Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
NOVO COMANDO

Telefônica começa o ano com novo CEO após pressão de fundo estatal; saiba quem vai comandar a companhia espanhola agora

No cargo desde 2016, José Maria Alvarez-Pallete teria o mandato renovado daqui alguns meses

telecomunicações telecom telefônica brasil vivt3
Imagem: iStock.com/rparobe

A gigante espanhola das telecomunicações Telefônica – dona da Vivo no Brasil – começa o ano de 2025 com um novo nome no comando. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após uma reunião extraordinária no sábado passado (18), o conselho da companhia definiu: quem assume o lugar de José Maria Alvarez-Pallete, que estava no posto desde 2016, é Marc Murtra, presidente da empresa de defesa Indra.

A história é cheia de detalhes e envolve até mesmo o governo da Espanha.  

Fontes familiarizadas com o assunto disseram à Reuters que quem fez o pedido para a troca de CEO foi o fundo estatal Sepi (Sociedade Estatal de Participações Industriais, na tradução em português), que é acionista tanto da Indra quanto da Telefônica. 

Em 2024, o fundo comprou 10% das ações da empresa de telecomunicações para contrabalancear a compra feita pela empresa Saudi Telecom Company (STC) em outubro de 2023, que também adquiriu 10% dos papéis. Com isso, o governo tornou-se um dos tomadores de decisão da telecom. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quanto à empresa de defesa, o Sepi é dono de 28% do capital. 

Leia Também

VALE A PENA COMPRAR?

Qual ação da bolsa brasileira pode subir quase 80%, segundo o BTG?

REESTRUTURAÇÃO FINANCEIRA

“Sem recursos para despesas básicas”: Braskem (BRKM5) diz à Justiça que dívida de R$ 2,7 bi poderia virar R$ 54 bi

Alvarez-Pallete teria o mandato renovado neste ano no encontro anual de acionistas, que geralmente ocorre em abril ou maio. 

A decisão ainda precisa ser ratificada pelos investidores, segundo informou a Telefônica. 

Nos últimos anos, a Telefônica, assim como outras concorrentes na Europa, enfrentou uma pressão sobre a lucratividade devido à intensa concorrência e à necessidade de investimentos substanciais em infraestrutura para a tecnologia 5G.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa tem vendido participações em negócios mais maduros, como cabos submarinos ou torres de telefonia móvel, e operações menores na América Latina para financiar o 5G e a fibra óptica.

* Com informações da Reuters.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ações Dividendos B3 Selic 26 de junho de 2026 - 14:41
Sanepar (SAPR4), conhecida por pagar dividendos 25 de junho de 2026 - 17:10
Mina da Vale em Ouro Preto (MG) 25 de junho de 2026 - 15:29
GTA 6, Take-Two, Rockstar Games 25 de junho de 2026 - 12:28
Pedágio em rodovia da Motiva 25 de junho de 2026 - 12:00
Logo do BTG Pactual sobre um fundo azul representando gráficos de ações 24 de junho de 2026 - 20:30
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar