Simone Tebet quer diminuir benefícios tributários de empresas — e recorreu ao mercado financeiro em busca de aliados contra o Congresso
A ministra do Planejamento e Orçamento defendeu em evento da Febraban que o governo quer cortar “gastos ruins”, mas sofre com a resistência de grandes setores

Para a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, o setor financeiro e os grandes bancos podem ajudar a pressionar o Congresso Nacional nas pautas de redução de gastos.
Essa ajuda, segundo a ministra, pode ser mais forte no que diz respeito aos elevados gastos tributários e isenções fiscais.
"Aqui entram vocês, agentes do mercado, que podem ser parceiros do Brasil, como muitos já são, levando a palavra não só para dentro do Poder Executivo, mas para dentro do Congresso Nacional", disse Tebet, nesta segunda-feira (24), no almoço anual da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Na avaliação da ministra, não é necessário "segurar" o crescimento econômico com "medo" da inflação.
"O que precisamos é criar condições para um crescimento justo e sustentável. E não temos que ter medo de falar em controle dos gastos públicos e responsabilidade fiscal", disse.
Tebet reforçou o compromisso do atual governo federal com a responsabilidade fiscal e o equilíbrio entre crescimento da economia e controle da inflação. Segundo ela, nos três anos de governo até aqui, o Executivo tentou avançar em alguns pontos de controle de gastos, mas teve dificuldades de concluir essas reformas devido ao poder de grandes setores em negociar com parlamentares.
A avaliação da ministra e que as reformas fiscais andaram de forma mais lenta do que o necessário. Diante disso, ela defendeu a necessidade cada vez maior de aliar o planejamento Federal como países asiáticos fazem.
Leia Também
Eles estabelecem metas de médio e longo prazo e pautam investimentos a partir de indicadores e números, não favorecimento de setores.
"Gastar muito é ruim, mas gastar mal é pior ainda", frisou a ministra, defendendo que é preciso investir em setores como ciência, tecnologia e inovação, e cortar "gastos ruins".
Gastos públicos novos
A ministra mencionou também que não haverá novos gastos públicos em 2026. Porém, acrescentou que também será necessário avançar na agenda de corte de gastos, principalmente os benefícios tributários.
Tebet reforçou a necessidade de cada vez mais planejamento no Orçamento público e que o Brasil precisa deixar de "enxugar gelo" e ser o "país do improviso". Ela citou como exemplo o gasto com educação.
Segundo a ministra, o Brasil gasta muito com educação, mas tem uma das piores educações públicas do mundo.
Tebet avaliou que o país encerrará 2025 muito melhor do que todos imaginavam, apesar de algumas dificuldades, principalmente o alto nível da taxa de juros.
*Com informações do Estadão Conteúdo.
ELEIÇÕES 2026
Flávio Bolsonaro cai para 51% dos votos válidos e Lula sobe para 49% em nova pesquisa Datafolha
15 de outubro de 2026 - 19:02E AS CONTAS PÚBLICAS?
Tarifa zero no fim de semana: Lula anuncia PEC para passe livre e sugere custeio via emendas parlamentares
15 de outubro de 2026 - 18:44UM ACENO AOS EMPRESÁRIOS
Fim da escala 6×1 em xeque? Flávio Bolsonaro sinaliza revisão da PEC a empresários caso seja eleito
15 de outubro de 2026 - 10:45ELEIÇÕES 2026
Flávio Bolsonaro e Lula aparecem empatados na primeira pesquisa Quaest para o segundo turno
14 de outubro de 2026 - 18:28PESQUISAS ELEITORAIS
Eleições 2026: Flávio Bolsonaro e Lula encurtam distância na disputa do segundo turno, aponta PoderData/AYA
13 de outubro de 2026 - 11:16CORRIDA PRESIDENCIAL
Disputa acirrada: Flávio Bolsonaro e Lula estão empatados tecnicamente no segundo turno, mostra BTG/Nexus
13 de outubro de 2026 - 8:49VOTOS RECALCULADOS
Rio de Janeiro não terá 2º turno: Douglas Ruas é eleito governador após retotalização dos votos
11 de outubro de 2026 - 9:10ESQUENTA DO 2º TURNO
Eleições 2026: Flávio Bolsonaro (PL) amplia vantagem contra Lula (PT) no segundo turno, mostra Atlas/Bloomberg
9 de outubro de 2026 - 10:54ELEIÇÕES 2026
Segundo turno das eleições: Flávio Bolsonaro tem 49% contra 45% de Lula, segundo Datafolha
8 de outubro de 2026 - 18:59ELEIÇÕES 2026
Com placar de 5 x 2, TSE anula votos de Garotinho; Douglas Ruas (PL) será declarado governador do Rio sem 2º turno
8 de outubro de 2026 - 12:38ELEIÇÕES 2026
Flávio soma Republicanos e ex-candidatos no xadrez do segundo turno; Lula busca reação no Alvorada — o dia na política
7 de outubro de 2026 - 19:49Conteúdo Empiricus
Resultado do 1º turno fez esta carteira subir em média 11% em um único dia, mas novas ‘pernadas’ podem acontecer em breve; confira os ativos
7 de outubro de 2026 - 12:00ELEIÇÕES 2026
Garotinho desiste de recurso, e Douglas Ruas (PL) pode ser eleito governador do RJ sem segundo turno
5 de outubro de 2026 - 16:22ELEIÇÕES 2026
Lula enfrentou seu “último jogo” nas urnas — e perdeu no legado, diz Walter Maciel, CEO da AZ Quest
4 de outubro de 2026 - 22:14EXPECTATIVA
Ibovespa a 200 mil pontos? Flávio Bolsonaro à frente e força da direita nas urnas animam mercado para segunda-feira (5)
4 de outubro de 2026 - 22:08ELEIÇÕES 2026
Com eleições de 2026, PL, partido de Flávio Bolsonaro, passa a ter um terço das cadeiras no Senado. Quem são os novos senadores?
4 de outubro de 2026 - 22:05ELEIÇÕES 2026
Eleições contradizem pesquisas eleitorais e Flávio dispara para 84% no Polymarket após votos acima do esperado
4 de outubro de 2026 - 21:17RESULTADO HISTÓRICO
Eleições 2026: Distrito Federal é a primeira Unidade da Federação a ter três mulheres no Senado
4 de outubro de 2026 - 19:58ELEIÇÕES 2026
Flávio à frente ou empatado com Lula no 1º turno pode encerrar a eleição, diz José Dezene
4 de outubro de 2026 - 19:11ELEIÇÕES 2026