🔴 3 ações para LUCRAR com a SELIC em alta: clique aqui e descubra quais são

2022-05-26T15:36:18-03:00
Fernanda Lopes
Disputa presidencial

Bolsonaro aparece no retrovisor e reduz diferença para Lula; veja os números da pesquisa Modalmais

Pesquisa divulgada pela Modalmais/Futura Inteligência mostra ex-presidente liderando as intenções de voto para segundo turno, com o atual presidente logo atrás.

26 de maio de 2022
14:22 - atualizado às 15:36
Lula vs Bolsonaro em uma corrida de Kart
Lula vs Bolsonaro em uma corrida de Kart. - Imagem: Shutterstock / Alan Santos-PR / Montagem Brenda Silva

O ex-presidente Lula (PT) aparece como favorito para vencer as eleições presidenciais de outubro. Mas Jair Bolsonaro (PL), o atual ocupante da cadeira, vem diminuindo a diferença e já aparece no retrovisor do petista, de acordo com os números da pesquisa Modalmais/Futura Inteligência divulgada nesta quinta-feira (26).

Lula manteve a liderança com 41% das intenções de voto no primeiro turno — praticamente estável em relação aos 41,5% do levantamento anterior.

Bolsonaro, porém, acirrou a disputa ao subir quase dois pontos e agora marca 36% dos votos na pesquisa estimulada.

A diferença entre as intenções de voto dos dois candidatos também se mostrou menos acentuada neste levantamento do que em outros, divulgados ao longo do mês de maio.

Saída de Doria não impactou os resultados

As entrevistas da Modalmais/Futura Inteligência foram feitas entre os dias 16 e 19 de maio e ainda contaram com o nome do ex-governador João Doria (PSDB).

A chamada “terceira via” que vai tentar reverter a polarização entre Lula e Bolsonaro agora deve caminhar com a senadora Simone Tebet (MDB).

O tucano, que teria 2,5% dos votos segundo a agência, desistiu de disputar as eleições para a Presidência na última segunda-feira, 23. A pesquisa salientou, no entanto, que a saída do ex-governador "não apresenta grandes impactos nos resultados" devido à sua "baixa densidade eleitoral".

A pesquisa mostra Ciro Gomes (PDT) em terceiro lugar, com 5,6% das intenções de voto, seguido de André Janones (Avante), 2,4%. Simone Tebet tem 0,9% e Luiz Felipe D'avila (Novo), 0,4%. Vera Lúcia (PSTU) e Leonardo Pericles (UP) estão empatados com 0,2%. Luciano Bivar (União Brasil) e José Maria Eymael (DC) não pontuaram. Os indecisos somam 5,2% e brancos e nulos, 5,6%.

Lula vence Bolsonaro e é favorito em todos os cenários do segundo turno

Apesar do avanço de Bolsonaro, Lula mantém a preferência dos eleitores no segundo turno com uma boa margem.

Em uma eventual disputa contra o presidente, o petista ganha a disputa com 49% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 40,08%, de acordo com a pesquisa. 

Em um cenário hipotético de disputa entre Jair Bolsonaro e Ciro Gomes, há empate técnico. O presidente aparece com 42,2%, enquanto Ciro tem 39,8%.

A pesquisa da Modalmais/Futura Inteligência ouviu 2 mil pessoas, e tem margem de erro de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos, com confiabilidade de 95%.

Leia também:

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

Nova aquisição

Ambipar (AMBP3) volta às compras e adquire a Bioenv, que desenvolve projetos de monitoramento do meio ambiente

Como a compra foi feita por meio da controlada Ambipar Response ES S.A., não precisará ser aprovada pelos acionistas da empresa mãe

FECHAMENTO DO DIA

Temor de recessão segue forte e Ibovespa volta a perder os 100 mil pontos; dólar cai com PEC melhor que o esperado

O Ibovespa chegou a amanhecer no azul, mas os temores que rondam o mercado falaram mais alto

CONTROLE DE DANOS

Pedro Guimarães entrega carta de demissão a Jair Bolsonaro e rebate acusações de assédio; veja quem o sucederá na presidência da Caixa

Guimarães deixa o cargo em meio a uma investigação do Ministério Público Federal por múltiplas denúncias de assédio sexual

ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro foi bloqueado? Entenda porque o governo criou perfis temporários nas redes sociais

Mudança passa a valer a partir do próximo dia de 2 julho e deve durar até o final das eleições marcadas para o mês de outubro

CARREIRA C-LEVEL

Desigualdade no mercado: Mulheres ainda são minoria em cargos de alta liderança

Painel do Young Women Summit, organizado pela Fin4She, discute a importância das mulheres em posições de liderança em grandes empresas

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies