32)? Dor de cabeça pode virar trunfo — e fazer ação saltar até 70%, diz XP
7 de outubro de 2026 - 8:46O RALI ESTÁ SÓ COMEÇANDO
Bolsa brasileira disparou após o 1º turno; agora, UBS BB revela onde ainda pode haver espaço para ganhar
6 de outubro de 2026 - 19:43PROJEÇÃO PARA O BALANÇO
Vale (VALE3) sob pressão: Citi diz o que está no caminho da mineradora; saiba o que fazer com a ação agora
6 de outubro de 2026 - 19:05NO MEIO DO CAMINHO
Banrisul (BRSR6) ainda não conquistou o UBS BB — mas apostar contra a ação ficou mais difícil; analistas elevam recomendação
6 de outubro de 2026 - 17:02SEGUNDO O BTG PACTUAL
Grupo Mateus (GMAT3), Vulcabras (VULC3) e outras: por que a economia nem precisa melhorar tanto para estas ações decolarem logo
6 de outubro de 2026 - 16:20O BONDE DOS ESQUECIDOS?
Comeram poeira! Rali dos bancos na B3 deixa estas duas ações para trás — mas JP Morgan vê espaço para uma nova arrancada
6 de outubro de 2026 - 15:32PUXOU O FREIO
JP Morgan ‘manda vender’ ação do Banco do Brasil (BBAS3) após rali eleitoral — e elege outro bancão para comprar agora
6 de outubro de 2026 - 14:22OTIMIZANDO ONDE DÁ
Na luta para virar o jogo, Hapvida (HAPV3) fecha acordo bilionário com a Roche. Como a parceria pode ajudar a operadora?
6 de outubro de 2026 - 10:31DESPEDIDA COM DATA MARCADA
Adeus, B3: oferta para tirar Helbor (HBOR3) da bolsa recebe aval da CVM e tem leilão marcado; veja os próximos passos
6 de outubro de 2026 - 9:50VEJA AS FAVORITAS
Após eleições, JP Morgan troca campeãs do Minha Casa, Minha Vida por construtoras de média e alta renda
5 de outubro de 2026 - 18:13COMMODITIES
Petrobras (PETR4) ou Vale (VALE3): qual delas se dá melhor caso Flávio Bolsonaro vença o segundo turno
5 de outubro de 2026 - 17:05MODO RELAX
Da esteira para a massagem: Smart Fit (SMFT3) quer comprar até 20% do Buddha Spa. O que está por trás da estratégia?
5 de outubro de 2026 - 9:00FAVORITA DOS ANALISTAS
Lula ou Flávio Bolsonaro? Veja a ação que pode blindar seus investimentos no segundo turno
5 de outubro de 2026 - 6:03A VACA E O FRANGO
JBS (JBSS32) ou MBRF (MBRF3): qual ação tem mais potencial para 2027? Itaú BBA elege sua favorita
4 de outubro de 2026 - 13:13MERCADOS
A ação que fez Petrobras (PETR4) e Banco do Brasil (BBAS3) comerem poeira e dobrou de preço com trade eleitoral de Flávio Bolsonaro
2 de outubro de 2026 - 19:49DE OLHO NAS RIVAIS