Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Dança das cadeiras

Tarcísio de Freitas pede André Salcedo na presidência da Sabesp (SBSP3)

Salcedo trabalhou no Ministério da Infraestrutura na gestão de Tarcísio e fez carreira no BNDES, onde chegou a ser alvo de uma operação do MPF por suspeita de gestão fraudulenta

Tarcísio de Freitas
Imagem: Isac Nóbrega/PR - 04/02/2022

A Sabesp (SBSP3) anunciou nesta sexta-feira (30) que o governo eleito do Estado de São Paulo pediu que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) libere André Salcedo para assumir a presidência da estatal de saneamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A indicação já havia sido sinalizada pelo governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos) no começo de dezembro, desagradou investidores e provocou queda dos papéis da Sabesp na bolsa.

Salcedo foi diretor de Fomento do Ministério da Infraestrutura na gestão de Tarcísio. Antes disso, chegou a ser alvo de uma operação do Ministério Público Federal e da Polícia Federal por suspeita de gestão fraudulenta quando era chefe do Departamento de Investimento da BNDESPAR.

O comunicado publicado pela Sabesp ressalta que uma futura nomeação e posse de Salcedo depende de análise dos requisitos legais para o cargo e também de aprovações societárias. Hoje a estatal é presidida por Benedito Pinto Ferreira Braga Júnior.

Apesar do comunicado da Sabesp ter saído nesta sexta-feira (30), o BNDES já havia autorizado a liberação de Salcedo na segunda-feira (26). O fato foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) de quarta-feira (28). Confira aqui.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia mais:

Quem é André Salcedo

Salcedo é formado em engenharia elétrica e de produção e passou a maior parte de sua carreira profissional no BNDES.

Leia Também

NOVO PROBLEMA PARA O BB

El Niño pode virar dor de cabeça para o Banco do Brasil (BBAS3) — mas abrir oportunidades na bolsa. Veja quem ganha e quem perde

DANÇA DAS CADEIRAS

Pernambucanas tem terceiro CEO em 3 anos: veja quem é o ex-GPA que assume o posto

Em 2017, ele sofreu condução coercitiva junto de outros técnicos no âmbito da Operação Bullish, que investigava as operações do BNDES com o frigorífico JBS.

A denúncia, no entanto, só foi apresentada pelo MPF em março de 2019, quando Salcedo já estava trabalhando no Ministério da Infraestrutura comandado por Tarcísio. Na denúncia, o MPF alegava que o BNDES teria tido R$ 1,8 bilhão de prejuízo nas operações com a JBS.

Dois meses depois da denúncia, a Justiça Federal do Distrito Federal rejeitou a peça, alegando que faltavam indícios contra os técnicos e que eles teriam sido usados pelos réus, o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega e o ex-presidente do BNDES Luciano Coutinho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em agosto de 2020, Salcedo assumiu o cargo de diretor executivo de Transformação da Iguá Saneamento, função que ocupou até junho de 2021.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
28 de julho de 2026 - 15:33
Carnes penduradas em frigorífico, com gráficos de cotações na bolsa. ID da foto:1820806605 28 de julho de 2026 - 12:47
Logo do Itaú (ITUB4) 27 de julho de 2026 - 17:51
privatização da sabesp saneamento torneira 27 de julho de 2026 - 17:12
Em um fundo com a bandeira do Brasil, o logo da WEG aparece em primeiro plano 27 de julho de 2026 - 13:45
O bilionário Warren Buffett, dono do conglomerado de investimentos Berkshire Hathaway (BERK34) 27 de julho de 2026 - 11:00
Bandeira do Brasil e gráfico de ações para representar o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira 26 de julho de 2026 - 14:04
PicPay. 24 de julho de 2026 - 11:59
Isa Energia 24 de julho de 2026 - 10:16
Ânima 23 de julho de 2026 - 13:57
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar