🔴 ‘O MELHOR TRADER DO MUNDO’ VAI AJUDAR INVESTIDORES COMUNS NA BUSCA PELAS MELHORES CRIPTOMOEDAS – CLIQUE AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

MARKET MAKERS #52

Um dos maiores investidores do Brasil aposta nas ações “derrotadas” para surfar o ciclo de alta da bolsa; saiba o que ele tem na carteira

No episódio #52, o gestor Guilherme Affonso Ferreira revela a nova aposta da MOS Capital para 2023 e dá a receita para lucrar na bolsa

O gestor Guilherme Affonso Ferreira revela a nova aposta da MOS Capital em ações para 2023
O gestor Guilherme Affonso Ferreira revela a nova aposta da MOS Capital para 2023 -

Você não deveria investir na “melhor ação do ano”, mas sim procurar as melhores opções nos “derrotados” da bolsa — e existem duas oportunidades no setor de energia para 2023. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A “receita do sucesso em ações” é de Guilherme Affonso Ferreira, um dos maiores investidores do Brasil e convidado do episódio #52 do Market Makers. 

“O objetivo da aplicação em bolsa não é exatamente escolher o ganhador, mas sim a maior diferença entre o que está cotado e o que vale”, afirma.

Fundador da MOS Capital, antiga Teorema, Ferreira entrou para o mercado de ações nos anos 1980 e acabou se tornando um dos maiores ativistas societários da bolsa brasileira.

“A gente quer uma indústria que está sofrendo por algum motivo, quer uma empresa que tenha condições de sair [da crise] e quer um preço maior possível sobre o preço justo”, disse Ferreira, sobre a filosofia que adota no investimento em bolsa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira o episódio na íntegra:

Leia Também

CONTA EM ABERTO

Raízen (RAIZ4): recuperação extrajudicial avançou, mas credores estão longe de saber quanto vão recuperar no fim do processo, diz BB Investimentos

NOVA FASE

Tem ações da Braskem? Nova oferta da controladora permite venda dos papéis, mas nem todo acionista pode participar; entenda

As oportunidades em ações de energia 

Seletivo com seus investimentos, Guilherme Affonso Ferreira investe em ações apenas quando tem certeza se a tese é boa e duradoura. A seleção é tão rigorosa que, a cada ano, no máximo duas ou três ações recebem sinal verde para integrar a carteira da gestora.

“Normalmente, a diversificação é sinal de fraqueza. É a falta de certeza que eu tenho sobre as minhas posições”, relata o gestor.

A nova aposta da MOS Capital para 2023 são as empresas de energia elétrica. Depois de incluir a Energisa (ENGI11) na carteira, a companhia decidiu adicionar um novo nome ao leque de ações: a Neoenergia (NEOE3). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A gente começou a fazer um pouco de investimento em energia. A gente já tinha Energisa, mas esse ano resolveu dividir a posição em duas, entre Energisa e Neoenergia.”

O gestor enxerga que as companhias possuem o mesmo risco: uma intervenção estatal grande — um dos principais motivos para a visão mais conservadora do mercado para o setor de energia.

“Energia vem apanhando há algum tempo, muito mais do que devia, e a gente acha que o setor nunca se recuperou o suficiente, porque teve crises diferentes.”

“Achamos que [o setor de energia] ainda vai viver uma nova crise, porque a geração hidrelétrica no Brasil está no fim da expansão e a demanda de energia ainda vai crescer muito. Então tem que ver quem vai se adaptar aos novos tempos de energia.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É só dar play aqui para ouvir o bate-papo na íntegra:

A bolsa brasileira vai disparar?

Em conversa com os apresentadores Thiago Salomão e Renato Santiago, o gestor afirma que está animado com a bolsa brasileira em 2023 — especialmente após o desempenho recente do Ibovespa.

“Eu acho que o Brasil está muito bem”, afirma. “Estamos numa base muito barata, eu acho que é um bom momento de comprar ações.”

Guilherme Affonso Ferreira ainda abriu o jogo sobre as três maiores posições do seu fundo e uma das principais apostas da MOS Capital para este ano. “Nossa vocação é sempre para coisas básicas e fundamentais.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Estou animadíssimo com Rumo (RAIL3), porque a safra brasileira tem que ser escoada de algum jeito e o mundo vai demandar mais a cada dia”, disse o gestor.

“O Brasil está nadando de braçada nesse mundo e está na cara que vai continuar por algum tempo.”

Assista ao episódio completo aqui:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
tela de um celular com o logo do iFood em um fundo vermelho 15 de outubro de 2026 - 16:35
Fachada do Banco Inter. 15 de outubro de 2026 - 10:50
Smartphone com logo da Vivo, antena de telecomunicações, notas de real e pilhas de moedas sobre fundo azul 14 de outubro de 2026 - 19:14
Fachada de uma agência do Bradesco com arquitetura moderna, destacando painéis vermelhos e brancos, logotipos do banco em ambas as laterais do prédio, amplas paredes de vidro na entrada, corrimãos de acessibilidade e paisagismo com árvores e arbustos ao redor. 14 de outubro de 2026 - 19:03
Fachada Smart Fit 14 de outubro de 2026 - 17:45
Tesoura rosa corta a Selic, taxa básica de juros 13 de outubro de 2026 - 19:21
Logo da CSN e, ao fundo, trabalhadores em uma indústria siderúrgica 12 de outubro de 2026 - 10:59
Fachada do Bradesco (BBDC4). 12 de outubro de 2026 - 10:03
Fachada da Raízen roxa e branca 10 de outubro de 2026 - 9:08
Santander 9 de outubro de 2026 - 19:34
Calculadora, dívida, negócio, inadimplência, débito, conta, prazo, moedas 9 de outubro de 2026 - 12:00
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar