O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
RESUMO DO DIA: Neste domingo (30), os eleitores vão às urnas escolher seus representantes para a presidência da República e, em alguns estados, governador; confira a seguir a cobertura completa do Seu Dinheiro.*
* Com informações do Estadão Conteúdo
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que vai montar um governo com os partidos que o ajudaram a vencer o segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL).
“O meu governo será montado com a cara da minha vitória”, disse Lula em pronunciamento na Avenida Paulista, em São Paulo.
“A gente vai ter um governo que precisará conversar com muita gente que está com raiva”, acrescentou.
Lula mencionou ainda o fato de Bolsonaro não ter reconhecido ainda a derrota.
“Em qualquer lugar do mundo o candidato derrota liga para o vencedor e ele não fez isso ainda e nem sei se vai fazer”, afirmou.
Além da inflação, juro alto e todas as dificuldades que a economia brasileira enfrenta, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem outra tarefa difícil: unir o país.
A polarização dos últimos anos foi considerada por muitos líderes políticos que se pronunciaram hoje sobre o resultado da eleição como a principal missão do novo chefe do Planalto.
Falando a eleitores na Avenida Paulista, em São Paulo, Lula comentou o assunto, afirmando que fará um governo para todos os brasileiros.
“Vou governar para todos, sem distinção”, afirmou.
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou preocupação com a herança do governo de Jair Bolsonaro (PL).
“Eu tenho dois meses para tomar pé da situação e sair em que condições eu vou começar o meu governo. Estou preocupado com o que vou receber”, disse Lula em pronunciamento na Avenida Paulista, em São Paulo.
Falando a milhares de eleitores, o presidente eleito disse ainda que deve usar os próximos dias para definir os ministros que farão parte de seu governo.
Há uma grande expectativa sobre quem vai comandar a pasta da Economia e se a senadora Simone Tebet (MDB), considerada um elemento chave para a vitória de Lula, ocupará algum ministério.
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi para a Avenida Paulista, em São Paulo, para celebrar a vitória no segundo turno com seus eleitores.
Em novo pronunciamento, Lula disse que sua vitória é a “vitória de todos os que quiseram libertar o país do autoritarismo”.
“Essa não é uma vitória minha ou do PT, mas de todos as mulheres e homens, das pessoas qu querem um país mais justo, com mais educação e mais cultura”, afirmou.
Enquanto paira um mistério sobre um possível pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro (PL) depois dos resultados do segundo turno das eleições, seus principais aliados se manifestam nas redes sociais, prometendo oposição forte ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Eleito deputado federal, Ricardo Salles falou da necessidade de buscar caminhos de pacificação de um País literalmente dividido ao meio. “É hora de serenidade”, disse o ex-ministro do Meio Ambiente.
Romeu Zema (Novo), governador reeleito de Minas Gerais e apoiador de Bolsonaro, desejou sucesso a Lula e se disse aberto ao diálogo.
Já Sérgio Moro (União Brasil), afirmou prometeu “trabalhar pela união dos que querem o bem do País” e estar na oposição em 2023.
No bloco dos discursos mais duros, Carla Zambelli (PL) prometeu ser a “maior oposição que Lula jamais imaginou ter”.
Já o deputado federal reeleito pelo Rio de Janeiro, Carlos Jordy (PL-RJ),disse que “lula não governará o País. Ele terá a oposição mais contundente e dura da história”.
Além do próprio presidente, os filhos de Bolsonaro não se pronunciaram no Twitter. Ainda não se sabe se o chefe do Executivo vai discursar ainda hoje ou não. Informações desencontradas indicam que ele está isolado em Brasília e outras indicam que ele fala apenas amanhã.
O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD), pediu união aos candidatos eleitos no segundo turno para que o Brasil possa resolver problemas apontados pela sociedade.
“O balanço da eleição é positivo, mas mostra uma divisão da população. Espero que os candidatos eleitos trabalhem pelo unificação do Brasul e que encontrem através da união a solução para os problemas do país. Vamos dar um basta ao ódio. Somos um país plural e diverso”, disse.
Pacheco iniciou seu pronunciamento parabenizando Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu vice, Geraldo Alckmin, pela vitória no segundo turno.
“Desejo que Lula e Alckmin tenham um mandato hesitoso, com espírito público e democrático. Que possam contribuir de forma real para a solução de problemas do povo brasileiro”, disse.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, descartou qualquer risco de ruptura provocado por possíveis contestações dos resultados do segundo turno das eleições deste ano.
Moraes, no entanto, reconheceu que a polarização política no Brasil pode ter deixado fissuras no ambiente eleitoral.
“Não vejo risco real ligado ao resultado da eleição. Os vencedores serão diplomados como prevê a lei”, disse.
A resposta de Moraes sobre o risco de contestação do resultado do pleito vem em meio às inúmeras tentativas do presidente Jair Bolsonaro (PL) de acusar, sem provas, o sistema eleitoral de fraude e defender até mesmo a volta do voto em papel.
“Se houver contestação dentro das regras eleitorais, elas serão avaliadas. Isso faz parte do estado de direito”, acrescentou Moraes.
Primeiro ativo brasileiro a ser negociado fora do Brasil após o resultado do pleito, o ETF brasileiro no Japão dispara mais de 3%.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, celebrou a redução da abstenção no segundo turno das eleições e o aumento do número de votos em um dos candidatos que concorriam ao Palácio do Planalto.
“Mesmo os ônibus que foram parados pela Polícia Rodoviária Federal conseguiram chegar ao seu destino. Eles não retrocederam. Até no Nordeste, que tem sempre a menor abstenção na média nacional, não houve redução da participação do eleitor”, disse Moraes em coletiva de imprensa.
Segundo ele, nos três estados com mais operações da PRF, a abstenção ficou dentro da média, com queda em dois deles. Confira a abstenção no primeiro turno na comparação com o segundo turno, de acordo com números fornecidos por Moraes:
Moraes também celebrou o fato de que os eleitores escolheram entre um dois candidatos que concorriam ao Planalto.
“Tivemos menos votos brancos e nulos, com 75,86% dos eleitores escolhendo um dos dois candidatos — o maior percentual da hsitória desde a redemocratização do Brasil”, disse Moraes.
“Brasil é minha causa, o povo é minha causa, e combater a miséria é a razão pela qual eu vou viver até o fim da minha vida.”
“Viveremos um novo tempo, de paz, amor e esperança. Um tempo em que o povo brasileiro tenha, de novo, o tempo de sonhar e oportunidades de realizar o que sonha. Para isso, convido a cada brasileiro e brasileira, independentemente de quem votou.
Mais que nunca, vamos juntos para o Brasil, olhando mais para aquilo que nos une do que para as nossas diferenças”.
“Hoje, dizemos ao mundo que o Brasil está de volta, é grande demais a ser relegado ao triste papel de pária no mundo.
Brasil está pronto para retomar seu protagonismo na luta contra a crise climática, protegendo todos os biomas, sobretudo a floresta amazônica.
Retomar a confiança, para que investidores internacionais e estrangeiros retomem a confiança no brasil, para que deixem de enxergar o país como fonte imediata de lucro predatório.
Provar que é possivel gerar riqueza sem destruir o meio ambiente. Estamos abertos a cooperação internacional para a Amazônia, como investimento ou pesquisa cientifica, mas sem jamais renunciarmos à soberania”.
“A partir de primeiro de janeiro, vou governar para 215 milhões de braseileiros e não apenas para quem votou para mim. Não existem dois brasis, somos um unico povo.
A ninguém interessa viver num país dividido, em permanente estado de guerra. Esse país precisa de paz e união, povo não quer mais brigar, cansado de chegar no outro inimigo, ser temido ou destruído. É hora de baixar armas, nós escolhemos a vida.
Esse verde e amarelo da bandeira, não percentecem a ninguém a não ser o povo brasileiro.
Nosso compromisso mais urgente é acabar com a fome outra vez.
Temos o dever de garantir que todo brasileiro possa tomar café, almoçar e jantar todo dia. Esse será novamente o compromisso número 1 do meu governo.
Brasil precisa se reconhecer, se reencontrar consigo mesmo.
Vou reestabelecer o diálogo nesse país, com Legislativo e Judiciário, sem tentativa de controlar, cooptar, mas construindo a convivência harmoniosa e republicana entre os Poderes”.
“Enfrentamos a maquina do estado brasileiro colocada a serviço do candidato da situação.
Graças ao povo brasileiro… O povo que votou em mim, o que votou no adversario. o que foi a urna, se dignou a cumprir seu servico de cidadania, quero dar parabén.
Me considero um cidadao que teve um processo de ressurreicao na pol brasilieira. tentaram me enterrar vivo, e eu to aqui.
Tenho fé em deus que com a ajuda do povo, vamos encontrar uma saída para que esse país volte a conviver harmonicamente, a gente possa estabelecer a paz entre as familias, os divergentes, construir o mundo que precisamos nesse Brasil”.
“
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi rápido em também congratular o recém-eleito presidente. FHC foi ativo nas redes sociais no segundo turno de campanha.
Parabéns Lula pela vitória. Venceu a Democracia, venceu o Brasil! pic.twitter.com/dT7AFDH3nl
— Fernando Henrique Cardoso (@FHC) October 30, 2022
Conforme já era esperado, a comunidade internacional tem sido rápida em reconhecer os resultados das urnas brasileira – incluindo a Casa Branca.
Confira a lista atualizada de países que se manifestaram:
A ex-candidata à presidência, Simone Tebet, foi a primeira do grupo de presidenciáveis a parabenizar Lula pelo resultado do pleito.
No segundo turno, Tebet teve papel ativo no palanque do presidente eleito.
Obrigada, Brasil! ✊?
As urnas falaram. Venceu a democracia e a verdade. Viva o povo brasileiro! Meus parabéns, presidente @LulaOficial. A hora é de comemorar porque amanhã vai ser outro dia.— Simone Tebet (@simonetebetbr) October 30, 2022
O presidente da França, Emmanuel Macron, foi um dos primeiros a se manifestar e parabenizar Lula pela eleição.
Parabéns, caro @Lulaoficial, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países.
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) October 30, 2022
O presidente da Câmara, Arthur Lira, já fez o seu pronunciamento sobre o resultado da eleição presidencial.
Lira afirmou que a vontade da maioria nas urnas jamais deve ser contestada. “Tudo que for feito daqui para frente tem que ter o princípio de pacificar o país”.
O candidato Luiz Inácio Lula da Silva acaba de sair de casa e se prepara para pronunciamento. Com 98,77% das urnas apuradas, Luiz Inácio Lula da Silva está matematicamente eleito.
Com pouco mais de 90% das urnas apuradas, Datafolha projeta Lula como novo presidente do Brasil.
Assim que a votação foi encerrada, às 17h, os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) foram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para acompanhar a apuração do resultado das eleições deste domingo (30).
Weber e Pacheco também estão acompanhados de outros dois ministros do STF que compõem a Justiça Eleitoral, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski, além de Luiz Fux, Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes, ministros da Suprema Corte, além do presidente do TSE, Alexandre de Moraes.
Diferente de Pacheco, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), decidiu acompanhar a apuração do resultado das eleições na residência oficial ao lado de líderes partidários.
Além do Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, segundo cálculos do Datafolha, outros três estados já possuem vencedores definidos:
Com 77,92% das urnas apuradas, o Datafolha projeta vitória de Eduardo Riedel para o governo do Mato Grosso do Sul. Até o momento, o psdbista tem 55,91% dos votos, contra 44,09% do adversário, Capitão Contar.
Se confirmada, a vitória será de virada, revertendo o resultado do primeiro turno e também das últimas pesquisas.
Com 35,24% das urnas apuradas no estado do Rio Grande do Sul, o Datafolha projeta a vitória de Eduardo Leite. Até o momento, o psdbista tem 54,92% dos votos, contra 45,08% de Onyx Lorenzoni.
A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, questionou as operações realizadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) ao longo deste domingo.
Segundo a congressista, o partido pediu prorrogação do horário de votação até às 19h nas localidades afetadas e questionou a percepção do ministro Alexandre de Moraes de que não houve prejuízo aos eleitores que tentaram chegar ao local de votação.
Gleisi também reforçou que o atual diretor da PRF declarou voto em Bolsonaro e é difícil quantificar o impacto das operações.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro também se pronunciou sobre as denúncias de blitz e falta de transporte público que surgiram ao longo do dia.
Segundo Elton Leme, as denúncias não foram confirmadas, incluindo os rumores de paralisação na Avenida Brasil e na ponte Rio-Niterói, importantes vias da cidade.
Você pode acompanhar a apuração para presidente, e também para o governo dos 12 estados que levaram a decisão para o segundo turno, nas páginas especiais do Seu Dinheiro. Confira:
Em vista das operações realizadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e que estão atrapalhando o fluxo de eleitores em todo o país, o ministro e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, se reuniu com o diretor-geral da PFR para discutir o descumprimento da ordem do Tribunal.
Nas redes sociais, desde o início do dia, circulam denúncias de que agentes da PRF prejudicam a circulação de eleitores, causando grandes filas e engarrafamentos.
Moraes iniciou sua fala exaltando o bom funcionamento das urnas eletrônicas, com apenas 0,55% de equipamentos substituídos e a rapidez dos locais de votação, respondendo a críticas feitas no primeiro turno.
Sobre a operação da PRF, Moraes admitiu que existiu um eventual conflito entre a ordem dada pelo TSE e a realizada pela PRF, que segundo o diretor geral do órgão foram baseadas no código de trânsito brasileiro.
Segundo o presidente do TSE, as operações serão investigadas e todas as operações cessaram após a reunião entre Moraes e o chefe da PRF.
Moraes reforçou que apesar da demora nos trajetos, nenhum ônibus deixou de seguir viagem.
Segundo informações de Andreia Sadi, da GloboNews, o diretor geral da Polícia Rodoviária Federal irá encerrar as operações nas estradas brasileiras. A decisão veio após encontro de Alexandre de Moraes e o chefe da PRF.
Nas redes sociais, desde o início do dia, circulam denúncias de que agentes da PRF prejudicam a circulação de eleitores, causando grandes filas e engarrafamentos.
O ministro Alexandre de Moraes, que comanda o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), está reunido neste momento com o diretor da Polícia Rodoviária Federal para apurar as ações do órgão neste domingo, que estariam dificultando o acesso de eleitores às urnas.
Vestindo camisa verde e amarela, o ministro da Economia, Paulo Guedes, gastou menos de cinco minutos da entrada até a saída da votação neste domingo (30) quando ocorre o segundo turno das eleições.
Guedes não falou com a imprensa.
Em nota, a coligação de Lula diz ter recebido diversas denúncias, principalmente no Nordeste, de operações irregulares da PRF, o que aumentaria a abstenção pelo País. O petista fez forte campanha anti-abstenção ao longo das últimas semanas para manter a vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição.
A coligação Brasil da Esperança, que representa o candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques.
A peça apresentada à Corte pede intimação imediata de Vasques, que declarou voto em Jair Bolsonaro (PL), e multa de R$ 500 mil por hora em razão das supostas operações da corporação que estariam dificultando o fluxo de ônibus e veículos de transporte público pelo País.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, determinou por volta de 12h deste domingo, 30, que o diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) explique as razões de operações que vêm sendo denunciadas por eleitores nas redes sociais. Há relatos de diversos Estados, em especial no Nordeste.
O ex-governador de São Paulo e candidato a vice do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Geraldo Alckmin (PSB), votou zona Sul da capital paulista.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o segundo boletim informativo das eleições de 2022 e informou que 1.883 urnas foram substituídas até as 11h30 deste domingo. O número corresponde a 0,35% do total de urnas disponíveis.
São 472.075 urnas nas seções eleitorais do País. O TSE também tem, à disposição, 64.918 urnas de contingência para substituir equipamentos que apresentarem problemas, sem prejuízo aos votos já recebidos. Tradicionalmente, a taxa de urnas substituídas ao final da votação fica em torno de 1,4%.
No Japão, Bolsonaro venceu, assim como no primeiro turno: foram 15.185 votos contra 3.257 do petista.
Confira o resultado das eleições no exterior.
No total, 697 mil brasileiros estão aptos a votar fora do Brasil.
O ministro Ricardo Lewandowski, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), indeferiu a candidatura de Pablo Marçal (Pros) à Câmara dos Deputados por São Paulo.
A decisão devolve a cadeira ao deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que agora está reeleito.
Ao fazer uma análise sobre sua trajetória de campanha, o ex-ministro avaliou que sua campanha “caminhou muito bem”.
“Estamos muito confiantes, na nossa vitória e na vitória do presidente também”, disse.
Após votar em São José dos Campos (SP) na manhã deste domingo (30), o candidato do Republicanos ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas, disse estar confiante com uma vitória tanto estadual quanto nacional com o presidente Jair Bolsonaro (PL). Ao ser questionado sobre a atitude da deputada federal bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP) no sábado (29), Tarcísio negou comentar o ocorrido.
“Não vi exatamente o que aconteceu, não acompanhei. Não tenho nada para comentar”, declarou o candidato à imprensa.
Após votar no início da manhã deste domingo na Vila Militar, o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) foi à base aérea do Galeão recepcionar a delegação do Flamengo, que desembarcou por volta das 9h da manhã. No sábado, o clube carioca conquistou o tricampeonato da Libertadores da América.
A candidata à presidência derrotada Simone Tebet (MDB) votou na manhã deste domingo (30) em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
“Depositei na urna meu voto de esperança de um Brasil melhor. Viva a nossa democracia. Um bom domingo e bom voto a todos”, escreveu Tebet em suas redes sociais.
Sobre a região da Avenida Paulista, que a Justiça reservou para o vencedor da disputa presidencial neste domingo, Garcia disse espera uma comemoração “democrática, sem vandalismo, sem brigas”. O governador afirmou que irá acompanhar a apuração dos votos no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.
O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), votou na manhã deste domingo (30). Ele afirmou ter votado em Jair Bolsonaro para presidente e Tarcísio de Freitas como seu sucessor.
Tarcísio de Freitas, adversário de Haddad em São Paulo, também já votou. Ele esteve em uma escola em São José dos Campos, no interior do estado.
Fernando Haddad (PT), candidato ao governo de São Paulo, votou na capital paulista após acompanhar Lula mais cedo.
Lula ou Bolsonaro: o futuro de um perdedor será bem diferente do outro — leia a coluna de Ivan Sant’Anna.
Em Manaus (AM), os candidatos ao governo do estado Wilson Lima (União Brasil) e Eduardo Braga (MDB) também já votaram nesta manhã.
Ciro Gomes (PDT), também já foi visto votando neste domingo (30) em Fortaleza (CE).
Candidato à Presidência no primeiro turno das eleições, ele declarou apoio à Lula conforme orientação do partido, mas foi bastante discreto ao longo da campanha pelo segundo turno.
Michelle Bolsonaro, esposa do presidente Jair Bolsonaro (PL), votou no Distrito Federal nesta manhã, deixando a camisa verde e amarela de lado e usando uma camiseta com a bandeira de Israel.
Relatos nas redes sociais mostram que eleitores brasileiros voltaram a enfrentar filas nos locais de votação em grandes cidades da Europa. Na maioria dos países da União Europeia (UE), a votação começou às 04h00 do horário de Brasília.
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) afirmou em boletim que substituiu 157 urnas no Estado, o que corresponde a 0,13% do total de 115.510 urnas. Destas, 52 foram substituídas na capital e 105 (0,12%) no interior. As informações são do boletim das 9h30 deste domingo.
Alguns dos principais veículos da imprensa internacional destacam o caráter tenso da campanha para as eleições presidenciais do segundo turno e veem o País polarizado, o que deve refletir em um resultado apertado hoje.
“Brasileiros decidirão entre dois políticos polarizadores com visões dramaticamente diferentes para a nação mais populosa da América Latina”, relata o Financial Times. O diário britânico classifica o processo eleitoral deste ano como “longo e amargo”.
Nas redes sociais, o presidente do TSE desejou um domingo de eleição “com muita paz, segurança, consciência e esperança”.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, votou neste domingo (30), em São Paulo, antes de voar pra Brasília para acompanhar o desenrolar do segundo turno.
Moraes chegou por volta das 8h40 na seção eleitoral 118 do colégio Madre Alix, no Jardim Paulistano, zona Oeste de São Paulo.
O ministro Bruno Dantas, presidente em exercício do Tribunal de Contas da União (TCU) anunciou na manhã deste domingo, 30, que a auditoria do órgão foi concluída em 4.162 boletins de urna do primeiro turno.
“São mais de 5,8 milhões de votos auditados e o resultado foi zero divergência”, declarou.
A partir das 17 horas, Lula acompanhará a apuração dos votos em um hotel da capital paulista. Se sair vitorioso da disputa e tornar-se presidente eleito, participará, à noite, de ato na Avenida Paulista.
O deputado federal André Janones (Avante-MG), expoente da campanha petista nas redes sociais, e os deputados federais eleitos Guilherme Boulos (PSOL-SP) e Marina Silva (Rede-SP) também acompanham.
À frente da disputa pelo Palácio do Planalto neste segundo turno, mas com margem apertada nas pesquisas em relação ao adversário Jair Bolsonaro (PL), o ex-presidente está acompanhado da esposa, a socióloga Janja, do vice, Geraldo Alckmin (PSB) e de seu candidato a governador de São Paulo, Fernando Haddad (PT).
O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), votou por volta das 9h deste domingo (30) em São Bernardo do Campo (SP). Ele estava acompanhado de seu vice, Geraldo Alckmin (PSB).
O deputado federal pelo Rio de Janeiro e ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (PSDB), publicou em sua conta no Twitter uma foto de seu comprovante de votação ao lado de um sinal de “L” feito com a mão. “Acabei de votar”, escreveu.
Onyx Lorenzoni (PL), que enfrenta Eduardo Leite (PSDB) na eleição para governo do estado no Rio Grande do Sul, votou na manhã deste domingo (30) em Porto Alegre.
Boletins de urna já divulgados indicam vitória de Lula na Nova Zelândia, Coreia do Sul e Singapura. Bolsonaro venceu em Taiwan.
Soraya Thronicke (União Brasil), que disputou a presidência neste ano, não vai votar hoje. De acordo com assessoria de imprensa, a senadora está viajando.
A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) votou nesta manhã na região da Pampulha, em Belo Horizonte, em Minas Gerais.
Há ainda 131 cidades atendidas apenas por sistemas metropolitanos de passe livre, que vão englobar 9,9 milhões de pessoas.
São Paulo é o Estado com o maior número de municípios que adotaram a medida, com 144. Bahia, com 28, e Goiás, com 21, são os segundo e terceiro Estados com maior quantidade de cidades com passe livre. Até agora, a iniciativa contabilizou 152 cidades com publicação oficial sobre o passe livre, com 81,1 milhões de pessoas atendidas, além de 52 com promessas do passe livre em divulgação na imprensa, atendendo 7,2 milhões de pessoas.
Levantamento realizado pela Campanha Passe Livre Pela Democracia, organizado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e pelo movimento TarifaZero BH, aponta que 378 cidades terão transporte público gratuito no segundo turno das eleições. A estimativa é de que 100 milhões de pessoas sejam atendidas pela medida, conhecida como passe livre.
São Paulo, Minas e Rio, os principais colégios eleitorais, não vão adotar a medida. Alagoas também não fará uso da restrição, diferentemente do primeiro turno, sob alegação de que a votação deste domingo deve apresentar menor dificuldade.
Os lugares que aderiram à lei vedam comercialização, distribuição, fornecimento, venda e consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos ou abertos. O descumprimento da norma está previsto como prática de crime de desobediência, de acordo com o artigo 347 da Lei 4.737/65, do Código Eleitoral. A punição é de 3 meses a 1 ano de detenção e multa. O TRE de Mato Grosso do Sul, por exemplo, justificou a medida pela “necessidade de atuação preventiva para garantir a ordem e a tranquilidade no dia do pleito”. E afirmou que a medida surtiu efeitos em anos anteriores.
Pelo menos nove Estados terão proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas no segundo turno das eleições. Desses, em três a proibição depende da zona eleitoral. Outros 13 e o Distrito Federal não terão restrições. No primeiro turno, houve veto em 11 Estados e liberação em 9. Em outros dois, a liberação dependeu da zona eleitoral.
O governador a ser eleito neste domingo em São Paulo vai assumir o comando do Estado com uma reserva de aproximadamente R$ 30 bilhões em caixa. A estimativa é da gestão Rodrigo Garcia (PSDB).
Nove Estados, dos 12 que vão ter segundo turno hoje, repetem a disputa ao Palácio do Planalto entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL). São eles: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco, São Paulo, Sergipe e Santa Catarina têm candidatos aos governos locais com apoios claros ou indiretos dos dois postulantes à Presidência. Em Mato Grosso do Sul e Rondônia, os candidatos disputam o apoio de Bolsonaro.
Neste domingo (30), mais de 156 milhões de eleitores brasileiros estão aptos para votar no Brasil e no exterior.
O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), votou cedo nesta manhã. Ele chegou ao local de votação, na zona oeste do Rio de Janeiro, antes das 8h.
As urnas já estão abertas em todo o Brasil. Votação será encerrada às 17h em todo o território nacional.
Bolsonaro pede ao STF para entrar em programa de leitura para redução de pena. Veja como funciona o sistema por meio do qual o ex-presidente tenta reduzir tempo de reclusão
Erich Decat, analista político da Warren, faz um balanço da gestão Lula 3 no podcast Touros e Ursos, e comenta os impactos da queda de Nicolas Maduro nas eleições brasileiras
Até o momento, não há notícias de brasileiros entre as possíveis vítimas dos ataques dos EUA ao país vizinho
Em entrevista à agência Reuters, o senador falou em corte de gastos, privatizações e governo “enxuto”
Previdência e seguro‑desemprego têm redução, enquanto emendas somam R$ 61 bilhões em ano eleitoral; texto vai ao plenário e pode ser votado ainda nesta sexta-feira (19)
Ministro afirma que não será candidato, mas prevê saída do cargo até fevereiro para colaborar com a reeleição de Lula
Durante evento nesta quinta-feira (11), promovido pelo Itaú Asset Management, Thomas Wu e Felipe Seligman dizem que o petista é o favorito, mas enfrenta alta rejeição e dilemas econômicos e geopolíticos que podem redefinir o futuro do Brasil
A ministra do Planejamento e Orçamento defendeu em evento da Febraban que o governo quer cortar “gastos ruins”, mas sofre com a resistência de grandes setores
STF tem maioria contra revisão da vida toda, do INSS; impacto da medida alivia até R$ 480 bilhões para as contas públicas
Segundo Moraes, convocação de apoiadores “disfarçada de vigília” indica a repetição do modus operandi da organização criminosa no sentido da utilização de manifestações populares criminosas, com o objetivo de conseguir vantagens pessoais
Ao decretar a prisão de Bolsonaro, Alexandre de Moraes argumentou que “foram adotadas todas a medidas possíveis para a manutenção da prisão domiciliar” do ex-presidente
Documento de identidade e caneta esferográfica preta são itens obrigatórios, e há itens de vestuário que são proibidos
Ex-ministro da Economia acredita que o mundo vive um novo momento de desordem em que os conservadores estão à frente das mudanças
Em visita à Indonésia, Lula confirmou que pretende disputar um quarto mandato; pesquisas mostram o petista na liderança das intenções de voto
Levantamento feito pelo Datafolha pressiona governo por definição clara antes da COP30, enquanto Petrobras aguarda liberação do Ibama
Com a decisão, Barroso encerrará um ciclo de 12 anos no STF
Levantamento Genial/Quaest indica resistência à nova candidatura do presidente, enquanto eleitorado bolsonarista se divide sobre o futuro político do ex-presidente
Deputados retiraram a votação do texto da pauta e, com isso, a medida provisória perde a validade nesta quarta-feira (8)
Aprovação sobe a 48%, impulsionada por percepção positiva da postura do governo diante de tarifas impostas por Trump
Medida provisória 1.303/25 é aprovada por comissão mista do Congresso e agora segue para ser votada nos plenários da Câmara e do Senado
Telefonema de 30 minutos nesta segunda-feira (6) é o primeiro contato direto entre os líderes depois do tarifaço e aumenta expectativa sobre negociações
Alexandre Pires, professor de relações internacionais e economia do Ibmec, analisa os efeitos políticos e econômicos de um possível encontro entre os dois presidentes