O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
A estatal já havia informado que atingiu as metas de produção estabelecidas no plano estratégico 2024-2028, dentro do intervalo de 4% para mais ou para menos
A performance das ações da Petrobras já sinalizavam o que estava por vir nesta segunda-feira (03): PETR3 caiu 1,22% e PETR4 recuou 0,50% em dia de ganhos do petróleo no mercado externo. A cautela dos investidores com o relatório de produção e vendas explica parte do comportamento dos ativos da estatal na bolsa hoje.
E eles tinham razão. A petroleira produziu 2,628 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed) no quarto trimestre — uma queda de 10,5% em termos anuais e de -2,3% na comparação trimestral.
Considerando o ano de 2024, a produção da Petrobras foi de 2,698 milhões de boed, um resultado 3% menor do que o obtido no ano anterior.
A estatal já havia informado que atingiu as metas de produção estabelecidas no plano estratégico 2024-2028, dentro do intervalo de 4% para mais ou para menos. O Seu Dinheiro detalhou os números e você pode conferir tudo aqui.
Já a produção comercial de óleo e gás foi de 2,288 milhões de boe/d no quarto trimestre, uma baixa de 11% em base anual e de -2,1% contra a média dos três meses imediatamente anteriores.
No ano, a produção comercial de óleo e gás da Petrobras somou 2,352 milhões de boed, desempenho 3,8% mais baixo do que o obtido em 2023.
Leia Também
A produção de petróleo da Petrobras foi de 2,090 milhões de barris por dia (bpd) entre outubro e dezembro, 11,5% menor do que no mesmo período do ano anterior. Já em relação ao terceiro trimestre de 2024, a queda foi de 1,8%.
Em 2024, a produção de petróleo da estatal foi 3,5% menor do que a alcançada em 2023, totalizando 2,152 milhões de bpd.
A produção de gás natural totalizou 507 mil boe/d, o que representa uma baixa de 6,1% na comparação com um ano antes, e perda de 3,4% em relação ao trimestre imediatamente anterior.
No ano, a produção de gás natural da Petrobras teve uma leve queda de 0,8% sobre 2023, para 512 mil boe/d.
No pré-sal, foram extraídos, em média, 1,760 milhão de bpd no quarto trimestre, queda de 9,1% ante o mesmo período de 2023 e menos 3,4% contra o terceiro trimestre de 2024.
Segundo a Petrobras, essa queda está ligada ao maior volume de paradas para manutenção no campo de Búzios. A redução, que afeta a produção total da estatal, é parcialmente compensada pelo topo de produção do FPSO Sepetiba e pelo início de produção dos FPSOs Maria Quitéria e Marechal Duque de Caxias, todas no pré-sal.
No ano, foram 1,813 milhão de bpd extraídos do pré-sal contra 1,086 milhão de bpd de 2023.
O volume total de vendas de derivados da Petrobras no mercado interno subiu 1,4% entre outubro e dezembro de 2024 ante o mesmo período de 2023, para 1,758 milhão de bpd. Em base trimestral, houve baixa de 0,7%.
No ano, houve queda de 1,4% na venda total de derivados no mercado interno, para 1,719 milhões de bpd.
Na gasolina, as vendas aumentaram 6,1% em base anual e 9,1% em termos trimestrais, para 432 mil bpd. No ano, a Petrobras vendeu 401 mil bpd, uma queda de 4,1% sobre 2023.
A estatal atribui o aumento das vendas de gasolina entre outubro e dezembro às festas de fim de ano e à injeção do décimo terceiro salário na economia.
No diesel, houve baixa de 2,3% em um ano e de -3,8% na comparação com os três meses anteriores, para 731 mil bpd. Em 2024, a venda de diesel pela Petrobras somou 725 mil bpd, um desempenho 2,8% abaixo do obtido em 2023.
No caso do diesel, a estatal diz que o menor consumo após o plantio da safra de grãos de verão e à redução da atividade industrial pesaram nas vendas nos últimos três meses do ano.
As exportações da Petrobras caíram 21,8% entre outubro e dezembro em base anual, para 692 mil bpd — desse total, 508 mil bpd foram de petróleo. Em termos trimestrais, a baixa foi de 13.9%. Em 2024, as exportações somaram 798 mil bpd, uma baixa de 1% ante 2023.
As importações caíram 10,2% no período em base anual e -23,5% em base trimestral, para 237 mil bpd. Em 2024, as importações somaram 299 mil bpd, queda de 6,9% sobre 2023.
A estatal diz que a menor produção de petróleo afetou o volume exportado no período assim como a menor produção de óleo combustível, que estava maior no quarto trimestre devido à realização de estoques em andamento.
"No quarto trimestre de 2024, houve uma redução da participação da China nas exportações de petróleo da Petrobras, com o volume sendo destinado a outras regiões que se mostraram mais atrativas economicamente, como Coreia, Índia e Europa", diz a Petrobras.
As vendas para a China caíram de 44% no quarto trimestre de 2023 para 30% no quarto trimestre de 2024. No caso da Europa, subiram de 28% para 38% na mesma base de comparação.
Uma única ferramenta derrubou as ações da Totvs (TOTS3) em cerca de 20% em dois dias. Investidores venderam a ação em meio a temores de que o avanço da inteligência artificial tire espaço dos programas da empresa de tecnologia brasileira. No entanto, segundo o Itaú BBA e o Safra, a queda pode ser uma oportunidade […]
Segundo a empresa dona do ChatGPT, a tecnologia será capaz de executar tarefas reais do dia a dia, indo além de testes isolados
A Ciabrasf ficou conhecida no mercado como a provedora de serviços fiduciários da antiga Reag Capital, alvo de operações da PF no ano passado
Trocas no alto escalão ocorrem menos de dois meses após o conselho reafirmar a atual gestão; conselho e diretoria também passaram por mudanças
A Tesla, de Elon Musk, encerrou a produção dos modelos S e X para focar em robôs humanoides.
Margens resilientes, ROE elevado e disciplina de custos sustentam o Itaú no topo. Mas ainda há espaço para upside nos múltiplos?
Em coletiva com jornalistas sobre o balanço do quarto trimestre, Milton Maluhy Filho afirma que o sistema terá de pagar a conta — e critica plataformas que empurraram risco ao investidor
Os acionistas poderão vender suas ações preferenciais pelo preço de R$ 11,45 por lote de 1.000 ações. Para participar, é necessário declarar interesse na OPA
O novo executivo da empresa deixa a Azzas 2154, onde atuava até então como presidente da unidade de calçados
Em comunicado, a companhia afirmou que a alteração do código também marca um novo estágio de maturidade da Riachuelo
Robson Amorim, Felipe Silva, Felipe Tiozo e Luan Cavallaro se conheceram quando ainda eram crianças e,, impulsionados pela necessidade de aprender inglês, criaram o BeConfident.
Para analistas, o 4T25 pode marcar novo capítulo da reestruturação e abrir espaço para o banco acelerar investimentos. Veja as previsões do mercado
Ao todo, foram negociados R$ 3,3 bilhões em dívidas com grandes instituições financeiras
Lançamento da Anthropic automatiza tarefas nas áreas jurídica, comercial, marketing e análise de dados, segmentos em que empresas como a Totvs concentram boa parte de seus ganhos
O resultado veio acima das expectativas de analistas de mercado; confira os indicadores
Advogados do ex-atleta alegam que ele não tinha conhecimento da emissão dos créditos.
Na visão dos analistas, a decisão aumenta o risco de um hiato nas entregas do programa Caminho da Escola
Nova unidade em Itajaí terá foco em sistemas de armazenamento de energia e deve gerar 90 empregos diretos até 2027
Já é a segunda mudança da empresa, que atua com cultivo de cana-de-açúcar, produção de etanol, açúcar e bioenergia, em poucos dias
Oferta anunciada em 2025 segue sem sair do papel após pedido de prazo da Aqwa, subsidiária da holding americana parceira da Fictor