O ex-presidente Lula (PT) aparece como favorito para vencer as eleições presidenciais de outubro. Mas Jair Bolsonaro (PL), o atual ocupante da cadeira, vem diminuindo a diferença e já aparece no retrovisor do petista, de acordo com os números da pesquisa Modalmais/Futura Inteligência divulgada nesta quinta-feira (26).
Lula manteve a liderança com 41% das intenções de voto no primeiro turno — praticamente estável em relação aos 41,5% do levantamento anterior.
Bolsonaro, porém, acirrou a disputa ao subir quase dois pontos e agora marca 36% dos votos na pesquisa estimulada.
A diferença entre as intenções de voto dos dois candidatos também se mostrou menos acentuada neste levantamento do que em outros, divulgados ao longo do mês de maio.
Saída de Doria não impactou os resultados
As entrevistas da Modalmais/Futura Inteligência foram feitas entre os dias 16 e 19 de maio e ainda contaram com o nome do ex-governador João Doria (PSDB).
A chamada “terceira via” que vai tentar reverter a polarização entre Lula e Bolsonaro agora deve caminhar com a senadora Simone Tebet (MDB).
O tucano, que teria 2,5% dos votos segundo a agência, desistiu de disputar as eleições para a Presidência na última segunda-feira, 23. A pesquisa salientou, no entanto, que a saída do ex-governador "não apresenta grandes impactos nos resultados" devido à sua "baixa densidade eleitoral".
A pesquisa mostra Ciro Gomes (PDT) em terceiro lugar, com 5,6% das intenções de voto, seguido de André Janones (Avante), 2,4%. Simone Tebet tem 0,9% e Luiz Felipe D'avila (Novo), 0,4%. Vera Lúcia (PSTU) e Leonardo Pericles (UP) estão empatados com 0,2%. Luciano Bivar (União Brasil) e José Maria Eymael (DC) não pontuaram. Os indecisos somam 5,2% e brancos e nulos, 5,6%.
Lula vence Bolsonaro e é favorito em todos os cenários do segundo turno
Apesar do avanço de Bolsonaro, Lula mantém a preferência dos eleitores no segundo turno com uma boa margem.
Em uma eventual disputa contra o presidente, o petista ganha a disputa com 49% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 40,08%, de acordo com a pesquisa.
Em um cenário hipotético de disputa entre Jair Bolsonaro e Ciro Gomes, há empate técnico. O presidente aparece com 42,2%, enquanto Ciro tem 39,8%.
A pesquisa da Modalmais/Futura Inteligência ouviu 2 mil pessoas, e tem margem de erro de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos, com confiabilidade de 95%.
Leia também:
- Entenda como a desistência de Doria aumenta as chances de Lula na disputa contra Bolsonaro
- A terceira via agora tem rosto: veja o que falta para Simone Tebet firmar-se como candidata alternativa a Lula e Bolsonaro