🔴 [NO AR] ESPECIALIZAÇÃO EM IA: PRIMEIRA AULA GRATUITA LIBERADA – ASSISTA AGORA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

DEPENDÊNCIA MENOR

Tesla foge da China e aterrissa na África em busca de mineral essencial para baterias; conheça acordo considerado único

A empresa do bilionário Elon Musk usará parceria fechada no mês passado com a australiana Syrah Resources para elevar produção e diversificar fornecimento

Fachada da Tesla, montadora de carros elétricos de Elon Musk
Imagem: Shutterstock

A Tesla está pousando em terras novas. A maior fabricante de carros elétricos do mundo aterrissou em Moçambique na busca de um componente importante de suas baterias de carros elétricos: o grafite. A ideia é que a empresa do bilionário Elon Musk reduza sua dependência da China

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em uma parceria considerada única entre um fabricante de veículos elétricos e um produtor do mineral essencial para as baterias de íon-lítio, a Tesla assinou no mês passado um acordo com a australiana Syrah Resources, que opera uma das maiores minas de grafite do mundo no país africano. 

A empresa vai obter o mineral da mina em Balama, na província de Cabo Delgado. De lá, o material será levado para uma fábrica em Vidalia, no estado norte-americano da Louisiana.

Tesla: maior capacidade e menor dependência

A China domina o mercado global de grafite. A ida a Moçambique significa que a Tesla quer aumentar sua capacidade de produzir baterias ao mesmo tempo em que reduz sua dependência de Pequim para isso. 

A Tesla, com sede em Austin, no Texas, planeja comprar 80% do que a planta produz - 8 mil toneladas de grafite por ano - a partir de 2025, de acordo com o entendimento. Para isso, a Syrah deve provar que o material atende aos padrões da fabricante de carros elétricos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Começa no topo com a geopolítica”, disse Simon Moores, do provedor de dados e inteligência de materiais de baterias do Reino Unido, Benchmark Mineral Intelligence, à Associated Press. 

Leia Também

R$ 6 BILHÕES EM JOGO

O bilhete premiado de ONCO3? CVM julga oferta que pode pagar 10 vezes o preço atual da ação — mas só para alguns acionistas

MINORITY REPORT?

Do PABX aos drones com reconhecimento facial: como a Intelbras (INTB3) se reinventou e hoje usa a IA para ir além das câmeras de segurança

"Os norte-americanos querem construir capacidade doméstica suficiente para poder construir [baterias de íons de lítio] dentro dos Estados Unidos. Este acordo permitirá que a Tesla obtenha grafite independente da China", acrescentou.

Balama e seus desafios em Cabo Delgado 

A pandemia de covid-19 afetou a produção de grafite em Balama em 2020, forçando a redução de 65% da força de trabalho. A atividade na região foi retomada em março do ano passado. 

Além do coronavírus, Moçambique não escapa da atividade de insurgentes. No entanto, até o momento, não está claro se a atividade de rebeldes em Cabo Delgado exerce alguma influência nos nos planos da Syrah em Balama.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com informações do Independent

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Braskem 24 de agosto de 2026 - 8:49
Escritório da Cosan (CSAN3). 21 de agosto de 2026 - 16:12
Celular com logo Nubank 21 de agosto de 2026 - 13:31
SÓ USO EDITORIAL shein ipo varejista asiática china chinesa blusinhas londres 21 de agosto de 2026 - 12:40
Logo da Petrobras e, ao fundo, ilustração de barris de petróleo e gráfico de ações 21 de agosto de 2026 - 11:15
Aeris (AERI3), fabricante de pás eólicas 21 de agosto de 2026 - 10:41
Montagem com fundo de gráfico de ações em vermelho e o logo de Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander em primeiro plano 20 de agosto de 2026 - 19:35
Bandeira dos EUA ao fundo, gráfico de ações em queda e o símbolo da Gerdau em primeiro plano 20 de agosto de 2026 - 13:30
branded content 20 de agosto de 2026 - 12:00
Fundo da imagem traz uma cortina vermelha iluminada, como a cortina de um teatro. Ao centro, o logo da T4F 19 de agosto de 2026 - 19:47
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar