O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
A Adnoc é o terceiro grande parceiro industrial a se juntar ao projeto da Exxon Mobil de uma usina de hidrogênio em larga escala no Texas
Meses após desistir de virar sócio da Braskem, o grupo árabe Adnoc retomou o apetite por negócios internacionais — desta vez, nos Estados Unidos.
A gigante petrolífera estatal de Abu Dhabi decidiu abocanhar uma participação de 35% em um projeto da Exxon Mobil de uma usina de hidrogênio em larga escala no Texas.
Segundo comunicado ao mercado, a companhia deve anunciar uma decisão final de investimento (FID) em 2025. O valor da operação não foi revelado.
A expectativa é que a operação da Exxon se torne a maior do mundo quando construída, com uma produção esperada de até 1 bilhão de pés cúbicos (bcf) por dia de hidrogênio “praticamente livre de carbono”, segundo as companhias.
O vice-presidente executivo de Soluções de Baixo Carbono e Desenvolvimento de Negócios da Adnoc, Michele Fiorentino, disse à Reuters que a produção será usada para abastecer "o sistema de refino da Exxon Mobil ou compradores terceirizados de hidrogênio azul conectados à rede de oleodutos na costa do Golfo".
“O acordo representa um investimento significativo na produção de energia dos Estados Unidos (EUA) e na transição energética global”, escreveu a Exxon, em nota.
Leia Também
A Exxon Mobil espera converter gás natural produzido nos EUA em hidrogênio baixo em carbono, com cerca de 98% do dióxido de carbono removido na produção.
Na avaliação de Dan Ammann, presidente da divisão de baixo carbono da Exxon, o apoio do grupo árabe Adnoc é “outra prova do momento geral” por trás do projeto, disse em entrevista à Bloomberg.
A Adnoc é o terceiro grande parceiro industrial a se juntar ao projeto da Exxon, na esteira de acordos com a JERA Co, maior fornecedora de energia do Japão, e da Air Liquide, empresa francesa que atua no segmento de gases industriais.
O projeto deve entrar em operação em 2029 — um ano após as previsões iniciais devido a um desentendimento com a gestão de Joe Biden em relação a créditos fiscais.
O principal ponto de discórdia para a instalação da Exxon no Texas é que a companhia acredita que deveria se qualificar para os créditos.
As diretrizes atuais dos incentivos determinam que os créditos são destinados a projetos que produzem hidrogênio verde por meio de água e energia renovável.
Já a planta da Exxon produzirá hidrogênio azul a partir do gás natural, que gera emissões de CO2. No entanto, a empresa afirma que o projeto de captura de carbono que acompanha o negócio removeria 98% das emissões do gás.
“Achamos que a política e os incentivos em vigor para dar suporte à criação de novas cadeias de valor deveriam ser agnósticos em termos de tecnologia”, disse Ammann ao jornal.
“Eles deveriam se concentrar em quais projetos podem entregar quais níveis de intensidade de carbono, independentemente dos meios pelos quais eles chegam lá.”
*Com informações de Bloomberg e Reuters.
Proposta com 14 pontos foi enviada por meio do Paquistão, enquanto cessar-fogo de três semanas segue em vigor e negociações continuam
Presidente norte-americano diz que governo do país persa está fragmentado, o que dificulta chegar a um consenso
Resultados fortes não foram suficientes para acalmar investidores, que cobram mais clareza sobre retorno dos aportes em inteligência artificial (IA)
Em participação no podcast Touros e Ursos, Alfredo Menezes, CEO e CIO da Armor Capital, comentou que o republicano vem enfrentando os menores níveis de popularidade do mandato
Embora tenha afirmado que será um governador low-profile, a permanência no conselho até 2028 pode ser uma barreira para possíveis interferências políticas no banco central norte-americano
A taxa seguiu inalterada como esperado pelo mercado, mas a maior rebelião interna do Fed desde 1992 marca o que deve ser a última reunião de Powell como presidente do banco central norte-americano
Astrolábio era parte de coleção real de marajás, título dado à realeza indiana, mas instrumento foi vendido e agora vai a leilão na Europa
A Meta queria a Manus, a startup de IA que atingiu US$ 100 milhões em receita em apenas oito meses e se tornou o novo pivô da guerra tecnológica entre EUA e Pequim
O Brasil é a preferência disparada entre os investidores nos EUA quando o assunto é América Latina, mas um queridinho por aqui não está mais no coração dos norte-americanos
Em entrevista à Fox News, presidente dos EUA diz que prefere negociar à distância, vê fim próximo da guerra no Oriente Médio e reclama de aliados
Presidente e primeira-dama foram evacuados após invasor armado abrir fogo; autoridades apontam possível ação de “lobo solitário”
Os Estados Unidos liberaram a isenção de sanções para as vendas de petróleo e derivados russos em março
A fabricante de chips não esteve sozinha; nesta sexta-feira (24), as ações da Intel dispararam 24%
UBS WM revisou o alvo para o índice MSCI Emerging Markets para 1.680 pontos até dezembro de 2026, representando um potencial de dois dígitos, ancorado em uma previsão de crescimento de lucros de 33% para as empresas desses países
Executivo revela por que ativos latinos são o novo refúgio global contra a incerteza da IA e a geopolítica, e ainda dá uma dica para aproveitar as oportunidades de investimento
O líder chileno participou do Latam Focus 2026, evento organizado pelo BTG Pactual, que reuniu a nata do mundo político e empresarial em Santiago, e mandou um recado para os investidores
Finlândia, o país “mais feliz do mundo”, abre oportunidade para profissionais brasileiros que querem ganhar em euro.
A companhia aérea vai passar a tesoura em rotas de curta distância programadas até outubro, uma tentativa de economizar combustível diante da ameaça de escassez e da volatilidade dos preços causada pelo conflito no Oriente Médio
Indicado de Trump para comandar o Federal Reserve passou por audiência de confirmação nesta terça-feira (21) no Senado norte-americano, e o Seu Dinheiro listou tudo o que você precisa saber sobre o depoimento
Após o Irã reverter a abertura da passagem marítima, presidente norte-americano minimiza a medida como tática de pressão