🔴 [NO AR] ESPECIALIZAÇÃO EXECUTIVA EM IA: 3 AULAS GRATUITAS – ASSISTA AGORA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

APURAÇÃO INTERNA

Itaú (ITUB4) acusa ex-CFO de participar de esquema ilegal no banco e leva investigação ao BC; executivo nega acusações

O banco diz que Alexsandro Broedel, diretor financeiro da instituição até julho deste ano, teria violado políticas internas e agido em conflito de interesses para benefício próprio

Fachada de unidade do Itaú Unibanco (ITUB4)
Imagem: Shutterstock

Publicadas em meio às tradicionais páginas de economia de um dos maiores jornais do país, as atas de empresas não costumam chamar tanta atenção quanto as notícias do setor. Mas o registro de uma assembleia recente do Itaú (ITUB4) se destacou pelas acusações contra o ex-diretor financeiro da instituição, Alexsandro Broedel.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ata em questão foi divulgada na edição deste sábado (7) do Estado de S. Paulo e indica que, segundo apurações da administração do banco, Broedel teria violado as políticas internas e a legislação e atuado em conflito de interesses para benefício próprio.

Ainda segundo a investigação interna, a violação teria ocorrido no âmbito do relacionamento com um fornecedor de pareceres do Itaú relacionado a ele.

O banco alega que o ex-CFO, que deixou o Itaú em julho deste ano e assumiu recentemente a chefia da contabilidade no Santander Global, aprovou pagamentos que totalizam R$ 10,4 milhões ao referido fornecedor, que não é nomeado pelo documento.

Itaú denuncia ex-executivo ao BC; Broedel diz que irá à Justiça

A ata diz ainda que os resultados das investigações já foram comunicados ao Banco Central e aos auditores independentes do Itaú, a PricewaterhouseCoopers (PwC).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já Broedel afirmou, em nota enviada ao portal Pipeline, que as acusações do banco são "infundadas e sem sentido".

Leia Também

Conteúdo BTG Pactual

Macro Day: O que os principais economistas e gestores projetam para os próximos meses? Descubra no evento anual e gratuito do BTG Pactual

DÍVIDAS

Mais uma: Fertilizantes Heringer S.A. (FHER3) pede proteção na Justiça contra credores

O executivo destacou que o Itaú tem uma rigorosa e abrangente estrutura de controle e compliance e, durante os 12 anos em que Broedel esteve por lá, nunca contestou as atividades do CFO. Por isso, questiona a divulgação das acusações logo agora, após ele ter assumido o novo cargo no Santander.

"Causa profunda estranheza que o Itaú levante a suspeita sobre supostas condutas impróprias somente depois de Broedel ter apresentado a renúncia aos seus cargos no banco para assumir uma posição global em um dos seus principais concorrentes, cumprindo o período de quarentena definido pelo banco”, diz a nota publicada pelo portal.

O ex-CFO do Itaú diz ainda que irá tomar as medidas judiciais cabíveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
27 de agosto de 2026 - 13:03
oi fibra internet oibr3 oibr3 telecomunicações telecom v.tal 26 de agosto de 2026 - 9:15

CONTRATOS PÚBLICOS RELEVANTES

O que sobrou da Oi (OIBR3)? Serviços terão fase de transição até o fim definitivo

26 de agosto de 2026 - 9:15
25 de agosto de 2026 - 15:59
Gráfico de ações ao fundo e o símbolo da Vale no centro da imagem 25 de agosto de 2026 - 15:38
Em um fundo com moedas de 1 real, o logo da Viveo aparece em primeiro plano 24 de agosto de 2026 - 20:00
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar