IPCA + 7,5%: receba esta e outras ofertas ‘premium’ de renda fixa no WhatsApp; clique aqui

Market Makers
Thiago Salomão
Fundador do Market Makers
Cotações por TradingView
2023-01-05T11:21:54-03:00
MARKET MAKERS

Como ficar otimista mesmo diante de um governo trágico

Para Felipe Miranda, fundador da Empiricus, apesar de hoje ter aumentado a chance de “governo medíocre virar um governo trágico”, podemos encontrar grandes oportunidades

5 de janeiro de 2023
11:21
Lula com bandeira do Brasil e gráfico ao fundo vermelho
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Imagem: Shutterstock / Luisa Dörr/TIME / Montagem Brenda Silva

“Se você não está pessimista com o Brasil,
você está mal informado”

— Faria Lima Elevator

Os sinais de que o novo governo não começou são óbvios, basta ver a reação dos mercados e a mudança no tom dos discursos de gestores até então “otimistas” com a vitória do Lula.

A crítica ao governo é vital neste momento: são essas reações que podem fazer com que a “velha-nova” equipe política perceba que está caminhando na direção errada.

Mas como bem disse ontem Rogerio Xavier (gestor da SPX) na mensagem que correu em vários grupos de mercado no Whatsapp: “Não vejo quem nesse governo irá falar que está caminhando rapidamente para o precipício (...) A velocidade da piora pode ser mais rápida do que imagino e consequências seriam graves”, disse um dos maiores gestores do Brasil, para justificar por que “não tem como ficar [investido] no Brasil.”

Eu não estou aqui para te provar que os pessimistas estão errados: quando as luzes estão acendendo, sobraram só os bêbados e o DJ começa a tocar músicas melancólicas, é melhor admitir que a festa acabou e o melhor a fazer é ir pra casa.

Mas, continuando a paródia acima, amanhã sempre poderá haver uma nova festa.

Oportunidades de investimento no governo Lula

No final de 2022, fiz uma live com Felipe Miranda, fundador da Empiricus, e Pedro Chermont, gestor da Leblon Equities. 

Essa conversa trouxe um conforto em entender que, apesar de hoje ter aumentado a chance de “governo medíocre virar um governo trágico”, nas palavras do Miranda, mesmo assim podemos encontrar grandes oportunidades.

Aliás, é justamente nestas horas que elas aparecem. E o Chermont, que atua profissionalmente como investidor de ações há 28 anos, deu alguns motivos para acreditar nisso.

“Fazemos um cálculo aqui na Leblon para estimar o upside (potencial de valorização) da nossa carteira, ponderado por uma taxa de desconto. Hoje este upside está em 90% mesmo assumindo uma taxa bem alta, de 14%. O efeito prático disso: temos presenciado recompras de ações, M&As (sigla em inglês para Fusões e Aquisições) e outras transações entre empresas”, disse Chermont.

O governo Lula e o Ibovespa

Outro exercício que o gestor da Leblon fez foi analisar o que aconteceu nos anos de maiores altas do Ibovespa: “nos últimos 25 anos, os 3 anos que a bolsa mais subiu foram 1999, 2003 e 2009. Fomos pesquisar o que as pessoas e as notícias diziam sobre o Brasil antes do início desses anos de alta. As semelhanças das manchetes de 2002 após a eleição do Lula naquela época com as de agora são grandes”.

O pragmatismo de Chermont não se traduz apenas em palavras: ele contou que aumentou de 15% pra 30% a posição em mid e small caps nas carteiras dos fundos da Leblon. 

Ele também aumentou Renner e B3 para as maiores posições do fundo (10% cada). 

“A Renner é antifrágil, sou fã dela há 20 anos. Ela conseguiu crescer 40% num quadriênio em que o varejo caiu”.

Uma nova sexa-feira

O último estudo compartilhado pelo gestor da Leblon compara o desempenho do fundo dele e do próprio Ibovespa contra o título Tesouro IPCA (antiga NTN-B) quando ela bateu “IPCA + 6%”. 

Nas janelas mais longas, tanto o Ibovespa quanto o fundo da Leblon bateu o Tesouro IPCA. 

“Isso é pouco intuitivo, mas temos que comprar ações quando o juro sobe e a NTN-B está pagando alto”, conclui.

É difícil manter a serenidade enquanto ouvimos nossos governantes falarem em “antirreforma da previdência”, confundindo CVM com CMN, chamando teto de gastos de imbecilidade, entre outras coisas que ouvimos nestes poucos dias do ano. 

Por isso, ouvir este discurso de um investidor que já viu todo tipo de crise (e não só sobreviveu a elas como ganhou dinheiro!) traz pelo menos um conforto para entender que isso também passará.

Hoje a festa hoje está ruim, mas sempre haverá uma nova sexta-feira.

Sugiro que todo investidor acompanhe esse papo que fiz com o Felipe e o Pedro. Confira no Youtube (disponível em breve) e também nas plataformas de podcast (Spotify).

Forte abraço,
Thiago Salomão

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

maus ventos

O Brasil vai acabar? Inflação pode deixar de responder ao BC se Lula conseguir mudar meta, dizem gestores

31 de janeiro de 2023 - 21:24

Rodrigo Azevedo, da Ibiuna, e Felipe Guerra, da Legacy, estão com visão pessimista para o Brasil

DIA 31

Está confirmado: Lula vai para os EUA no dia 10 de fevereiro — veja o que ele vai discutir com Biden

31 de janeiro de 2023 - 20:06

Enquanto o encontro não chega, o petista tentou acalmar os ânimos dos investidores — que seguem desconfiados em relação à responsabilidade fiscal do novo governo

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Ibovespa sobe em meio ao caos de um interminável janeiro; o que afeta a bolsa nos próximos dias?

31 de janeiro de 2023 - 18:57

Veja tudo o que movimentou os mercados nesta terça-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo

MELHORES DO MÊS

Renascimento cripto: bitcoin (BTC) volta a brilhar, sobe mais de 30% e é disparado o melhor investimento de janeiro; títulos do Tesouro ficam na lanterna

31 de janeiro de 2023 - 18:46

As medalhas de prata e bronze foram para o ouro e para o Ibovespa, em um movimento de busca por segurança — e barganhas

ESTAGNOU?

Dividendos do Maxi Renda (MXRF11) não cresceram em 2022, mas os proventos destes outros três fundos imobiliários subiram mais de 50% — veja quais são

31 de janeiro de 2023 - 18:33

O melhor resultado foi obtido pelo Santander Papéis Imobiliários CDI (SADI11), com alta de 77,1%

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies