Elon Musk vai comemorar? Vendas da Tesla disparam na China após corte de preços; ações TSLA sobem em NY
As vendas diárias médias da Tesla na China entre 9 e 15 de janeiro dispararam 76% em relação ao mesmo intervalo de 2022, segundo dados do CMBI

A semana mal começou, mas já deu a Elon Musk alguns motivos para comemorar. Após cortar os preços de seus carros elétricos na China, a Tesla viu as vendas no varejo dispararem em Xangai em janeiro.
As vendas diárias médias da Tesla na China entre 9 e 15 de janeiro dispararam 76% em relação ao mesmo intervalo de 2022, segundo dados do CMBI (China Merchants Bank International, em inglês).
A fabricante de veículos elétricos vendeu 12.654 automóveis nesse período. O valor corresponde a uma queda de 14,5% nas vendas gerais de carros no varejo chinês na base anual.
Porém, quando analisadas apenas as vendas de veículos elétricos e híbridos no país na semana, houve crescimento de 36,5% ante o ano passado.
A Xpeng, montadora rival da Tesla apoiada pelo gigante asiático Alibaba, registrou diminuição de 36% nas vendas de automóveis entre 9 a 15 de janeiro na comparação com 2022.
Enquanto isso, a fabricante chinesa BYD, que tem Warren Buffett como investidor, dobrou as vendas na semana em relação ao mesmo período do ano passado, para 40.435 carros.
Leia Também
Por volta das 9h45, as ações da Tesla avançavam 3,74% na bolsa norte-americana Nasdaq antes da abertura dos negócios, cotadas a US$ 136,40.
- Pensando em como buscar lucros em 2023? Este material completo e exclusivo mostra os caminhos mais promissores para buscar ganhos com ações, FIIs, BDRs e muito mais neste ano. CONFIRA AS INDICAÇÕES AQUI
A Tesla e os carros elétricos
Pela primeira vez, os carros elétricos (EVs) atingiram a marca de 10% das vendas totais de automóveis no ano passado, com a entrega de 7,8 milhões de veículos, segundo dados da LMC Automotive e da EV-Volumes.com.
As vendas globais de automóveis eletrificados subiram 68% na comparação com 2021, ajudado pelo aumento robusto das vendas nos mercados da China e da Europa.
A Tesla manteve a liderança nas vendas de automóveis totalmente eletrificados neste ano, seguida pelas montadoras asiáticas BYD e SAIC Motors no ranking mundial.
Vale destacar que o crescimento das vendas de carros elétricos destoam da situação do mercado de automóveis como um todo, que sofreu com a inflação galopante, preocupações macroeconômicas e pausas na produção no ano passado.
As vendas totais de carros novos caíram cerca de 1% em 2022, segundo a LMC Data, para 80,6 milhões de veículos “comuns”. Nos EUA, a queda chegou a 8%, enquanto, na Europa, o recuo foi de 7%.
*Com informações de Reuters e Wall Street Journal
O BONDE DOS ESQUECIDOS?
Comeram poeira! Rali dos bancos na B3 deixa estas duas ações para trás — mas JP Morgan vê espaço para uma nova arrancada
6 de outubro de 2026 - 15:32PUXOU O FREIO
JP Morgan ‘manda vender’ ação do Banco do Brasil (BBAS3) após rali eleitoral — e elege outro bancão para comprar agora
6 de outubro de 2026 - 14:22OTIMIZANDO ONDE DÁ
Na luta para virar o jogo, Hapvida (HAPV3) fecha acordo bilionário com a Roche. Como a parceria pode ajudar a operadora?
6 de outubro de 2026 - 10:31DESPEDIDA COM DATA MARCADA
Adeus, B3: oferta para tirar Helbor (HBOR3) da bolsa recebe aval da CVM e tem leilão marcado; veja os próximos passos
6 de outubro de 2026 - 9:50VEJA AS FAVORITAS
Após eleições, JP Morgan troca campeãs do Minha Casa, Minha Vida por construtoras de média e alta renda
5 de outubro de 2026 - 18:13COMMODITIES
Petrobras (PETR4) ou Vale (VALE3): qual delas se dá melhor caso Flávio Bolsonaro vença o segundo turno
5 de outubro de 2026 - 17:05MODO RELAX
Da esteira para a massagem: Smart Fit (SMFT3) quer comprar até 20% do Buddha Spa. O que está por trás da estratégia?
5 de outubro de 2026 - 9:00FAVORITA DOS ANALISTAS
Lula ou Flávio Bolsonaro? Veja a ação que pode blindar seus investimentos no segundo turno
5 de outubro de 2026 - 6:03A VACA E O FRANGO
JBS (JBSS32) ou MBRF (MBRF3): qual ação tem mais potencial para 2027? Itaú BBA elege sua favorita
4 de outubro de 2026 - 13:13MERCADOS
A ação que fez Petrobras (PETR4) e Banco do Brasil (BBAS3) comerem poeira e dobrou de preço com trade eleitoral de Flávio Bolsonaro
2 de outubro de 2026 - 19:49DE OLHO NAS RIVAIS
Os planos do novo CEO da B3 (B3SA3) para fortalecer a bolsa de valores diante do avanço da concorrência, segundo o BTG
2 de outubro de 2026 - 17:10A LISTA DE DESPEDIDAS VAI AUMENTAR
Mais um adeus à B3: Claro assume Desktop (DESK3) por R$ 1,75 bilhão e prepara OPA. O que muda para quem tem as ações?
2 de outubro de 2026 - 8:53RENDA EXTRA NA CONTA
Enquanto três gatilhos não fazem preço na CPFL (CPFE3), Itaú BBA defende a compra pelos dividendos
1 de outubro de 2026 - 17:45VIRADA À FRENTE
IRB Brasil (IRBR3): mudança tributária abre caminho para dividendos generosos; JP Morgan turbina preço-alvo para ação
1 de outubro de 2026 - 17:28CASA NOVA?
Tenda (TEND3) ‘pega as chaves’ da Faixa 4 do Minha Casa, Minha Vida; o que a construtora busca no andar de cima
1 de outubro de 2026 - 14:15O QUE AINDA FALTA?
Queridinha do Barsi, Paranapanema (PMAM3) fecha acordo que acaba com boa parte da dívida bilionária, mas recuperação judicial segue
1 de outubro de 2026 - 13:03FUTURO DA 'FILHA DO DIVÓRCIO'
Todo mundo quer a Farm: ações da Azzas 2154 (AZZA3) lideram as altas no Ibovespa com chuva de propostas no radar
1 de outubro de 2026 - 12:38APOSTAS SAÍRAM DO CARRINHO
Com proibição das bets, duas ações do varejo podem ser as mais beneficiadas, mas Eleven faz alerta para a recuperação do setor
1 de outubro de 2026 - 12:12ROXINHO NÃO VAI ÀS COMPRAS?
Nubank (ROXO34) nega compra bilionária de fintech britânica Monzo após tombo em NY; ações sobem forte no pré-mercado
1 de outubro de 2026 - 9:35PANDA BONDS