O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
A medida representa um duro revés para a empresa, que está em sua segunda recuperação judicial e vinha buscando aval para flexibilizar as condições de pagamento
A operadora de telefonia Oi (OIBR3) está mais perto de fechar as portas do que se imaginava. Após o observador da segunda recuperação judicial da empresa avaliar que ela não gera caixa suficiente e tem apenas nove meses de vida, foi a vez da Justiça do Rio de Janeiro se posicionar em relação ao futuro da companhia.
A juíza Simone Gastesi Chevrand, da 7ª Vara de Recuperações e Falências, onde corre o processo de recuperação judicial, decidiu afastar toda a administração da companhia — da diretoria ao conselho de administração.
Além disso, determinou o início de um plano de transição para garantir a continuidade dos serviços de telefonia e conectividade ainda prestados pela operadora.
O afastamento inclui também a consultoria Íntegra, especializada em reestruturação de empresas, que foi contratada pelos acionistas e é responsável por apontar a direção atual.
A medida representa um duro revés para a Oi, que vinha buscando aval para flexibilizar as condições de pagamento previstas no plano aprovado pelos credores no ano passado.
A juíza ainda determinou que as dívidas fora do processo de recuperação terão as cobranças suspensas pelo prazo de 30 dias, e não 60 dias, conforme pedido pela empresa.
Leia Também
Neste período, a nova gestão da Oi e os credores deverão decidir se avançam para a liquidação total da empresa ou se ainda darão andamento ao processo de recuperação. Também foi levantado o segredo de justiça sobre o andamento dessas negociações.
No documento, a juíza apontou um esvaziamento no patrimônio da Oi após as últimas vendas de ativos; números divergentes sobre a situação do caixa; e custos classificados como "elevadíssimos" com pessoal da gestão.
"O Grupo Oi já possuiu vasto patrimônio. Hoje, porém, ele está reduzidíssimo e ainda há fundadas dúvidas sobre sua extensão", descreveu.
Ela citou divergências sobre o número correto de imóveis nas mãos da Oi que estariam disponíveis para a venda com o intuito de saldar as dívidas remanescentes. Outra inconsistência indicada trata sobre o dinheiro efetivamente disponível no caixa e os valores que estão bloqueados.
"Pelo laudado esvaziamento patrimonial, pelo fornecimento de informações equivocadas, pela contratação de profissionais com custos elevadíssimos, bem como pela ausência de apresentação de plano de transição, reputa este juízo que a antecipação dos efeitos da tutela deve se estender ao afastamento dos administradores do Grupo Oi, sua diretoria e conselho administrativo, assim como impedimento de contratação da empresa do CEO (sr. Marcelo Milliet), Íntegra, cuja 'assessoria' vem sendo reiteradamente contratada nos negócios realizados", descreveu a magistrada.
Milliet assumiu a presidência da Oi em dezembro de 2024, oito meses após o segundo plano de recuperação da companhia ter sido aprovado.
Ele chegou ao posto pelas mãos da consultoria Íntegra, especializada em reestruturação de empresas em crise e contratada por credores que tiveram parte da dívida convertida em ações, tornando-se os novos donos da Oi. Entre eles estão gestoras de recurso estrangeiras Pimco, SC Lowy e Ashmore.
A nova gestão da operadora de telefonia ficará a cargo do grupo de administradores judiciais, liderado pelo sócio-fundador da Preserva-Ação, Bruno Rezende, enquanto a gestão das subsidiárias Serede e Tatho da Oi ficará com a advogada Tatiana Binato.
"Ambos os gestores, em auxílio à administração remanescente das empresas, que não está sendo aqui afastada, deverão envidar máximos esforços em tratativas com seus credores durante o período de suspensão, nesta derradeira oportunidade de restabelecimento", afirmou.
Por ora, a Justiça também determinou que as ações detidas pela Oi na empresa Nio, antiga Oi Fibra, ficarão indisponíveis, em caráter assecuratório.
No seu despacho, a juíza Chevrand afirmou ainda que é "imperativa" a transição dos serviços da companhia para garantir a segurança nacional.
Ela lembrou que a Oi é a única operadora a atender serviços públicos em vários municípios do país, sendo a responsável por 70% do funcionamento do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta)
A magistrada reiterou que a Oi vive uma situação pré-falimentar, ou seja, na primeira fase de um processo de falência.
Nesse sentido, a transferência dos serviços da empresa representa uma "antecipação parcial dos efeitos da falência". Chevrand ponderou que sua decisão não chega a configurar uma decretação da quebra da companhia, embora tenha sido requerido por credores.
"A hipótese é, sim, de antecipar, em parte, os efeitos da liquidação, visando a necessária transição da prestação dos serviços essenciais que incumbem à recuperanda".
Após o prazo de 30 dias, quando obrigações relacionadas às dívidas estarão suspensas, a expectativa é que "se resolva acerca da liquidação integral, ou continuação do processo recuperacional", emendou.
*Com informações do Estadão Conteúdo.
Os problemas na plataforma do Bradesco começaram por volta das 13h10 de hoje, segundo dados do site DownDetector
Segundo a Apple, abrir o acesso ao NFC sem critérios rigorosos poderia expor usuários a hackers e malware
Acionistas de PETR3 e PETR4 estão na lista de pagamentos; outra empresa também distribui proventos nesta semana
Montadora recalibra estratégia após freio nas vendas de elétricos e pressão da concorrência chinesa; entenda a nova cartada da Stellantis na Europa
Ambas as indicações atribuídas ao fundo da Reag constavam na ata da reunião na qual os conselheiros foram eleitos, em março de 2025
A Cosan (CSAN3) e o BTG Pactual (BPAC11), por meio de fundos, apresentaram uma proposta à Shell de reestruturação da Raízen. Já a inglesa Shell devolveu com um novo plano
Fundo Garantidor de Crédito (FGC) vai antecipar o pagamento de até R$ 1 mil a credores do will bank pelo app do banco; veja o passo a passo para resgate
LOGG3 foi promovida para “compra” com preço-alvo em R$ 34; banco cita o início do ciclo de cortes na taxa básica como um dos principais gatilhos para o papel
Para 2026, a expectativa é de 15 novas unidades Riachuelo, em postos que já estão praticamente fechados, disse Miguel Cafruni, diretor financeiro, em entrevista ao Seu Dinheiro.
Executivos destacam desempenho operacional recorde em teleconferência, apesar do prejuízo contábil no 4T25
Os papéis da companhia chegaram a subir mais de 8% nesta sexta-feira (13) com a revisão do preço-teto do leilão de reserva
Os papéis da mineradora acumulam ganho de 22% em 2026; saiba se ainda há espaço para mais ou se VALE3 chegou ao topo da valorização para o ano
Com os recentes rebaixamentos feitos por agências de classificação de risco, a produtora acredita que será mais difícil vender ativos, recuperar créditos fiscais e até pegar crédito no mercado, já que perdeu o grau de investimento
A renúncia acontece em um momento sensível para a empresa, que atravessa processo de privatização por meio de oferta de ações na Bolsa
Seis anos após crise contábil, resseguradora tenta consolidar virada enquanto enfrenta novas arbitragens de acionistas
Projeções da Bloomberg indicavam expectativas mais altas de receita e Ebitda, depois do recorde de produção e da volta ao topo do ranking global de minério
Com a Raízen afundando para a faixa de alto risco, a S&P passou a ver mais incertezas e riscos financeiros para a controladora
Antiga controladora da petroquímica teria sido responsável por evento pontual que pressionou indicador do BB, diz Money Times
Mesmo com pressão sobre volumes e margens, ABEV3 avança embalada por JCP e pelo humor do mercado; bancos divergem sobre o balanço
As ações da ex-Guararapes reagem positivamente ao balanço do quarto trimestre de 2025, com o melhor ano da série histórica para a varejista de moda