🔴 LIBERADO: ESPECIALIZAÇÃO EXECUTIVA EM IA –  COMECE A TRANSFORMAR A SUA CARREIRA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

TEMPO REAL

Eleições 2022: Wilson Lima (União Brasil) derrota Eduardo Braga (MDB) e é reeleito governador do Amazonas

Wilson Lima, do União Brasil, era favorito para conquistar a reeleição ao governo do Amazonas; Eduardo Braga (MDB) é Senador pelo estado

Wilson Lima (União Brasil), à esquerda, e Eduardo Braga (MDB), à direita, candidatos ao governo do Amazonas
Wilson Lima (União Brasil), à esquerda, e Eduardo Braga (MDB), à direita - Imagem: Maurilio Rodrigues-Secom-Marcos Oliveira-Agência Senado - montagem Brenda Silva

Nada muda no Palácio Rio Negro, sede do governo do Amazonas: Wilson Lima, do União Brasil, venceu Eduardo Braga (MDB) e foi reeleito ao cargo para os próximos quatro anos — e, embora o estado tenha tido um segundo turno, a disputa não foi exatamente acirrada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com 99,99% das urnas apuradas, Lima foi eleito com 56,66%. Jornalista de formação, ele teve uma ascensão rápida no Amazonas: a disputa pelo governo em 2018 foi a sua primeira campanha a um cargo eletivo — na ocasião, ele era filiado ao PSC.

Lima foi um dos que surfou a onda do bolsonarismo em 2018: antes da carreira política, ele era apresentador do ‘Alô Amazonas’, um programa policial exibido pela TV A Crítica — e um sucesso de audiência no estado.

A primeira administração de Wilson Lima, no entanto, esteve longe de ser unanimidade em termos de aprovação popular. O novo governador foi criticado pela condução da saúde pública durante a pandemia de Covid-19 — o Amazonas foi duramente castigado pelas diversas ondas de coronavírus em 2020 e 2021. Pedidos de impeachment chegaram a ser aceitos pela Assembleia Legislativa do estado, mas não tiveram prosseguimento.

Ainda assim, numa disputa com outros ex-governadores do Amazonas, Lima mostrou-se popular o suficiente para obter vantagens seguras no primeiro e no segundo turnos; a associação de Braga ao governo Dilma e, consequentemente, ao petismo, pesaram contra seu adversário nas urnas neste dia 30.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como foi a campanha no Amazonas?

Wilson Lima (União Brasil), agora governador reeleito, teve como principal rival Eduardo Braga (MDB), ex-prefeito de Manaus e ex-governador do estado; atualmente, ele ocupa o cargo de Senador pelo Amazonas. Também ficou conhecido por exercer o cargo de ministro de Minas e Energia no governo Dilma, entre 2015 e 2016.

Leia Também

BTG PACTUAL MACRO DAY 2026

Chega de aumentar impostos? Ministro da Fazenda conta os próximos passos do governo Lula para apertar o cinto dos gastos e frear juros

DISPUTA PRESIDENCIAL

Lula e Flávio Bolsonaro lideram nas eleições, mas Augusto Cury ganha terreno e chega ao 3º lugar, mostra pesquisa BTG Pactual/Nexus

Lima liderou o primeiro turno no Amazonas, obtendo 42,82% dos votos válidos. Braga, o segundo colocado, teve 20,99%. Amazonino Mendes (Cidadania), outro ex-governador do estado, ficou em terceiro, com 18,56%.

As pesquisas de intenção de voto para o segundo turno apontavam uma vantagem relativamente folgada para Lima: o candidato à reeleição tinha 56% dos votos válidos contra 44% de Braga, segundo levantamento Ipec divulgado em 19 de outubro — a associação de Braga com o governo Dilma e, consequentemente, com o PT, pesaram contra o Senador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
eleições 2026 brasil economia investimentos bolsa ibovespa 20 de agosto de 2026 - 12:51
eleições 2026 brasil economia investimentos bolsa ibovespa 13 de agosto de 2026 - 14:00
Senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em discurso ao Plenário do Senado. 3 de agosto de 2026 - 12:31
Spray de pimenta 27 de julho de 2026 - 13:42
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) 24 de julho de 2026 - 20:06
Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022 24 de julho de 2026 - 19:34
Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022 13 de julho de 2026 - 9:08
Candidatos às eleições presidenciais de 2026, Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro 8 de julho de 2026 - 14:46
3 de julho de 2026 - 16:00
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar