🔴 A TEMPORADA DE BALANÇOS DO 1T25 JÁ COMEÇOU – CONFIRA AS NOTÍCIAS, ANÁLISES E RECOMENDAÇÕES

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: Ata do Copom, inflação e balanços movimentam cenário local; exterior aguarda decisão de juros do BoE

Diversas propostas do governo estão nas mãos do Congresso, como o novo arcabouço fiscal, a reforma tributária e o PL do salário mínimo e devem entrar na pauta dos próximos dias

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
7 de maio de 2023
10:03 - atualizado às 17:40
Bolsa aguarda inflação local mais branda
Imagem: Montagem / Shutterstock

Os próximos dias prometem dar um relativo alívio para os investidores internacionais. Entretanto, se você investe na bolsa brasileira, vai precisar ficar atento à agenda dos próximos dias — esta, sim, promete tirar o sono.

O pano de fundo de todo o cronograma continua sendo a temporada de balanços do primeiro trimestre. Também compõe o cenário brasileiro a expectativa de aprovação de diversas propostas do governo enviadas ao Congresso

A equipe econômica corre contra o tempo para aprovar tanto a nova âncora quanto dar celeridade ao debate sobre a reforma tributária. Ao mesmo tempo, o governo também enviou o projeto de lei (PL) sobre a valorização do salário mínimo para o Legislativo. 

Em entrevista dada na última sexta-feira (05), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que as discussões sobre o arcabouço fiscal e a reforma tributária atingiram um nível de maturidade importante no Congresso, fugindo de um mero varejo político.

Dessa forma, os dados da próxima semana tomam o protagonismo dos próximos dias. 

Na segunda-feira (08) ocorre a tradicional publicação do Boletim Focus semanal. Essa é a primeira coleta de expectativas do Banco Central após a decisão sobre a Selic, que manteve os juros básicos em 13,75% ao ano.

Leia Também

Mas é na terça-feira (09) que acontece a publicação da ata da mais recente reunião de política monetária do Copom. É nela que reside a esperança dos investidores — e do governo — para encontrar sinais de uma queda nos juros brasileiros. 

Já na quarta-feira (10), as atenções se voltam para o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos. O dado ganha importância após o Federal Reserve (Fed, o Banco Central norte-americano) elevar os juros dos EUA para a faixa entre 5,0% e 5,25% ao ano.

Isso porque o Fed pode optar por uma manutenção — ou dar vislumbres de alívio — do aperto monetário por lá em caso de um controle maior da inflação, ainda que o CPI não seja o dado preferido do BC dos EUA para balizar a decisão de juros. 

Ainda de olho no exterior, a quinta-feira (11) reserva os dados de atividade econômica do Reino Unido. Além disso, o Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) divulga a decisão de juros no mesmo dia, com direito a coletiva de imprensa de Andrew Bailey, presidente da autoridade monetária, após a divulgação. 

Por fim, os olhos dos investidores voltam para o Brasil com a divulgação do IPCA de abril. Na última leitura, o IPCA-15 (a prévia da inflação oficial) ficou em 0,57%, desacelerando em relação ao mês anterior. 

Uma nova desaceleração do índice poderia corroborar com a tese de que o BC brasileiro deveria reduzir a taxa Selic, aumentando a pressão sobre o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. 

Confira o calendário dos próximos dias completo abaixo. Os horários são de Brasília. 

  • Ainda tem dúvidas sobre como fazer a declaração do Imposto de Renda 2023? O Seu Dinheiro preparou um guia completo e exclusivo com o passo a passo para que você “se livre” logo dessa obrigação – e sem passar estresse. [BAIXE GRATUITAMENTE AQUI]

Segunda-feira (08)

HorárioPaís / RegiãoEvento
Todo o diaReino UnidoFeriado bancário
8h30BrasilPublicação do Boletim Focus semanal
10hBrasilDados da Anfavea de produção e venda de veículos em abril
12hEstados UnidosExpectativas de inflação ao consumidor
14hChinaReservas cambiais em dólar
Fonte: Investing.com

*Balanços locais: BTG Pactual, Caixa Seguridade, Inter e Itaú Unibanco (antes da abertura); Alliança (ex-Alliar), Braskem, CBA, Dasa, Direcional Engenharia, GetNinjas, Grupo SBF (Centauro), Iochpe Maxion, Natura &Co, Pague Menos, Sinqia, Technos, TIM Brasil, Totvs e Unicasa (após o fechamento)

*Balanços no exterior: Sem balanços programados

Terça-feira (09)

HorárioPaís / RegiãoEvento
00hChinaBalança comercial de abril
8hBrasilAta do Copom
13h05Estados UnidosDiscurso de John Williams (Fed NY)
Fonte: Investing.com

*Balanços locais: Banco ABC Brasil (antes da abertura); Armac, BrasilAgro (3T23), Camil (4T22), CSU Digital (ex-CSU Cardsystem), Cury, CVC Brasil, EcoRodovias, Enjoei, Eternit, Fras-Le, Infracommerce, Méliuz, Minerva, Telefônica Brasil / Vivo, Valid, VTEX e YDUQS (após o fechamento)

*Balanços no exterior: Nintendo (sem horário confirmado)

Quarta-feira (10)

HorárioPaís / RegiãoEvento
9hBrasilProdução produção industrial de março
9h30Estados UnidosInflação ao consumidor (CPI) em abril
11h30Estados UNidosEstoques de petróleo bruto na semana
14hEstados UnidosLeilão dos títulos americanos (Treasuries) de 10 anos
15hEstados UnidosBalanço orçamentário federal em abril
22h30ChinaInflação ao consumidor (CPI) e ao produtor (PPI) em abril
Fonte: Investing.com

*Balanços locais: Allied Tecnologia, Alupar, Banco Pine, Bemobi, Boa Vista, Brisanet, Copel, D1000, Dexxos Par, Dimed/Panvel, Enauta, Equatorial Energia, Estapar, Grupo Mateus, Guararapes-Riachuelo, Lavvi Empreendimentos, Log-In Logística, Mahle-Metal Leve, Odontoprev, Profarma, Qualicorp, Randon, Rossi Residencial, São Carlos, T4F (Time for Fun), TC, Tronox, Tupy, Unifique e Wilson Sons (após o fechamento)

*Balanços no exterior: Walt Disney (após o fechamento)

Quinta-feira (11)

HorárioPaís / RegiãoEvento
3hReino UnidoInvestimento das empresas no trimestre
3hReino UnidoPIB de abril
3hReino UnidoProdução industrial em abril
8hEstados UnidosRelatório mensal da Opep
8hReino UnidoDecisão de juros do Bank of England (BoE)
8h30Reino UnidoPronunciamento de Andrew Bailey, presidente do Banco Central da Inglaterra (BoE)
9h30Estados UnidosInflação ao produtor (PPI, em inglês) em abril
Fonte: Investing.com

*Balanços locais: Boa Safra, Dotz e SmartFit (antes da abertura); Aeris Energy, Agrogalaxy, Alper Seguros, B3, Banco BMG, Banrisul, Biomm, BR Partners, C&A Brasil, Cogna Educação, CPFL Energia, Cyrela, Energisa, Eucatex, EZTec Empreendimentos, Ferbasa, Grendene, Helbor Empreendimentos, Hidrovias do Brasil, IMC, JBS, Light, Locaweb, Mitre Realty, Mobly, Moura Dubeux, MRV Engenharia, Nexpe, Oceanpact, Ourofino Saúde Animal, Petrobras, Plano & Plano, Porto (ex-Porto Seguro), Positivo Tecnologia, Priner Serviços Industriais, RNI Negócios Imobiliários, Sabesp, Sanepar, Santos Brasil, SYN Prop&Tech, Tecnisa, Terra Santa Agro, Track&Field, Trisul, Triunfo, Unipar Carbocloro, Vasta Educação, Vinci Partners, Vitru Educação, Vittia Fertilizantes, Viveo, Viver, WDC Networks, Wiz e ZAMP (ex-BK Brasil)

*Balanços no exterior: Softbank (sem horário definido)

Sexta-feira (12)

HorárioPaís / RegiãoEvento
3hReino UnidoBalança comercial de março
9hBrasilIPCA de abril
11hEstados UnidosLeitura final da confiança do consumidor de Michigan
Fonte: Investing.com

*Balanços locais: Bradespar e Portobello (antes da abertura); Celesc, Grazziotin, M Dias Branco, OSX, Paranapanema, PDG Realty, PetroRecôncavo, Pomifrutas, Raízen (4T 22/23), Renova Energia, Veste (ex-Restoque) e Vibra Energia (após o fechamento).

*Balanços no exterior: Sem balanços programados

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
conteúdo EQI

Focus prevê IPCA menor ao final de 2025, mas ainda acima do teto da meta: veja como buscar lucros acima da inflação com isenção de IR

30 de abril de 2025 - 8:00

Apesar da projeção de uma inflação menor ao final de 2025, o patamar segue muito acima da meta, o que mantém a atratividade dessa estratégia com retorno-alvo de 17% e livre de IR

BANCÕES NA PARADA

Santander (SANB11) bate expectativas do mercado e tem lucro de R$ 3,861 bilhões no primeiro trimestre de 2025

30 de abril de 2025 - 6:34

Resultado do Santander Brasil (SANB11) representa um salto de 27,8% em relação ao primeiro trimestre de 2024; veja os números

RELATÓRIO DO 1T25

Petrobras (PETR4): produção de petróleo fica estável em trimestre marcado pela queda de preços

29 de abril de 2025 - 18:35

A produção de petróleo da estatal foi de 2,214 milhões de barris por dia (bpd) entre janeiro e março, 0,1% menor do que no mesmo período do ano anterior, mas 5,5% maior na comparação trimestral

DIA 7 A SELIC SOBE

Para Gabriel Galípolo, inflação, defasagens e incerteza garantem alta da Selic na próxima semana

29 de abril de 2025 - 15:26

Durante a coletiva sobre o Relatório de Estabilidade Financeira (REF) do segundo semestre de 2024, o presidente do Banco Central reafirmou o ciclo de aperto monetário e explicou o raciocínio por trás da estratégia

SD Select

Santander (SANB11), Weg (WEGE3), Kepler Weber (KEPL3) e mais 6 empresas divulgam resultados do 1T25 nesta semana – veja o que esperar, segundo o BTG Pactual

29 de abril de 2025 - 10:54

De olho na temporada de balanços do 1º trimestre, o BTG Pactual preparou um guia com suas expectativas para mais de 125 empresas listadas na bolsa; confira

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Quando o plano é não ter plano: Ibovespa parte dos 135 mil pontos pela primeira vez em 2025 em dia de novos dados sobre mercado de trabalho dos EUA

29 de abril de 2025 - 8:25

Investidores também se preparam para o relatório de produção e vendas da Petrobras e monitoram entrevista coletiva de Galípolo

CHINA NO VOLANTE

Salão de Xangai 2025: BYD, elétricos e a onda chinesa que pode transformar o mercado brasileiro

29 de abril de 2025 - 8:16

O mundo observa o que as marcas chinesas trazem de novidades, enquanto o Brasil espera novas marcas

JOGANDO UM CHARME

Haddad prepara investida para atrair investimentos em data centers no Brasil; confira as propostas

28 de abril de 2025 - 16:15

Parte crucial do processamento de dados, data centers são infraestruturas que concentram toda a tecnologia de computação em nuvem e o ministro da Fazenda quer colocar o Brasil no radar das empresas de tecnologias

EXPECTATIVAS 1T25

Weg (WEGE3), Azul (AZUL4) e Embraer (EMBR3): quem “bombou” e quem “moscou” no primeiro trimestre do ano? BTG responde

28 de abril de 2025 - 12:45

Com base em dados das prévias operacionais, analistas indicam o que esperam dos setores de transporte e bens de capital

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Planos pré-feriado: Ibovespa se prepara para semana mais curta, mas cheia de indicadores e balanços

28 de abril de 2025 - 8:06

Dados sobre o mercado de trabalho no Brasil e nos EUA, balanços e 100 dias de Trump são os destaques da semana

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: Balanços, PIB, inflação e emprego estão no radar em semana cheia no Brasil e no exterior

28 de abril de 2025 - 7:03

Semana traz IGP-M, payroll, PIB norte-americano e Zona do Euro, além dos últimos balanços antes das decisões de juros no Brasil e nos Estados Unidos de maio

ABRINDO OS TRABALHOS

Nova temporada de balanços vem aí; saiba o que esperar do resultado dos bancos

28 de abril de 2025 - 6:05

Quem abre as divulgações é o Santander Brasil (SANB11), nesta quarta-feira (30); analistas esperam desaceleração nos resultados ante o quarto trimestre de 2024, com impactos de um trimestre sazonalmente mais fraco e de uma nova regulamentação contábil do Banco Central 

CALENDÁRIO ECONÔMICO

Agenda intensa: semana tem balanços de gigantes, indicadores quentes e feriado

27 de abril de 2025 - 17:12

Agenda da semana tem Gerdau, Santander e outras gigantes abrindo temporada de balanços e dados do IGP-M no Brasil e do PIB nos EUA

3 REPETIÇÕES DE SMFT3

Smart Fit (SMFT3) entra na dieta dos investidores institucionais e é a ação preferida do varejo, diz a XP

25 de abril de 2025 - 19:15

Lojas Renner e C&A também tiveram destaque entre as escolhas, com vestuário de baixa e média renda registrando algum otimismo em relação ao primeiro trimestre

DEPOIS DO BALANÇO DO 1T25

Vale (VALE3) sem dividendos extraordinários e de olho na China: o que pode acontecer com a mineradora agora; ações caem 2%

25 de abril de 2025 - 13:14

Executivos da companhia, incluindo o CEO Gustavo Pimenta, explicam o resultado financeiro do primeiro trimestre e alertam sobre os riscos da guerra comercial entre China e EUA nos negócios da empresa

SETOR ECONÔMICO ESTRATÉGICO

Consórcio formado por grandes empresas investe R$ 55 milhões em projeto de restauração ecológica

25 de abril de 2025 - 11:54

A Biomas, empresa que tem como acionistas Itaú, Marfrig, Rabobank, Santander, Suzano e Vale, planeja restaurar 1,2 mil hectares de Mata Atlântica no sul da Bahia e gerar créditos de carbono

DE OLHO NA VIRADA

Vai dar zebra no Copom? Por que a aposta de uma alta menor da Selic entrou no radar do mercado

25 de abril de 2025 - 10:27

Uma virada no placar da Selic começou a se desenhar a pouco mais de duas semanas da próxima reunião do Copom, que acontece nos dias 6 e 7 de maio

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Deixa a bolsa me levar: Ibovespa volta a flertar com máxima histórica em dia de IPCA-15 e repercussão de balanço da Vale

25 de abril de 2025 - 8:23

Apesar das incertezas da guerra comercial de Donald Trump, Ibovespa está a cerca de 2% de seu recorde nominal

SEXTOU COM O RUY

Hypera (HYPE3): quando a incerteza joga a favor e rende um lucro de mais de 200% — e esse não é o único caso

25 de abril de 2025 - 6:03

A parte boa de trabalhar com opções é que não precisamos esperar maior clareza dos resultados para investir. Na verdade, quanto mais incerteza melhor, porque é justamente nesses casos em que podemos ter surpresas agradáveis.

BALANÇO

Vale (VALE3) volta ao azul no primeiro trimestre de 2025, mas tem lucro 17% menor na comparação anual; confira os números da mineradora

24 de abril de 2025 - 20:21

A mineradora explica que os maiores volumes de vendas e custos menores, combinados com o melhor desempenho da Vale Base Metals, compensaram parcialmente o impacto dos preços mais baixos de minério e níquel

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar