O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
No ano, o rublo amarga uma depreciação de mais de 30% ante a moeda norte-americana. No mês, essa desvalorização é de quase 10%.

O rublo iniciou uma trajetória de queda mais acentuada desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro do ano passado, renovando mínimas constantemente em relação ao dólar. Nesta segunda-feira (14), a moeda russa atingiu a menor cotação em 17 meses ante a divisa norte-americana.
Mais cedo, o dólar ganhou força e ultrapassou a barreira dos 100 rublos. Quando a cotação chegou a 101 rublos por dólar, o banco central resolveu agir.
A autoridade monetária se viu obrigada a convocar uma reunião extraordinária para amanhã (12) para discutir a taxa de juros do país — atualmente em 8,50% ao ano.
No ano, a situação do rublo em relação ao dólar também não é das melhores. A moeda russa amarga uma queda de mais de 30% ante a moeda norte-americana. No mês, essa desvalorização é de quase 10%.
O gráfico abaixo mostra a valorização do dólar em relação ao rublo na última semana:

O assessor econômico do presidente russo, Vladimir Putin, culpou hoje a política monetária frouxa pela rápida depreciação do rublo.
Leia Também
Maxim Oreshkin disse à agência de notícias estatal russa Tass que a desvalorização da moeda e a aceleração da inflação se devem principalmente a uma “política monetária frouxa”.
Segundo o assessor de Putin, o banco central tem “todas as ferramentas necessárias para normalizar a situação em futuro próximo”.
“Um rublo fraco complica a reestruturação da economia e afeta negativamente a renda real da população. O interesse da economia russa é um rublo forte”, disse Oreshkin.
VEJA TAMBÉM — Pensão alimentícia: valor estabelecido é injusto! O que preciso para provar isso na justiça? Veja em A Dinheirista
Na quinta-feira (10), o banco central russo suspendeu as compras de moeda estrangeira pelo resto do ano em uma tentativa de fortalecer o rublo.
O movimento está alimentando temores de aceleração da inflação em um momento no qual a Rússia tenta transformar sua economia diante do isolamento crescente e das sanções punitivas do Ocidente por conta da invasão da Ucrânia.
No segundo trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) da Rússia superou as expectativas ao crescer 4,9% em base anual, recuperando-se de uma contração de 1,8% no primeiro trimestre.
“O principal risco para a economia russa é se o governo mantiver a política fiscal frouxa para apoiar o esforço de guerra, o que faria com que as vulnerabilidades econômicas da Rússia piorem ainda mais”, disse o economista-chefe de mercados emergentes da Capital Economics, William Jackson.
*Com informações da CNBC
PEDIDO ENTREGUE
TEMPORADA DE BALANÇOS
DISPUTA PELO CAPITAL GLOBAL
MEXENDO NO PORTFÓLIO
CASTIGO DO MONSTRO
SURPRESA NEGATIVA
MERCADOS
TEMPORADA DE BALANÇOS
ALÍVIO PASSAGEIRO?
TEMPORADA DE BALANÇOS
EM EXPANSÃO
REABERTURA DE JANELA?
TEMPORADA DE BALANÇOS
CARTEIRA RECOMENDADA
BANCANDO O PREÇO DE CRESCER
DECEPCIONOU?
RESULTADOS TRIMESTRAIS
ENGORDANDO A CARTEIRA
CLIMA BAIXO ASTRAL
FIM DA SECA DE IPOS