O melhor time de jornalistas e analistas do Telegram! Inscreva-se agora e libere a sua vaga

2022-05-11T14:19:05-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

Lula no 1º turno? Petista tem 46% das intenções de voto, diz pesquisa Genial/Quaest; Bolsonaro tem 29%

O ex-presidente Lula (PT) vence em segundo turno; Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, cresce entre evangélicos

11 de maio de 2022
14:19
Lula Luiz Inácio Jair Bolsonaro se enfrentam nas eleições de 2022
Imagem: Montagem/Andrei Morais / Shutterstock

Se as eleições para a presidência fossem hoje, o ex-presidente Lula (PT) estaria com uma vantagem bastante sólida em relação a Jair Bolsonaro (PL). Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (11), o petista teria 46% das intenções de voto.

O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, aparece em segundo, com 29%. Os outros concorrentes não atingiram dois dígitos:

  • Ciro Gomes (PDT) tem 7%;
  • João Doria (PSDB) e André Janones (Avante) possuem 3% cada;
  • Simone Tebet (MDB) e Felipe d’Avila (Novo) têm 1%;
  • Luciano Bivar (União Brasil) não pontuou.

Os que dizem que irão votar em branco, nulo ou não irão votar somam 6% e os indecisos somam 3%.

A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.000 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 5 a 8 de maio. A coleta dos dados foi realizada de modo presencial, e a margem de erro é de dois pontos porcentuais.

As projeções foram registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01603/2022.

1º turno: Lula e Bolsonaro

A pontuação ainda não é suficiente para uma vitória de Lula no primeiro turno, mas mostra que o petista está cada vez mais próximo desse cenário. Os 46% anotados pelo ex-presidente representam mais que a soma de todos os outros candidatos, com 44%.

Pela Constituição, um candidato precisa ter maioria absoluta dos votos válidos — que desconsideram brancos e nulos — para vencer um pleito ainda no primeiro turno. Ou seja, a situação mostrada na pesquisa Genial/Quaest mostra um quadro no limiar dessa situação.

No entanto, a margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, impede uma afirmação mais categórica nesse sentido — por ora, a realização de um segundo turno ainda é o cenário mais plausível.

O levantamento Genial/Quaest ainda fez simulações em que Ciro Gomes (PDT) desiste do pleito — e, em todas as hipóteses, Lula venceria no primeiro turno:

  • Lula teria 50% das intenções de voto, seguidos de 33% de Jair Bolsonaro e 5% para João Doria (PSDB)
  • Lula com 51%, Jair Bolsonaro com 33% e Simone Tebet (MDB) tem 4%

2º turno: Lula vence Bolsonaro

Nas projeções de segundo turno, se a eleição fosse realizada hoje, Lula venceria Bolsonaro por 54% a 34%. No quesito rejeição, Doria e Bolsonaro lideram, empatados em 59%, seguidos de Ciro Gomes com 55% e Lula com 43%.

Leia também

Bolsonaro cresce entre evangélicos

Os evangélicos, um dos principais eleitorados de Jair Bolsonaro (PL), mantêm sua intenção de voto no candidato à reeleição, de acordo com a pesquisa. Crescendo nas intenções desde fevereiro, ele subiu 9 pontos, enquanto seu principal adversário, Lula (PT), perdeu quatro no último levantamento.

Se a eleição fosse hoje, Bolsonaro teria 47% dos votos dos evangélicos — outros 30% votariam no ex-presidente. Um dos principais fatores para esse resultado é a pauta do aborto.

Em abril, o petista defendeu a ampliação do direito à interrupção da gravidez e tem sido alvo de críticas entre os evangélicos, apesar da tentativa de aproximação com esse eleitorado.

Bolsonaro, por outro lado, se aproxima cada vez mais do público e voltou a posicionar a pauta de costumes no Congresso Nacional. Este é o primeiro mês desde julho de 2021 que os evangélicos avaliam o governo de forma mais positiva (36%) que negativa (32%), segundo a Quaest.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

MERCADOS HOJE

Bolsa hoje: Cautela pesa e Ibovespa futuro abre em queda com exterior fraco; dólar avança para R$ 4,95

RESUMO DO DIA: Após o rali da última terça-feira (17), as bolsas amanheceram com leves perdas, em um movimento de ajuste cauteloso. A inflação na Europa preocupa, enquanto o Federal Reserve dá sinais mistos sobre o aperto monetário. Por aqui, o Ibovespa acompanha a privatização da Eletrobras (ELET3) e falas de Roberto Campos Neto e […]

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Oportunidade de swing trade: compra de ações da Suzano (SUZB3) e lucro de 5,3% no bolso com Wiz (WIZS3)

Identifiquei uma oportunidade de swing trade – compra dos papéis da Suzano (SUZB3), com entrada em R$ 52,74; confira a análise

O melhor do Seu Dinheiro

As stablecoins são o Real dos anos 1990? Confira a notícia do dia e outras sete histórias que mexem com os seus investimentos

Manter a paridade com o dólar não é tarefa simples, e o novíssimo mercado das criptomoedas experimentou esse travo amargo na semana passada; entenda a crise das stablecoins

De olho na bolsa

Esquenta dos mercados: Bolsas lá fora tentam emplacar terceiro dia de alta, limitadas por dados inflacionários; Ibovespa mira Eletrobras (ELET3) e briga entre poderes

Ainda hoje, os investidores acompanham o presidente do BC, Roberto Campos Neto, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, em evento

TRAGÉDIA NA CHINA

Alguém derrubou esse avião de propósito na China; investigadores agora tentam descobrir quem foi

Dados recuperados da caixa preta sugerem que alguém na cabine derrubou o intencionalmente o Boeing 737-800 da China Eastern com 132 pessoas a bordo no fim de março

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies