🔴 OPÇÕES NA BOLSA: GANHOS ALTOS PODEM ACONTECER NO CURTÍSSIMO PRAZO – ENTENDA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

FEBRE ALTA

Hapvida (HAPV3) na enfermaria: ação chega a cair quase 20% na mínima do dia. O que provoca essa hemorragia dos papéis da bolsa?

Ativos amargam queda de 50% no ano e a tendência, segundo grandes bancos, é de que não haja uma recuperação tão rápida; entenda os motivos

Hospital Eugênia Pinheiro, da Hapvida
Hospital Eugênia Pinheiro, da Hapvida - Imagem: Divulgação

As ações da Hapvida (HAPV3) estão na enfermaria da bolsa nesta terça-feira (17). Os papéis chegaram a cair 18% na mínima da sessão e a recuperação deve ser lenta, segundo as previsões de grandes bancos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Citi, por exemplo, fez uma análise das propostas da Agência Nacional de Saúde (ANS) para planos coletivos e diz que as mudanças são negativas, com potencial para reduzir a flexibilidade financeira e enfraquecer a lucratividade desse tipo de plano.

Nesse cenário, o banco norte-americano diz que a Hapvida é a mais exposta. 

Na mesma linha, o BTG Pactual avalia que o novo marco pode penalizar a Hapvida por ser um das operadoras mais eficientes, já que a companhia é a provedora de menor custo do setor. 

O Goldman Sachs destaca ainda que as mudanças podem limitar a flexibilidade dos reajustes de preços pela Hapvida, também considerando o nível de eficiência da empresa. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por volta de 14h, HAPV3 recuava 14,01%, cotadas a R$ 2,21. As ações da Hapvida caminham para encerrar o ano com perda de mais de 50%. Apenas em dezembro, o papel já acumula baixa de 30%. 

Leia Também

BALANÇO DO 3T26

Bradsaúde (SAUD3): lucro sobe 14,4% e dividendos chegam a R$ 1 bilhão, mas ‘dor de cabeça’ volta a atacar

TEM MAIS POR VIR

A festa ainda não acabou: B3 (B3SA3) pode subir mais 27% e pagar bons dividendos, diz Santander

Hapvida: a mais exposta pelas mudanças que a ANS que fazer

A ANS propõe mudanças como a expansão do pool de risco de 29 para até 1.000 vidas em contratos corporativos e para todos os planos de afinidade.

As operadoras deverão optar se o reajuste será feito com base em índice de sinistralidade ou financeiro, não podendo acumular ambos. 

Segundo o Citi, a Hapvida é a mais exposta por ter 43% dos contratos corporativos atualmente situados entre 30 e 999 vidas por contrato.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a ANS também quer padronizar as regras de rescisão com contratos de Microempreendedor Individual (MEI), exigindo cancelamentos apenas na data de aniversário e com aviso prévio de 60 dias.

A mudança também visa estabelecer a obrigatoriedade da venda on-line para os planos individuais/familiares, coletivos por adesão e empresariais. Para facilitar o acesso ao produto. 

“A combinação potencial de contratos de Pequenas e Médias Empresas e de afinidade na mesma pool deve aumentar naturalmente a incerteza atuarial”, diz o Citi em relatório. 

As propostas da ANS ainda serão debatidas em audiência pública.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na avaliação do BTG, “as mudanças foram frustrantes e que devem gerar mais discussão e controvérsia”. 

“É desnecessário dizer que esse potencial marco regulatório sobre a precificação dos contratos seria negativo para toda a cadeia privada de saúde”, diz o banco. 

*Com informações do Money Times

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fachada da sede da Bradsaúde (SAUD3), na Avenida Paulista, em São Paulo. 21 de outubro de 2026 - 11:13
Fachada da unidade Vamos Seminovos, com estrutura moderna em vermelho e cinza, dedicada à venda de caminhões e máquinas usadas do Grupo Vamos, sob céu azul e dia ensolarado. 20 de outubro de 2026 - 18:45
Fachada do Banco Inter. 20 de outubro de 2026 - 16:25
Imagem feita por IA traz um gráfico de ações da bolsa, com uma seta verde apontando para cima. Moedas no canto inferior esquerdo e uma pilha de papéis no canto inferior direito. 16 de outubro de 2026 - 19:51
Gráfico azul. com fundo preto e o logo da Eneva ao lado esquerdo 16 de outubro de 2026 - 11:09
Prédio do Banco Central. 16 de outubro de 2026 - 9:26
tela de um celular com o logo do iFood em um fundo vermelho 15 de outubro de 2026 - 16:35
Fachada do Banco Inter. 15 de outubro de 2026 - 10:50
Smartphone com logo da Vivo, antena de telecomunicações, notas de real e pilhas de moedas sobre fundo azul 14 de outubro de 2026 - 19:14
Fachada de uma agência do Bradesco com arquitetura moderna, destacando painéis vermelhos e brancos, logotipos do banco em ambas as laterais do prédio, amplas paredes de vidro na entrada, corrimãos de acessibilidade e paisagismo com árvores e arbustos ao redor. 14 de outubro de 2026 - 19:03
Fachada Smart Fit 14 de outubro de 2026 - 17:45
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar