🔴 ‘OPERAÇÃO  IKKI-TOUSEN’ – MULTIPLICAÇÕES DE ATÉ 250x DE FORMA AUTOMATIZADA – SAIBA COMO

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

REESTRUTURAÇÃO

Dança das cadeiras: Pernambucanas passa por nova troca de comando em menos de um ano; conheça o novo CEO da varejista

Marcelo Labuto, que havia assumido a companhia em outubro de 2023, pediu para deixar o cargo na companhia; Ricardo Doebeli substitui

Imagem: shutterstock

A Pernambucanas terá uma nova troca de comando em menos de um ano. Por motivos pessoais não revelados, Marcelo Labuto, que havia assumido a companhia em outubro de 2023, pediu para deixar o cargo na varejista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem assume agora a cadeira é Ricardo Doebeli, que, nos últimos seis anos foi sócio da Mckinsey & Company na área de transformação de empresas. Entre outras experiências, ele carrega 13 anos na consultoria Galeazzi & Associados.

Broadcast/Estadão apurou que o comunicado de Labuto ao Conselho de Administração sobre sua saída da companhia se deu há cerca de dois meses, quando a empresa ainda trabalhava no acordo de acionistas tornado público no início deste mês.

A varejista, então, concluiu esse processo, e a contratação de um novo diretor financeiro (CFO) para então encaminhar a troca do posto executivo mais alto.

  • Os balanços do 2T24 já estão sendo publicados: receba em primeira mão a análise dos profissionais da Empiricus Research e saiba quais ações comprar neste momento. É totalmente gratuito – basta clicar aqui.

O acordo que estava em andamento promoveu a criação de oito classes de ações ordinárias, com direitos políticos e econômicos iguais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, os sócios passaram a ter poder de voto igual na empresa, mesmo com posições acionárias diferentes.

Leia Também

COMPRA OU VENDER

Vale (VALE3) no olho do furacão? CEO da mineradora abre o jogo; Citi e Itaú BBA dizem o que você deve fazer com a ação

MERCADO USA A RÉGUA ERRADA?

Citi sobe o preço-alvo de BTG Pactual (BPAC11) e vê espaço para ação se descolar dos bancões

O CFO escolhido durante esse processo foi Mauricio Hasson, com 25 anos de experiência em finanças. O profissional liderou a maior emissão de dívida da Vero/Americanet, companhia controlada pela Vinci Partners e Warburg Pincus.

Ele também foi o responsável pela renovação de linhas de crédito obtendo vencimentos mais longos e compatíveis com a atividade da empresa, segundo informou a própria Pernambucanas.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Pernambucanas, Martin Mitteldorf, Labuto, agora ex-CEO, deixa um legado positivo, com contribuição decisiva para o processo de inovação na operação de varejo e expansão da rede Pefisa (braço financeiro da companhia), que dobrou o número de lojas durante sua gestão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente, a Pefisa conta com 16 unidades. A Pernambucanas conta com 13 mil funcionários e mais de 500 lojas físicas.

"Compreendemos e respeitamos seu momento. Ele contribuiu com o alcance de resultados consistentes", diz Mitteldorf.

"Agradecemos pelo valor que trouxe à operação com sua visão e, desde já, por sua colaboração irrestrita com o processo de transição que acontecerá de forma gradual e transparente, respeitando as necessidades da companhia e de seus stakeholders (públicos de interesse)", afirma.

'Continuidade'

A empresa afirma que a missão dos novos CEO e CFO é de continuidade. A empresa, como todo o setor de vestuário, enfrenta desafios de vendas, com custos que ou se mantiveram ou subiram, como é o caso dos salários, reajustados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, o perfil de Doebeli, voltado a eficiência operacional, é uma das características reforçadas pela administração da companhia nos bastidores.

Além disso, a companhia busca se transformar em um momento de novas entrantes asiáticas e digitais no setor.

Os novos executivos também devem buscar novas propostas para lidar com o cenário.

LEIA TAMBÉM: Mercado Livre (MELI34) dobra lucro, sobe sarrafo de novo e deve seguir atropelando Magazine Luiza (MGLU3) e Casas Bahia (BHIA3)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Itaú (ITUB4) aluga 100% do Esther Towers, da EZ Tec (EZTC3). 18 de setembro de 2026 - 10:18
dividedos renda maio caixa seguridade cxse3 petrobras petr4 17 de setembro de 2026 - 18:34
Fachada loja Natura 17 de setembro de 2026 - 18:24
Gráfico de ações e sacolas de compras para representar empresas do varejo 17 de setembro de 2026 - 18:00
Fachada da Raia, da RD Saúde (RADL3). 16 de setembro de 2026 - 12:01
Celular com logo Nubank 16 de setembro de 2026 - 10:44
Fachada de prédio da Petrobras (PETR4) 15 de setembro de 2026 - 19:26
Logo da companhia JBS, ao fundo céu azul e árvores espelhados na fachada do prédio 15 de setembro de 2026 - 19:14
Weg (WEGE3) 15 de setembro de 2026 - 17:52
Em um fundo com cifrões caindo do céu, o símbolo da Vivo aparece no centro da imagem 14 de setembro de 2026 - 19:10
Vale 14 de setembro de 2026 - 18:31
Touro amarelo com investidor em cima dele em direção para o alto, representando um bull market do Ibovespa e da bolsa brasileira 14 de setembro de 2026 - 17:58
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar