🔴 TRÊS AÇÕES LIGADAS À IA PODEM DOBRAR NOS PRÓXIMOS MESES – CONHEÇA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

REFORMA NO COMITÊ

Mudanças na Petrobras (PETR4): Por que a estatal decidiu tirar Petros da presidência do CAE antes do fim do mandato? 

O conselho de administração da estatal elegeu Jerônimo Antunes, conselheiro independente, como novo presidente do comitê de auditoria estatutário

Fachada de prédio da Petrobras, com logo da empresa
Fachada de prédio da Petrobras, com logo da empresa - Imagem: Shutterstock

Após o fechamento dos mercados na noite passada, a Petrobras (PETR4) anunciou na sexta-feira (2) uma reforma no comitê de auditoria estatutário (CAE), com mudanças não só no comando do CAE, como também no regimento interno que escolhe os integrantes desse grupo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O conselho de administração da estatal elegeu Jerônimo Antunes — hoje conselheiro independente da companhia — para a presidência do CAE, em um mandato de três anos.

Antunes entra como substituto do conselheiro independente Francisco Petros — cujo mandato como presidente estava previsto para terminar apenas em abril de 2025.

A companhia não informou o motivo da destituição antecipada de Petros, mas afirmou que Antunes atende “integralmente” aos requisitos para ocupar a posição e possui o “currículo mais aderente à função dentre todos os membros do conselho de administração”.

  • Petrobras, 3R, Prio: Qual petroleira vai ser a “vencedora” da temporada de resultados do 2T24? Confira as análises da Empiricus Research gratuitamente – clique AQUI.

O novo presidente do CAE foi indicado e eleito por acionistas minoritários e é professor doutor de contabilidade da Universidade de São Paulo (USP). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O executivo já atuou em conselhos de administração e em comitês de auditoria, incluindo da Petrobras, da Eletrobras (ELET3) e da Vibra (VVBR3).

Leia Também

HORA DE COMPRAR?

Gerdau (GGBR4) no radar: Itaú BBA recomenda compra e UBS BB vê ação a R$ 35; o que está por trás do otimismo?

AQUECIMENTO PARA O BALANÇO

Dividendos de até US$ 4,2 bilhões: com operacional tinindo, Petrobras (PETR4) deve ‘blindar’ os proventos da queda do petróleo

Vale destacar que o CAE tem como objetivo ajudar o conselho da Petrobras na análise e supervisão de questões como as demonstrações financeiras, a atuação dos auditores independentes e internos e a adequação das ações de prevenção e combate à fraude e corrupção.

Por que a Petrobras (PETR4) mudou o regimento do CAE

A Petrobras (PETR4) ainda anunciou pequenas alterações no regimento interno do CAE.

Segundo a empresa, o documento foi alterado para destacar a exigência de que o comitê seja composto por maioria de membros independentes — sejam esses integrantes internos (conselheiros) ou externos, considerando o papel de “assessoramento técnico ao conselho de administração”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A maioria dos membros do CAE deverá ser escolhida entre os membros independentes do Conselho de Administração ou dentre os membros externos do Comitê e que atendam aos critérios de independência”, escreveu a empresa, no regimento. 

Além disso, deverá ser “expressamente declarado nas atas das reuniões do conselho de administração que os elegerem”.

A empresa ainda revisou a composição dos comitês de assessoramento do conselho de administração, de olho na entrada de novos membros no colegiado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mina da Vale em Ouro Preto (MG) 29 de outubro de 2026 - 6:30
Gilson Finkelsztain, novo CEO do Santander Brasil (SANB11). 28 de outubro de 2026 - 14:32
Interior de centro de distribuição da Shopee em Franco da Rocha (SP). 28 de outubro de 2026 - 10:46
Oceanpact (OPCT3) vence ação contra Petrobras 27 de outubro de 2026 - 17:06
Fachada do Banco do Brasil (BBAS3). Divulgação 27 de outubro de 2026 - 13:09
Daniela de Castro, diretora do Bradesco Principal. 27 de outubro de 2026 - 12:03
Fachada de agência do Itaú Unibanco (ITUB4). 26 de outubro de 2026 - 9:12
Fusão de Cobasi com Petz. Montagem com dois cachorros felizes 23 de outubro de 2026 - 16:21
O CEO do Bradesco (BBDC4), Marcelo Noronha. 23 de outubro de 2026 - 11:46
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar