O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
O presidente da Rússia fez um discurso à nação nesta quinta-feira (29) e deixou bem claro que está preparado para o que der e vier para conter o Ocidente
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não deixou barato a entrada da Suécia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) — e nem as provocações recentes do presidente francês, Emmanuel Macron. Nesta quinta-feira (29), o chefe do Kremlin reagiu ao cerco que a aliança parece estar montando contra Moscou.
Putin alertou os países da Otan sobre o perigo de um conflito nuclear com Moscou caso as tropas da aliança fossem destacadas para a Ucrânia.
“[O Ocidente] deve perceber que também temos armas que podem atingir alvos no seu território. Tudo isto ameaça realmente um conflito com o uso de armas nucleares e a destruição da civilização. Eles não entendem isso?”, disse Putin em discurso anual sobre o estado da nação.
No discurso aos legisladores russos, que durou mais de uma hora, Putin acusou o Ocidente de tentar arrastar a Rússia para uma “corrida armamentista”.
Ele se disse pronto para o diálogo com os EUA sobre “estabilidade estratégica”, mas iria não ser forçado a conversações.
Putin fez questão também de destacar uma “Rússia unida enquanto enfrenta as ameaças do terrorismo internacional” e os desafios à soberania colocados pelo “Ocidente colonial que está tentando trazer a discórdia à nossa casa”.
Leia Também
As declarações de Putin acontecem em um momento no qual a Suécia se torna o 32° membro da Otan, deixando a Rússia praticamente cercada por países que formam uma aliança cujo lema é “mexeu com um, mexeu com todos”.
Vale lembrar que foi a intenção de Kiev de fazer parte da Otan que levou a Rússia a invadir a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022.
Os comentários também servem como resposta direta à sugestão de Macron aos chefes de Estado europeus, que se reuniram em Paris na segunda-feira, de enviar tropas terrestres para a Ucrânia.
Na ocasião, o presidente francês disse que não havia consenso sobre a ideia, mas que a proposta não tinha sido “descartada”.
As declarações de Macron provocaram uma verdadeira corrida entre os países da Otan para negar o envio de tropas à Ucrânia, com Putin aumentando os níveis de alerta de que tal manobra provocaria um conflito “inevitável” entre a Rússia e a aliança.
“Superaremos tudo juntos”, disse Putin ao apresentar o discurso. Ele elogiou os cidadãos, indústrias e empresas russas, juntamente com as tropas do país na Ucrânia, pelos seus esforços em “defender a pátria”.
“Provamos que estamos preparados para resolver as tarefas mais difíceis e enfrentar os desafios mais difíceis. Repelimos a agressão do terrorismo internacional, preservamos a unidade do país, impedimos que fosse dilacerado, apoiamos os nossos irmãos e irmãs e o seu desejo de estar com a Rússia”, disse.
Putin afirmou ainda que as forças russas estavam na ofensiva para libertar novos territórios na Ucrânia, repetindo mais uma vez alegações infundadas de que a Rússia está tentando derrubar um regime “nazista” no país.
O líder russo fez um minuto de silêncio para homenagear as forças armadas do país e depois exaltou a experiência “colossal” no campo de batalha que adquiriram durante os dois anos de combates na Ucrânia.
*Com informações da CNBC
Astrolábio era parte de coleção real de marajás, título dado à realeza indiana, mas instrumento foi vendido e agora vai a leilão na Europa
A Meta queria a Manus, a startup de IA que atingiu US$ 100 milhões em receita em apenas oito meses e se tornou o novo pivô da guerra tecnológica entre EUA e Pequim
O Brasil é a preferência disparada entre os investidores nos EUA quando o assunto é América Latina, mas um queridinho por aqui não está mais no coração dos norte-americanos
Em entrevista à Fox News, presidente dos EUA diz que prefere negociar à distância, vê fim próximo da guerra no Oriente Médio e reclama de aliados
Presidente e primeira-dama foram evacuados após invasor armado abrir fogo; autoridades apontam possível ação de “lobo solitário”
Os Estados Unidos liberaram a isenção de sanções para as vendas de petróleo e derivados russos em março
A fabricante de chips não esteve sozinha; nesta sexta-feira (24), as ações da Intel dispararam 24%
UBS WM revisou o alvo para o índice MSCI Emerging Markets para 1.680 pontos até dezembro de 2026, representando um potencial de dois dígitos, ancorado em uma previsão de crescimento de lucros de 33% para as empresas desses países
Executivo revela por que ativos latinos são o novo refúgio global contra a incerteza da IA e a geopolítica, e ainda dá uma dica para aproveitar as oportunidades de investimento
O líder chileno participou do Latam Focus 2026, evento organizado pelo BTG Pactual, que reuniu a nata do mundo político e empresarial em Santiago, e mandou um recado para os investidores
Finlândia, o país “mais feliz do mundo”, abre oportunidade para profissionais brasileiros que querem ganhar em euro.
A companhia aérea vai passar a tesoura em rotas de curta distância programadas até outubro, uma tentativa de economizar combustível diante da ameaça de escassez e da volatilidade dos preços causada pelo conflito no Oriente Médio
Indicado de Trump para comandar o Federal Reserve passou por audiência de confirmação nesta terça-feira (21) no Senado norte-americano, e o Seu Dinheiro listou tudo o que você precisa saber sobre o depoimento
Após o Irã reverter a abertura da passagem marítima, presidente norte-americano minimiza a medida como tática de pressão
Teerã alega “pirataria” dos EUA para encerrar breve abertura da via estratégica; Donald Trump afirma que cerco naval só terminará com conclusão total de acordo.
Mais cedo ou mais tarde, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo vão se aposentador dos gramados, mas não vão abandonar o futebol. Ambos se preparam para virar dirigentes.
Com orçamento aprovado e foco no superávit, governo argentino recebe sinal verde do Fundo; entenda como a economia vizinha está mudando (para melhor)
Gestor colocou as economias em desenvolvimento no radar dos investidores globais em um momento em que “mercados emergentes” não era nem um conceito ainda
Apesar do desempenho estelar, a fabricante de chips ainda tem riscos à frente; entenda o que mexe com a ação da empresa
Motivo pelo qual o ouro se concentra em certas regiões do mundo e não em outras é considerado um mistério de longa data pelos cientistas, mas uma parte dessa resposta parece ter sido encontrada