🔴 CONHEÇA A ESTRATÉGIA DO ‘MELHOR TRADER DO MUNDO’ – CONHEÇA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

GIGANTE COM APETITE

Grupo árabe que tentou comprar Braskem investe nos EUA — e abocanha 35% de negócio de hidrogênio

A Adnoc é o terceiro grande parceiro industrial a se juntar ao projeto da Exxon Mobil de uma usina de hidrogênio em larga escala no Texas

Fundo árabe Adnoc.
Fundo árabe Adnoc. - Imagem: iStock/Marco Curaba

Meses após desistir de virar sócio da Braskem, o grupo árabe Adnoc retomou o apetite por negócios internacionais — desta vez, nos Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A gigante petrolífera estatal de Abu Dhabi decidiu abocanhar uma participação de 35% em um projeto da Exxon Mobil de uma usina de hidrogênio em larga escala no Texas.

Segundo comunicado ao mercado, a companhia deve anunciar uma decisão final de investimento (FID) em 2025. O valor da operação não foi revelado.

A expectativa é que a operação da Exxon se torne a maior do mundo quando construída, com uma produção esperada de até 1 bilhão de pés cúbicos (bcf) por dia de hidrogênio “praticamente livre de carbono”, segundo as companhias.

O vice-presidente executivo de Soluções de Baixo Carbono e Desenvolvimento de Negócios da Adnoc, Michele Fiorentino, disse à Reuters que a produção será usada para abastecer "o sistema de refino da Exxon Mobil ou compradores terceirizados de hidrogênio azul conectados à rede de oleodutos na costa do Golfo".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O acordo representa um investimento significativo na produção de energia dos Estados Unidos (EUA) e na transição energética global”, escreveu a Exxon, em nota.

Leia Também

EM XEQUE

iPhone com os dias contados? Como a Starlink de Elon Musk pode acabar com o império da Apple

VENCEDORES DA TEMPORADA

Empresas do S&P 500 devem lucrar 31% mais no 3T26 — e esses dois setores devem largar na frente

Os detalhes do projeto da Exxon Mobil em parceria com o grupo árabe

A Exxon Mobil espera converter gás natural produzido nos EUA em hidrogênio baixo em carbono, com cerca de 98% do dióxido de carbono removido na produção.

Na avaliação de Dan Ammann, presidente da divisão de baixo carbono da Exxon, o apoio do grupo árabe Adnoc é “outra prova do momento geral” por trás do projeto, disse em entrevista à Bloomberg. 

A Adnoc é o terceiro grande parceiro industrial a se juntar ao projeto da Exxon, na esteira de acordos com a JERA Co, maior fornecedora de energia do Japão, e da Air Liquide, empresa francesa que atua no segmento de gases industriais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O projeto deve entrar em operação em 2029 — um ano após as previsões iniciais devido a um desentendimento com a gestão de Joe Biden em relação a créditos fiscais. 

O principal ponto de discórdia para a instalação da Exxon no Texas é que a companhia acredita que deveria se qualificar para os créditos.

As diretrizes atuais dos incentivos determinam que os créditos são destinados a projetos que produzem hidrogênio verde por meio de água e energia renovável. 

Já a planta da Exxon produzirá hidrogênio azul a partir do gás natural, que gera emissões de CO2. No entanto, a empresa afirma que o projeto de captura de carbono que acompanha o negócio removeria 98% das emissões do gás.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Achamos que a política e os incentivos em vigor para dar suporte à criação de novas cadeias de valor deveriam ser agnósticos em termos de tecnologia”, disse Ammann ao jornal. 

“Eles deveriam se concentrar em quais projetos podem entregar quais níveis de intensidade de carbono, independentemente dos meios pelos quais eles chegam lá.”

*Com informações de Bloomberg e Reuters.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
prêmio nobel 9 de outubro de 2026 - 8:35
prêmio nobel 8 de outubro de 2026 - 8:49
prêmio nobel 7 de outubro de 2026 - 10:17
prêmio nobel 5 de outubro de 2026 - 13:39
Brasil segue sem um Nobel oficial, mas já teve um filho de estrangeiros nascido no Rio, um físico injustiçado e a primeira vencedora do “Nobel da Agricultura 3 de outubro de 2026 - 7:14
Henry Kissinger 2 de outubro de 2026 - 15:05

NÃO ACEITAMOS DEVOLUÇÃO

Henry Kissinger, o Nobel da Paz que tentou devolver o prêmio, mas não conseguiu

2 de outubro de 2026 - 15:05
Peter Handke 30 de setembro de 2026 - 16:32
nvidia ações nvda ia 28 de setembro de 2026 - 19:18
Montagem com um fundo com notas de dólares e, ao centro, uma mão segurando um iPhone Duo aberto. 28 de setembro de 2026 - 14:30
27 de setembro de 2026 - 11:00
Imagem de um globo, com um termômetro e uma seta vermelha com a inscrição El Niño 25 de setembro de 2026 - 19:30
Guerra comercial, China, Estados Unidos EUA 25 de setembro de 2026 - 17:27
bandeira dos estados unidos em wall street 25 de setembro de 2026 - 15:42
Presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, apertam as mãos após encontro na Coreia do Sul 24 de setembro de 2026 - 19:58
Gráfico de ações sobre bandeira dos Estados Unidos 24 de setembro de 2026 - 15:03
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em discurso na Assembleia Geral da ONU 22 de setembro de 2026 - 13:37
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar