🔴 OPÇÕES NA BOLSA: GANHOS ALTOS PODEM ACONTECER NO CURTÍSSIMO PRAZO – ENTENDA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

RECALIBRANDO A CARTEIRA

Fundo imobiliário recua forte na B3 após reavaliação patrimonial mostrar queda de 77% no valor de ativos da carteira do FII

A reavaliação, que foi feita a valor justo em dezembro do ano passado, representa uma variação negativa de 48,37% no patrimônio líquido do fundo

Miniatura de uma casa sobre gráficos, representando as cotas de fundos imobiliários negociadas em bolsa
Imagem: iStock.com/MicroStockHub

A reavaliação anual dos ativos que compõem a carteira dos fundos imobiliários pode impulsionar ou prejudicar o desempenho das cotas na bolsa dos valores. No caso do Tordesilhas EI (TORD11), é a segunda alternativa que ocorre nesta segunda-feira (2).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por volta das 12h47, as cotas do TORD11 lideravam as perdas do IFIX — índice que reúne os principais fundos imobiliários da B3 — com um recuo de 3,36%, a R$ 1,15.

A queda reflete a notícia de que a reavaliação da carteira do FII, realizada pela B2R Capital, resultou em um valor cerca de 77% inferior ao valor contábil atual dos ativos.

A reavaliação, que foi feita a valor justo em dezembro do ano passado, representa uma variação negativa de 48,37% no patrimônio líquido do Tordesilhas EI.

A carteira do TORD11

De acordo com o último informe mensal, divulgado em meados do mês passado, o patrimônio líquido do FII era de R$ 446,7 milhões em julho deste ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale relembrar que a carteira do TORD11 é majoritariamente composta por cotas de outros fundos, Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) e equity — participação societária em uma empresa ou negócio.

Leia Também

MUDOU A META?

Meta (META) cai mais de 7% após balanço; veja 3 pontos para prestar atenção, segundo o Safra

PODCAST TOUROS E URSOS

Crescimento à vista? As oportunidades que podem surgir na bolsa e na renda fixa após as eleições

Entre os CRIs nos quais o FII investe, apenas um deles está adimplente. Outros quatro foram reestruturados — incluindo títulos ligados à Gramado Parks, grupo de hotelaria, turismo e multipropriedades com empresas em recuperação judicial —, enquanto um deles está inadimplente e aguarda a resolução das negociações.

Outros desafios do Tordesilhas EI estão no portfólio de fundos imobiliários. Um dos FIIs nos quais ele detém posição, por exemplo, o Serra Verde (SRVD11), investe diretamente na Gramado Parks e também está exposto à RJ do grupo.

Além da recuperação judicial, a companhia foi afetada pelas enchentes severas que afligiram o estado do Rio Grande do Sul, onde estão concentrados boa parte dos ativos do fundo, entre abril e maio deste ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Em consequência, houve um forte impacto no movimento de turistas na região, afetando temporariamente a performance dos ativos", diz o último relatório gerencial do FII.

A gestão afirma, por outro lado, que há uma perspectiva de recuperação o segundo semestre de 2024. O cenário considera a previsão de reabertura parcial do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, em outubro, e o menor impacto das enchentes na infraestrutura da cidade de Gramado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
20 de outubro de 2026 - 15:07
Imagem gerada por inteligência artificial mostra um prédio, uma casa, moedas e uma ampulheta, representando o rendimento em aluguéis ou fundos imobiliários ao longo do tempo 20 de outubro de 2026 - 12:32
Montagem com um fundo de gráfico de ações e a bandeira do Brasil dentro de uma lupa, gestores, ações, fundos 20 de outubro de 2026 - 12:04
Montagem com um fundo de gráfico de ações e a bandeira do Brasil dentro de uma lupa, gestores, ações, fundos 18 de outubro de 2026 - 15:30
Logo da Petrobras e, ao fundo, ilustração de barris de petróleo e gráfico de ações 17 de outubro de 2026 - 9:58
Em um fundo com gráficos e correntes, Bruno Marques, gestor de multimercados macro da XP Asset, aparece em primeiro plano. Ele usa camisa azul clara e malha azul marinho. Do lado esquerdo, a pergunta: Juros vão travar a bolsa? 16 de outubro de 2026 - 12:17
renda fixa selic 15 de outubro de 2026 - 18:07
fii fundo imobiliario lajes corporativas escritorios 15 de outubro de 2026 - 17:30
ETF, sigla para Exchange Traded Funds (no português, fundos de índice) e moedas para representar o investimento nesses ativos 15 de outubro de 2026 - 12:45
Posto da Petrobras (PETR4) ao lado de uma bandeira do Brasil 14 de outubro de 2026 - 16:27
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar