🔴 ONDE INVESTIR EM OUTUBRO? MELHORES AÇÕES, FIIS E DIVIDENDOS – CONFIRA AQUI

Equipe Trends

QUE FRIA

A inusitada relação entre Frozen, o PCC, o dono do Banco Master e o Atlético-MG

Um documento da CVM revelou que fundos com nomes inspirados em personagens da Disney estão no centro de uma teia de investimentos

Equipe Trends
17 de outubro de 2025
12:07 - atualizado às 12:20

O que o filme da Disney Frozen, a facção criminosa PCC, o banqueiro Daniel Vorcaro — dono do Banco Master — e o Clube Atlético Mineiro têm em comum?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

À primeira vista, nada. Mas um documento da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) revelou um elo improvável entre eles: o investimento na SAF do Galo.

Reportagem do Estadão publicada nesta sexta-feira revela que Vorcaro comprou parte da SAF do clube por meio de fundos investigados pelo Ministério Público de São Paulo sob suspeita de servirem para lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio do Primeiro Comando da Capital, grupo criminoso conhecido como PCC.

Em agosto, a Polícia Federal deflagrou a operação Carbono Oculto para desarticular um esquema bilionário de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e fraudes no setor de combustíveis, liderado pelo PCC.

Segundo o documento obtido pelo Estadão, o Galo Forte FIP, fundo utilizado por Vorcaro para adquirir 26,9% da Galo Holding S.A., fazia parte de uma cadeia de fundos interligados — em que cada veículo detém cotas do outro, um modelo de “fundo sobre fundo” semelhante ao que está sob investigação na operação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No topo da cadeia de investimentos, estão os fundos Olaf 95 e Hans 95, ambos geridos pela Reag Investimentos e agora alvos diretos da Operação Carbono Oculto.

Leia Também

A reportagem lembra que não é possível identificar os cotistas de um fundo de investimento por meio do sistema da CVM — é permitido saber apenas quais ativos compõem sua carteira.

Assim, não há como determinar formalmente quem são os proprietários do Galo Forte FIP. Sabe-se que Vorcaro está por trás do veículo porque ele próprio foi tratado publicamente como responsável pela estrutura.

A apuração mapeou os fundos, um por um. A conclusão é de que a carteira de investimentos do Olaf fez aportes no fundo Hans, que por sua vez investiu no Alepo, que investiu no Maia, que investiu no Astralo, que por fim chega ao Galo Forte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em notas enviadas à reportagem do Estadão, o Atlético-MG informou que o Galo Forte FIP é um veículo constituído e regular perante a CVM

De acordo com o MP-SP, em referência a Hans e Olaf, “os fundos de investimento são apontados como um pilar central na estrutura do crime organizado sob apuração, sendo instrumentalizados para diversos propósitos criminosos, principalmente a ocultação e a lavagem de capitais.”

Ainda segundo o órgão, os fundos tinham características comuns, como cotistas únicos e o objetivo de “criar camadas sobrepostas para dificultar ou impedir a identificação do beneficiário final”.

Importante ressaltar que os outros investidores da Galo Holding, como Rubens e Rafael Menin, que possui como tem 55,7% da SAF, e Ricardo Guimarães, com 8,4%, não fazem parte das investigações.

E onde entra Frozen nessa história? Acontece que Olaf e Hans são personagens do filme. Para complementar, o Hans 95 tem em sua composição os fundos Anna e Sven, também personagens de Frozen.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que dizem os citados?

Em notas enviadas à reportagem do Estadão, o Atlético-MG informou que o Galo Forte FIP é um veículo constituído e regular perante a CVM, administrado pela Trustee Distribuidora de Títulos Mobiliários Ltda. “contexto no qual o Atlético não tem conhecimento de quaisquer irregularidades”, disse em nota.

“O Galo Forte Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia é um veículo de investimento devidamente constituído e regular perante a Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”), sob administração da Trustee Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários LTDA. A Trustee é uma empresa igualmente registrada perante a CVM. Referido fundo figura como acionista da Galo Holding S.A., contexto no qual o Atlético não tem conhecimento de quaisquer irregularidades.”

A Reag afirmou em nota que, como prestadora dos serviços de administração, ela é apenas administradora dos fundos citados.

“No Brasil, a administradora de um fundo de investimento é a instituição legalmente responsável pela constituição, funcionamento e representação do fundo perante terceiros e a CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Ela não é ‘dona’. Adicionalmente, informamos que o negócio de prestação de serviços de administração está em negociações adiantadas para sua venda a outra empresa.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Banco Master, comandado por Vorcaro alegou não ter relação com os fundos.

“O Banco Master não tem qualquer relação com os fundos Hans 95 e Olaf 95. Essas estruturas não integram o grupo e não possuem vínculo societário com o Banco ou com quaisquer de seus executivos. O fundo Galo Forte FIP é de propriedade de Daniel Vorcaro, pessoa física — informação pública e amplamente divulgada na mídia, inclusive após análise do CADE. A Reag Investimentos é prestadora de serviços, assim como ocorre com centenas de outros clientes", disse o Master, em nota.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
COBRANÇA INDEVIDA

Gol limita bagagem de mão em passagens básicas; Procon pede explicações e Motta acelera projeto de gratuidade

16 de outubro de 2025 - 17:46

Empresas aéreas teriam oferecido tarifas com restrições à bagagem de mão, com custo pelo despacho. Motta e Procon reagem

NOTAS SOBRE UM ESCÂNDALO

Em busca de mais informações sobre a fraude, CVM assina novo acordo de supervisão no âmbito das investigações de Americanas (AMER3)

16 de outubro de 2025 - 17:21

Contrato pode evitar ações punitivas ou reduzir penas em até 60% se a companhia colaborar com a investigação

NEGÓCIO SOBRE TRILHOS

Quem é a empresa que quer ganhar dinheiro licenciando produtos do metrô de São Paulo

16 de outubro de 2025 - 16:30

A 4Takes, responsável por marcas como Porsche e Mercedes-Benz, agora entra nos trilhos do Metrô de São Paulo, com direito a loja oficial e pop-up nas estações

AVIAÇÃO E NEGÓCIOS

Dona da Gol (GOLL54), Abra mira IPO nos EUA em meio à reorganização da aérea no Brasil

16 de outubro de 2025 - 14:35

Controladora da companhia aérea pretende abrir capital no exterior enquanto a Gol avalia fechar o capital local e sair do nível 2 de governança da B3

O IMPÉRIO BATISTA

Do “Joesley Day” à compra da Eletronuclear: como os irmãos Batista se reergueram de escândalo e ampliaram seu império

16 de outubro de 2025 - 13:42

Após o escândalo do “Joesley Day”, os irmãos Batista voltam aos holofotes com a compra da Eletronuclear e ampliam o alcance da J&F no setor de energia nuclear

RISCO DE CALOTE

Moody’s Analytics já estava prevendo a crise na Ambipar (AMBP3) desde 2024… foi só o mercado que não viu

16 de outubro de 2025 - 11:44

De acordo com o diretor Tadeu Marcon Teles, o modelo da companhia já indicava “mudanças notáveis no perfil de risco” da Ambipar desde dezembro

HORA DE COMPRAR?

O gatilho ‘esquecido’ que pode impulsionar as ações da Usiminas (USIM5) em até mais de 60%, segundo o UBS BB

16 de outubro de 2025 - 10:49

Segundo o UBS BB, o mercado ignora um possível gatilho para a Usiminas (USIM5): a aprovação de medidas antidumping contra o aço chinês, que pode elevar as margens da companhia e impulsionar as ações em mais de 60%

COMPRA ELÉTRICA

Weg (WEGE3) fortalece presença no setor elétrico com compra 54% da Tupi Mob, de gestão de redes de recarga de veículos, por R$ 38 milhões

16 de outubro de 2025 - 9:47

Weg (WEGE3) compra 54% da Tupi Mob, dona de plataforma que conecta motoristas a redes de recarga de veículos elétricos, para fortalecer sua presença no setor de mobilidade elétrica

SAÍDA DE FUNDO

Mais um fundo deixa a PDG Realty (PDGR3): incorporadora anuncia que FIDC Itamaracá vendeu toda sua participação na empresa

16 de outubro de 2025 - 9:32

FDIC Itamaracá vendeu todas as ações que detinha na PDG Realty, cerca de 35,1% do capital social; fundo VKR já havia vendido sua participação

ENTREVISTA EXCLUSIVA

Vulcabras (VULC3): CFO expõe estratégia que fez a dona da Olympikus e da Mizuno cair nas graças de analistas e gestores

16 de outubro de 2025 - 6:01

O Seu Dinheiro conversou com o CFO da empresa, Wagner Dantas, sobre a estratégia que tem impulsionado os resultados da companhia e quais são os desafios pela frente

A quem pertence

De quem é o restaurante Jamile, com cardápio assinado pelo chef Henrique Fogaça e palco de tragédia em SP

15 de outubro de 2025 - 19:02

O restaurante Jamile, cujo cardápio é assinado pelo chef Henrique Fogaça, esteve no centro de uma investigação após a morte de uma funcionária

PODE SUBIR AINDA MAIS

RD Saúde (RADL3) já se valorizou, mas pode subir ainda mais: JP Morgan projeta salto de mais de 44%

15 de outubro de 2025 - 18:15

RD Saúde, antiga Raia Drogasil: Para o JP Morgan, empresa de redes de farmácia se destaca no setor de varejo brasileiro mais amplo, dado o desempenho das ações (RADL3)

INSTABILIDADE

99 fora do ar? Usuários do aplicativo de caronas reclamam de instabilidade

15 de outubro de 2025 - 15:47

Usuários do 99 relatam dificuldades para utilizar aplicativo de caronas e banco

GIGANTE DOS ARES

Céu de brigadeiro: Embraer (EMBR3) conquistou Itaú BBA e BTG Pactual com novos pedidos bilionários

15 de outubro de 2025 - 14:45

Terceira maior fabricante de aviões do mundo, Embraer conquistou Itaú BBA e o BTG Pactual, que reiteraram a recomendação de compra para as ações (EMBR3; NYSE: ERJ)

POTENCIAL NO SETOR IMOBILIÁRIO

Cyrela (CYRE3) tem vendas aceleradas mesmo em momento de juros altos; veja por que ações podem subir até 35%, segundo o BB Investimentos

15 de outubro de 2025 - 14:02

A incorporadora, cujas ações estão em alta no ano, mais que dobrou o volume de lançamentos, o que fez o BB Investimentos elevar o preço-alvo para os papéis

MAIS VALOR AO ACIONISTA

Ação ficou barata? Por que Hapvida (HAPV3) vai recomprar até 20 milhões de ações na bolsa

15 de outubro de 2025 - 12:09

O conselho de administração da Hapvida aprovou a criação de um programa para aquisição de até 20 milhões de ações HAPV3

PARA SAIR DO BURACO

Governo Lula entra em campo para salvar os Correios e busca empréstimo de R$ 20 bilhões com garantia da União

15 de outubro de 2025 - 11:07

Desde 2022, a estatal apresenta prejuízos, mas o resultado negativo vem piorando semestre a semestre

AQUISIÇÃO NUCLEAR

J&F, dos irmãos Batista, compra participação da Eletrobras (ELET3) na Eletronuclear por R$ 535 milhões e estreia no setor de energia nuclear

15 de outubro de 2025 - 10:44

O acordo também prevê que a holding dos Batista assumirá garantias e adotará as providências necessárias com os credores e parceiros da Eletronuclear

DEPOIS DO ESCÂNDALO

Reag oficialmente troca de mãos, e novo controlador revela planos. Agora, o que falta é uma OPA

15 de outubro de 2025 - 9:17

Com a operação, a holding Arandu Partners comprou cerca de 87,4% do capital total da Reag. Veja os próximos passos

RESPOSTA

BRB rebate acusações de negócios com Master “às margens do Banco Central”; confira os detalhes

14 de outubro de 2025 - 20:00

Segundo o documento, as operações realizadas pelo BRB seguem a dinâmica natural do mercado financeiro, “sempre com o objetivo de gerar eficiência, rentabilidade e crescimento”

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar