Dança das cadeiras: Pernambucanas passa por nova troca de comando em menos de um ano; conheça o novo CEO da varejista
Marcelo Labuto, que havia assumido a companhia em outubro de 2023, pediu para deixar o cargo na companhia; Ricardo Doebeli substitui

A Pernambucanas terá uma nova troca de comando em menos de um ano. Por motivos pessoais não revelados, Marcelo Labuto, que havia assumido a companhia em outubro de 2023, pediu para deixar o cargo na varejista.
Quem assume agora a cadeira é Ricardo Doebeli, que, nos últimos seis anos foi sócio da Mckinsey & Company na área de transformação de empresas. Entre outras experiências, ele carrega 13 anos na consultoria Galeazzi & Associados.
O Broadcast/Estadão apurou que o comunicado de Labuto ao Conselho de Administração sobre sua saída da companhia se deu há cerca de dois meses, quando a empresa ainda trabalhava no acordo de acionistas tornado público no início deste mês.
A varejista, então, concluiu esse processo, e a contratação de um novo diretor financeiro (CFO) para então encaminhar a troca do posto executivo mais alto.
- Os balanços do 2T24 já estão sendo publicados: receba em primeira mão a análise dos profissionais da Empiricus Research e saiba quais ações comprar neste momento. É totalmente gratuito – basta clicar aqui.
O acordo que estava em andamento promoveu a criação de oito classes de ações ordinárias, com direitos políticos e econômicos iguais.
Assim, os sócios passaram a ter poder de voto igual na empresa, mesmo com posições acionárias diferentes.
Leia Também
O CFO escolhido durante esse processo foi Mauricio Hasson, com 25 anos de experiência em finanças. O profissional liderou a maior emissão de dívida da Vero/Americanet, companhia controlada pela Vinci Partners e Warburg Pincus.
Ele também foi o responsável pela renovação de linhas de crédito obtendo vencimentos mais longos e compatíveis com a atividade da empresa, segundo informou a própria Pernambucanas.
De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Pernambucanas, Martin Mitteldorf, Labuto, agora ex-CEO, deixa um legado positivo, com contribuição decisiva para o processo de inovação na operação de varejo e expansão da rede Pefisa (braço financeiro da companhia), que dobrou o número de lojas durante sua gestão.
Atualmente, a Pefisa conta com 16 unidades. A Pernambucanas conta com 13 mil funcionários e mais de 500 lojas físicas.
"Compreendemos e respeitamos seu momento. Ele contribuiu com o alcance de resultados consistentes", diz Mitteldorf.
"Agradecemos pelo valor que trouxe à operação com sua visão e, desde já, por sua colaboração irrestrita com o processo de transição que acontecerá de forma gradual e transparente, respeitando as necessidades da companhia e de seus stakeholders (públicos de interesse)", afirma.
'Continuidade'
A empresa afirma que a missão dos novos CEO e CFO é de continuidade. A empresa, como todo o setor de vestuário, enfrenta desafios de vendas, com custos que ou se mantiveram ou subiram, como é o caso dos salários, reajustados.
Assim, o perfil de Doebeli, voltado a eficiência operacional, é uma das características reforçadas pela administração da companhia nos bastidores.
Além disso, a companhia busca se transformar em um momento de novas entrantes asiáticas e digitais no setor.
Os novos executivos também devem buscar novas propostas para lidar com o cenário.
NOVAS FRONTEIRAS
Quer investir na China sem sair da B3? BTG Pactual Asset fecha parceria com gigante chinesa para preparar novos ETFs
9 de outubro de 2026 - 5:01RECOMENDAÇÃO
O pior já passou para a SLC Agrícola (SLCE3)? Bancos elevam projeções para 2027, mas fazem alerta aos investidores
8 de outubro de 2026 - 17:33Conteúdo Empiricus
Com R$ 210 bilhões em operações em 2026, mercado de M&A mira as médias empresas, mas este erro pode comprometer o valor da negociação
8 de outubro de 2026 - 17:01A VENCEDORA DOS JUROS BAIXOS
XP (XPBR31) pode ganhar um empurrão da Selic mais baixa; UBS BB eleva preço-alvo e vê até 25% de alta
8 de outubro de 2026 - 16:07AINDA ESTÁ BARATO?
A festa da bolsa ainda não acabou: BTG aponta onde a queda dos juros pode abrir espaço para mais altas
8 de outubro de 2026 - 13:33SINAL VERDE
GPA (PCAR3) vai virar a página? Justiça dá aval a plano de recuperação extrajudicial; ação dispara até 10% na B3
7 de outubro de 2026 - 14:17VAI VIRAR O JOGO?
Hora de comprar JBS (JBSS32)? Dor de cabeça pode virar trunfo — e fazer ação saltar até 70%, diz XP
7 de outubro de 2026 - 8:46O RALI ESTÁ SÓ COMEÇANDO
Bolsa brasileira disparou após o 1º turno; agora, UBS BB revela onde ainda pode haver espaço para ganhar
6 de outubro de 2026 - 19:43PROJEÇÃO PARA O BALANÇO
Vale (VALE3) sob pressão: Citi diz o que está no caminho da mineradora; saiba o que fazer com a ação agora
6 de outubro de 2026 - 19:05NO MEIO DO CAMINHO
Banrisul (BRSR6) ainda não conquistou o UBS BB — mas apostar contra a ação ficou mais difícil; analistas elevam recomendação
6 de outubro de 2026 - 17:02SEGUNDO O BTG PACTUAL
Grupo Mateus (GMAT3), Vulcabras (VULC3) e outras: por que a economia nem precisa melhorar tanto para estas ações decolarem logo
6 de outubro de 2026 - 16:20O BONDE DOS ESQUECIDOS?
Comeram poeira! Rali dos bancos na B3 deixa estas duas ações para trás — mas JP Morgan vê espaço para uma nova arrancada
6 de outubro de 2026 - 15:32PUXOU O FREIO
JP Morgan ‘manda vender’ ação do Banco do Brasil (BBAS3) após rali eleitoral — e elege outro bancão para comprar agora
6 de outubro de 2026 - 14:22OTIMIZANDO ONDE DÁ
Na luta para virar o jogo, Hapvida (HAPV3) fecha acordo bilionário com a Roche. Como a parceria pode ajudar a operadora?
6 de outubro de 2026 - 10:31DESPEDIDA COM DATA MARCADA
Adeus, B3: oferta para tirar Helbor (HBOR3) da bolsa recebe aval da CVM e tem leilão marcado; veja os próximos passos
6 de outubro de 2026 - 9:50VEJA AS FAVORITAS
Após eleições, JP Morgan troca campeãs do Minha Casa, Minha Vida por construtoras de média e alta renda
5 de outubro de 2026 - 18:13COMMODITIES
Petrobras (PETR4) ou Vale (VALE3): qual delas se dá melhor caso Flávio Bolsonaro vença o segundo turno
5 de outubro de 2026 - 17:05MODO RELAX
Da esteira para a massagem: Smart Fit (SMFT3) quer comprar até 20% do Buddha Spa. O que está por trás da estratégia?
5 de outubro de 2026 - 9:00FAVORITA DOS ANALISTAS
Lula ou Flávio Bolsonaro? Veja a ação que pode blindar seus investimentos no segundo turno
5 de outubro de 2026 - 6:03A VACA E O FRANGO