Você pode ter uma renda semanal de até 500 dólares na sua conta; descubra como aqui

Cotações por TradingView
2023-01-05T11:08:20-03:00
Ricardo Gozzi
PERFIL

Da CPI da Covid ao Ministério do Planejamento: a reinvenção política que alçou Simone Tebet a ministra de Lula

Historicamente identificada com a bancada ruralista e o agronegócio, Simone Tebet passou por uma reinvenção política antes de tornar-se ministra de Lula

5 de janeiro de 2023
10:58 - atualizado às 11:08
Presidente Lula e Ministra Simone Tebet
Simone Tebet é a ministra do Planejamento de Lula. - Imagem: Flickr/Ricardo Stuckert

Até dois anos atrás, quando reconhecida fora dos círculos políticos, Simone era ‘a filha do Ramez Tebet’, mais conhecido pelos tempos em que foi presidente do Senado e ministro de Integração Nacional sob Fernando Henrique Cardoso.

Na manhã desta quinta-feira (5), pouco mais de três meses depois de um inesperado terceiro lugar nas eleições presidenciais, Simone Tebet foi empossada ministra do Planejamento.

Instalada a CPI da Covid, no início de 2021, a atuação destacada da então senadora deu início a uma ascensão meteórica.

Simone Tebet à frente da 'terceira via'

Os questionamentos contundentes à atuação do governo Jair Bolsonaro (PL) durante a pandemia distanciaram Simone Tebet (MDB) de seu eleitorado convencional, mais conservador.

Em contrapartida, a repercussão de sua atuação durante a CPI alçou Simone à inicialmente improvável condição de vencedora da briga de foice no escuro com para encabeçar a candidatura da chamada “terceira via” nas eleições presidenciais de 2022.

Nessa disputa, prevaleceu sobre o ex-governador paulista João Doria e o ex-juiz Sergio Moro. Nas urnas, embora não tenha conseguido se interpor por entre Bolsonaro e o agora presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deixou Ciro Gomes (PDT) no vácuo e terminou o primeiro turno em terceiro lugar.

No segundo turno, embarcou de corpo e alma na campanha de Lula. Para seus aliados, apesar de ter recebido apenas 4,16% da votação no primeiro turno, Simone Tebet foi peça-chave para o retorno do petista ao Palácio do Planalto.

Reinvenção política

Olhando em retrospectiva, talvez Simone Tebet seja uma aliada improvável para Lula.

Formada em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Simone Tebet foi professora universitária durante alguns anos antes de começar a trilhar carreira na política.

Foi prefeita de Três Lagoas e vice-governadora do Mato Grosso do Sul antes de chegar ao Senado pelo Estado onde nasceu.

Desde o início de sua trajetória política, Simone Tebet era identificada com os ruralistas e com o agronegócio. Não que tenha deixado o passado para trás.

Em 2018, relatório do Conselho Indigenista Missionário identifica Simone Tebet entre os 50 parlamentares que mais atuaram contra os direitos dos povos originários no Congresso Nacional.

A partir de sua atuação na CPI da Covid, porém, Simone Tebet ganha projeção nacional pelas críticas à forma como Bolsonaro e seus subordinados lidaram com a pandemia.

Contundente nos questionamentos e firme no tom de fala, a participação na CPI afastou Simone de seu eleitorado tradicionalmente conservador, mas a colocou no baralho das forças políticas que desejavam emplacar uma candidatura capaz de se interpor entre Lula e Bolsonaro nas eleições.

Durante o processo eleitoral, figurou com destaque em mais de um debate.

Um ministério para Simone Tebet

Para alguns, a definição do primeiro escalão do governo Lula foi uma novela. Para outros, uma série cheia de reviravoltas e spin-offs.

O fato é que a busca por um lugar para Simone Tebet no governo teve muitas idas e vindas.

Aliados alegavam que o apoio de Simone teria sido decisivo para a vitória de Lula, apesar da baixa votação. Outros diziam que a atuação dela na campanha foi importante, mas não era para tanto.

Segundo jornalistas especializados nos meandros de Brasília, Simone pleiteava o Ministério da Educação ou alguma pasta da área social cara ao PT. Lula teria chegado a oferecer a ela o Ministério da Agricultura.

O desfecho ficou para os últimos dias de 2022, quando Simone Tebet foi finalmente confirmada no Ministério do Planejamento.

Com posição de destaque na área econômica, a expectativa é de que a agora ministra traga para o novo governo o toque de “frente ampla” pelo qual Lula pavimentou seu retorno ao Palácio do Planalto.

Comentários
Leia também
UMA OPÇÃO PARA SUA RESERVA DE EMERGÊNCIA

Um ‘Tesouro Direto’ melhor que o Tesouro Direto

Você sabia que existe outro jeito de investir a partir de R$ 30 em títulos públicos e com um retorno maior? Fiz as contas e te mostro o caminho

HYPE DO CHATBOT

Se cuida, ChatGPT! Alibaba entra na corrida da inteligência artificial com versão chinesa; veja quem já está nessa disputa

8 de fevereiro de 2023 - 14:10

A Microsoft não está assistindo tudo isso de braços cruzados e anunciou um mecanismo de pesquisa Bing com inteligência artificial e um navegador Edge, que será sustentado pelo ChatGPT

Repercussão do resultado

Itaú (ITUB4) acertou em provisionar 100% da exposição à Americanas, dizem analistas; ações disparam na bolsa

8 de fevereiro de 2023 - 12:56

Ao se prevenir totalmente de calote da Americanas no balanço do 4T22, Itaú evita que efeito contamine resultados de 2023

CORRIDA PLATINUM

Uber supera expectativas no 4º trimestre e encerra 2022 com balanço 5 estrelas; ações disparam nas bolsas

8 de fevereiro de 2023 - 12:09

A empresa encerrou os últimos três meses do ano passado com um lucro líquido de US$ 595 milhões, contrariando as expectativas de prejuízo dos analistas

VESPEIRO POLÍTICO

CEO do Itaú (ITUB4) fala sobre disputa entre Lula e presidente do BC: “é do jogo”

8 de fevereiro de 2023 - 11:44

Milton Maluhy, CEO do Itaú, vê a equipe do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, “na direção correta”, mas defende definição rápida da meta de inflação

TEMPOS DIFÍCEIS

Entenda o que está acontecendo com a Marisa (AMAR3) após a renúncia do presidente e alerta financeiro — ações caem mais de 5% na B3

8 de fevereiro de 2023 - 11:12

A Marisa (AMAR3) não detalhou quais as suas dificuldades financeiras que demandam melhorias na estrutura de capital

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies